Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

+10
afonsodecampos
carimbass
fheliojr
allexcosta
arturbmallmann
Kobeh
Normando Neto
Coder
Breno_Barnabe
Willian Casagrande
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 11:32 am

Prontos para serem terceirizados? O "raio terceirizador" vem aí:
http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/21/politica/1490127891_298981.html

Como eu curto uma polêmica, dissertem cyclops
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Mar 23, 2017 11:44 am

Como eu trabalho na área de TI, ja vivo na terceirização ha tempos, rs. Não é nenhuma novidade por aqui.

Terceirização em si não é um problema: a forma como ela é feita, as vezes, é.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 11:49 am

^ Há uma diferença significativa entre terceirizados de ensino superior e os da base, como funcionários da limpeza, cozinha etc. de qualquer grande empresa. A possibilidade de negociação salarial pode não existir, mas o valor da força de trabalho é maior e essas medidas de redução do valor pago pelo trabalho acabam sendo sentidas em menor grau.
Falando da sua experiência, vocês vivem terceirização de atividade-fim também? Que eu saiba, isso é contra a Lei (ainda).
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Coder Qui Mar 23, 2017 11:58 am

Breno_Barnabe escreveu:Como eu trabalho na área de TI, ja vivo na terceirização ha tempos, rs. Não é nenhuma novidade por aqui.

Terceirização em si não é um problema: a forma como ela é feita, as vezes, é.

(2)
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Normando Neto Qui Mar 23, 2017 12:02 pm

A minha sensação é de insegurança total e de ter sido traído, mais uma vez, pela classe política.

Mas certamente tem gente que acredita que isso é bom.

No meu caso é mais raiva acumulada e sensação de impotência.

No meu ambiente de trabalho e entre as pessoas com quem convivo só vejo tristeza e revolta.

Não sei como se pode construir um país em um clima desse.

Cansado!
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Mar 23, 2017 12:02 pm

Olha, até esse assunto vir a tona eu não sabia que a lei impedia terceirização de atividades fim, de tanto que já vi isso acontecendo. Deve ter alguma brecha na lei atual que permite isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 12:08 pm

Breno_Barnabe escreveu:Olha, até esse assunto vir a tona eu não sabia que a lei impedia terceirização de atividades fim, de tanto que já vi isso acontecendo. Deve ter alguma brecha na lei atual que permite isso.

Que eu saiba, brecha na lei não tem. No entanto, as empresas terceirizam mesmo assim. Até serviço público terceiriza, claro que sem a anuência de nenhum órgão. É tudo na surdina mesmo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Normando Neto Qui Mar 23, 2017 12:15 pm

Era permitida a terceirização para atividades que não fossem a finalidade principal da empresa. Por exemplo, um banco, como o que trabalho, podia contratar serviços de limpeza, vigilância, etc., terceirizados, mas não podia fazer isso com os funcionários que trabalhassem diretamente na atividade bancária. Agora podem. Até o serviço público vai poder ser terceirizado. Teoricamente poderão existir empresas sem empregados diretos.

O que era possível observar com relação ao pessoal terceirizado com quem trabalho: empresas que deixam de pagar obrigações, fecham e deixam os empregados na mão. Uma nova terceirizada entra e as mesmas pessoas são contratada para as mesmas funções. Em quinze anos de banco vi os empregados da vigilância e limpeza passarem por uma dez empresas diferentes. Os mesmos funcis. Só mudou a farda.

EDIT: Sempre com prejuízos acumulados para os funcis.


Última edição por Normando Neto em Qui Mar 23, 2017 3:49 pm, editado 2 vez(es)
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Mar 23, 2017 12:22 pm

Willian Casagrande escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Olha, até esse assunto vir a tona eu não sabia que a lei impedia terceirização de atividades fim, de tanto que já vi isso acontecendo. Deve ter alguma brecha na lei atual que permite isso.

Que eu saiba, brecha na lei não tem. No entanto, as empresas terceirizam mesmo assim. Até serviço público terceiriza, claro que sem a anuência de nenhum órgão. É tudo na surdina mesmo.
ACHO (digo acho pois não manjo da lei) que alguma coisa tem, pois vejo ocorrerem umas situações do tipo:

A empresa X vende roupas e tem varias lojas proprias. E ela possui varias "sub empresas", dentre elas uma empresa voltado pra atividades de Contabilidade, e essa sub empresa de contabilidade terceiriza a mão de obra dos vendedores de roupas.

Eu não sei no setor privado o quanto isso vai afetar, mas no setor público pode afetar bastante, pro lado negativo (criação de mais cabides de empregos) e pro positivo (tipo quando vão abrir um buraco na rua e fica um cara cavando e meia dúzia só olhando).
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 12:35 pm

Breno_Barnabe escreveu:

ACHO (digo acho pois não manjo da lei) que alguma coisa tem, pois vejo ocorrerem umas situações do tipo:

A empresa X vende roupas e tem varias lojas proprias. E ela possui varias "sub empresas", dentre elas uma empresa voltado pra atividades de Contabilidade, e essa sub empresa de contabilidade terceiriza a mão de obra dos vendedores de roupas.

Eu não sei no setor privado o quanto isso vai afetar, mas no setor público pode afetar bastante, pro lado negativo (criação de mais cabides de empregos) e pro positivo (tipo quando vão abrir um buraco na rua e fica um cara cavando e meia dúzia só olhando).

É, não tinha pensado nesse caso. Seria realmente uma manobra, que é acobertada pela legislação.
Em todos os casos, creio que, se esse projeto passar, será uma derrota para quem vive do trabalho. A principal função dessa lei é rebaixar o valor da força de trabalho ao regularizar um contrato que é mais precário, porque retira direitos antes instituídos na CLT. Vamos receber certamente menos, assim como a grande maioria dos terceirizados, e ter contratos ainda mais flexíveis (quando tivermos). 
A empresa que terceiriza não tem praticamente nenhuma responsabilidade pelo trabalhador que atua na sua propriedade. Se eu sou um programador e sou diagnosticado com LER, a empresa que terceirizou meu trabalho sequer será acionada por isso, diferente do que acontece, com todos os problemas que temos, hoje. No setor privado, acho que vai afetar bastante, mas não que já estejamos muito bem com a CLT. Na verdade, as relações formais de trabalho já estão sendo vilipendiadas há muito tempo, com contrato ou não. Fiz muita hora extra sem remuneração quando trabalhava num jornal, já que nem cartão-ponto/ponto eletrônico eu tinha.
Não entendi o porquê de isso influenciar na criação de "cabides de emprego". Vão é aumentar a rotatividade, que já é bem alta.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Kobeh Qui Mar 23, 2017 12:52 pm

Para o serviço público é um desastre. Imaginem um juiz terceirizado. Ou um delegado de policia. Ou um professor universitário. Ou um oficial das forças armadas. A lista é imensa...
Sem contar a farra e a criação de cabides de empregos. Basta ver o caso das OSs nos hospitais do Rio.
Em cidades pequenas, políticos vão comprar votos simplesmente oferecendo empregos em empresas terceirizadas em nome de laranjas. Na verdade isso já acontece, só vai se tornar mais forte ainda e com mais chance de impunidade.

Parabéns. Vencemos a corrupção.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 2:01 pm

Kobeh escreveu:Para o serviço público é um desastre. Imaginem um juiz terceirizado. Ou um delegado de policia. Ou um professor universitário. Ou um oficial das forças armadas. A lista é imensa...
Sem contar a farra e a criação de cabides de empregos. Basta ver o caso das OSs nos hospitais do Rio.
Em cidades pequenas, políticos vão comprar votos simplesmente oferecendo empregos em empresas terceirizadas em nome de laranjas. Na verdade isso já acontece, só vai se tornar mais forte ainda e com mais chance de impunidade.

Parabéns. Vencemos a corrupção.

Ah, agora entendi a questão dos cabides de emprego. Realmente faz sentido.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Kobeh Qui Mar 23, 2017 2:15 pm

^ Oq acontece hoje é compra de votos e troca de favores através dessas empresas que prestam serviço para órgãos públicos na área de apoio.
Agora, o buraco é mais embaixo.
Imagine um politico montando uma empresa no nome de um laranja e ela ganha uma licitação (de maneira "justa" ou não, tanto faz, já que fraudar licitação é uma das coisas mais fáceis do mundo pra essa gente) para a terceirização de juízes ou de promotores. Não precisa falar mais nada, né?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 2:24 pm

Kobeh escreveu:^ Oq acontece hoje é compra de votos e troca de favores através dessas empresas que prestam serviço para órgãos públicos na área de apoio.
Agora, o buraco é mais embaixo.
Imagine um politico montando uma empresa no nome de um laranja e ela ganha uma licitação (de maneira "justa" ou não, tanto faz, já que fraudar licitação é uma das coisas mais fáceis do mundo pra essa gente) para a terceirização de juízes ou de promotores. Não precisa falar mais nada, né?

Certeza. Agora, não acho que a gente tem que focar só nas formas de burlar legislações e na punição desse tipo de prática, para que os contratos sejam regularizados e sejam, de alguma forma, "justos", mesmo que com terceirização, pejotização etc. Esses contratos de trabalho são precários em sua essência e não há modo disso ser justo pra quem está trabalhando. A nova face da exploração do trabalho é a terceirização, o trabalho "flexível" e tudo mais, e não tem como não relacionar isso às crises capitalistas, não à toa a terceirização tem 40 anos e o "combo" neoliberalismo/crise estrutural, também. Tudo o que foi construído em termos de fortalecimento das relações de trabalho, de atenuação da exploração (mesmo que por lei, o que ajuda), está sendo jogado no lixo.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 23, 2017 5:27 pm

Bom, o estado é geralmente muito ineficaz em gerenciar serviços básicos, como no exemplo que o Breno deu ali em cima(1 cava e 12 olham...). O setor público cabide de emprego sempre foi, sem contar que mesmo em concursos acontecem diversos casos de fraude. Serviços de grande orçamento raramente não são licitados, e aí a putaria já rola solta há muito tempo com empresas de políticos/amigos acobertados por laranjas. Por fim a coisa empata..

Vejo a terceirização principalmente no setor privado como boa, independente do que achem do trabalho "flexível". "Direitos" dados pela CLT ainda são vendidos como benefícios: vale transportes(indiretamente você está pagando);representação sindical, com apenas um sindicato por classe admitido e ainda com contribuição obrigatória(só tem gente boa cuidando deles); 13o que divide 100% por 13 ao invés de 12 com o intuito de induzir mais gastos nas comemorações de fim de ano Palhaçada ; sobre o FGTS então... sem comentários, prefiro deixar este dinheiro rendendo na poupança.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 5:42 pm

arturbmallmann escreveu:Bom, o estado é geralmente muito ineficaz em gerenciar serviços básicos, como no exemplo que o Breno deu ali em cima(1 cava e 12 olham...). O setor público cabide de emprego sempre foi, sem contar que mesmo em concursos acontecem diversos casos de fraude. Serviços de grande orçamento raramente não são licitados, e aí a putaria já rola solta há muito tempo com empresas de políticos/amigos acobertados por laranjas. Por fim a coisa empata..

Vejo a terceirização principalmente no setor privado como boa, independente do que achem do trabalho "flexível". "Direitos" dados pela CLT ainda são vendidos como benefícios: vale transportes(indiretamente você está pagando);representação sindical, com apenas um sindicato por classe admitido e ainda com contribuição obrigatória(só tem gente boa cuidando deles); 13o que divide 100% por 13 ao invés de 12 com o intuito de induzir mais gastos nas comemorações de fim de ano Palhaçada ; sobre o FGTS então... sem comentários, prefiro deixar este dinheiro rendendo na poupança.

Terceirizar é bom pra quem contrata, né. Os salários são menores, o tempo de trabalho é em geral maior, os direitos nem existem. A regularização é uma forma de ampliar os atuais 12 milhões de terceirizados pra sabe lá quanto, a longo prazo. Se você fizer uma enquete com muitos terceirizados, que em sua maioria são trabalhadores manuais e que recebem próximo de 1 salário mínimo, e perguntar que tipo de contrato eles preferem, só um doido varrido vai dizer que prefere ser terceirizado a ter carteira assinada ou ser estatutário. Tem um sujeito, sociólogo do trabalho da Unicamp, o Ricardo Antunes, que já fez esse estudo em um de seus livros. Segundo ele próprio, arrombou porta aberta...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 5:47 pm

Eu não entendo bem o que vocês tão dizendo, mas se é pra acabar com o funcionalismo público do jeito que é, eu apoio.

Logo no Brasil, que é um país onde o povo produz pouco e de maneira ineficiente, nego ter estabilidade até aposentar... Esperar o que de um trabalhador desse?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Mar 23, 2017 5:53 pm

^ Então Willian.
Mais ou menos.
Há muitos casos distintos, fica um pouco difícil generalizar.
Eu mesmo já fui terceirizado de várias formas, inclusive CLT (ou seja, mantendo os "beneficios" CLT, direitos, etc). A vantagem para a empresa que terceirizou nesse caso creio eu que não era financeira, e sim mais relacionada a gestão.

Sinceramente eu ainda não tenho uma opinião formada. Por um lado legaliza o que já é feito aos montes, por outro dá autorização para coisas que talvez não façam sentido.

Fato é que, terceirização ou não, creio que o real problema da questão trabalhista seja o tanto de ônus que é gerado para quem contrata um funcionário, aí começam a dar "jeitinhos", seja com terceirizações, funcionário como PJ, Cooperados, CLT Flex (que já existe ha bastante tempo) buscas por "Estagiário com experiência" e outras bizarrices que vemos por aí que também ao meu ver são nocivas ao trabalhador. Já trabalhei de todas essas formas, inclusive.

Não sei apontar um modelo adequado pois sou leigo no assunto, mas quando tiver um tempo quero pesquisar como funciona em outros países.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 6:06 pm

allexcosta escreveu:Eu não entendo bem o que vocês tão dizendo, mas se é pra acabar com o funcionalismo público do jeito que é, eu apoio.

Logo no Brasil, que é um país onde o povo produz pouco e de maneira ineficiente, nego ter estabilidade até aposentar... Esperar o que de um trabalhador desse?

São coisas diferentes. O fato de ter trabalhadores terceirizados ou não em uma determinada empresa não significa que a produtividade subiria. Produz-se pouco no Brasil, em relação aos outros países, porque somos um país dependente em todos os aspectos. De tecnologia, de instrução formal, de capital para investimentos. Estima-se que o Estado brasileiro não converte nem 5% do PIB em investimentos, e isso tem a ver com o fato de que quase metade vai pra a eterna dívida pública. Baixa produtividade, principalmente nas áreas de maior acumulação de valor (indústria metalúrgica, de tecnologia etc.), é uma característica de países subdesenvolvidos.
Se você observar as empresas estatais dos países escandinavos, ainda públicas e que fornecem serviços gratuitos, verá que são muito eficientes. Lá, o pessoal tem estabilidade, tem auxílio de tudo quanto é coisa etc. É tudo o que a consciência média daqui chamaria de "funcionário público preguiçoso". Mas, a Suécia é a Suécia, né. Outro país, outra realidade social, outra história...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 6:12 pm

^ Hmmmm...

É meio complicado pra mim.

Nada disso resolve aquela funcionária da prefeitura que só resolve te atender depois que termina de lixar a unha? Então serve pra quê?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 23, 2017 6:17 pm

Willian Casagrande escreveu:
Terceirizar é bom pra quem contrata, né. Os salários são menores, o tempo de trabalho é em geral maior, os direitos nem existem. A regularização é uma forma de ampliar os atuais 12 milhões de terceirizados pra sabe lá quanto, a longo prazo. Se você fizer uma enquete com muitos terceirizados, que em sua maioria são trabalhadores manuais e que recebem próximo de 1 salário mínimo, e perguntar que tipo de contrato eles preferem, só um doido varrido vai dizer que prefere ser terceirizado a ter carteira assinada ou ser estatutário. Tem um sujeito, sociólogo do trabalho da Unicamp, o Ricardo Antunes, que já fez esse estudo em um de seus livros. Segundo ele próprio, arrombou porta aberta...
Ganhar bem ou mal depende de experiência, tipo de serviço, oferta, habilidades e formação(que sem habilidade real é besteira)... Justamente os trabalhadores dos atuais setores mais terceirizados ganham menos porque são serviço menos expressivos e mais baratos por natureza e até, por que não, desvalorizados pela equiparação com salários de contratados do mesmo tipo de serviço.

Eu por exemplo, planejo trabalhar de forma autônoma pelo resto da minha vida, não quero contratos que tirem a minha liberdade e me deixem em inércia, mas por aqui isto é altamente desencorajado e ao invés disto diz-se: "Faz concurso público meu filho, você vai se estabilizar para sempre!". Prefiro ser um programador e baixista doido varrido mesmo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 6:23 pm

arturbmallmann escreveu:por aqui isto é altamente desencorajado e ao invés disto diz-se: "Faz concurso público meu filho, você vai se estabilizar para sempre!".

Pois é. Como que cresce?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 23, 2017 6:27 pm

Boa pergunta, Alex!
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por fheliojr Qui Mar 23, 2017 7:20 pm

Terceirização no poder público é só para "empregados públicos", cuja quase totalidade já é terceirizada, uma vez q o regime jurídico deles é a CLT. Para "servidores públicos" (regime jurídico estatutário), como juízes, analistas, técnicos, etc, nada mudará.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 7:50 pm

^ Não entendo essas siglas e palavras aí não. Leva o tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Coder Qui Mar 23, 2017 8:06 pm

Terceirização é tendência mundial.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por carimbass Qui Mar 23, 2017 8:27 pm

Palavra de quem está do lado Lá ( Empresário) : A terceirização vai enfraquecer os sindicatos. Uns veem com positivos e outros com ruim. " Lado Bom" : Os sindicatos muitas vezes extrapolam nas negociações e de certa forma encarecem muito a mão de obra para o empresário. "LADO ruim" : O empregado perde força na negociação. O mundo ideal seria baixar o custo de mão de obra, essa redução geraria mais emprego, que por sua vez geraria mais consumo e todo mundo saia ganhando. Não prática vai só aumentar o lucro de algumas empresas... Tipo esse lance de tirar franquia de bagagem gratuita para baixar o preço de quem viaja sem bagagem, na prática se matem os preços para quem viaja sem bagagem e aumenta o preço de quem vai levar mala...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 9:42 pm

allexcosta escreveu:
arturbmallmann escreveu:por aqui isto é altamente desencorajado e ao invés disto diz-se: "Faz concurso público meu filho, você vai se estabilizar para sempre!".

Pois é. Como que cresce?

Não entendi. Então, o que ajuda a crescer profissionalmente é ter o seu na reta todo dia, tipo a instabilidade que vemos no nosso mercado de trabalho? A rotatividade é imensa, aspessoas duram pouco mais de um ano nos seus empregos. A grande maioria não vai alcançar os 25 anos de contribuição da tal contrarreforma da Previdência porque a peleja por outro trabalho, durante os períodos de desemprego, vai gastando tempo que supostamente deveria ser de trabalho. Eu mesmo fiquei quase um ano sem trabalho, e olha que procurei.
Aliás, as pessoas associam estabilidade financeira de concurso público com uma vida mais digna porque o mercado de trabalho é uma carnificina. O sujeito é mandado embora, não consegue nem salário pra pagar IR (o que seria, pelo menos pra mim, uma vitória rsrs) e ainda tem que ouvir que querer ganhar mais pra viver melhor é papo de acomodado.
Acho que cês tão desconsiderando que quase o mundo todo vive só de trabalho e, por isso, faz de tudo pra conseguir viver melhor. E, numa dessa, é muito melhor estar num emprego que pague melhor e que lhe assegure mais proteção social do que estar numa "vala comum" de terceirizados, onde os salários são 25% menores, a jornada de trabalho é de 3 a 4 vezes maior, os acidentes de trabalho são muito constantes...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por afonsodecampos Qui Mar 23, 2017 9:49 pm

É muito comum malhar servidor público. Lendo algumas postagens (não somente deste tópico) parece que tô assistindo "Viva o Gordo"ou "Chico Total" sentado na poltrona da sala, ainda nos anos 80, como se o serviço prestado fosse 100 % bizarrice e de forma alguma atendesse seu objetivo para com a sociedade.

Eu consigo compreender o problema do cara preguiçoso e destemperado que atende mal em alguma repartição pública, mas considero que isso seja um problema de falta de gerência, de oportunismo do mal caráter que conseguiu entrar nessa esfera, mas que não faria diferente em qualquer outro lugar. Ou ninguém aqui foi maltratado em loja, restaurante, aeroporto, atendente de plano de saúde, etc?

Eu vim de periferia e sempre utilizei todos os serviços públicos possíveis desde criança. Fazia check-up pelo menos duas vezes por ano no INANPS/INPS com direito a médicos e remédios. Estudei em escola pública, participei a vida toda de atividades em Centros Sociais do bairro como natação, futebol, jogos de tabuleiro, pintura, teatro, música e tudo mais que aparecesse de graça (?) pra gente fazer.

Fiz duas graduações em universidade pública e hoje trabalho como servidor público (professor) no Núcleo de Informática Educativa. Vejo o comprometimento de todos onde trabalho, não só no atendimento aos alunos e professores (capacitação) mas também no que se refere a assiduidade. E não tem como ser diferente, trabalhamos com uma pessoa (chefa Smile) que nos dá boas condições de trabalho e nos cobra por isso, diariamente. Não consigo acreditar que isso seja exceção no Brasil, que todo o serviço oferecido fica aquém do esperado e que a única solução para melhorar é acabar com o funcionalismo.

O problema do funcionalismo público é que o salário representa uma fatia considerável de dinheiro que os políticos não podem abocanhar como fazem com outras verbas como obras, compras, etc. Existe a meu ver, uma tentativa direta dos governos em mostrar a ineficiência dos serviços e servidores. Em sabotar mesmo as condições de trabalho para justificar o seu fim, como o FHC fez com as estatais pra justificar suas vendas. E o que melhorou com isso? Quais destes consórcios compradores oferecem serviços melhores só porque deixaram de ser estatais? Aqui no Pará, telefonia e Energia é uma piada e custam demais para o usuário, os serviços são péssimos.

Essa terceirização é um primeiro passo para acabar com o funcionalismo, os Governos vão pagar mais pela mão de obra para as empresas. E essas empresas vão pagar menos para o trabalhador pelo serviço prestado. É só isso que eles querem, a fatia do salário dos servidores.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 9:53 pm

arturbmallmann escreveu:
Ganhar bem ou mal depende de experiência, tipo de serviço, oferta, habilidades e formação(que sem habilidade real é besteira)... Justamente os trabalhadores dos atuais setores mais terceirizados ganham menos porque são serviço menos expressivos e mais baratos por natureza e até, por que não, desvalorizados pela equiparação com salários de contratados do mesmo tipo de serviço.

Eu por exemplo, planejo trabalhar de forma autônoma pelo resto da minha vida, não quero contratos que tirem a minha liberdade e me deixem em inércia, mas por aqui isto é altamente desencorajado e ao invés disto diz-se: "Faz concurso público meu filho, você vai se estabilizar para sempre!". Prefiro ser um programador e baixista doido varrido mesmo.

É desvalorizado em relação aos celetistas porque não tem direito trabalhista igual a eles, oras. Os mesmos sujeitos, num contrato CLT, ganhariam mais.
Eu reconheço que para algumas categorias profissionais a terceirização ou a pejotização são mais interessantes, mas a gente tem que ter em mente que essas categorias são uma minoria em relação a grosso dos trabalhadores. Veja, eu não sou defensor aguerrido de nenhuma forma de contrato de trabalho, justamente porque acho que são, todas elas, formas de regulação da força de trabalho no mercado que necessariamente explora o trabalho. Mas, isso não significa que uma não é menos pior do que a outra. Inclusive, a terceirização é uma forma de trabalho que veio para ficar há décadas. Não vai mais embora, não vai dar lugar a um, sei lá, "welfare tupiniquim". Acabou, porque tá inserida nessa dinâmica de crise global do capitalismo..
E eu não vejo como, no Brasil, a ideia do "não-empreendedorismo" ou algo do tipo é propagada. As crianças têm pedagogia empreendedora na escola; a Natura tem mais de um milhão de representantes comerciais que não trabalham para a empresa por contrato (só por contrato, porque vendem produtos do mesmo jeito); o que mais tem surgindo é "empreendedor", que inclusive trabalha no contra-turno...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por SILVIAO Qui Mar 23, 2017 9:58 pm

Tem os dois lados sempre ,um bocado de gente espera passar a experiência pra começar com os probremas de saúde ,chegar atrasado ,emendar feriados ,sem falar na improdutividade ,funcionários que quebram maquinários e ferramentas ,etc .
Com a terceirização total ,os e profissionais de verdade se destacaram mais facilmente .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 10:03 pm

O depoimento do Afonso me contempla inteiramente, em especial essa parte:
"Essa terceirização é um primeiro passo para acabar com o funcionalismo, os Governos vão pagar mais pela mão de obra para as empresas. E essas empresas vão pagar menos para o trabalhador pelo serviço prestado. É só isso que eles querem, a fatia do salário dos servidores."
É isso.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 10:07 pm

Willian Casagrande escreveu:Não entendi. Então, o que ajuda a crescer profissionalmente é ter o seu na reta todo dia, tipo a instabilidade que vemos no nosso mercado de trabalho?

Tipo isso...

Nos lugares onde um salário mínimo compra 3 ou 4 baixos Squier é assim.

Ou é melhor o sistema de um país onde você precisa de meio ano de trabalho pra comprar um baixo de entrada?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Qui Mar 23, 2017 10:24 pm

allexcosta escreveu:
Tipo isso...

Nos lugares onde um salário mínimo compra 3 ou 4 baixos Squier é assim.

Ou é melhor o sistema de um país onde você precisa de meio ano de trabalho pra comprar um baixo de entrada?

Comparar Brasil com EUA (ou outro país do tipo) não rola. O baixo é muito mais barato e o salário é mais alto. Os salários do Brasil não estão entre os menores do mundo, mas não chegam nem perto dos maiores também.
Notícia de 2015: sem descontar os impostos, é de pouco mais de 1 dólar/hora. Nos EUA, na época, era de mais de 6 dólares/hora: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2015/05/os-paises-que-pagam-os-melhores-salarios-minimos-do-mundo.html
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 23, 2017 10:33 pm

Eu malho e continuarei malhando serviços públicos ineficientes, não necessariamente os servidores(mesmo que muitos mereçam), tanto quanto malharei serviços de concessão, pois não temos escapatória.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Qui Mar 23, 2017 10:35 pm

^ Não é com EUA não. É com qualquer lugar normal.

Como que o Brasil vai ser normal um dia se tudo é anormal?

Vá num lugar onde as coisas funcionam e fale pra alguém que no seu país tem trampo que você c&$ e anda, é garantido pra vida toda e ganha mais que a média. Nego vai no máximo rir da piada.

Minha família tem um monte de servidor. Eu sei como é.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Qui Mar 23, 2017 10:35 pm

Sem esquecer de malhar aquela corja que nos rouba na cara dura e disfarçam seus roubos como "gastos públicos".
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Claudio Sex Mar 24, 2017 6:58 am

Normando Neto escreveu:
Até o serviço público vai poder ser terceirizado. Teoricamente poderão existir empresas sem empregados diretos.

Na boa... isso é maravilhoso. Se permanecer isso após 2018, certamente vai começar a varrer um bando de nêgos encostados que garantem a aposentadoria numa matrícula de governo.


Normando Neto escreveu:
O que era possível observar com relação ao pessoal terceirizado com quem trabalho: empresas que deixam de pagar obrigações, fecham e deixam os empregados na mão. Uma nova terceirizada entra e as mesmas pessoas são contratada para as mesmas funções. Em quinze anos de banco vi os empregados da vigilância e limpeza passarem por uma dez empresas diferentes. Os mesmos funcis. Só mudou a farda.

Aqui na Petrobras é exatamente assim. A cada 2 anos acontece uma nova licitação. Se as empresas atuais ganharem, continua tudo como está, caso contrário os terceirizados migram para a nova empresa vencedora. Isso é assim desde quando o governo FHC abriu a empresa para terceirização.

Porém, aqui existe um mecanismo chamado Fundo Garantidor, é uma exigência do Ministério Público. Caso a empresa terceirizada quebre e deixe de pagar seus funcionários, a própria Petrobras aciona o Fundo Garantidor e mantém os pagamentos regulares até que a situação seja resolvida. Isso é algo levado muito a sério aqui dentro, e funciona!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por rafacar Sex Mar 24, 2017 8:58 am

Quem é contra a terceirização teria que ir falar isso para cada desempregado do País:

Que ele poderia ser contratado por terceirização, mas hoje não pode ser contratado pois a situação econômica está muito ruim, e existem custos de encargos trabalhistas, por isso um trabalhador para recebe um salário mínimo de 900,00 custa 1.600,00, então você não vai ser contratado, você vai ficar desempregado, e poderia haver uma lei de terceirização que ajudaria você a ser contratado, porém para sua proteção não é bom que seja feita essa reforma, porque outra pessoa que está empregada pode perder um pouquinho de salário, então para proteger os benefícios de gente que está melhor que você, você precisa ficar desempregado, e isso é para o seu bem.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Sex Mar 24, 2017 9:09 am

Isso funciona muito para dividir os trabalhadores entre "beneficiários" de emprego e "não beneficiários". Era a mesma coisa na Era Vargas, quando existiam os sindicalizados e os não-sindicalizados, e ambos começaram a se odiar porque uns enxergavam nos outros mais benefícios. O culpado pelo meu desemprego é o capitalista, não o cara que é estatutário ou CLT. Mas, eu, terceirizado, sou forçado a odiar o outro cara que rala igual a mim, mas está no regime de contratação que lhe garante direitos. Uma das principais estratégias ideológicas de sustentação da ideologia burguesa é dividir trabalhadores. Isso existe já faz uns 200 anos e ainda não mudou.
Eu sou a favor do maior salário possível, para todos os trabalhadores, e as terceirizações impedem isso. São, aliás, formas de garantir que os salários sejam achatados e as condições de trabalho piorem. Podem anotar e me cobrar daqui uns anos: as terceirizações não vão diminuir desemprego e não vão melhorar salários. Não é pra isso que se inventou terceirização. O que pode acontecer é que uma mudança gradual, com intenção de se generalizar, na forma de contratação de trabalho: de celetistas para terceirizados e PJs. Ou seja, de degrau em degrau, vamos descendo até não sei onde.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por rafacar Sex Mar 24, 2017 2:13 pm

Enquanto a culpa de todas as mazelas que enfretamos for colocada nas costas do capitalismo malvadão não teremos progresso e desenvolvimento na nação.

Já se perguntaram por que tanta gente quer ir morar ilegal nos EUA se lá não tem CLT, Justiça do Trabalho, INSS, 13º Salário, Férias, seguro desemprego, FGTS?
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por rafacar Sex Mar 24, 2017 2:17 pm

Ao contrário, lá tem prisão perpétua, pena de morte, menor criminoso é tratado como adulto, não tem estatuto do desarmamento. Como pode alguém fugir do paraíso dos benefícios, garantias e direitos para ir morar na opressão?
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Sex Mar 24, 2017 3:13 pm

Um salário de imigrante nos EUA deve ser maior do que o nosso. É por isso que as pessoas vão pra lá, pra lavar prato ou carpir grama de gringo, e ganhar mais do que ficar de assistente administrativo aqui. O salário mínimo nos EUA (se é que tem, tem que ver isso aí) é aproximadamente 6x o nosso. É por isso que o pessoal quer ir pra lá, e só são o que são porque sugam o resto do mundo. Eles e outro clube seleto de nações.
Aqui não tem pena de morte e nem redução da maioridade penal (ainda). Também, nem precisa, esse público-alvo (literalmente) já morre sem lei mesmo.
E, cara, a grande maioria dos brasileiros não tá nem aí pra crítica do capitalismo. Tá vivendo do jeito que tá, trabalhando e querendo ascensão social. Se vamos conseguir ou não "chegar lá", ao "desenvolvimento da nação", só vendo. Eu duvido, mesmo, e acho que temos motivos de sobra pra desacreditar nessa fábula.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Sex Mar 24, 2017 3:27 pm

Meu primeiro trampo nos EUA me pagavam 15 dólares por hora pra ajudar a montar bolha de ar em piscina pra o inverno. É complicado explicar o que é e não tô podendo postar foto.

Fim do dia tinha uma mulher que perguntava "quantas horas você trabalhou?". Ela multiplicava por 15 e te dava em cash sem nem perguntar seu nome ou pedir qualquer documento.

Logo depois eu fui segurança de desfile de moda. Me pagavam 150 e eram duas horas de trampo.

Ganho bom, mas nenhum dos dois era fixo

Meus amigos ganhavam 54 por hora com manutenção de ponte. Trabalham quantas horas aguentam 9 meses do ano. Tem cara que trabalha 18 ou 20 horas por dia. No inverno ganham 500 por semana pra ficar em casa. Me chamaram uma vez mas tenho pavor de altura.

Outro conhecido meu trabalha em barco pesqueiro no Alasca. Faz uns 80k por temporada de 4 meses e fica o resto do ano em Miami sem fazer nada ou tocando pagode.

Em 100% dos casos, você pode ter 20 ou 30 anos na casa, deu mole é demitido e passa na sexta pra pegar seu último cheque que tem somente seu pagamento da semana.

E o dinheiro roda e não tem um buraco na rua. E com uma semana de trabalho o cara que corta grama compra 2 Squier CV.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Sex Mar 24, 2017 3:37 pm

^ Pois é. Isso, aqui, nunca vai existir. E, se existir um dia, num exercício de imaginação, algum desgraçado de outro país mais pobre vai pensar: "putz, olha como a gente é fracassado. Os brasileiros são trabalhadores e tão lá, ganhando bem e tal"...
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 24, 2017 3:47 pm

Não existe ainda por causa do paternalismo excessivo.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por allexcosta Sex Mar 24, 2017 3:52 pm

Willian Casagrande escreveu:^ Pois é. Isso, aqui, nunca vai existir.

Pronto, resumiu. Não tem jeito então.

E quando você diz "alguém de um país pobre", é exatamente isso. O Brasil não é pobre.

Se o cara nasce, sei lá, no Congo, ele sabe que é aquilo ali e acabou. Mas o brasileiro mora num dos países mais ricos do mundo e abre a janela todo dia pra um eterno Mad Max. Tudo sujo, tudo eternamente cagado, nada funciona, caos total.

Aí você liga a TV tá aquele povo de gravata falando "o agronegócio, ele cresceu tantos por cento..." ou "o Brasil, ele é líder mundial disso da soja ou do frango". Sempre com esse sujeito duplo medonho de hoje em dia.

Aí você fica "como assim?" Cadê esse dinheiro que eu não vejo?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Willian Casagrande Sex Mar 24, 2017 4:11 pm

allexcosta escreveu:
Pronto, resumiu. Não tem jeito então.

E quando você diz "alguém de um país pobre",  é exatamente isso. O Brasil não é pobre.

Se o cara nasce, sei lá, no Congo, ele sabe que é aquilo ali e acabou. Mas o brasileiro mora num dos países mais ricos do mundo e abre a janela todo dia pra um eterno Mad Max. Tudo sujo, tudo eternamente cagado, nada funciona, caos total.

Aí você liga a TV tá aquele povo de gravata falando "o agronegócio, ele cresceu tantos por cento..." ou "o Brasil, ele é líder mundial disso da soja ou do frango". Sempre com esse sujeito duplo medonho de hoje em dia.

Aí você fica "como assim?" Cadê esse dinheiro que eu não vejo?

Pois é, mas se eu falar que ele é da burguesia, vão me tirar de novo haha. Mas é mesmo, não só o capital-dinheiro, como todas as outras formas de capital concentram-se numa classe em específico, que no dia de hoje está lucrando preferencialmente com um negócio chamado capital financeiro (especulação à frente). O caso do Brasil é bizarríssimo porque aqui a concentração de capitais é algo dantesco. Nada no mundo supera. Os EUA ficam bem atrás, e olha que de desigualdade eles entendem.
Não tem como ser país desenvolvido (resumindo bem mal) só pela via do crescimento econômico da nação, embora tenhamos uma indústria e agro-industria bem desenvolvida, porque somos dependentes e exportadores de capitais por causa de um negócio, que eu já comentei aqui, que se chama trocas desiguais. Países dependentes, como o nosso, caracterizam-se por exportar em média coisas de baixo valor (produtos primários); os países centrais vão pelo outro lado, exportando tecnologia e produtos de alto valor. Isso acontece porque nossa estrutura produtiva é modificada para reproduzir a acumulação de capital lá nos países do centro, e isso muda tudo aqui, porque a gente tem que enviar excedente de capital o tempo todo, e muito, pra fora. Senão, nada do que a gente conhece como primeiro mundo existiria. 
No mercado mundial, perdemos sempre. É tudo em dólar, então já perdemos logo de cara. A balança comercial é sempre deficitária (até hoje, só em alguns anos do governo Lula não foi, por pura sorte do cara e do partido) e é o atestado de que não tem uma evolução até o desenvolvimento, nem por industrialização, nem por caminho nenhum. Isso aconteceu com Inglaterra, EUA, Alemanha, França e tutti quanti, e se aconteceu ali não pode acontecer aqui por uma razão simples: nossa exploração causa o crescimento deles. Seria isso.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 24, 2017 4:29 pm

Com certeza majoritariamente exportando commodities jamais avançaremos, mas na boa, ninguém se encoraja de começar algo no Brasil. A culpa não é deles lá fora nos "explorando", a culpa é nossa, sempre foi! Ninguém se encoraja de começar algo aqui, pois no final ficará caro demais! não tem como competir! Acredito que nossa moeda quando fraca deveria nos dar uma vantagem competitiva, mas em meio a tributos excessivos, burocracia, péssima estrutura logística, no fim só nos sobra exportar soja,milho, carne,etc...
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Coder Sex Mar 24, 2017 4:41 pm

arturbmallmann escreveu:no fim só nos sobra exportar soja,milho, carne,etc...

E nem isso conseguimos fazer direito. Uma transamazônica que quando chove vira um caos, uma malha ferroviária medíocre e agora um escândalo de frigoríficos que parou a exportação em vários países... Brasil é uma piada pronta!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara Empty Re: Aprovação da terceirização irrestrita na Câmara

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos