Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Medida das cordas

+35
heenrique_bass
Guga Ramone
CSergio
brunoaguiarbass
Fernando Zadá
Shaolin
*JAPA* PICKER BASS
GeTorres
rafael_ESB
bassfuria
walldynamus
MauKnop
malka_aff
subgrave
batatakustomtattoo
DenisLM
Walmir Teixeira
Mauricio Luiz Bertola
Age
GusVCD
liba
Thales_Sr
Andrezinho
jgs
URSOBHZ
Kazeh
korg
heitor_pg
Davi Motta
Daniel
Eömer
AdrianoBSB
Cantão
allexcosta
lcalazans
39 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Shaolin Ter Out 13, 2020 9:17 pm

Pessoal, sempre usei cordas 0.45 mas eu tenho uma pegada muito forte e tenho sentido cordas desse calibre muito leves.

Estou pensando em experimentar alguma 0.50 ou 0.55 para tocar em afinação padrão e até 2 tons abaixo. Penso que em afinações alternativas abaixo da padrão ajudaria na tensão mas fico meio preocupado quando for tocar na afinação padrão.

Minha dúvida é se no longo prazo posso prejudicar o braço do baixo por conta da tensão maior. Esse perigo existe? Quanto ao som, eu teria um peso maior mas perderia muito a definição?
Shaolin
Shaolin
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 13, 2020 9:56 pm

Assiste os videos do Rick Beato sobre calibre das cordas.....
Eu mudei minha concepção depois daquilo
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por brunoaguiarbass Ter Out 13, 2020 10:16 pm

Fernando Zadá escreveu:Assiste os videos do Rick Beato sobre calibre das cordas.....
Eu mudei minha concepção depois daquilo

Os videos que encontrei ele compara cordas de guitarra, e msm assim n fizeram o teste com a guita clean.
N sei o qto a diferença entre 0.40 0.45 e 0.50 influencia de fato em nosso som, msm pq são tantas variáveis (captadores, pre amps, estilo musical a ser tocado junto da técnica utilizada e da pegada do musico, enfim).

Como tenho usado drop D algumas vezes, o set 0.45 0.65 0.85 0.105 funcionou muito bem!!! Mesmo com afinação padrão curti muito tbm.
Ainda testo 0.50 no meu short scale Twisted Evil
brunoaguiarbass
brunoaguiarbass
Membro

Mensagens : 126
Localização : Cataguases - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por CSergio Qua Out 14, 2020 12:31 am

Shaolin escreveu:

Estou pensando em experimentar alguma 0.50 ou 0.55 para tocar em afinação padrão e até 2 tons abaixo.

Com 0.50 ou 0.55 precisaria necessariamente mudar a afinação?

Shaolin escreveu:
Penso que em afinações alternativas abaixo da padrão ajudaria na tensão mas fico meio preocupado quando for tocar na afinação padrão.

Minha dúvida é se no longo prazo posso prejudicar o braço do baixo por conta da tensão maior. Esse perigo existe?

Também teria esse receio, vou esperar mais comentários sobre.

Com esse negócio de calibre de cordas sou meio escaldado; no começo do ano comprei cordas Elixir .012 para uma guitarra Tagima, quando mandei pro luthier trocar (e também fazer a blindagem), ele aconselhou a não usar, porquê ficaria um calibre pesado, ia forçar mais o braço na afinação padrão (outras pessoas me falaram isso); o resultado foi que desisti da ideia, e mandei ele colocar um jogo .010 da DAddario.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Shaolin Qua Out 14, 2020 1:05 am

Fernando Zadá escreveu:Assiste os videos do Rick Beato sobre calibre das cordas.....
Eu mudei minha concepção depois daquilo

Se for o vídeo das guitarras não me ajudou muito, pra ser honesto...

CSergio escreveu:

Com 0.50 ou 0.55 precisaria necessariamente mudar a afinação?

Não. Gosto de tocar algumas músicas que são afinadas em padrão C e com as .45 sinto meio molengas nessa afinação. O que tenho feito nesses casos é afinar meu 5 cordas todo meio tom acima, o que daria no mesmo de um de 4 cordas 2 tons abaixo ignorando a corda G.

Usando cordas de calibre maior melhoraria minha tocabilidade (?) por eu ter uma pegada pesada também. Isso é o que eu gostaria de testar. Seriam esses dois "problemas" resolvidos pra mim com uma solução.

Mas de tudo isso, o mais importante pra mim é saber se com o tempo posso prejudicar o braço.
Shaolin
Shaolin
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por allexcosta Qua Out 14, 2020 6:08 am

Shaolin escreveu:Pessoal, sempre usei cordas 0.45 mas eu tenho uma pegada muito forte e tenho sentido cordas desse calibre muito leves.

Estou pensando em experimentar alguma 0.50 ou 0.55 para tocar em afinação padrão e até 2 tons abaixo. Penso que em afinações alternativas abaixo da padrão ajudaria na tensão mas fico meio preocupado quando for tocar na afinação padrão.

Não sei se entendi bem. Ficam leves em afinação que não é a padrão? Natural né?

Shaolin escreveu:Minha dúvida é se no longo prazo posso prejudicar o braço do baixo por conta da tensão maior. Esse perigo existe?

Existe sim.

Alguns braços são inutilizados com a tensão normal do dia a dia, uma tensão maior acelerará esse problema. Se você pegar um braço com mais madeira, com algum rod (tipo de metal, como os Warmoth), obviamente a chance de problema será menor.

Shaolin escreveu:Quanto ao som, eu teria um peso maior mas perderia muito a definição?

É difícil dizer o que é "definição" pra você, pois cada um ouve de um jeito. Mas muda o som sim. Corda mais pesada vai dar um bump em regiões mais graves, o que pode afundar um pouco a parte mais médio-aguda ou aguda das frequências.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Guga Ramone Qua Out 14, 2020 9:26 am

Fernando Zadá escreveu:Assiste os videos do Rick Beato sobre calibre das cordas.....
Eu mudei minha concepção depois daquilo
Somos dois! Até então eu usava 0.011 pra afinação padrão na guita, depois disso pulei pra 0.009 e adaptei a minha pegada pras cordas mais leves e meu timbre melhorou muito pro meu gosto. No contrabaixo venho utilizando cordas calibre 0.045 / 0.065 / 0.085 / 0.105 em 3 contrabaixos pra tocar tudo que envolva as afinações em E, Eb e D mas em breve vou baixar a medida dos baixos afinados em E e Eb para 0.080 e 0.100 nas cordas mais graves para experimentar.

allexcosta escreveu:
Shaolin escreveu:Quanto ao som, eu teria um peso maior mas perderia muito a definição?

É difícil dizer o que é "definição" pra você, pois cada um ouve de um jeito. Mas muda o som sim. Corda mais pesada vai dar um bump em regiões mais graves, o que pode afundar um pouco a parte mais médio-aguda ou aguda das frequências.
Concordo. Cordas mais leves dão mais ataque às notas. Por consequência cordas mais graves tem a tendência de terem menos ataque e com essa acentuação nas regiões mais graves que o Alex citou.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por heenrique_bass Qua Out 14, 2020 10:14 am

Shaolin escreveu:Pessoal, sempre usei cordas 0.45 mas eu tenho uma pegada muito forte e tenho sentido cordas desse calibre muito leves.

Estou pensando em experimentar alguma 0.50 ou 0.55 para tocar em afinação padrão e até 2 tons abaixo. Penso que em afinações alternativas abaixo da padrão ajudaria na tensão mas fico meio preocupado quando for tocar na afinação padrão.

Minha dúvida é se no longo prazo posso prejudicar o braço do baixo por conta da tensão maior. Esse perigo existe? Quanto ao som, eu teria um peso maior mas perderia muito a definição?

Pelo que entendi, você tem dois baixos, um de 4 cordas que quer alternar entre as afinações (C padrão a E padrão), e um baixo de 5.

É isso?
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 14, 2020 11:21 am

Pera lá povo apesar dele mostrar na guitarra o raciocínio é o mesmo.
Já fui adepto de cordas beeeem pesadas e ação não tão baixa assim em ambos os instrumentos.
Cheguei a usar 0.13 flats na minha guitarra hollow body hoje uso 0.11 e toco mais suave e sem tanto esforço.
No baixo meu baixo principal é um S Martyn 30 polegadas e uso 0.40 nele sem nenhum problema. Tem que ter mais técnica e tocar de forma menos cavalar mas pro meu gosto soa muito bem. Já testei 0.45 4 0.50 nele e achei 0.40 a melhor opção.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por SilverKnob Qua Out 14, 2020 12:50 pm

O que acham de montar um jogo híbrido de Daddario 055/065/080/0100?

Medida das cordas - Página 2 0b0f1210

Vi essa loja num topico daqui e vendem as cordas avulsas, se fosse pegar o jogo 055, acho que os bordões viriam 090 e 0110 Shocked não sei como ficaria no braço do meu Tagima JMJ4 em afinação padrão.
SilverKnob
SilverKnob
Membro

Mensagens : 54
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por gloliveira Qua Out 14, 2020 1:57 pm

Fernando Zadá escreveu:Pera lá povo apesar dele mostrar na guitarra o raciocínio é o mesmo.
Já fui adepto de cordas beeeem pesadas e ação não tão baixa assim em ambos os instrumentos.
Cheguei a usar 0.13 flats na minha guitarra hollow body hoje uso 0.11 e toco mais suave e sem tanto esforço.
No baixo meu baixo principal é um S Martyn 30 polegadas e uso 0.40 nele sem nenhum problema. Tem que ter mais técnica e tocar de forma menos cavalar mas pro meu gosto soa muito bem. Já testei 0.45 4 0.50 nele e achei 0.40 a melhor opção.

Fernando Zadá, com base na sua experiência, você acha que os graves (peso) se perdem nas cordas com espessura menor? Ou não há nada disso? Pergunto porque algumas pessoas preferem cordas de calibre mais pesado. Peço desculpas se a pergunta não está adequada.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 14, 2020 2:40 pm

Alguma perda pode até ter sim mas equalizador e regulagem de ampli, tone e seleção dos captadores esta ai pra resolver isso! Rssss
Fora a posição da mão.
Não acho que hoje em dia compensa fazer força pra tirar som tendo tantas variáveis que influenciam no timbre...
Vai de gosto mas a maioria das pessoas se baseia nas experiências alheias sem testar realmente. Eu testei e gostei das 0.40 já tinha tido boa impressão depois de colocar num baixo para um aluno.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Shaolin Qua Out 14, 2020 8:56 pm

allexcosta escreveu:
Não sei se entendi bem. Ficam leves em afinação que não é a padrão? Natural né?

Não, na afinação padrão mesmo. Em afinações alternativas mais ainda.

allexcosta escreveu:Existe sim.

Esse é o meu medo, provavelmente vou abandonar a ideia.

heenrique_bass escreveu:
Pelo que entendi, você tem dois baixos, um de 4 cordas que quer alternar entre as afinações (C padrão a E padrão), e um baixo de 5.

É isso?

Não, dois de 5 mas alterno entre as afinações que falei.
Shaolin
Shaolin
Membro

Mensagens : 23
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por heenrique_bass Qui Out 15, 2020 10:32 am

Shaolin escreveu:
Não, dois de 5 mas alterno entre as afinações que falei.

Então porque você não deixa um dos baixos afinado em BEADG padrão e o outro em C padrão? Eu conheço um cara que usar um baixo de 5c afinado meio tom a cima de E padrão, ai em vez de ter um bordão B, fica em C. Mas ai você vai ter que levar em um luthier bom pra fazer isso e ver se o baixo vai aguentar legal, porque, se ficar muito tensionada, tem que usar encordoamento mais fino.

Detalhe: se você fizer isso, o seu bordão, dependendo do encordoamento de 5c, vai ser no tamanho 120, 125, 130... tem que ver qual encordoamento você tem/gosta de usar.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Ronaldo S Fortes Qua maio 26, 2021 9:16 pm

Boa noite, galera! Cheguei ontem! Tô novinho nesse bate papo! Desejo uma boa noite pra todos!!! Mas, queria saber qual encordoamento 5 cordas desliza mais os dedos? Agradeço!

Ronaldo S Fortes
Membro

Mensagens : 2
Localização : Contagem - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 27, 2021 9:10 am

Se for só deslizar em cordas flats eles vão voar! Rsss
Mas o som é outro.
Se não em engano existe um produto chamdo fast fret que lubrifica as cordas...
Mas você vai tocar dando slide o tempo todo?
nem corda super áspera segura os dedos a ponto de atrapalhar a técnica...
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por JAZZigo Qui maio 27, 2021 7:29 pm

Fernando Zadá escreveu:nem corda super áspera segura os dedos a ponto de atrapalhar a técnica...
Pergunta
Sem o pozinho mágico Slide-Rite by Grip-Rite, eu não consigo tocar o Ashbory Bass.

Medida das cordas - Página 2 IMG-0360
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por CSergio Qui Set 23, 2021 10:06 am

Jazzigo e seus itens de uma galáxia muito distante eheeh

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por CSergio Qui Set 23, 2021 10:09 am

Gostei mais de .045, mais encorpada, mais grave que .040;

Um dia ainda experimento .050 para descobrir como é.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por CSergio Qui Set 23, 2021 10:09 am

Gostei mais de .045, mais encorpada, mais grave que .040;

Um dia ainda experimento .050 para descobrir como é.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4114
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Set 23, 2021 10:27 am

Você acha que essa diferença não pode ser compensada num eq?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Medida das cordas - Página 2 Empty Re: Medida das cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos