Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade ao abrir os dedos

+7
cardozo
ParadoxDK
Paulo Penna
joabi
allexcosta
Raul S.
Beatriz Garbelini
11 participantes

Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Beatriz Garbelini Dom Abr 10, 2016 9:49 pm

Sou iniciante (ainda) e estou com alguns probleminhas. Venho notando que apesar de estar realizando os exercícios básicos, mesmo assim encontro uma certa dificuldade. Algumas pessoas disseram que é pelo fato de eu ter a mão pequena e consequentemente os dedos muito pequenos. Eu me esforço, inclusive meu braço dói horrores para alcançar a primeira casa, está sendo uma luta diária. Como resolver isso? Será que tem algum exercício para praticar que seja específico para o caso? confused

Beatriz Garbelini
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Raul S. Dom Abr 10, 2016 11:13 pm

movimente a mão conforme a necessidade; não vejo utilidade nenhuma em forçar a abertura dos dedos, ainda mais se você não consegue fazer isso de forma natural. grande parte do contrabaixo não exige formação de acorde, então não tente cobrir todas as casas ao mesmo tempo, movimente a mão livremente pelo braço do instrumento, e só se atenha ao dedo "certo" na corda "certa" no caso das escalas e arpeggios, para estabelecer uma boa memória muscular.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por allexcosta Seg Abr 11, 2016 4:33 am

Com o tempo e prática isso melhora, mas pra pessoas com mão realmente bem pequena, há a opção dos baixos de escala curta. Há um tópico sobre um modelo novo de um luthier Brasileiro em lutheria fazendo um baixo em tamanho reduzido. Som e visual excelentes e o preço bem acessível.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por joabi Seg Abr 11, 2016 4:45 am


^ Talvez você não fique confortável em dizer quem é, mas eu posso, sem problemas. Very Happy

https://www.contrabaixobr.com/t36438-s-martyn-little-bass


Beatriz, procure também por uma técnica chamada "meia-posição". Já foi discutida aqui no fórum há um tempo, não me lembro em qual tópico, mas era algo semelhante ao seu caso.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Paulo Penna Seg Abr 11, 2016 10:58 pm

Alongamento e tempo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por ParadoxDK Ter Abr 12, 2016 7:55 am

Para alcançar casas distantes uma das outras, não force. Tocar bem, requer o mínimo de esforço e máxima eficiência possível.

Não sei se é o seu caso, mas caso você esteja na 1º casa (com o dedo indicador) e deseja alcançar uma nota na 5º casa (com dedo mindinho), mantenha seu polegar levemente apoiado (e não pressionado, pois quem faz a pressão são os dedos que estão nas casas). Com o polegar no meio da largura do braço, utilize ele como um pêndulo para alcançar a nota que está na 5º casa.

Sem esforço, para não lhe trazer lesões e fadiga, e com muito exercício de abertura de mão, você consegue driblar esse obstáculo no primeiro mês de treino.
ParadoxDK
ParadoxDK
Membro

Mensagens : 123
Localização : Jequie

http://www.analisasoftware.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por cardozo Ter Abr 12, 2016 8:23 am

Pratique no meio do braço e não se preocupe muito com isto agora. A abertura dos dedos é consequência de uma série de coisas que você ainda vai aprender.

Não diminua a importância do fácil. Ele é o início da caminhada para o difícil.

Divirta-se!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 12, 2016 9:23 am

Concordo com o amigo ai de cima faça um pouco de exercícios simples de mecânica estilo 1234, 4321 começando na primeira corda com o dedo 1 na casa 7 e vá aos poucos andado em direção as primeiras casas isso vai te ajudar a se acostumar com a posição dos dedos e a abertura vira gradualmente.
Uma coisa que aplico, ainda mais eu que utilizo baixo fanned com casas beeeem espaçadas, é mover a mão e tocar com os dedos de forma relaxada.
Dificilmente utilizo 1234 nas primeiras casas sem mover a mão e evito aberturas desnecessárias.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Abr 12, 2016 10:01 am

A criação dessa técnica de tocar com os dedos "pulando" um tom inteiro só foi possível graças aos trastes. No caso do baixo acústico (double bass), por exemplo, não se "pulam casas" pois você acaba se perdendo a referência do braço já que não há trastes.

Claro que há exceções de movimentos, mas estou falando da regra geral dos meus estudos até o presente momento.

Traduzindo isso para o elétrico: Se seu indicador estiver na primeira casa, seu dedo mínimo necessita chegar apenas na terceira casa.

Honestamente não consigo tocar assim no elétrico pois aprendi a tocá-lo pulando casas, mas no caso de alguém iniciando estudos, se sua mão for realmente muito pequena, pode ser uma técnica válida.

Claro que você vai precisar ser mais veloz na movimentação da mão pelo braço pra compensar o alcance menor, mas aí é questão de treino.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por cardozo Ter Abr 12, 2016 10:15 am

A forma de tocar, neste início, tem que ser a mais confortável possível. Esta técnica de indicador na primeira casa e mínimo na terceira é uma boa solução. Se precisar pular mais casas, mova a mão inteira.

O importante, como já disse diversas vezes, é tocar. Não importa se trasteja, se o som não é bom, se você se sente desconfortável com o instrumento. Gostando de tocar e aprender, sentindo prazer, você vai natural e paulatinamente superando estes desafios iniciais. E lembre-se: na minha experiência, a evolução se dá em degraus, não é linear.

Muita coisa se acerta quando, lá na frente, você começar a querer "limpar" o seu som. Neste caso, a abertura dos seus dedos, como exemplo, será guiada pela necessidade das notas soarem de uma forma específica aos seus ouvidos e perceberá que as técnicas que visam facilitar o manuseio do instrumento não trarão o resultado sonoro que você espera. É a necessidade à serviço de sua evolução técnica e sonora.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por arturbmallmann Ter Abr 12, 2016 12:48 pm

cardozo escreveu:Pratique no meio do braço e não se preocupe muito com isto agora. A abertura dos dedos é consequência de uma série de coisas que você ainda vai aprender.

Não diminua a importância do fácil. Ele é o início da caminhada para o difícil.

Divirta-se!
Exato, e se o problema for tocar em tons como mi fa sol, um 5 cordas evitaria bastante as primeiras casas
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Beatriz Garbelini Ter Abr 12, 2016 10:00 pm

Obrigada pessoal, o meu é um Ibanez. Me ajudou bastante e até mesmo me motivou a não desistir. Notei também que é extremamente fácil usar as cordas de baixo e conforme vai subindo ou indo em direção as casas mais "largas", começa a dificultar e o som sai ruim por eu não conseguir ter uma certa firmeza nessas casas, principalmente na corda mais grossa nas primeiras casas. Essa forma que citaram de usar o mindinho na terceira casa, eu consigo e está facilitando muito aqui (juro). Percebi que consigo tocar algumas notas movimentando os dedos e não montando os dedos certinho em cima das notas, tem que ter agilidade, mas acho que consigo aos poucos. Muito obrigada novamente.

Beatriz Garbelini
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por AndréBurger Qua Abr 13, 2016 12:47 am

Eu comecei tocando guitarra, e um exercício crucial foi o de tocar aquelas bases de blues bem quadradas e a intro da message in a bottle do police.
Dê uma olhada na intro dessa música no que a guitarra faz. Doia demais nos primeiros meses, depois de uns 3, 4, consegui tocá-la sem dor e limpa.
muita paciência e talvez o lance seja desencanar, no repertório que vc toca, vc realmente precisa fazer esses malabarismos?

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Abr 13, 2016 8:14 am

Beatriz Garbelini escreveu:(...)Percebi que consigo tocar algumas notas movimentando os dedos e não montando os dedos certinho em cima das notas(...)

Um detalhe importante aqui: Você tensiona os dedos para alcançar onde quer apenas no momento de tocar. Tentar deixar a mão no alcance máximo o tempo todo pode acabar te prejudicando. Tensione e (quando necessário) faça força só na hora necessária, é importante relaxar em seguida.

Sobre a técnica de Double Bass: Já que você está implementando ela, procure usá-la como se você tivesse apenas três dedos:
- Dedo 1: Indicador;
- Dedo 2: Médio;
- Dedo 3: Anular + Mínimo;

Existem outras variações e nomenclaturas, mas não vem ao caso aqui.

Outra dica importante: assim que possível, procure um professor. Aqui a gente pode falar, falar, falar, mas nada como alguém olhando você tocar de perto pra te corrigir e fazer evoluir.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade ao abrir os dedos Empty Re: Dificuldade ao abrir os dedos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos