Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bertola Precision Bass

+4
HenriqueBessa
ifernandes
siodoni
Kobeh
8 participantes

Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Bertola Precision Bass

Mensagem por Kobeh Sáb Jan 09, 2016 1:45 am

Bem, após meses de enrolação, agora que tive calma e tempo hábil para postar um review do meu Bertola Precision Bass. Não me considero nem de longe a pessoa mais recomendada para fazer um review com alto grau de informações técnicas, mas me baseando em minha pouca experiência espero conseguir passar um pouco do que senti tocando o baixo.

Especificações:

O corpo é em cedro
braço em marfim e jacarandá
Os capts são Sound/Malagoli Traditional

Adquiri o baixo em julho no final de julho de 2015, se não me engano. Assim que fui busca-lo levei cordas novas roundwound. No dia seguinte já fiz um show com ele. Ele possuía um som estalado demais para um Precision (ressaltando que esse foi meu primeiro contato com um Precision "de verdade" e até então toda a referência q eu tinha do som desse instrumento era pelo li e ouvi em músicas gravadas, foruns e shows ao vivo). Porém, ele tinha uma presença muito marcante e um som ardido, para minha surpresa. Com certeza se minha banda fosse de punk rock, hard core ou thrash ele seria perfeito com cordas round.

O som foi muito satisfatório, mas seguindo os conselhos do próprio Bertola, resolvi usar cordas flatwound, que segundo ele o baixo soa melhor com esse tipo de encordoamento. Depois de penar pelas lojas do centro do Rio e da baixada consegui achar cordas flat (e ainda perguntam pq as lojas da Rua da Carioca estão fechando ¬¬).

E a mudança foi imensa. O baixo passou a ter um som bem próximo daquilo que chamam de "oldschool". Tocando com palheta consegui um som que me lembrou aquelas bandas de rock do final dos anos 60 e inicio dos 70. Com pizzicato e usando o ADI 21 consegui timbres bem legais que remetem ao Grand Funk e Black Sabbath, dependendo da configuração. Achei um som vintage que eu procurava à séculos.

ACABAMENTO

Um acabamento simples, porém muito bem feito. A escala mais escura casa muito bem com o verniz do corpo.
Segue bem a filosofia do Bertola de ser simples e efetivo.

TOCABILIDADE

Em comparação com meu SX Jazz Bass, ele é um pouco menos confortável, embora não seja nada demais, apenas uma adaptação. Nem sinto mais alguma diferença.

OUTRAS OBSERVAÇÕES

Achei o potenciômetro de tone pouco responsivo. A mudança é sutil demais. Não sei se isso é algo próprio do Precision. Estou acostumado com Jazz Bass, em que a mudança é mais obvia.

É um pouco pesado. Mais pesado que um SX SJB 75. Pra mim até hoje peso de instrumento nunca foi problema... Não sei nos próximos anos, rs

O Bertola, além de ser um cara sensacional (um dia a gente tem q tomar uma cerva), demonstra ter uma preocupação com o destino do baixo após a sua venda. É muito legal, pq sei q tenho em mãos um instrumento com personalidade forte e que foi feito com todo cuidado e carinho.

Além desse baixo, eu tenho um SX Jazz Bass com caps malagoli e um Ibanez modelo Rickenbacker "law suit" que comprei do Bertola após ele ter restaurado. Mas já deve ter uns 20 dias que estou agarrado nesse Precision. Apesar dele ter um som bem direto, ao mesmo tempo possui sutilezas que tornam a experiência de tocar algo bastante orgânico. Esse ano devo gravar um EP com minha banda e usarei ele.

Em uma época que um SX tá custando quase dois mil reais, esse baixo teve um custo beneficio assombroso. Se o Bertola quisesse cobrar o dobro do preço, ainda seria muita vantagem. Tô fazendo propagando dele pra todos os músicos que conheço rsrs

Bertola Precision Bass DSC02200

Bertola Precision Bass DSC02199

Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por siodoni Sáb Jan 09, 2016 3:14 pm

^É isso aí!

P-Bass é isso mesmo. Simples sem frescura.

E aliás, belíssimo Cedro utilizado no corpo.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por ifernandes Sáb Jan 09, 2016 5:17 pm

A roldana no chifre do corpo está aparentemente mais próxima do centro do instrumento do que no meu Sx Precision. Muda muito quando se toca de correia?
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por HenriqueBessa Dom Jan 10, 2016 12:33 pm

Eu ia perguntar sobre fotos... mas já vi que não vejo mais nenhuma foto postada pelo Postimage...

Mas dei um jeito de vê-las...
Ficou bem legal o baixo e o review, parabéns. Só faltou um registro sonoro Smile
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2257
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 10, 2016 6:27 pm

Legal o review, é o segundo Precision do Bertola que é muito bem falado por aqui.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por fheliojr Dom Jan 10, 2016 6:42 pm

HenriqueBessa escreveu:...Só faltou um registro sonoro Smile

sem áudio, sem bertolacision!

notme
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por Coder Dom Jan 10, 2016 7:41 pm

Muito bonito!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por Kobeh Dom Jan 10, 2016 11:02 pm

ifernandes escreveu:A roldana no chifre do corpo está aparentemente mais próxima do centro do instrumento do que no meu Sx Precision. Muda muito quando se toca de correia?

Olha, não muda muita coisa não... Teoricamente o instrumento vai ficar um pouco mais alto. Mas é algo tão irrelevante que só fui reparar agora rsrs

fheliojr escreveu:
HenriqueBessa escreveu:...Só faltou um registro sonoro Smile

sem áudio, sem bertolacision!

notme

Vou ficar devendo por enquanto, pq não manjo nada de gravação e nem tenho ao menos uma câmera...rs... Em breve devo ter um material com minha banda.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por Cantão Seg Jan 11, 2016 8:33 am

Muito bom o review , os baixos do Bertola são excelentes... claps
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Bertola Precision Bass Empty Re: Bertola Precision Bass

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos