Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

+10
CG
vinibassplayer
rafacar
Willian Casagrande
Claudio
pedrohenrique.astronauta
Christian
eduardoalvim1979
Felipencs
PAULO_TAZ87
14 participantes

Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por PAULO_TAZ87 Qua Nov 25, 2015 4:34 pm

Fala Galera!!

Primeira vez que estou postando aqui, mas ja dei uma lida em alguns tópicos interessantes mas mesmo assim não consegui chegar a um veredito então vamos ao meu problema. Sempre quis tocar Baixo e dessa vez vou fundo, pedi a opnião para o meu primo que toca guitarra ele me indicou os baixos "IBANEZ" me interessei por alguns que vou citar abaixo porem meu foco no momento e estudo vendo que nunca toquei baixo e nem violão acredito que não precise de um baixo muito caro, meu interesse seria em contra-baixo de 5 cordas.

Baixos que me interessei:

-IBANEZ SR 605
-IBANEZ BTB 705
-IBANEZ SR 1805

Porem acredito que pra um inciante são muito caros acredito que daqui a uns 2 anos de estudo acredito que poderei investir em um deles. Sendo assim preciso da opnião de vcs mais experientes para investir em um baixo que se adeque à minha situação.

Desda Ja
Agradeço as opniões

Att
Paulo Sergio

PAULO_TAZ87
Membro

Mensagens : 3
Localização : CARAGUATATUBA

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Felipencs Qua Nov 25, 2015 6:38 pm

Bem vindo Paulo, espero que essa sua primeira postagem seja o início de uma convivência legal aqui no FCBR.

Quanto à sua dúvida, vou responder mais ou menos como me responderam há uns 15 anos quando comecei.

Começa com um Jazz Bass. Visualmente é um baixo "padrão" e de muito apelo, é passivo, você não se preocupará com bateria nesse primeiro momento, você vai ter 2 captadores pra começar a entender um pouco das variações de tom que conseguirá ao misturar o uso deles, bem como as variações de tom que conseguirá ao percorrer a extensão da área tocável com a mão direita.

Dito isso, eu te orientaria a buscar um Tagima, tanto dos mais antigos cujo headstock (mão) é igual aos Fenders quanto os mais novos chineses que tem uma qualidade satisfatória; um SX ou um Squier, de preferência da série Vintage Modified ou Classic Vibe (melhores que os California ou Standard). Nessa linha, ao buscar um usado, você deverá pagar algo em torno de R$700,00 à R$1.300,00. Caso queira novo, esse valor tende a aumentar, mas nada muito acima disso.

Como você disse que não tem experiência, veja se encontra algum amigo ou até mesmo o primo guitarrista pra te acompanhar na compra e te ajudar a verificar os instrumentos em busca de problemas muito gritantes que podem existir no caso da compra de um usado, por exemplo, empenamento de braço, fissuras ou trincas na madeira, parte elétrica comprometida, entre outros. Infelizmente, algumas pessoas abusam da falta de conhecimento dos compradores pra passarem verdadeiras bombas pra frente.

No mais, consulte sempre o fórum. Aqui você vai encontrar os baixistas mais experientes e gente boa do Brasil pra te ajudar. Não existe dúvida boba. Use sempre a busca no topo da página inicial do fórum, caso restem dúvidas, pergunte.

Um grande abraço.
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por eduardoalvim1979 Qua Nov 25, 2015 8:34 pm

Eu comecei em 1993/94 com um Gianinni jazz bass, que recebeu uns 4 anos depois um upgrade para captação ativa Seymour Duncan. Em 1998 comprei um Ibanez SR-800, que me serviu muito bem. Não sei como estão os Gianinni hoje, mas a dica de ir num jazz bass é a boa. Vai com fé e mete a cara nos estudos!
eduardoalvim1979
eduardoalvim1979
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Christian Qua Nov 25, 2015 10:23 pm

eu acho o tagima tbm 5 um bom baixo para iniciante, qualquer yamaha também estará bem servido
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3779
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 26, 2015 8:41 am

Acho que o melhor baixo será aquele dentro das suas possibilidades e que te agrade.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Claudio Qui Nov 26, 2015 8:47 am

Não encontrei o tópico, mas já comentei sobre baixos para "iniciantes" aqui uma vez. vou expor o meu ponto de vista que vem de constatações dando aulas para "iniciantes".

Sei que muitos não concordam, acham absurdo e etc. mas, começando com uma analogia, penso da seguinte forma: Vamos aprender a dirigir?

O que seria mais legal, aprender a dirigir num Fusca ou numa Ferrari?
Acredito que aprender a dirigir usando uma Ferrari seria muito mais legal, mais fácil e bem mais estimulante do que num Fusca. Claro, em termos de valor a comparação é bem absurda. Mas, vamos levar esse pensamento pro contrabaixo incluindo a questão do valor.

Você viu um Fender Jazz Bass por R$ 4.000,00 (by Anlei) mas acabou optando pelo baixo XPTO que custa R$ 1.500,00 por achar que é um instrumento adequado para aprender.

Aí, você percebe que o baixo XPTO com o qual você está aprendendo, não tem aquele punch, aquele slap, aquele brilho e sonoridade dos baixos que você vê os nêgos tocando nos DVD e nos shows. Então, por indicação de um amigo, você resolve investir em upgrades de captadores e na compra de pedais, e com isso gasta mais R$ 1.500,00. Em geral as pessoas não fazem a menor idéia de qual a função de cada um dos controles de um compressor, mas existe sempre a tendência de achar que estão precisando de um compressor!

Passados 6 meses de estudos com pouquíssima evolução e muita frustração, você tende a achar que não nasceu pra tocar contrabaixo, mas assim mesmo resolve dar uma última chance e trocar de professor. Esse professor novo apresenta a você um baixo top de linha, que tem um baita punch, uma sonoridade daquelas que te agrada muito, e a partir daí seus estudos começam a fluir, e você passa a pensar seriamente em se livrar do baixo XPTO e investir num instrumento como aquele que você está usando para estudar.

Só que agora você tem um baixo XPTO cheio de upgrades bacanas, mas continua sendo um XPTO, e você consegue vendê-lo por no máximo R$ 800,00, e mesmo sabendo que perdeu R$ 2.200,00 você diz: "tá tranquilo".

Finalmente você considera comprar aquele Fender Jazz Bass de R$ 4.000,00... só não pode esquecer que agora o custo pra ter esse instrumento passou a ser R$ 6.200,00... os 4.0K que ele já custava, somados aos 2.2K que você perdeu na venda do XPTO.

Considere que se você tivesse comprado logo um baixo Top de linha, e que se em 6 meses você chegasse a conclusão de que não nasceu pra tocar contrabaixo, na pior das hipóteses você conseguiria recuperar os R$ 4.000,00 investidos no instrumento.

Eu vejo muito (muito mesmo) isso com o Acústico. Já vi gente sem o menor estímulo pra estudar em casa, porque possui um Michael todo em compensado e mal acabado, com um som terrível, muito diferente daquele instrumento todo maciço e bem regulado que usa na escola de música, que tem um baita som.

Já tive aluno me perguntando porque o meu acústico tem uma sonoridade maravilhosa, e o dele em casa parece um porco tossindo, que não dá nem estímulo de pegar pra estudar.

Eu sei que esse pensamento precisa considerar algumas coisas, principalmente a situação financeira da pessoa, que muitas vezes que estudar de forma séria, investir tempo no aprendizado, mas não possui recursos para investir em um instrumento que gostaria. Além disso, quem quer realmente aprender consegue evoluir até com um Tonante, mas que um bom instrumento ajuda muito, ahhhh isso ajuda, com certeza!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Christian Qui Nov 26, 2015 9:11 am

eu não vejo o porque investir alto em um baixo caro se hoje em dia temos instrumentos baratos com qualidade, não vamos esquecer que o garoto vai ter de investir em um bom amplificador, trocar as cordas do baixo e levar pro luthier regular e aulas.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3779
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Willian Casagrande Qui Nov 26, 2015 9:30 am

Christian escreveu:eu não vejo o porque investir alto em um baixo caro se hoje em dia temos instrumentos baratos com qualidade, não vamos esquecer que o garoto vai ter de investir em um bom amplificador, trocar as cordas do baixo e levar pro luthier regular e aulas.

Concordo. Cara, o Jazz Bass da SX que indicaram aqui é um bom baixo para começar, assim como Squier Precision ou JB mesmo, de preferência os Classic Vibes ou Vintage Modified, de melhor qualidade. Visualmente bonitos, são bem honestos pelo que custam. Deles, só testei o SX, e posso dizer que é um bom baixo.
Depois que você começar a estudar e evoluir, vai compreender as suas necessidades. O ideal, pelo que entendi até hoje, é que você evolua e suas necessidades sejam compreendidas - para que você não saia comprando tudo o que ver pela frente, como o Claudio falou - e possa investir no que realmente vai valer a pena para você. Aí, você terá maturidade para entender o que vai lhe servir ou não. Não é que um instrumento caro logo de início seja proibido, isso não existe.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por rafacar Qui Nov 26, 2015 10:03 am

PAULO_TAZ87, se vc gostou dos Ibanez 05 cordas e não quer gastar muito tem os SR-305 que são bem legais.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por vinibassplayer Qui Nov 26, 2015 10:25 am

comece com Jazz Bass, 4 cordas de preferencia pra nao encher mto sua cabeça no inicio. bastante variedade de timbres(se o baixo for decente)

minhas opções seriam:
- Tagima ou dos bem mais antigos, ou dos bem mais novos(estao muito bem feitos, compensando o preço)

- Sx dos mais antigos(se tu achar ate 800,00. mais q isso acho q nao compensa)

- Condor(mesma opiniao dos tagima)

e se quiser gastar um pouco mais, de Squier CV ou VM, até fender mexico se tu achar barato
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por PAULO_TAZ87 Ter Dez 01, 2015 9:34 am

Bom Dia Galera, Desculpe a demora pra responder aqui mas tive problemas com a internet mas retornei.

Bem resumindo aqui pra nao ficar enchendo aqui vcs com duvidas simples levando em consideração todas as opniões expressas acima não me sinto confortavel no momento pra pegar um baixo mais caroo pois nao conheço nada do instrumento ai as veses pego um por questao de aparencia e mais pra frente quando compreender ele melhor irei trocar, então vou pegar um baixo com valor mais em conta, sobre as cordas esse e o unico ponto que ja tenho interesse em utilizar um de 5 cordas, com isso cheguei no "Tagima 540" mas nada decidido aceito opniões em uma media de preço até uns 1250,00.

PAULO_TAZ87
Membro

Mensagens : 3
Localização : CARAGUATATUBA

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 01, 2015 9:37 am

PAULO_TAZ87 escreveu:Bom Dia Galera, Desculpe a demora pra responder aqui mas tive problemas com a internet mas retornei.

Bem resumindo aqui pra nao ficar enchendo aqui vcs com duvidas simples levando em consideração todas as opniões expressas acima não me sinto confortavel no momento pra pegar um baixo mais caroo pois nao conheço nada do instrumento ai as veses pego um por questao de aparencia e mais pra frente quando compreender ele melhor irei trocar, então vou pegar um baixo com valor mais em conta, sobre as cordas esse e o unico ponto que ja tenho interesse em utilizar um de 5 cordas, com isso cheguei no "Tagima 540" mas nada decidido aceito opniões em uma media de preço até uns 1250,00.


Com esse valor dá pra comprar um Jazz Bass maneiro.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por PAULO_TAZ87 Ter Dez 01, 2015 9:45 am

Foi mal pela ignorancia mas não sei o que e o jazz bass, tem algum link de um a venda pra eu ver ou algum especifico pra indicar?

PAULO_TAZ87
Membro

Mensagens : 3
Localização : CARAGUATATUBA

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Dez 01, 2015 10:01 am

PAULO_TAZ87 escreveu:Foi mal pela ignorancia mas não sei o que e o jazz bass, tem algum link de um a venda pra eu ver ou algum especifico pra indicar?



Você disse que tem preferência por 5 cordas. Eis aí.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700344675-baixo-tagima-tjb5-5-cordas-mod-fender-jazz-bass-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701693630-contrabaixo-tagima-special-tjb5-eletrico-5-cordas-preto-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701691697-contrabaixo-tagima-special-tjb5-eletrico-5-cordas-sunburst-_JM
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por CG Ter Dez 01, 2015 10:40 am

Paulo vamos pelo principio:

Você quer gastar em torno de R$ 1.250 em um baixo.

Esse valor limita um pouco as coisas, lembrando que você é inciante e não conhece praticamente nada de baixos.

Voce encontrará em lojas por aí baixos de entrada extremamente simples tais como Phoenix, Eagles, Memphis Tagima woodstock e Strimbergs. São bons instrumentos para começar, mas não espere nada de sensacional. Existem alguns Corts e Condors nessa faixa de preço, são opções melhores.

Leia esses tópicos que podem te ajudar bastante:
https://www.contrabaixobr.com/t31392-melhores-indicacoes-de-baixos-por-faixa-de-preco
https://www.contrabaixobr.com/t19102-como-escolher-seu-baixo-topico-de-duvidas

Recomendo que você veja o baixo e teste para ver se gosta, mesmo sem experiência.

Não caia em papo de vendedor que vai querer te vender um baixo ativo de 5 cordas, geralmente mais caro do que você precisa.

Ativo não é melhor nem pior que baixo passivo, é apenas diferente.


Vá a lojas e teste vários instrumentos, isso vai te ajudar a formar sua escolha e te dar experiência. conhecendo os baixos você volta aqui e esclarece suas dúvidas, que serão muitas.

Aqui cada um tem uma idéia e um conceito, vão te dar 5000 opções e te confundir ainda mais
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Vinicius F Qua Dez 02, 2015 5:25 pm

Nos classificados do fórum tem um yamaha bacana e que cabe no seu orçamento, anunciado pelo Zadá... ...dá uma olhada lá.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Mateus_Jp Sex Dez 04, 2015 9:00 pm

Bom, o ClaudioBass falou informações importantes, porém tem aquela coisa, ele vai começar agora, nunca tocou baixo, nem sabe se vai gostar ou vai se adaptar e ai já comprar um baixo top de linha de R$ 4.000,00 não acho legal.

No meu caso, eu comecei com um Jazz Bass da marca Phoenix Laughing Paguei miseros R$ 150,00 nele e uma caixa básica pra estudo. Quando tomei gosto, comprei um Memphis TB 440, meu primeiro bass ativo, e a partir dai fui dando upgrades, depois fui pra Condor, e assim foi hehe.

Acho que você PAULO_TAZ87, deveria pegar um bass com preço adequado e que você goste do som dele, mesmo sem conhecer bem de som e de bass, leve algum amigo que já toque algum instrumento de corda, que assim ele pode te ajudar e inicialmente você começa de baixo e vai subindo aos poucos, tudo no seu tempo e sem pressa!
Mateus_Jp
Mateus_Jp
Membro

Mensagens : 44
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Convidado Sáb Dez 05, 2015 3:11 am

Não compre esse Memphis By Tagima TB 540 mas nem ferrando,brother!! affraid affraid affraid

Tire essa ideia da sua cabeça!sério!

Bom,eu indicaria a você um baixo de 5 cordas.

Você quer um baixo no valor de até 1,250. Novo,é muito difícil de achar um legal por esse preço.

Tem o Tagima Millenium 5 e o TJB 5 (esticando um pouco mais a grana tem o TJB 535...)... Tem também o TBM 5.

Existe um Strinberg relativamente barato que foi lançado recentemente e até meses atrás nem estava no site da marca,apenas em lojas e sites.

Tem um aqui no meu bairro (espero que ainda tenha),que ainda não testei.Vou testa-lo se possível e dar a minha humilde opinião sobre o que achei dele (mas não espero que ele surpreenda...).

Mas adianto que esse limite de preço complica quando você quer comprar um novo.

Se vc tem um amigo baixista experiente que possa te ajudar a testar,no mercado de usados o leque de possibilidades aumenta muito.Daí surgem Ibanez,Yamahas,Wasburns....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por ed sanches Sáb Dez 05, 2015 2:34 pm

Com 1250 fuçando dá para pegar um Jazz Bass SX, dá para pegar tranquilo um Precision SX e com sorte, um Vintaged Modified da Squier usado.

ed sanches
Membro

Mensagens : 83
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por eduardoalvim1979 Dom Dez 06, 2015 8:11 pm

Eu recomendaria começar num de 4 cordas... Sei lá.
eduardoalvim1979
eduardoalvim1979
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por rafacar Dom Dez 06, 2015 9:47 pm

Cara, com 1.250,00 e um pouco de paciência da pra catar Ibanez e Yamaha usados, que são muito superiores aos Tamijas da vida...
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos Empty Re: Iniciante' Precisando de ajuda e opniões para começar no mundo dos Contra-Baixos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos