Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixos Singlecut - Características

+5
bodhan
Geovane Gomes
JAZZigo
Mauricio Luiz Bertola
Edão
9 participantes

Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 3:22 pm

Procurei no Fórum e não achei muita coisa sobre, então pensei em criar este tópico pros entusiastas do contrabaixo modelo Singlecut.

Perguntas:

Que características mais marcantes vocês observam em contrabaixos singlecut?

Por que escolher um contrabaixo singlecut?

E aqueles mais bonitos, que não são poucos?

Com certeza a estética é a caraterística visual mais marcante pra mim. Além desta, percebo um sustain de médio interessante e diferente nos contrabaixos singlecut em relação aos contrabaixos que tem os dois cortes formando os chifres.
Não acho que tenham o mesmo ataque de um jazz bass, quanto tocamos as cordas, mas isso é questão de captação e preamp, também.

Aliás sempre tive vontade de ter um e ainda não havia tido coragem, agora já tenho um e tô gostando do estilo.

Quanto a beleza, não precisa nem falar, as imagens falam por si.



Pra ilustrar:







Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 30, 2015 3:45 pm

Eu não acho esses baixos "belos" não...
Na verdade acho feios pra caramba!
Very Happy
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 3:52 pm

^
[2] Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 4:04 pm

Justamente, por isso o tópico é pros entusiastas, por favor!!! Hehehehehe!!!

Mas fiquem a vontade. Vocês são Eminências Pardas do pedaço.

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Geovane Gomes Sex Out 30, 2015 4:25 pm

Eu gostaria também dar a minha opiniao e dizer que nao acho nada bonito, com excecao do modelo Mr. TEE da MARUSZCZYK eu acho que nao compraria um. Mas esses baixos geralmente sao bem caros, entao acredito que tenha sim algum diferencial no som.

Contrabaixos Singlecut - Características <a href=Contrabaixos Singlecut - Características Mr_Tee bilder upload" />
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagens : 117
Localização : Santos, SP / Kassel, Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 4:32 pm

Sei que não estou sozinho no mundo. kkkkkkkkk!
Há de aparecer mais alguém além de mim!!!


Última edição por Edão em Sex Out 30, 2015 4:33 pm, editado 1 vez(es)
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 4:32 pm

^
Apesar de single cut, acho que que o amigo Edão não se refere ao Telecaster Bass style neste tópico.

Contrabaixos Singlecut - Características SquierVintageModifiedTelecasterBassBlack.jpg

Contrabaixos Singlecut - Características ASTBT_HNY_RW_VTGN-1200
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 4:42 pm

Também entram no bojo JAZZigo. É singlecut, tá dentro, frente ao padrão Fender (JB e PB), continuam sendo "relativamente" exóticos.
Inclusive nessa linha inspirada em guitarras acústicas (violões) e semi-acústicas, padrão Gibson ou seja lá o que for, existem muitos singlecuts interessantes.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 5:04 pm

^
Ah tá! Mas são concepções completamente diferentes, IMO. Os single cut estilo Telecaster Bass ou Les Paul Bass, por exemplo, eu acho até bonitos, mas, geralmente, apresentam neck diving, o que não é o caso dos single cut Fodera style, além de não oferecerem os mesmos benefícios sonoros que estes.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Geovane Gomes Sex Out 30, 2015 5:13 pm

^ Poh, triste em saber que esses modelos geralmente apresentam neck diving. Eu tenho muita gas nesse modelo tele.
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagens : 117
Localização : Santos, SP / Kassel, Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 5:30 pm

Edão escreveu:Sei que não estou sozinho no mundo. kkkkkkkkk!
Há de aparecer mais alguém além de mim!!!
Razz kkkkk

Também tenho um, Edão, e, modéstia à parte, até que ele não é muito feio não. Isto, porque eu queria um baixo cuja “asa” superior se prolongasse com o braço até o 12º traste, a fim de obter os prós característicos desse design, como maior estabilidade do braço e, consequentemente, mais definição no ataque, mais sustain etc. Por outro lado, tentei fugir ao máximo do shape grão-de-feijão Fodera style. Tanto, que pedi ao luthier Achiles que antecipasse o extremidade da asa superior sobre o 12º traste com um pequeno corte em diagonal, um detalhe que, IMO, fez toda a diferença, proporcionando mais leveza ao desenho. Wink

Contrabaixos Singlecut - Características DSC03507
Achiles Custom NH-1 Headless Bass (Brazil – 2012)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por bodhan Sex Out 30, 2015 5:46 pm

Edão, eu gosto dos single cut! Tenho um S.Martyn Freedom.
O meu tem escala de 33 polegadas, 5 cordas afinado em EADGC.
Para mim o grande benefício deste single cut é a ergonomia, é um baixo muito fácil e prazeiroso de se tocar, muito fácil de acessar a região mais aguda. Gosto da escala reduzida para acessar a região mais grave, o instrumento é mais curto e para mim tudo fica mais fácil.
A captação e pré são tão diferentes do meu outro baixo modelo JazzBass, que fica muito difícil de dizer se o design single cut afeta na sonoridade.

Contrabaixos Singlecut - Características 22018752435_ac18a9c414

Contrabaixos Singlecut - Características 21830893718_46db233b62
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 30, 2015 5:57 pm

^ baixo do Samuel é covardia!
Esse do JAZZigo parece uma alabarda!!!
https://www.google.com.br/search?q=alabarda&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI-vKvlf3qyAIViZCQCh2FwAvt&biw=1600&bih=809#imgrc=PQICrH615P6k5M%3A
Laughing Laughing Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sex Out 30, 2015 6:15 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Esse do JAZZigo parece uma alabarda!!!
https://www.google.com.br/search?q=alabarda&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMI-vKvlf3qyAIViZCQCh2FwAvt&biw=1600&bih=809#imgrc=PQICrH615P6k5M%3A
Laughing Laughing Laughing
kkkk
Nem sabia que o nome disso era alabarda! Pior que parece mesmo! Razz

Na verdade, a inspiração para o meu headless veio destes dois baixos:

Contrabaixos Singlecut - Características Streamline_front1
Status-Graphite Streamline Bass
Made in England

http://www.status-graphite.com/

Contrabaixos Singlecut - Características Worp_Header_850-850x300
BassLine Worp Bass
Made in Germany

http://bassline-bass.de/en/portfolio-view/worp/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Sex Out 30, 2015 9:51 pm

A minha mulher chama de bule de café , bate o pé e acha feio demais .

Eu acho feio , o que até poderia testar um dia para ver se rola algum benefício , seria uma sem essa corcunda toda da foto do bodhan .

Exemplo ;

Esse aqui eu poderia um dia até ver como é o mundo dos singlecuts mesmo a minha mulher chamando de bule de cafezes  ( não acho bonito também mas encararia ) , mas tem que ser 6 cordas que fica o menos feio com madeiras tipo um buckeye - burl da vida .

Contrabaixos Singlecut - Características Tk-standard-00

Esse eu corro com essa corcunda de camelo ...  Medo  nope ... que coisa mais feia ;

Contrabaixos Singlecut - Características Mgs-02-n
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 10:06 pm

Esse single do bodhan é covardia.
Singlecuts modelo Fodera são o ápice do estado da arte!!!
Esses telecaster são demais JAZZigo e esse Achiles que tens é de encher os olhos.

Tem um tanto dos grandes baixistas jazzistas que usam singlecuts, Foderas, por acaso e ainda são endorses: Anthony Jackson, Janek Gwizdala, Matt Garrison, Tom Kennedy.

Esse velhinho não conta porque ele toca em qualquer coisa.

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Sex Out 30, 2015 10:34 pm

Um camelo tem duas corcovas!!!

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Sáb Out 31, 2015 12:14 am

Esse último do vídeo é o mais feio dos singlecut ! affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Gabriel Luiz Carli Sáb Out 31, 2015 12:35 pm

Minha opinião é de que como todos os baixos, existem um só modelo com várias características, algumas deixando totalmente atrativo e outras nem tanto Mad

Gostaria de destacar dois que gosto muito da estética e som também:

Este S.Martyn Freedom 5


Beyond II da M.Laghus


São modelos legais, o que embeleza é o conjunto também, a madeira, as belas construções... Porém são modelos que costumam estragar muito fácil, como vimos acima...
Num futuro gostaria de ter um Smile
Gabriel Luiz Carli
Gabriel Luiz Carli
Membro

Mensagens : 112
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por bodhan Sáb Out 31, 2015 1:46 pm

Gabriel Luiz Carli escreveu:... Porém são modelos que costumam estragar muito fácil,

Como assim? Não entendi, Gabriel.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 31, 2015 1:56 pm

bodhan escreveu:
Gabriel Luiz Carli escreveu:... Porém são modelos que costumam estragar muito fácil,

Como assim? Não entendi, Gabriel.
Eu também não! scratch
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16407
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Sáb Out 31, 2015 3:58 pm

JAZZigo escreveu:
bodhan escreveu:
Gabriel Luiz Carli escreveu:... Porém são modelos que costumam estragar muito fácil,

Como assim? Não entendi, Gabriel.
Eu também não! scratch

ahn poke
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Gabriel Luiz Carli Sáb Out 31, 2015 11:29 pm

Uchoa escreveu:
JAZZigo escreveu:
bodhan escreveu:
Gabriel Luiz Carli escreveu:... Porém são modelos que costumam estragar muito fácil,

Como assim? Não entendi, Gabriel.
Eu também não! scratch

ahn poke

hehehe me desculpe, não me expressei direito, quis dizer que na tentativa de fazê-los, luthiers e afins acabam nem sempre acertando, tenho a impressão que é um modelo fácil de se "não acertar", isso pelo que vimos por aí... Na minha visão um modelo bonito, mas que costumam 'estragá-lo' muito facilmente Crying or Very sad
Gabriel Luiz Carli
Gabriel Luiz Carli
Membro

Mensagens : 112
Localização : Cascavel, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Dom Nov 01, 2015 12:59 am

Repito , não acho bonito principalmente esse que fica com uma corcunda de camelo , o bule de café que nem a minha mulher chama eu só teria um desses aqui com muito gosto.. Mesmo o pessoal aqui chamando de bule de café , esse eu achei show de bola . Só tiraria esse hardware dourado que é uma desgraça de estragar ...

Contrabaixos Singlecut - Características Ultimate-11
Contrabaixos Singlecut - Características Ultimate-21
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por NeyBass Dom Nov 01, 2015 2:35 pm

Singlecut, nunca vi um que fosse bonito.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Edão Dom Nov 01, 2015 7:54 pm

Não fazia a mínima ideia de que os irmaos não apreciavam baixos single cut. Kkkkkkkk
Surpreendente a receptividade.
Demorei achei instrumentos admiráveis, ainda mais por conta da Fodera vê-los como um de seus principais modelos e etc e tal...
Na boa.

Gosto do modelo e aprecio as características sonoras do modelo, apesar disso ser controverso, pois dependeria, entre outras coisas, de um teste cego pra provar que hão diferenças com modelos de dois chifres.

Mas acho que o grave mais profundo, médio com mais sustain e desenho exótico eram apelos interessantes nesse modelo.

Como diria a galera: Eu "si" amarro!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por andrevx Seg Nov 02, 2015 10:43 am

No inicio eu não gostava muito não. Já torci o nariz para muito singlecut (até hoje alguns meio feios, mas depois vi que tem uns lindos, como os postados aqui anteriormente).

Mas ai me apaixonei quando vi esse aqui (e queimei a língua)... Hoje mora comigo.

Gostei do conforto para tocar, pelo menos para mim. (Gostei do som também... mas ai não tem nada a ver com o desenho)



Contrabaixos Singlecut - Características Photo222

andrevx
Membro

Mensagens : 156
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Seg Nov 02, 2015 10:57 am

QUilted maple sempre dá uma vida danada ...

Parabéns pelo o baixo
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por andrevx Seg Nov 02, 2015 11:06 am

Uchoa escreveu:QUilted maple sempre dá uma vida danada ...

Parabéns pelo o baixo

Verdade, adoro quilted e o flame... Ai o JD fez essa sacanagem comigo ...

Contrabaixos Singlecut - Características Photo_3b

andrevx
Membro

Mensagens : 156
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por bodhan Seg Nov 02, 2015 11:12 am

Uchoa escreveu:Eu acho feio , o que até poderia testar um dia para ver se rola algum benefício , seria uma sem essa corcunda toda da foto do bodhan .

O problema é que sem a tal corcunda, existe o perigo de ocorrer o neck dive como nos baixos Turner que vêm com uma extensão para colocar a correia. Veja na foto:
Contrabaixos Singlecut - Características IMG_9941

... e tem aquela coisa, a ergonomia nem sempre caminha junto com a beleza! Este baixo ACG deve ser muito confortável:
Contrabaixos Singlecut - Características Mothbassbitslabelled
Os Rick Toone também:
Contrabaixos Singlecut - Características 6a00e39826b2898833015392e56a50970b-800wi
Contrabaixos Singlecut - Características Toonehalie_3
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Seg Nov 02, 2015 12:06 pm

Não existe perigo de Neck Dive se o apoio da correia estiver próxima a metade do comprimento da escala ou senão em cima da 12 casa .

Existem os modelos Les Paul que se não souber medir e balancear é quase que certo de neck dive , que nem os thunderbirds ( aquilo tem um neck dive bonito pacas ) .

Mas te falo uma coisa , nunca fiquei vidrado em que se tiver um pouco de neck dive não incomoda , negócio é não parar quieto que é chato .

Tive um Thunderbird Epiphone que rolava neck dive e me virei de boa ...

Depende do gosto , mas com o singlecut eu quis falar da corcunda para frente e não seguindo e saindo da 12 casa . Acho que não me fiz explicar legal .

Mas de qualquer maneira , para eu ter um desses só um Mlaghus cheio de Buckeye Burl da vida e 6 cordas , se for um top simples ou pintado então matou o baixo sendo singlecut .

Como não tenho nem de longe algo que se aproxime de 17 mil para comprar um Mlaghus , não sei fazer e nunca tentei construir um, fico devendo essa ... :curti:
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por bodhan Seg Nov 02, 2015 1:11 pm

Uchoa escreveu:Como não tenho nem de longe algo que se aproxime de 17 mil para comprar um Mlaghus , não sei fazer e nunca tentei construir um, fico devendo essa ... :curti:
affraid
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Uchoa Seg Nov 02, 2015 1:53 pm

^ Para você ver que tudo é um pequeno detalhe financeiro , de resto estamos aí ... lol! afro
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixos Singlecut - Características Empty Re: Contrabaixos Singlecut - Características

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos