Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Galera, me ajuda porque eu não sei nada

3 participantes

Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Abakaue Seg Out 12, 2015 5:56 pm

Galera, eu acabei de conseguir aquele (nem tão sonhado, mas é o que dá no bolso) baixão chinês gostoso da Michael. Naquela vibe de alguns anos juntando um dinheirinho e foi. Peguei e a primeira coisa que eu fiz foi trocar o espelho lá no Jonas Caldas (acho que quem é do Rio de Janeiro conhece o luthier). Como eu saí do elétrico, quis fazer um espelho que não tivesse aquela "quebradinha" na corda Mi, que eu achei bem incômoda. Além disso, também instalei o captador do Germano que eu tinha comprado. Assim sendo, fiquei com algumas questões em relação ao instrumento. Se vocês pudessem me ajudar, eu seria uma pessoa mais feliz e mandaria várias energias boas virtuais pra geral.

1- As cordas perderam MUITA tensão, a ponto de me incomodar. Creio que seja algo natural, uma vez que eu troquei o espelho e pedi para que a tensão das cordas ficasse mais baixa, já que a ação das cordas veio sensivelmente mais alta. Tem como eu conseguir mais tensão? Talvez com um jogo de cordas específico ou algo do tipo?

2- Falando em cordas, creio que já exista algum tópico específico mas: quais cordas seriam interessantes pra eu colocar? Toco popular, mas usarei arco em algumas horas. Já li muitas coisas, mas não sei nem as melhores nem as mais fáceis de encontrar (inclusive fora). Aceito sugestões de sites para compra também!

3- Será que alguma outra modificação seria interessante no baixo? Já vi galera falar de troca de verniz, cavalete, etc, mas não sei até que ponto vale a pena mexer nesse baixo ou começar a caixinha pra comprar outro na próxima vez que o cometa Halley passar.

Podem surgir mais dúvidas com o tempo, mas peço e já agradeço por uma possível ajuda, galera!

Abração,
Kauê!
Abakaue
Abakaue
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por jotaricardo Ter Out 13, 2015 10:01 pm

Amigo, todas as. Suas dúvidas podem ser sanadas e resolvidas pelo,seu luthier.
Mas para vc receber dicas sobre o assunto é importante vc citar:

- houve troca de cavalete?
- qual tipo/modelo de cordas instaladas?
- qual o comprimento de cordas do instrumento?.

Quanto só verniz leia isto.

http://www.paulogomes.com.br/mobile/verniz.htm

Abc.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Claudio Ter Out 13, 2015 10:20 pm

Abakaue escreveu:
1- As cordas perderam MUITA tensão, a ponto de me incomodar. Creio que seja algo natural, uma vez que eu troquei o espelho e pedi para que a tensão das cordas ficasse mais baixa, já que a ação das cordas veio sensivelmente mais alta. Tem como eu conseguir mais tensão? Talvez com um jogo de cordas específico ou algo do tipo?

Aí tem duas observações.

1 - Se a corda for aquelas chinesas que vêm com o baixo, esqueça! aquilo não serve nem pra amarrar burro no poste, quanto mais como cordas para contrabaixo. Pra não investir muito pesado, tente optar por uma jogo de D`addario Helicore híbrida de tensão média. Não utilize cordas de tensão pesada num baixo desses, sob o risco de empenar o braço.

2 - A perda de tensão pode ser pelo mal posicionamento do cavalete e/ou da alma.

Abakaue escreveu:
2- Falando em cordas, creio que já exista algum tópico específico mas: quais cordas seriam interessantes pra eu colocar? Toco popular, mas usarei arco em algumas horas. Já li muitas coisas, mas não sei nem as melhores nem as mais fáceis de encontrar (inclusive fora). Aceito sugestões de sites para compra também!

Corda + Site: http://www.lemurmusic.com/DAddario-Helicore-Hybrid-Medium-Tension-Double-Bass-String-Set/productinfo/S0850/


Abakaue escreveu:
3- Será que alguma outra modificação seria interessante no baixo? Já vi galera falar de troca de verniz, cavalete, etc, mas não sei até que ponto vale a pena mexer nesse baixo ou começar a caixinha pra comprar outro na próxima vez que o cometa Halley passar.

Não vale a pena investir nada nesse tipo de instrumento. Não adianta você trocar tampo, espelho, cavalete, alma, estandarte, nada.... na hora de revender vai continuar sendo um Michael chinês. E pior... somando o preço do Michael + Modificações + valor do Luthier, ficaria o mesmo preço de você mandar fazer um baixo modelo estudante! que é melhor anos luz do que qualquer chinês.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Abakaue Qua Out 14, 2015 12:03 pm

jotaricardo escreveu: - houve troca de cavalete?
- qual tipo/modelo de cordas instaladas?
- qual o comprimento de cordas do instrumento?.

Não troquei o cavalete! E as cordas são as incríveis chinesas que vieram mesmo!

jotaricardo escreveu:Quanto só verniz leia isto.

http://www.paulogomes.com.br/mobile/verniz.htm

Tá anotadíssimo, cara! Brigadão!

ClaudioBass escreveu:1 - Se a corda for aquelas chinesas que vêm com o baixo, esqueça! aquilo não serve nem pra amarrar burro no poste, quanto mais como cordas para contrabaixo. Pra não investir muito pesado, tente optar por uma jogo de D`addario Helicore híbrida de tensão média. Não utilize cordas de tensão pesada num baixo desses, sob o risco de empenar o braço.

2 - A perda de tensão pode ser pelo mal posicionamento do cavalete e/ou da alma.

Como disse acima, as cordas são mesmo as chinesas! Então com a troca das cordas, esses problemas serão provavelmente sanados? E como tem andado as taxas em cima das cordas? E essa marca também tem 4/4?

ClaudioBass escreveu:Não vale a pena investir nada nesse tipo de instrumento. Não adianta você trocar tampo, espelho, cavalete, alma, estandarte, nada.... na hora de revender vai continuar sendo um Michael chinês. E pior... somando o preço do Michael + Modificações + valor do Luthier, ficaria o mesmo preço de você mandar fazer um baixo modelo estudante! que é melhor anos luz do que qualquer chinês.

Concordo, mas tava querendo deixar ele minimamente tocável. A troca de espelho, pra mim era totalmente indispensável, pois ele estava me incomodando profundamente mesmo. Mas realmente tendo a pensar que as outras modificações talvez não sejam tão necessárias. E eu também dei uma grande sorte de conseguir esse baixo por um preço muito baixo, de modo que preço do Michael + Troca de Espelho + Regulagem ainda não deu metade do preço de um Michael em loja. E como eu pretendo usar ele em gigs, queria que não fosse um baixo que fosse me dar dor de cabeça, ou pior, dor no pulso, visto que tenho histórico de tendinite. Como esse orçamento deu uma ajudada, preferi dar uma pequena mexida nele a deixar ele puro, mas já penso num modelo estudante!

Abraços!
Abakaue
Abakaue
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por jotaricardo Qua Out 14, 2015 6:41 pm

Kaue vai na da dica do Cláudio. Coloca cordas descentes nele e suga o máximo que este instrumento pode te dar conforme o seu interesse/desenvolvimento/evolução.

Comprando as cordas e relatando o seu desconforto para o seu luthier este problema de tensão será resolvido.

Ao invés de gastar grana nele se programa para ao menos pegar úmbrico estudante.

ABS e bos sorte/estudos.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Abakaue Qui Out 15, 2015 10:34 am

Tô nessa vibe sim! Só queria saber mais das cordas e se tinha alguma coisa minimamente não-cara pra me ajudar nessa transição! Mas não devo gastar mais grana mesmo não, cara! Brigado Jotaricardo e Cláudio!

Abraços!
Abakaue
Abakaue
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por jotaricardo Qui Out 15, 2015 6:50 pm

Vai de DADDARIO. Cordas que te atendam bem para arco e pizzicatto e por um preço melhor que outras marcas.

Te aconselho a medida weich que seria um meio,termo entre solo e mittel.
jotaricardo
jotaricardo
Membro

Mensagens : 42
Localização : niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Abakaue Seg Out 19, 2015 5:09 pm

Brigadão, galera! Comecei aqui umas aulas agora com o Giffoni e ele vai me ajudar também! Valeu pelas idéias! Vou investir numa corda aqui!
Abakaue
Abakaue
Membro

Mensagens : 8
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Galera, me ajuda porque eu não sei nada Empty Re: Galera, me ajuda porque eu não sei nada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos