Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ajuda a um iniciante

+9
Licas
Alencar
allexcosta
Daniel
Claudio
Gui
Claudio Rocha
Vefer
CLAUDIO_BORG
13 participantes

Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Seg 25 Ago 2008 - 19:49

decidi que vou aprender a tocar um instrumento. gosto muito de bateria, pelas possibilidades que ela dá, acho que tenho ritmo, e até posso me ver tocando uma. porém, meu filho me deu a idéia do baixo.notei que algumas pessoas discriminam o instrumento; dizem que é um instrumento fácil de ser tocado, que só acompanha, etc... sei lá, me deu a impressão de que o contra-baixo não tem importância. mas a verdade é que tenho pesquisado muito, lido a respeito do instrumento e tenho gostado. quem poderia me dar umas dicas e opiniões a respeito deste instrumento? por fim; devo comprar um de 4 ou 5 cordas? ativo ou passivo?
obrigado, galera!

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Vefer Seg 25 Ago 2008 - 20:03

Olha, você tem que ver qual o som de cada instrumento que te agrada mais. Cada instrumento tem uma peculiaridade. O baixo é pra quem gosta de graves e tem ritmo e ele é justamente que faz a união do ritmo com a armonia. Tá no sangue. quando eu era criança, ficava ouvido os graves das músicas e me amarrava, depois é que descobri que era o contrabaixo que fazia os graves. Baixista já nasce baixista. Todo o guitarrista que migra para o groove, é que começou no instrumento errado. Valeu!
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Claudio Rocha Seg 25 Ago 2008 - 20:36

Oi Claudio. A minha opinião seria a de você começar com um instrumento simples, para ver se gosta, se era o que você esperava. Se você se identificar com a coisa, pode ir trocando por instrumentos mais turbinados. Ou seja, para mim, uma boa maneira de começar seria um instrumento que, independente de 4 ou 5 cordas, passivo ou ativo, seja algo não muito caro. Faça um "test drive" antes, e vá incrementando se sentir que é um caminho legal para trilhar. Mas, essa é a minha opinião, ok?
Abraço,
Claudio

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Gui Seg 25 Ago 2008 - 22:02

tu tem que ver primeiro se o que tu curte usa 5 cordas..senão..é só uma corda a mais pra comprar..=X

se tu curte os graves e ritimo..esse é seu instrumento...ele abre muitas possibilidades..se tu explora-lo..mas se for no rock...a maioria não te dá espaço..

____________________________
Non Dvcor Dvco

CLUBE DOS PEDREIROS - 004#

Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Claudio Seg 25 Ago 2008 - 22:56

Fala Xará... (mais um no fórum)

Concordo com o Vefer... "Baixista já nasce baixista..."

Começa pelo basicão mesmo, compra um de 4 cordas, começa a acompanhar músicas lendo cifras... se você curtir o som e achar que é mesmo isso que está a fim, aí comece a estudar harmonia, tríades, tétrades, formação de acordes, modos, escalas, etc...

Quem te falou que contrabaixo só serve pra companhar, realmente mostrou um profundo desconhecimento de causa e até de história da música mesmo. Basta você ver que as principais e tradicionais bandas de Jazz utilizam trios de contrabaixo, piano e bateria, guitarristas são bem raros e completamente desnecessários nestes casos... com essa tríade de instrumentos, você toca *qualquer* tipo de música, inclusive rock....

Esse tipo de discussão sem fundamento, em geral, parte mesmo de guitarristas.... ô raça!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Daniel Ter 26 Ago 2008 - 9:38

sobre ser ativo ou passivo é uma coisa a se pensar mais pra frente. Cada um tem suas características a favor e contra.

compartilho a opinião de que o melhor pra você seria um de 4 cordas. Só por curiosidade, as 4 cordas do baixo são as 4 cordas superiores de um violão. Caso tenha um aí pode tentar tirar um som e ver o que acha.

Sobre o destaque do instrumento, existem baixistas e baixistas. Quando você ouve uma linha de baixo do Jamiroquai, por exemplo, nem dá pra imaginar a música sem ela. Vá até a seção de vídeos aqui do forum e veja a "Noite do Prazer"(Cláudio Zoli) e "Space Cowboys" (Jamiroquai). Depois tente imaginar a música sem aqueles grooves.

No mais, para ser um instrumentista razoável, terá que estudar, seja qual instrumento for. Não tem essa de fácil ou difícil. Tudo depende do talento natural e da dedicação.

____________________________
ajuda a um iniciante Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por allexcosta Ter 26 Ago 2008 - 12:05

Bem vindo Claudio!

Achar q baixo nao eh importante eh soh uma demonstracao total de ignorancia. Perdoai-vos, eles nao sabem o q dizem. Banda sem guitarra eh comum, sem piano tambem, sem cantor tambem, mas qual a ultima vez q vc viu uma banda sem baixo?
Respondendo suas perguntas:
Vc precisa de um SX de R$500.00, compre novo. Leve num luthier pra regulagem. Compre tambem um amplificador barato e comece a brincar com o baixo, daqui a alguns meses tire musicas e comece a fazer escalas. Ter um professor eh sempre uma boa ideia.

Boa sorte.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Alencar Ter 26 Ago 2008 - 12:23

Fico com a sugestão do allex, tenho um sx e pelo q eu ví é o melhor custo benefico dos baixso dessa faixa de preço.

boa sorte!

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Ter 26 Ago 2008 - 12:55

valeu pelas dicas. mas uma dúvida: o que é o baixo SX (me antecipo em pedir desculpas pela ignorância), que o alex e o alencar recomendam?

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Daniel Ter 26 Ago 2008 - 12:58

SX é a marca dele. O modelo que estão se referindo é o SJB75. No Mercado Livre ou lojas online vende ele.

____________________________
ajuda a um iniciante Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Licas Ter 26 Ago 2008 - 13:24

CLAUDIO_BORG escreveu:valeu pelas dicas. mas uma dúvida: o que é o baixo SX (me antecipo em pedir desculpas pela ignorância), que o alex e o alencar recomendam?

É esse baixo aqui desse link:

http://www.multisom.com.br/DetalheInstrumentos.php?ID=701433

Pode comprar dessa loja, que é de confiança, e o preço vc não vai achar menor que esse não. Very Happy
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por VictorLuigi Ter 26 Ago 2008 - 14:05

Vefer escreveu:...Todo o guitarrista que migra para o groove, é que começou no instrumento errado...

Cara é verdade, meu primeiro instrumento foi um violão. Depois de muito brincar com ele notei que sempre tendia a ficar nas oitavas mais graves!
Rssss

Sem perceber agente escolhe o instrumento, ta no sangue mesmo!
Rsss

E claudio pode ir pelo pessoal ae que o SX - SJB75 é um ótimo instrumento.
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Vefer Ter 26 Ago 2008 - 17:51

VictorLuigi escreveu:
Vefer escreveu:...Todo o guitarrista que migra para o groove, é que começou no instrumento errado...

Cara é verdade, meu primeiro instrumento foi um violão. Depois de muito brincar com ele notei que sempre tendia a ficar nas oitavas mais graves!
Rssss

Sem perceber agente escolhe o instrumento, ta no sangue mesmo!
Rsss

E claudio pode ir pelo pessoal ae que o SX - SJB75 é um ótimo instrumento.
Pois é cara, é uma tendência natural mesmo... Em tempo: não acredito em instrumento fácil, acredito em instrumento mal tocado. Abç.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Ter 26 Ago 2008 - 18:31

vi o baixo de um amigo (condor) que faz um chiado horrivel... acho que nao conseguiria tocar com este instrumento. nao sei se vcs sabem do que estou falando, mas e um barulho do tipo bbbrrrruuummmmmmmmm.... rsrs. me disseram que um luthier consegue tirar este chiado, por um preço de + ou - 170,00. o baixo que vcs indicam, o SX - SJB75, faz este chiado? valeu galera!

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Daniel Ter 26 Ago 2008 - 18:48

provavelmente esse condor é passivo. baixos passivos tem esse chamado hum normalmente. o luthier, através de uma blindagem, atenua esse barulho, mas pra sumir nao é tao simples.

Tem que saber se é só blindagem ou aterramento também. O aterramento está bom quando o barulho diminui quando encosta nas cordas ou ponte. Esse diminuia?

____________________________
ajuda a um iniciante Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por bruno nunes Ter 26 Ago 2008 - 22:11

caso vc entenda um pouco d traalhos manuais, essa blindagem q o luthier faz vc pode fazer em casa, gastando uns 30 reais no maximo...aki no forum tem um tutorial do nosso amigo frankcom fts d um sx igual oq vc quer comprar...deve ta na area d luthieria ou eletronica...no mais, boa compra e qlqeh coisa pergunte, nao fique na duvida...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por allexcosta Qua 27 Ago 2008 - 1:17

CLAUDIO_BORG escreveu:vi o baixo de um amigo (condor) que faz um chiado horrivel... acho que nao conseguiria tocar com este instrumento. nao sei se vcs sabem do que estou falando, mas e um barulho do tipo bbbrrrruuummmmmmmmm.... rsrs. me disseram que um luthier consegue tirar este chiado, por um preço de + ou - 170,00. o baixo que vcs indicam, o SX - SJB75, faz este chiado? valeu galera!

Eu tive um SX desses q nao tinha ruido nenhum qdo os dois captadores estavam abertos, mas jah ouvi dizer q alguns vem com um pouquinho de ruido. Se vc for sorteado com um desses, converse com o luthier q vai regular o baixo pra vc e ele te darah a melhor opcao.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Sex 29 Ago 2008 - 8:31

após analisar cada sugestão e opinião dada, comprei o SX ontem. levei também um cubo da hartke (A100). cheguei em casa e a euforia se tornou em um pouco de ansiedade e preocupação. será que consigo?

agradeço a todos pelas sugestões e dicas.
abs...


Última edição por CLAUDIO_BORG em Sex 29 Ago 2008 - 16:12, editado 1 vez(es)

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Eömer Sex 29 Ago 2008 - 8:42

CLAUDIO_BORG
p****... parabens cara
bem vindo ao mundo dos graves
começou muito bem de equipamento, esse baixo SX é muito bom, eu sinceramente so não tenho um pq não gosto de baixo com escala clara...
o cubo que vc comprou é um p*** amplificador cara, m,uito bom mesmo

agora é estudar, no começo vai tudo parecer uma b%@%$, o som vai te parecer horroroso, as notas vão mascar, mas isso é normal cara
não pode é desistir nunca, enfia a cara e estuda que no final vc vai ser recompensado com aquele p*** grave maravilhoso...

cara, vou te dar um exemplo proprio
quando comecei a tocar, eu era o tipo de baixista que so acompanhava as tonicas das musicas, tinha que aquentar calado muita zueira do tipo "baixo não faz falta"
hoje cara, as coias mudaram, a galera da banda ainda brinca falando que baixo não faz falta, mas quando eu paro de tocar, a banda inteira para e me olha com cara ruim e começam " p*** que pariu hen, parou pq cara? ai perdi o andamento todo pq vc parou. p**** vey não faz isso que vc me ferra"... e por ai vai
e a melhor de todas é a do meu guitarrista base " se vc transformar seu baixo em fretless eu te mato, como que eu vou seguir tua mão se num vou ver as casas?"
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Daniel Sex 29 Ago 2008 - 10:19

Claudio, parabens pela aquisição. sem dúvidas vc tá bem servido.

Agora pra vc começar a achar seu som, começa tocando flat (as regulagens do amp tudo no no meio=0db). Esse é o som real do instrumento.

Aí se vc sentir falta de grave ou definição de agudos vc vai aumentando no eq gráfico ou nos botões bass/ treble.

dá uma procurada no blog do nukebass que tem um método do Dan Dean em 3 volumes que dá muita base teórica - todo em portugues.

aqueles exercícios de independência dos dedos também ajudam muito.

boa sorte e agora é só estudar. parabéns novamente pela aquisição.

____________________________
ajuda a um iniciante Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Fabricio Carvalho Sex 29 Ago 2008 - 12:47

CLAUDIO_BORG escreveu:após analisar cada sugestão e opinião dada, comprei o SX ontem. levei também um cubo da hartker (A100). cheguei em casa e a euforia se tornou em um pouco de ansiedade e preocupação. será que consigo?

agradeço a todos pelas sugestões e dicas.
abs...

Beleza de kit hein? Eu só trocaria o SX por um Yamaha Rbx 170 (Questão de gosto mesmo) Cool

Irmão estude e estude. Procure um professor para vc extrair o melhor do seu instrumento. Tem gente que fica pulando de baixo em baixo quando na verdade o problema tá na falta de técnica do baixista. Eu toco a 6 anos e o meu maior arrependimento é não ter estudado esses anos à sério.

Faça pelo caminho certo, não faça igual a eu fiz Wink

Qualquer dúvida pode contar que a equipe aqui do fórum é de primeira...

Abç aí.

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Eömer Sex 29 Ago 2008 - 12:50

vou concordar com o que o Fabio falou agora
procure um professor, eu sinto que poderia estar bem mais avançado nos meus estudos dos graves se tivesse oportunidade de ter aulas com um bom professor
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Fabricio Carvalho Sex 29 Ago 2008 - 12:54

Eomer, sem dúvida o baixo é o instrumento que mais faz falta, mas quando o baixista faz besteira dá vontade de sair correndo lol!

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Sex 29 Ago 2008 - 13:04

eömer e daniel, fico muito agradecido pelas dicas e força. realmente, eömer, o som me pareceu uma grande m#@*&¨*!!! fiquei pensando que havia me precipitado, que tinha feito um mau negócio... suas palavras me reanimaram!
daniel, tua dica, a de tocar em flat, foi muito boa; faz todo sentido, cara.
havia pensado em arrumar um professor, mas to pensando em fazer o que vc disse. vou ralar muito, e, agora que descobri este fórum, vou sempre contar com vcs também!
obrigado a todos!

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Eömer Sex 29 Ago 2008 - 15:03

CLAUDIO_BORG
ainda bem que minhas palavras foram de utilidade pra vc

mas relaxa cara, até vc pegar costume com o bixo demora um pouco mesmo, mas depois que acustuma o som vai melhorando e tal
o que num fazer é deixar de pegar no baixo todo dia, até ele se tornar praticamente parte de vc

Fabricio Carvalho
e não é mesmo hehehhe,
guitarra quando erra, a gente segura as pontas, vocal idem, teclado tem tanto efeito que nem da pra ver se errou
agora quando baixo e batera erram... sai de baixo, sai todo mundo atropelando tudo, embolando nota, errando tempo
e logico, o xingamento come solto pro nosso lado
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por allexcosta Sex 29 Ago 2008 - 15:40

Oi Claudio!

Mais alguns conselhos:

1 - Compre um metronomo. O cherife eh o seu melhor amigo. Pratique bem devagar, em andamento de 40bmp. 1 nota pra cada 4 cliques do metronomo. Eh insuportavel, mas faz maravilhas e tira a ansiedade de dar a proxima nota, coisa q prejudica demais o baixista.

2 - A cada sessao de treino, faca pelo menos uma hora de escalas cromaticas, maiores, menores, arpejos e "finger fitness". Depois vc comeca a estudar o assunto do dia.

3 - Estude com alguem, de preferencia professor experiente q tenha uma sequencia de assuntos pra vc nao ficar parado no tempo.

4 - Comece a ouvir os mestres do instrumento. Deixe sempre um CD no carro q tenha algum baixista top tocando, nacional ou internacional. Escute as relacoes ritmicas entre baixo e bateria. Se ritmos afro-latinos e afro-baianos te atraem, comece a escuta-los o qto antes, jah q o raciocinio ritmico eh totalmente diferente de musica reta.

Espero q ajude,

Alex.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por CLAUDIO_BORG Sex 29 Ago 2008 - 16:00

allexcosta escreveu:Oi Claudio!

Mais alguns conselhos:

1 - Compre um metronomo.
2 - A cada sessao de treino, faca pelo menos uma hora de escalas cromaticas, maiores, menores, arpejos e "finger fitness".

3 - Estude com alguem, de preferencia professor experiente q tenha uma sequencia de assuntos pra vc nao ficar parado no tempo.

4 - Comece a ouvir os mestres do instrumento.
Espero q ajude,

Alex.


Alex, suas dicas sempre são de utilidade para mim. Apenas fiquei meio perdido com alguns termos que vc usou nesta última mensagem; lembre-se de que sou realmente iniciante, e alguns termos para mim, ainda são desconhecidos...
Mais uma vez, muito obrigado!

CLAUDIO_BORG
Membro

Mensagens : 10
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por allexcosta Sex 29 Ago 2008 - 16:35

CLAUDIO_BORG escreveu:Apenas fiquei meio perdido com alguns termos que vc usou nesta última mensagem;

Eu jah esperava. Faca um "google" nas coisas q vc nao entendeu, vai te enriquecer mais do q se eu te explicar aqui. Se sobrarem duvidas, pergunte a vontade. Comece por esse link q eu vou te passar. Eh legal vc pesquisar em ingles tambem porque ha muito material bom nessa lingua. Use o dicionario se necessario. No link abaixo, clique em beginner. Esse site tem muita coisa legal, depois de uma olhada em "bassics". Abraco.

http://www.activebass.com/lessons/lessdir.asp?s=2

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda a um iniciante Empty Re: ajuda a um iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos