Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Volume dos Captadores

+8
Mauricio Luiz Bertola
Geovane Gomes
Bastiao
korg
allexcosta
Maurício_Expressão
joseluiz.avilajr
GuilhermePastorius
12 participantes

Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Volume dos Captadores

Mensagem por GuilhermePastorius Qui Jul 23, 2015 6:10 pm

Pelo que percebi até agora, por experiência, se você deixar por exemplo o captador da ponte em 100% e colocar o do braço, em 20%, 50%, 90%, não importa e não parece ter peso pra mudar o timbre, a não ser que esteja em 100%. Na minha opinião as pessoas parecem fazer isso por terem a impressão de que dá um tempero a mais e não destaca um captador só. Estou surdo, Allex? aehueahueahae
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Jul 23, 2015 9:47 pm

depende do captador, e da configuração que voce usa.

joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 23, 2015 10:19 pm

Pode ser que os potenciômetros usados sejam do tipo não linear. Nesse caso, quando estão em 100% a liberação do sinal é total e quando por exemplo estão em 90% não passa necessariamente 90% do som, passa bem menos.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por allexcosta Qui Jul 23, 2015 10:41 pm

Isso é muito relacionado ao pot.

Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por korg Sex Jul 24, 2015 10:57 am

além de tudo que já falaram pode ser pot bichado também... a única vez que tive algo similar, troquei o pot e tudo voltou ao normal.
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Bastiao Qua Jul 29, 2015 4:26 pm

Interessante, andei percebendo isso há alguns dias atrás. Fiz outro teste, baixei ambos a zero, e mesmo colocando apenas em 50% o volume parece inferior ao respectivo percentual. Normal isso, pelo que compreendi, mesmo usando apenas um dos pot. Confere?
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Geovane Gomes Qua Jul 29, 2015 5:57 pm

Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.
Geovane Gomes
Geovane Gomes
Membro

Mensagens : 117
Localização : Santos, SP / Kassel, Alemanha

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 6:05 pm

Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.

Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 29, 2015 6:07 pm

allexcosta escreveu:Isso é muito relacionado ao pot.

Pode ser um pot linear, como o Maurício falou, ou um pot de má qualidade, mas nunca vi um baixo com volumes que respondessem como um som de casa ou uma TV. Não sei bem o porquê disso.
Potenciômetros em um sistema "elétrico" de um baixo (ou guitarra) passivo (e muitos ativos) atuam de maneira supressiva, e não aditiva.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Bastiao Qui Nov 12, 2015 12:12 pm

Allex,

Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.

Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?

Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por CG Qui Nov 12, 2015 12:18 pm

As cordas são novas?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por allexcosta Qui Nov 12, 2015 12:26 pm

Bastiao escreveu:Allex,

Primeiramente, desculpe usar este tópico, mas não quis abrir um só para esta pergunta, já que, de certa forma, diz respeito aos captadores; e os tópicos que encontrei não discutiram como reduzir o estalo.

Tenho um precision, washburn xb100, um instrumento bem simples certamente. Porém, desde o início ele apresenta um som muito estalado, para que não ocorra só fechando totalmente o tone. Qual seria o provável motivo? Seria a altura ou qualidade dos captadores?

Já levei algumas vezes para regular, sempre persistiu o problema. Estou ponderando as vantagens ($) de substituí-lo por um PB de melhor qualidade.

Se for quando encosta o dedo, esmalte incolor nos pólos. Se a corda está encostando, abaixe os pickups. Se é estalo de graça, tem que mergulhar o pickup em parafina com cera de abelha a 65 graus Celsius por alguns minutos, até que parem de sair bolhas, depois deixá-lo secar em papel toalha.

Isso, obviamente, depois de verificar as ligações, pots, jack e soldas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Bastiao Qui Nov 12, 2015 1:40 pm

CG, atualmente não são novas, mas acontece hoje e acontecia quando ainda eram novas.

Allex, obrigado pela aula. Não imaginava a gama de situações possíveis e aplicáveis.

Como as revisões já realizadas incluíram a elétrica, acho que vou arriscar baixar os pickups e depois, se precisar, o esmalte. São experiências que posso realizar, qualquer coisa além destes acredito que não compensa o gasto.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty volume

Mensagem por ednardojunior_ Qui Jun 02, 2016 12:51 am

Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?

ednardojunior_
Membro

Mensagens : 3
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por joabi Qui Jun 02, 2016 1:10 am


Se não estou enganado, 50k é usado nos captadores ativos. O mais comum para caps passivos é 250k ou 500k, do tipo Audio Taper. Coloque um CTS ou similar que não tem erro.

Não sei se essa escolha tem a ver com a falta de volume. A bateria está OK? Esse pré é bem forte...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por ednardojunior_ Qui Jun 02, 2016 1:14 am

Baterias novas sim!

ednardojunior_
Membro

Mensagens : 3
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por allexcosta Qui Jun 02, 2016 2:16 am

ednardojunior_ escreveu:Allex,no manual de ligações do meu OBP-3,não especificou de quantos K teria que ser o pot do volume. Coloquei de 50k,mas achei com ganho um pouco baixo. Costumam usar 100k para o volume do Aguilar também?

Tem que ver o valor de pot que sua captação pede.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por gmv bass Qui Jun 30, 2016 4:57 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Geovane Gomes escreveu:Nossa.. bom que encontrei esse tópico.. Já tava até pensando em abrir um sobre o assunto. rs

O volume do meu baixo é muito estranho, até uns 80% ele parece "linear", a partir daí dá um salto exponencial, e isso ocorre nos dois captadores.

Isso ocorre pois os dois pots de volume são lineares (tipo B).
Se vc quer uma atuação mais "suave", troque-os por pots logarítmicos (tipo A), (de mesma medida em Kohms).
bateu a dúvida:
Log= gradativo
linear = "tudo ou nada"?
ou é ao contrario?digo isso porque no meu baixo ou uso o cap J da ponte ou o P do braço ...eles não têm um meio termo, ou seja não consigo deixar por exemplo 30% do P e 50% do J.....Ou é volume alto ou quase nada...
Pesquisei mas existem explicações que se misturam
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Volume dos Captadores Empty Re: Volume dos Captadores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos