Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por DanielContrabaixista Ter Abr 21, 2015 9:34 am

Gente pra começar tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar Sad

Bom, minha duvida que na verdade é apenas uma questão que quero que me ensinem ou coisa do tipo Very Happy
Voltei a tocar faz um  mês depois de quase 5 meses parado, e agora to reaprendendo algumas coisas, queria que vocês compartilhassem técnicas, modos, tudo que faça com que eu expresse tristeza ou melancolia em uma musica, porque? porque amo solos tristes ( são os melhores)
pois bem ficarei muito grato se compartilhassem comigo o que vocês sabem sobre como construir solos tristes.
Desde já agradeço


Última edição por DanielContrabaixista em Ter Abr 21, 2015 10:58 am, editado 1 vez(es)
DanielContrabaixista
DanielContrabaixista
Membro

Mensagens : 4
Localização : São Luís, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por allexcosta Ter Abr 21, 2015 10:30 am

DanielContrabaixista escreveu:Gente pra começão tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar Sad

Qual?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por DanielContrabaixista Ter Abr 21, 2015 10:58 am

o id é fegt5000 so q não lembro mais a senha kk e ela n ta no meu email principal pensei que estava

allexcosta escreveu:
DanielContrabaixista escreveu:Gente pra começão tinha uma conta aqui e não to conseguindo mais acessar Sad

Qual?
DanielContrabaixista
DanielContrabaixista
Membro

Mensagens : 4
Localização : São Luís, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por Nelson Bass Ter Abr 21, 2015 3:34 pm

Daniel, é uma questão complicada de ser expressa tecnicamente, é uma questão de feeling mesmo. Modos e escalas menores com poucas notas ajudam, mas não é nada absoluto.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por Paulo Penna Ter Abr 21, 2015 6:30 pm

Use modo dórico, que nada mais é que o segundo grau do campo harmónico ( começando um tom acima do primeiro grau)
colada da web:

DÓRICO

Para construir o modo Dórico noutra nota utilizamos o padrão: T-S-T-T-T-S-T. O modo Dórico é mais comum de ser ouvido na música Celta e nas primeiras músicas folk na América derivadas de melodias Irlandesas. Músicas escritas no modo Dórico têm uma sonoridade melancólica e cheias de alma, porque a última nota da escala não se resolve por completo, então soa quase que como uma questão sem resposta.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por Convidado Qua Abr 22, 2015 12:18 pm

Melancólico nessa pegada aqui?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por allexcosta Qua Abr 22, 2015 3:00 pm

DanielContrabaixista escreveu:o id é fegt5000 so q não lembro mais a senha kk e ela n ta no meu email principal  pensei que estava

Troquei a senha do fegt5000 e mandei para você por MP. Avise quando conseguir logar com o outro usuário.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por DanielContrabaixista Qui Abr 23, 2015 11:37 am

Paulo Penna escreveu:Use modo dórico, que nada mais é que o segundo grau do campo harmónico ( começando um tom acima do primeiro grau)
colada da web:

DÓRICO

Para construir o modo Dórico noutra nota utilizamos o padrão: T-S-T-T-T-S-T. O modo Dórico é mais comum de ser ouvido na música Celta e nas primeiras músicas folk na América derivadas de melodias Irlandesas. Músicas escritas no modo Dórico têm uma sonoridade melancólica e cheias de alma, porque a última nota da escala não se resolve por completo, então soa quase que como uma questão sem resposta.

tem algum baixista que utiliza ou que tem alguma obra solo com esse tipo de construção harmônica?
jaco possui alguma?
DanielContrabaixista
DanielContrabaixista
Membro

Mensagens : 4
Localização : São Luís, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por DanielContrabaixista Qui Abr 23, 2015 11:38 am

Max Payne escreveu:Melancólico nessa pegada aqui?

bem isso so que no lugar do violão gostaria de um exemplo no contrabaixo pra mim levar como base Very Happy mas valeu é nesse caminho ai
DanielContrabaixista
DanielContrabaixista
Membro

Mensagens : 4
Localização : São Luís, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por fegt5000 Sex Abr 24, 2015 10:22 am

DanielContrabaixista escreveu:
Max Payne escreveu:Melancólico nessa pegada aqui?

bem isso so que no lugar do violão gostaria de um exemplo no contrabaixo pra mim levar como base Very Happy mas valeu é nesse caminho ai

what so agora percebi que é um baixo tocando Shocked
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por fegt5000 Sex Abr 24, 2015 10:50 am

Bom gente andei estudando e vendo um pouco do que vocês falaram.
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas Very Happy
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por Convidado Ter Abr 28, 2015 8:02 pm

fegt5000
what so agora percebi que é um baixo tocando Shocked


Hehehe.. Esse é um baixo tenor de 4 cordas (baixo de 6 cordas sem a E e a B)

E o baixista é o eterno mestre Victor wooten.



E essa música é uma das mais lindas que já ouvi na vida.Mais cheia de feeling ainda não ouvi...

Bom gente andei estudando e vendo um pouco do que vocês falaram.
Vi um tópico aqui no fórum sobre harmonia modal e fiquei com uma duvida tipo o modo dórico é caracterizado para musicas tristes, porem tipo se eu estou tocando uma música no tom de "A" dai pra mim fazer um solo triste vou ter que fazer o solo com sonoridade triste vou ter que utilizar a escala de "Bm" porque ela é o modo dórico desse modo certo? e outra a base desse solo tem que estar em "Bm"?? aguardo respostas Very Happy


Essa resposta é meio complicada.Como já falaram aqui,é uma soma de fatores que faz um solo ser melancólico.Se for pra dar uma dica,eu diria que,no modo Jônio, usar a 9 maior,a sétima maior e a quinta justa da escala com uma certa insistência ajuda bastante...

Mas o melhor mesmo é ouvir bastante.Sentir o feeling e absorver.Não tem tanto segredo.






Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos. Empty Re: Ajuda em Construção de solos Tristes ou Melancólicos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos