Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

+21
rschunck
SILVIAO
Rick Charles
Paulo Penna
rmap
tcraposo
emachado
Mauricio Luiz Bertola
Normando Neto
allexcosta
Juninho Sampaio
Breno_Barnabe
Fernando Zadá
Thiago Almeida
carimbass
afonsodecampos
MNacarato
Zubrycky
subgrave
joabi
Coder
25 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Coder Qua 4 Mar 2015 - 22:19

Engraçado, o idec obriga produtos vagabundos (misturebas) a terem nomes diferentes. Acho que já está na hora da gasolina se chamar "líquido composto", "combustível sabor gasolina" ou "néctar de petróleo" (piada ruim, pra tentar não chorar)...

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/mistura-de-etanol-na-gasolina-sobe-para-27-partir-de-16-de-marco.html
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qua 4 Mar 2015 - 22:22


Antigamente isso se chamava gasolina adulterada e dava cadeia.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Coder Qua 4 Mar 2015 - 22:22

Isso é crime!!!!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por subgrave Qua 4 Mar 2015 - 22:30

A culpa é do FHC.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qua 4 Mar 2015 - 22:36


Só para comparação:

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Etanol
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Zubrycky Qua 4 Mar 2015 - 22:37

joabi escreveu:
Antigamente isso se chamava gasolina adulterada e dava cadeia.


Conheci um posto grande que fechou por causa disso...
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por MNacarato Qui 5 Mar 2015 - 0:47

Vai Brasil!!!!
MNacarato
MNacarato
Membro

Mensagens : 189

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por afonsodecampos Qui 5 Mar 2015 - 8:43

O meu carro que não é flex tá sofrendo muito com isso, quer dizer... quem tá sofrendo sou eu com os gatos a mais pelo pouco consumo devido a adição desta b*sta!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por carimbass Qui 5 Mar 2015 - 9:04

Carros Monofuel principalmente os mais antigos ( + de 10 anos de Fabricação ) terão a vida útil do motor drasticamente reduzida....

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Thiago Almeida Qui 5 Mar 2015 - 9:06

Nosso país ta tomando um triste rumo. facepalm
Vergonhoso!
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por afonsodecampos Qui 5 Mar 2015 - 9:51

carimbass escreveu:Carros Monofuel principalmente os mais antigos ( + de 10 anos de Fabricação ) terão a vida útil do motor drasticamente reduzida....

Pois é, tenho um Honda Fit que faz exatamente 10 anos agora. Juro que nunca senti necessidade de trocá-lo por outro, nestes 10 anos nunca fui a uma oficina mecânica ou coisa parecida, fora os pneus e dois amortecedores, tudo é original ainda. Considero ele como o Fusca de antigamente...

Antes de comprá-lo trocava de carro a cada três anos, logo que começavam a aparecer pequenos problemas. E sempre estava argolado com financiamento de um bem que só tem uma única palavra em seu vocabulário: depreciação. Depois do FIT acabou essa necessidade, mas agora com essa gasolina adulterada vai ficar difícil insistir... mas vou tentar.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por subgrave Qui 5 Mar 2015 - 10:23

Mas tem algo de positivo, meu flex finalmente vair fazer algum sentido, e ainda o motor vai me entregar mais potência. Brigadu Brasil!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por carimbass Qui 5 Mar 2015 - 10:26

Afonso,

Já tive um FIt, 2 civis, e hoje tenho uma CRV... Realmente a confiabilidade e baixa manutenção dos Japoneses são fora de série.... Mas tudo tem limite né 27% de alcool em um motor não preparado pra isso vai ser difícil....

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Fernando Zadá Qui 5 Mar 2015 - 10:32

E lá vou eu ter que colocar gasolina aditivada no meu Uno velhiho enquanto não puder trocar ele.
O Celtinha é flex tá bacana mas o Uno que tenho usado mais me lasquei.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por afonsodecampos Qui 5 Mar 2015 - 10:37

^ Eu tenho feito isso desde o último aumento, colocado apenas aditivada. O problema é que os postos estão abastecendo os tanques de aditivada com gasolina comum, tenho certeza disso, pois o carro sente na hora a diferença. Pra mim é uma questão de loteria...
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Breno_Barnabe Qui 5 Mar 2015 - 10:39

Vocês podem abastecer com Gasolina Podium, que tem bem menos mistura, é só deixar um rim cada vez que for abastecer. Simples né? facepalm

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5322
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Juninho Sampaio Qui 5 Mar 2015 - 10:49

Daqui uns dias vamos pagar a gasolina mas estaremos colocando Ethanol.

Vá por mim!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por carimbass Qui 5 Mar 2015 - 11:17

Fernando Zadá escreveu:E lá vou eu ter que colocar gasolina aditivada no meu Uno velhiho enquanto não puder trocar ele.
O Celtinha é flex tá bacana mas o Uno que tenho usado mais me lasquei.

Gasolina aditivada tem o mesmo percentual de álcool da comum ( 27% ), a única que ainda mantém os 25% são as gasolinas premium ( podium e etc ).... Agora o preço.... Evil or Very Mad

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Fernando Zadá Qui 5 Mar 2015 - 11:25

sério..... putz
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 11:58


Gasolina aditivada é a mesma que a comum, exatamente igual. O aditivo é adicionado pelas distribuidoras, sem fiscalização e portanto mais propenso a adulteração. Coloquem gasolina comum e a cada 3 ou 4 tanques coloquem um aditivo, tipo o da Barhdal.
A partir do meio de 2015 a gasolina comum deixará de existir, sendo substituída pela aditivada.

A Podium é uma das melhores gasolinas do mundo, em pureza e octanagem, e a única premium verdadeira do Brasil. O preço é uma facada e nem todo motor ganha desempenho com ela (só os motores de maior compressão), mas só pelo tanto que conserva o carro talvez compense. Não adianta economizar no tanque e gastar o dobro com mecânico depois...
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por afonsodecampos Qui 5 Mar 2015 - 12:20

Sei não, um tanque por semana com um preço desses nem vendendo rim vai resolver.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 12:29


Pois é... uma facada e tanto.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Qui 5 Mar 2015 - 12:40

Gasolina aditivada é igual baixo Fender Chinês. Colocam um logo diferente pra roubar seu dinheiro.

Octanagem sim, faz alguma diferença. Mesmo assim, só em alguns tipos de motor.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Normando Neto Qui 5 Mar 2015 - 12:44

Tinha um Peugeot 206 pré-flex e coloquei gasolina podium algumas vezes. Além da melhora do desempenho notei que fazia mais quilômetros por litro. Alguém teve experiência semelhante?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 12:49


Será que vendem gasolina Fender no Aliexpress? Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Qui 5 Mar 2015 - 13:11

Normando Neto escreveu:Tinha um Peugeot 206 pré-flex e coloquei gasolina podium algumas vezes. Além da melhora do desempenho notei que fazia mais quilômetros por litro. Alguém teve experiência semelhante?

Podium significa maior octanagem? Se sim, há mais energia nela por volume e o resultado natural será melhor desempenho e maior economia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 13:24


^Sim. 95 contra 87 da gasolina comum.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por afonsodecampos Qui 5 Mar 2015 - 13:28

A Podium é mesmo eficiente mas é bem difícil de ser encontrada, nem todos os postos BR têm. De qualquer forma, seu preço é impraticável.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 5 Mar 2015 - 15:59

A Podium (de alta octanagem) é indicada também para motores com compressor.
Todos os tipos de gasolina no Brasil devem receber adição de etanol anidro com um porcentual de 25% e agora aumentada para 27%. A margem de erro é de 1% para mais ou para menos. Isso é feito porque o etanol evapora mais facilmente e funciona como um antidetonante, aumentando o índice de octanagem da gasolina. Ademais, nessa porcentagem, a adição de etanol à gasolina ajuda na diminuição de poluentes, como o monóxido de carbono (um dos gases do efeito estufa), e também melhora a limpeza interna do motor. O que pouco se fala é que a gasolina brasileira tem um alto teor de enxôfre.
O Brasil tem a terceira gasolina mais barata entre os nove países analisados pela IEA - os demais são França, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Japão, Canadá e Estados Unidos. A gasolina mais cara é a da Alemanha (R$ 3,68). A segunda posição do ranking é da Itália, onde a gasolina valia R$ 3,61 em dezembro. A França completa o pódio, com R$ 3,55 por litro do produto do petróleo.

Sobre a questão do preço, em 2009 a relação era a seguinte (cotação do dólar na época convertido para Reais - Como o "preço" do dólar subiu...):
O menor preço, segundo a IEA, foi encontrado nos Estados Unidos, onde um litro de gasolina custa para o consumidor R$ 1,30. No Canadá, o preço do produto é de R$ 1,74 por litro. O Brasil tem a terceira melhor marca, com R$ 2,55 - preço médio final de dezembro, segundo a ANP. No entanto, segundo o último levantamento da ANP, com base em dados de 17 a 23 de janeiro, a gasolina está ainda mais cara. O preço médio do combustível subiu para R$ 2,58.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por emachado Qui 5 Mar 2015 - 20:33

Aqui na região da Baixada Santista já está para 3,50. Eu abasteço há anos num BR sempre mais em conta (3,09), mas que dizem que rouba na bomba.

O que estão fazendo com a economia em geral é um crime. Vamos pagar a campanha de D. Dilma para cobrir os déficits com gastos públicos.

O Diesel então, é assalto a mão armada.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 21:47

Mauricio Luiz Bertola escreveu: Ademais, nessa porcentagem, a adição de etanol à gasolina ajuda na diminuição de poluentes, como o monóxido de carbono (um dos gases do efeito estufa), e também melhora a limpeza interna do motor. O que pouco se fala é que a gasolina brasileira tem um alto teor de enxôfre.

Bertola, essa desculpa de redução dos poluentes me parece bem conveniente, mas a lógica não bate. Cerca de metade da frota brasileira ainda roda só com gasolina, não é flex. Nesses motores o desempenho diminui com o aumento de etanol, forçando o motorista a pisar mais fundo, e consumir mais combustível para ter o mesmo desempenho. A redução de um lado pode ser sobrepujada pelo aumento no outro. Além de que o etanol, nesses carros, pode prejudicar peças internas do motor, que não está preparado para receber o combustível. Gasolina tem propriedades lubrificantes, enquanto etanol é corrosivo.

Vamos cuidar do meio ambiente mesmo? Que tal melhorar o transporte público, com veículos elétricos e serviço de qualidade, investir em trens, cuidar da violência para as pessoas andarem mais à pé ou de bicicleta, e por aí vai. Reduzir o enxofre, como você bem lembrou, teria muito mais impacto, se a intenção fosse mesmo ambiental. Usar discurso ecológico de que vai diminuir a poluição adicionando 2% de etanol, mesmo com chance de prejudicar cerca de metade da frota do país é só medida populista, nada mais. Para mim parece óbvio que o motivo é outro: pressão do setor sobre o governo (compromissos de campanha?).

A medida foi aprovada antes de ficar pronta a pesquisa sobre o impacto real do etanol nos carros a gasolina. Se será uma pesquisa isenta ninguém sabe.

Alguém sabe dizer se fora do Brasil é comum misturar algo à gasolina e em qual proporção? Não consegui achar essa informação.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 5 Mar 2015 - 23:26

Nesses motores o desempenho diminui com o aumento de etanol
joabi, essa sua afirmação contraría o que todos os engenheiros mecânicos afirmam, posto que o grau de expansividade e queima do etanol é maior do que o da gasolina e por conseguinte a potência aumenta (aumenta também o gasto de combustível).

Vamos cuidar do meio ambiente mesmo? Que tal melhorar o transporte público, com veículos elétricos e serviço de qualidade, investir em trens, cuidar da violência para as pessoas andarem mais à pé ou de bicicleta, e por aí vai. Reduzir o enxofre, como você bem lembrou, teria muito mais impacto, se a intenção fosse mesmo ambiental
Concordo integralmente.

Gasolina tem propriedades lubrificantes, enquanto etanol é corrosivo.
Exatamente.

Alguém sabe dizer se fora do Brasil é comum misturar algo à gasolina e em qual proporção? Não consegui achar essa informação.
Não tenho certeza, mas, em princípio, não.

A medida foi aprovada antes de ficar pronta a pesquisa sobre o impacto real do etanol nos carros a gasolina. Se será uma pesquisa isenta ninguém sabe.
Essa pesquisa existe à décadas, pois desde a 2ª Guerra Mundial, esse combustível é utilizado em automóveis.

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Qui 5 Mar 2015 - 23:32

joabi escreveu:Alguém sabe dizer se fora do Brasil é comum misturar algo à gasolina e em qual proporção? Não consegui achar essa informação.

Não sei no resto do mundo, mas nos EUA é comum sim. 10% em geral, 15% em algumas regiões.

Posto que tenha álcool lá é raríssimo. Diesel só posto de caminhoneiro. Eu tinha um amigo que colocava sempre 50% gasolina 50% álcool em um Toyota Celica 2003 que ele possuía há bastante tempo. Disse que nunca teve problemas. Fazia isso porque álcool é mais barato. O carro dele não é flex.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 5 Mar 2015 - 23:36

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Alguém sabe dizer se fora do Brasil é comum misturar algo à gasolina e em qual proporção? Não consegui achar essa informação.

Não sei no resto do mundo, mas nos EUA é comum sim. 10% em geral, 15% em algumas regiões.

Posto que tenha álcool lá é raríssimo. Diesel só posto de caminhoneiro. Eu tinha um amigo que colocava sempre 50% gasolina 50% álcool em um Toyota Celica 2003 que ele possuía há bastante tempo. Disse que nunca teve problemas. Fazia isso porque álcool é mais barato. O carro dele não é flex.
Se não me engano lá se usa metanol e não etanol
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Qui 5 Mar 2015 - 23:47

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Nesses motores o desempenho diminui com o aumento de etanol
joabi, essa sua afirmação contraría o que todos os engenheiros mecânicos afirmam, posto que o grau de expansividade e queima do etanol é maior do que o da gasolina e por conseguinte a potência aumenta (aumenta também o gasto de combustível).

Não me expressei muito bem. Pelo que tenho lido (sou leigo no assunto, mas curioso), parte do etanol não queima quando usado nos motores a gasolina, tendo rendimento menor no fim das contas. Nos motores a álcool ou flex é outra história.

Mauricio Luiz Bertola escreveu:A medida foi aprovada antes de ficar pronta a pesquisa sobre o impacto real do etanol nos carros a gasolina. Se será uma pesquisa isenta ninguém sabe.
Essa pesquisa existe à décadas, pois desde a 2ª Guerra Mundial, esse combustível é utilizado em automóveis.

Está rolando uma pesquisa específica para esse novo percentual desde setembro/2014. Alguns afirmam que a porcentagem atual já é bem prejudicial para alguns carros, e que o aumento não muda nada.

No fim, seria bom se houvesse no Brasil pelo menos mais uma opção de gasolina premium, algo intermediário, como nos EUA, por exemplo. Algo em torno de AKI 91, com porcentagem reduzida de etanol. Seria bem vinda. up
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui 5 Mar 2015 - 23:59

parte do etanol não queima quando usado nos motores a gasolina, tendo rendimento menor no fim das contas. Nos motores a álcool ou flex é outra história.
Todo motor à combustão interna é assim (não são lá muito eficientes). Nos motores à álcool o resultado da queima é CO2 e água (nos à gasolina é CO).
Me parece que vc está confundindo o resultado e o rendimento da queima (da explosão interna) com a energia gerada por essa queima. Nos motores à álcool é necessária maior compressão e maior quantidade de combustível, resultando em maior potência gerada. Assim, motores com esse combustível precisam de certas modificações e o uso de certos materiais internos mais resistentes à corrosão.
Quanto à prejudicialidade ou não do aumento da taxa de álcool na gasolina, eu não posso afirmar nada, pois desconheço; mas, toda vez que vc modifica um certo parâmetro, à um custo envolvido, e isso é normal.
Creio que a não existência de certas opções aqui no Brasil se devem às exigências do próprio mercado consumidor, que não se interessa por isso, e pela Petrobrás e ANP que controlam tais coisas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Sex 6 Mar 2015 - 0:16


Pois é, num país onde as pessoas decidem a compra de seus carros baseados no kit multimídia e na quantidade de porta-trecos, pedir que se interessem pelo combustível é pedir demais. Very Happy

Obrigado pela explicação. Como disse sou somente curioso sobre o assunto. Aprendi bastante neste tópico. up

Só pra constar, tenho usado podium e me parece bem mais econômica, mesmo com esse custo. Também não saio muito com meu carro, por isso dá pra encarar. Um tanque e meio por mês...
O manual do veículo também recomenda gasolina premium (meu carro não é flex).
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Sex 6 Mar 2015 - 6:05

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se não me engano lá se usa metanol e não etanol

Não que eu saiba. E fui sub-gerente de um posto Shell em Massachusetts.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Juninho Sampaio Sex 6 Mar 2015 - 9:03

^ vc ja foi tudo! Puts

coveiro?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Sex 6 Mar 2015 - 9:26

Juninho Sampaio escreveu:coveiro?

Ainda não, mas andei querendo abrir um crematório, inicialmente para animais e depois para humanos também.

Problema é o custo muito alto e a regulamentação muito complicada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Juninho Sampaio Sex 6 Mar 2015 - 9:34

Tô dizendo!!!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12066
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 6 Mar 2015 - 12:34

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Se não me engano lá se usa metanol e não etanol

Não que eu saiba. E fui sub-gerente de um posto Shell em Massachusetts.

Tem razão. Metanol é usado na Formula Indy...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex 6 Mar 2015 - 12:35

allexcosta escreveu:
Juninho Sampaio escreveu:coveiro?

Ainda não, mas andei querendo abrir um crematório, inicialmente para animais e depois para humanos também.

Problema é o custo muito alto e a regulamentação muito complicada.

Mas dá uma boa grana!
Laughing
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Sex 6 Mar 2015 - 12:47

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Mas dá uma boa grana!

Verdade, serviço essencial e só tende a crescer, pois é muito mais eficiente que caixão, lápide, buraco no chão, etc...

Mas sai mais ou menos meio milhão de Reais pra iniciar o negócio.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Sex 6 Mar 2015 - 12:57


Mais uma para o allexcosta facts... Very Happy

Daqui a pouco o gente vai ver o Alex com roupinha de astronauta, pousando em Marte. Não falta mais nada que esse cara ainda não fez. What a Face
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por allexcosta Sex 6 Mar 2015 - 12:59

joabi escreveu:Daqui a pouco o gente vai ver o Alex com roupinha de astronauta, pousando em Marte.

Terminei não me inscrevendo, pois além do B.O. que seria, os caras ainda querem que a gente pague uma taxa de inscrição. Mas eu iria...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Sex 6 Mar 2015 - 13:00


hahaha

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por tcraposo Sex 6 Mar 2015 - 13:03

E a galera de TSi sofrendo...
Eu fico praticamente só com podium.
Essas merdas de gasolina comum, aditivada fazendo pouca diferença.
Só podium que é diferenciada MESMO.
Tá cada vez pior e o brhuehuehue andando nessa gambiarra de flex aí.
Minha esperança é as alemãs começando a pesquisar e produzir flex turbo, aí eu começo a confiar nisso, depois de ver os resultados que os alemães obtiveram. BMW se não me engano já tem motor turbo flex.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por joabi Sex 6 Mar 2015 - 13:06


^ Ou diesel.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por rmap Sex 6 Mar 2015 - 13:24

Pelo que sei, através de estudos e ensaios feito na faculdade onde estudei(Engenharia Mecânica), toda gasolina no Brasil tem 25% de etanol. Da comum a Podium.
Para fazer o teste de porcentagem, segue vídeos:



rmap
rmap
Membro

Mensagens : 161
Localização : Araguaína - TO

Ir para o topo Ir para baixo

Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03 Empty Re: Mistura de etanol na gasolina sobe para 27% a partir de 16/03

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos