Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

+13
Wyk.3
Filipético
rodsom
Jackson
carimbass
Daniel Pimenta
JORGE BATALHA
heitor_pg
pedrohenrique.astronauta
Kobeh
Claudio
allexcosta
Fernando Zadá
17 participantes

Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 14, 2015 2:57 am

Estava vendo que é possível usar uma bateria de carro e Um inversor que transforme os 12v em 110 e que não é algo complicado.
Minha dúvida é que bateria usar e se ela é recarregável e qual seria a melhor opção sem ser um barulhento gerador??
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por allexcosta Qua Jan 14, 2015 6:22 am

Boa pergunta...

Uma bateria de barco "deep cycle" talvez seja a melhor solução. Alguma de gel, com alta capacidade, como alguns modelos da Trojan... É preciso o carregador também.

Se for um ponto fixo, é mais fácil combinar com algum comércio local e arrumar uma extensão.

Há também alguns aparelhos que funcionam a bateria com excelente qualidade, como o BA-330 da Roland que é maravilhoso pra voz e algum violão, mas ligar baixo é forçar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Claudio Qua Jan 14, 2015 8:26 am

Tem muita gente que trabalha com música de rua aqui no Centro do Rio, vejo esse povo usando bateria de carro direto, mas não tem nada "barulhento" acoplado não. Não sei qual é a mágica... quando passar por um deles eu pergunto e te falo!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Kobeh Qua Jan 14, 2015 9:15 am

Pelo que já pude ler e ver oq essas bandas do centro do Rio fazem, é justamente isso q o Zadá sugeriu. Uma bateria e um inversor...
Acho q a duvida fica mesmo em qual bateria usar. O ideal seria fazer um teste em casa, pra ver quanto tempo vai durar.
E dê uma checada no consumo dos equipamentos... Nunca vi ninguém usando caixas imensas e/ou valvulados no meio da rua. Além de consumir pra caramba, existe o risco de roubo, danos, etc
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por allexcosta Qua Jan 14, 2015 9:20 am

Não acredito que seja bateria de carro.

Deve ser uma dessa aqui que é carregada em casa:

http://www.acasadasbaterias.com.br/baterias-importadas.html

O carregador e o ciclo de carga precisam ser apropriados, ou você encurta bastante a vida dessas baterias.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Kobeh Qua Jan 14, 2015 9:25 am

Já vi esses caboclos mais de uma vez tocando na Cinelândia...
Na próxima vez vou tentar descobrir qual bateria eles usam. Esse assunto me deixou curioso...

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Astrovenga03
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por allexcosta Qua Jan 14, 2015 9:36 am

http://www.streetmusician.co.uk/buskingpower/

http://www.streetmusician.co.uk/batteryguide/

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 14, 2015 10:52 am

Valeu gente.
Vou dar uma pesquisada mas já vi com bateria estilo de carro mesmo.
Mas não sabia que elas podiam ser recarregadas. Vou tentar descobrir mais lendo os links com calma para ver a melhor opção.
Seria uma caixa ativa para voz e violão e ampli de baixo para usar com o trio que toco.
Nada barulhento e que exija muito.
Por isso estou forçando o batera a usar só caixa, bumbo, chimbal e condução! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por allexcosta Qua Jan 14, 2015 10:55 am

Bateria deep cycle tem a mesma aparência de bateria starter (de carro), mas são bem diferentes.

Usei durante muitos anos em equipamento de piscina. Uma carga overnight dá umas 3 horas de trabalho contínuo com boa performance. Sempre comprei as mais baratas que achava no Walmart e duravam cerca de um ano até começarem a perder força. As seladas de marca boa duram bem mais.



Última edição por allexcosta em Qua Jan 14, 2015 10:57 am, editado 1 vez(es)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 14, 2015 10:57 am

Deve ser isso que já vi.
É bem interessante e pelo que li meio por cima deve dar conta numa boa.
Valeu pelos links Allex estão bem explicados e vou ler com mais calma.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Jan 14, 2015 11:23 am

Vivendo e aprendendo up
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por heitor_pg Qua Jan 14, 2015 8:30 pm

Já vi também que ao invés de usar inversor (que por si só consome energia), as pessoas abrem o amplificador e colocam os 12 ou 24v direto na saída do retificador depois do transformador. Mas ai vai depender da tensão interna de trabalho de cada equipamento.

Adaptam para ficar com as 2 opções.
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por JORGE BATALHA Qua Jan 14, 2015 11:26 pm

Sugiro nesse caso o uso de amplificadores de baixo consumo do tipo classe "D" e uma bateria de alto rendimento como o allex falou fora o inversor é claro. Talvez até 2 baterias ou uma de 24v de caminhão.
JORGE BATALHA
JORGE BATALHA
Membro

Mensagens : 338
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por heitor_pg Qua Jan 14, 2015 11:51 pm

Hoje em dia os caminhões são 24v utilizando 2 baterias 12v em série (normalmente as 150Ah). Então daria na mesma das 2 baterias.
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Daniel Pimenta Seg Jan 19, 2015 2:50 pm

Boa tarde!
Tenho uma banda de rua aqui no Rio de Janeiro! O Bagunço. Tocamos na Rua há mais de um anos e já passamos por vários problemas.
Pra tirar energia, a combinação que melhor combinou comigo foi a de uma bateria estacionaria Heliar Freedom DF500 espetada por um inversor de 500Watts.
Comparada a bateria de carro, a estacionária tem uma duração maior, é menor e mais leve (peso é um fator muito importante para tocar na rua!).
Eu ligo nessa bateria um amplificador Eden ENX 260 e uma fonte 9v, pra ligar um transmissor wireless (na rua eu não uso cabo).
Funciona muito bem e dura umas 10 horas. Pra recarregar, a boa é deixar num mecânico ou comprar um carregador bom (que é caro).
Valeu!
Daniel Pimenta
Daniel Pimenta
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 19, 2015 5:28 pm

Bacana Daniel.
Ótima dica!
É caro no mecânico para recarregar?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Daniel Pimenta Seg Jan 19, 2015 6:05 pm

Olha, Zadá. Vai variar. Aqui no Rio normalmente custa uns R$ 20,00. Com certeza dá pra achar mais baratos, mas não tenho pesquisado. Meu camarada de banda tem um carregador e eu uso o dele.
Daniel Pimenta
Daniel Pimenta
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por carimbass Seg Jan 19, 2015 6:11 pm

Fiz uma solução dessa aqui em casa pois tem faltado muita energia... Comprei uma bateria de carro ( 90 Amp ) um inversor e um carregador. Montei tudo em uma caixa de madeira e quebra maior galho quando falta energia. Ligo TV e Ventilador de boa... Agora uma dúvida, quando a bateria está descarregando corre o risco de queimar algum equipamento devido a baixa tensão? Pergunto isso pois uma vez senti um cheiro de queimado vindo do ventilador ( que estava rodando com pouca força ) acho que devido a carga da bateria estar no fim... Ah, não sei se é certo mas se não faltar energia a cada 10 dias eu descarrego ela ( usando algum equipamento ) e depois deixo um ida na carga...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Daniel Pimenta Seg Jan 19, 2015 7:42 pm

Eu particularmente não sei disso, carimbass.
Provavelmente haverá o risco porque seu aparelho desligará de maneira abrupta. O ideal é que você sempre veja o estado da bateria num multímetro. Dessa forma você não precisa "esperar" que isso ocorra para ver que tem que recarrega-la.
Daniel Pimenta
Daniel Pimenta
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Jackson Ter Jan 20, 2015 10:33 am

Daniel, muito legal o trabalho de vocês, já assisti é na ocasião comprei o disco, estão mesmo de parabéns!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por rodsom Ter Jan 20, 2015 9:00 pm

carimbass, o que acontece é que motor rodando com tensao baixa tende a rodar mais devagar e puxar uma corrente bem maior por causa disso. pode queimar sim. agora som, luz, computador, etc, nao queima nao.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Daniel Pimenta Qua Jan 21, 2015 1:33 pm

Jackson escreveu:Daniel, muito legal o trabalho de vocês, já assisti é na ocasião comprei o disco, estão mesmo de parabéns!
Valeu, camarada! Espero que tenha gostado do cd!
Daniel Pimenta
Daniel Pimenta
Membro

Mensagens : 12
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Filipético Dom Fev 01, 2015 8:58 am

Cara, pra situação de ter energia na rua, gerador é a melhor saída, mas se o barulho te incomoda, um banco de baterias em serie te ajudaria no caso. Baterias em serie somam a tensão, então vc usa 10 bateria em serie de 12 volts fica ok.. Ai vc arruma um inversor dimensionado pra essa situação e tudo ok
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Wyk.3 Qua Mar 11, 2015 1:46 pm

Kobeh escreveu:Já vi esses caboclos mais de uma vez tocando na Cinelândia...
Na próxima vez vou tentar descobrir qual bateria eles usam. Esse assunto me deixou curioso...

Essa é a banda ASTRO VENGA.

Os caras são muito bons, e esse Giannini RK ligado num Stanes me fez entender porque tanta gente aqui no fórum fala tão bem desses dois itens.

O facebook dos caras é esse aí: https://www.facebook.com/ASTROVENGA?fref=ts

Quando os assisti pela primeira vez no Largo da Carioca, fui logo saber como eles faziam pra ligar os instrumentos, o baterista (tutuka), me disse que é uma bateria de carro normal com um conversor mesmo. Mas não dei conta de perguntar a maneira que eles fazem pra carregar a bateria (se é que carregam). Mas dá próxima vez que vê-los, ou se eu conseguir contato facebook antes, vou perguntar como fazem pra carregar a bateria.
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Wyk.3 Qua Mar 11, 2015 9:20 pm

Consegui contato com a Astro Venga.

Me disseram que é bateria de carro e que eles carregam em oficina mecânica.

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Imagem
free upload pictures
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por SILVIAO Qui Jun 15, 2017 5:52 pm

Excelente topico.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Panini Qua Jan 27, 2021 4:01 pm

Olá!
Aparentemente esse é o único tópico do fórum sobre isso, então achei melhor ressuscitar aqui do que criar um novo...
Estou precisando de um gerador para fornecer energia a um staner150, pedalboard e caixa para voz. Banda com apenas 1 baixo e bateria.
Achei bacana as ideias expostas sobre bateria de carro + inversor, porém não acho que seria a melhor solução para o meu caso.
Gostaria de saber se alguém usa ou tem indicações de geradores já completos, percebi que hoje em dia existem bastante opções no mercado.
Como esse por exemplo:

https://www.americanas.com.br/produto/14397447/gerador-de-energia-gt950aw-110-volts-a-gasolina-850-watts-2-tempos-tekna?opn=YSMESP&WT.srch=1&sellerid=68422419000175&epar=bp_pl_00_go_pla_casaeconst_geral_gmv&acc=e789ea56094489dffd798f86ff51c7a9&i=573feb78eec3dfb1f802ed7c&o=579f39e6eec3dfb1f8d79974&gclid=CjwKCAiAu8SABhAxEiwAsodSZFF1gH0RQ9XgSSo0VGbRt1AIXvpTzrm2cfTDxPvXaNXEbuLuKgLNfxoCxSgQAvD_BwE&voltagem=110V

Alguem já teve experiência com um desse ou similar?
Panini
Panini
Membro

Mensagens : 30
Localização : Assis

https://www.facebook.com/heresiablues?fref=ts

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jan 27, 2021 7:46 pm

Eu tenho um desse (precisei comprar no último apagão pra não perder todo o conteúdo da geladeira).

Funciona bem, mas faz um barulho infernal e impregna tudo com cheiro de gasolina. Se tu tiver um cabo de força REALMENTE long pra deixar onde não atrapalhe teu som... é uma opção interessante.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1904
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por dibass Qua Jan 27, 2021 7:54 pm

Zada ja vi musicos usando caixa ativa que tem bateria não sei se serviria para a sua necessidade mas sei que dura bastante tempo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jan 27, 2021 8:03 pm

Valeu. Eu na real abortei a missão infelizmente mas as dicas são boas.
Alguns amigos usam esse esquema de caixa ativa com bateria parece que funciona bem hoje em dia.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua?? Empty Re: Melhor e mais barata forma de gerar energia para tocar na rua??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos