Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

5 participantes

Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por wendelfey96 Qui Jan 01, 2015 11:56 pm

Olá a todos! Sou novo no fórum como membro, mas sempre acompanho os posts e admiro muito o que vocês tem feito por aqui! Desde já agradeço a atenção e paciência depositadas a cada pergunta que eu fizer!

Seguinte, possuo um Fender Jazz Bass Standard, algo que me incomoda nele é que, ao tocar a nota Lá na quinta casa da corda Mi o som parece sair com menor volume, outro ponto que ando observando é que aquela casa costuma vibrar por menor tempo comparado as outras casas do braço o que leva ao som a se ocultar (silenciar) em menor tempo comparado as demais casas quando as deixo soar. Pelo que posso observar quando posiciono o dedo na casa,  os próximos trastes não encostam na corda, isso, pelo meu ver anula a hipótese de trastejamento. O que então pode ser?
Abraço!
wendelfey96
wendelfey96
Membro

Mensagens : 7
Localização : Três Coroas - RS

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 02, 2015 12:34 am

O nome disso é "Dead Spot"...
Tem jeito.... Dificilmente será totalmente eliminado, mas usar cordas diferentes (de espessura maior), colocar "contrapesos" na mão do baixo, regular o instrumento muito bem (um bom luthier faz diferença aqui), e até mesmo usar compressão podem minorar isso.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por wendelfey96 Sex Jan 02, 2015 12:51 am

Isso é um problema comum que ocorre ao passar do tempo ou eu tive um azar/descuido? eu usava encordoamento 0.45 e passei para 0.40 para testar, sou mais adepto ao 0.45, agora com tua resposta certamente levarei o baixo a um luthier para troca de encordoamento e regulagem. Dependendo também da forma como equalizo na hora de tocar influência. Obrigado Bertola!
wendelfey96
wendelfey96
Membro

Mensagens : 7
Localização : Três Coroas - RS

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 02, 2015 7:18 am

wendelfey96 escreveu:Isso é um problema comum que ocorre ao passar do tempo ou eu tive um azar/descuido? eu usava encordoamento 0.45 e passei para 0.40 para testar, sou mais adepto ao 0.45, agora com tua resposta certamente levarei o baixo a um luthier para troca de encordoamento e regulagem. Dependendo também da forma como equalizo na hora de tocar influência. Obrigado Bertola!

Não, isso é um problema do braço do seu baixo, da composição e estrutura da madeira, e não é um problema incomum.
Leve seu baixo a um bom luthier para uma regulagem bem feita e a troca do encordoamento (cara, eu DETESTO 0.40), sugiro que vc experimente 0.50.
Sim, a equalização também influencia...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por allexcosta Sex Jan 02, 2015 8:51 am

É como não sentir calor em Cuiabá...
É como do Arpoador não ver o mar...

É como ter um baixo Fender sem deadspot...

Te ver e não te querer...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 02, 2015 9:01 am

allexcosta escreveu:É como não sentir calor em Cuiabá...
É como do Arpoador não ver o mar...

É como ter um baixo Fender sem deadspot...

Te ver e não te querer...

Ri Muito Ri Muito Ri Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jan 02, 2015 9:04 am

allexcosta escreveu:É como não sentir calor em Cuiabá...
É como do Arpoador não ver o mar...

É como ter um baixo Fender sem deadspot...

Te ver e não te querer...
Allex, não sei se é impressão minha, mas tenho visto (ouvido) mais Fenders MIM com essa "característica" que as outras série (exceto, claro, as mais baratinhas)...
O que vc acha?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por allexcosta Sex Jan 02, 2015 9:11 am

^ Deadspots são extremamente comuns em baixos Fender ou "tipo Fender" de todas as séries. Nunca parei pra reparar se os MIM seriam mais propensos a esse fenômeno e não vejo porque seriam...

É possível que a massa maior das tarraxas utilizadas nos MIA (nem sei se realmente possuem massa maior) mova os deadspots para notas pouco utilizadas ou até remova algumas. Ou até mesmo um tensor mais robusto e de melhor qualidade pode ter uma influência sobre isso.

Existem falsos dead spots provocados por má colocação de trastes. Um instrumento mais caro terá menos desse tipo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por edumoraes Dom Jan 04, 2015 9:20 pm

Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 04, 2015 9:40 pm

edumoraes escreveu:Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?
Cara, eu nunca trabalhei com fanneds, mas acho que podem sim, mas em bem menor grau em função da maior exatidão das notas/afinação
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por allexcosta Dom Jan 04, 2015 10:54 pm

edumoraes escreveu:Instrumentos fanned são isentos de deadspots? Ou também podem sofrer desse mau?

Todo instrumento de corda pode ter deadspots, uns menos, outros mais severos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por hectmans Seg Jan 05, 2015 10:20 am

Certa vez, um luthier prendeu um grampo de rosca (sargento) no headstock de um Fender que eu tinha... e deslocou o deadspot... achei curioso... acredito que foi o aumento de massa na extremidade do braço que resultou nisso...
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por allexcosta Seg Jan 05, 2015 10:28 am

hectmans escreveu:Certa vez, um luthier prendeu um grampo de rosca (sargento) no headstock de um Fender que eu tinha... e deslocou o deadspot... achei curioso... acredito que foi o aumento de massa na extremidade do braço que resultou nisso...

Sim, mudar a massa do braço ou do headstock provoca um deslocamento dos dead spots, às vezes para lugares normalmente desprezados pelo baixista comum, o que na prática "conserta" o problema.

Colocar um sargento e encostar o headstock em uma parede são medidas comuns em estúdio, ao vivo o fathead é uma boa opção.

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Fh1_zps2ba26da7

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Fathead

Outra alternativa razoável:

http://www.bestbassgear.com/ebass/gear/hardware/tuner/treating-your-basses-deadspot.html
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO Empty Re: SOM COM MENOR VOLUME EM PARTE DO BRAÇO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos