Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Staner b 240 com defeito

+5
Kobeh
NeyBass
leandrohr
rafammbass
alex1986pedr
9 participantes

Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Staner b 240 com defeito

Mensagem por alex1986pedr Qui Out 02, 2014 5:55 pm

Olá amigos!

Sou novo aqui no fórum e precisava muito da ajuda de vocês. Há 5 dias adquiri o staner b 240. Ainda não havia testado ele com minha banda.
Ontem ensaiei com ele e tudo ocorreu bem. Hoje na parte da manhã toquei mais um pouco com ele. Ao chegar em casa na parte da tarde, entretanto, o cubo não estava mais ligando. Troquei o fusível por um que tinha aqui em casa e ele voltou a funcionar normalmente. O cubo é bivolt e até agora só usei ele no 110V.

Vocês acham que ele pode estar com algum problema interno e que vale a pena eu voltar na loja pra trocar, já que faz apenas 5 dias que eu comprei ele ou isso é normal e pode acontecer mesmo?

alex1986pedr
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas, Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por rafammbass Qui Out 02, 2014 6:18 pm

Perguntas:

-Esse amp é zero? Se sim, eu trocaria. Com 5 dias, o cara não vai ter muito argumento contra essa troca.

Se não:
-Algum sinal de que já foi mexido/aberto?
-O fusível que queimou estava dentro do especificado para a voltagem que você usa?
-Alguma oscilação (principalmente de volume) enquanto ele está ligado?
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por alex1986pedr Qui Out 02, 2014 6:28 pm

Obrigado por responder rafammbass.

Ele é zero sim, tirei ele da loja no sábado. Não apresenta sinal de que foi mexido, o fusível é o que veio da loja e quanto a oscilação no volume eu não notei nenhuma diferença.

Você acha que pode haver algum problema interno nele?

alex1986pedr
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas, Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por rafammbass Qui Out 02, 2014 8:19 pm

Cara, eu nunca vi esse amp na vida, mas pode ser que ele estivesse com o fusível pra 220V.

Eu iria na loja e trocaria sem pensar. O amp é novo e já queimou fusível? Eles têm que trocar!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por leandrohr Qui Out 02, 2014 8:39 pm

alex1986pedr, sou de Campinas também; em que loja você comprou o amplificador?
leandrohr
leandrohr
Membro

Mensagens : 29
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por alex1986pedr Qui Out 02, 2014 10:09 pm

Obrigado rafammbass pela dica!

Olá leandro, então, foi na krunner. Realmente fiquei desapontado, não esperava isso de um staner.

alex1986pedr
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas, Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por NeyBass Seg Out 06, 2014 8:06 pm

vc não ta lingando ele no 220V, sem mudar a chavinha de tensão elétrica?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por Kobeh Ter Out 07, 2014 10:22 am

Eu não mudaria nem o fusível... Levaria direto pra loja.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por alex1986pedr Ter Out 07, 2014 9:04 pm

Então Neybass, na verdade esse modelo é bivolt, não precisa mudar chave.
Depois que troquei o fusível ele está funcionando normalmente por enquanto, creio ter sido alguma alteração de energia mesmo, pelo menos eu espero.

alex1986pedr
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas, Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por alex1986pedr Qua Jul 22, 2015 11:12 pm

Boa noite amigos.
Estou aqui novamente pra dizer que não levei sorte com esse cubo. Ultimamente, ele vem apresentando um novo defeito. Após uns 5 minutos tocando com ele, o som para de sair do nada, quando tiro o cabo e coloco novamente o volume volta, passa mais um tempo e para de novo, daí tenho que fazer a mesma coisa. Já toquei com cabos diferentes, achei que talvez fosse problema da entrada do meu baixo, mas quando toco em estúdio em outros cubos, tanto os cabos quanto o baixo se comportam normalmente. Um tempo atrás levei em uma loja pra manutenção. O cara abriu ele e disse que estava tudo ok, não tinha nada pra fazer. Quando trouxe ele pra casa o problema havia desaparecido, achei que fosse alguma peça que estava solta, entretanto esses dias ele começou a apresentar o mesmo problema.

Isso já ocorreu com algum de vocês? Fazem ideia do que possa ser?

Obrigado e abraço a todos!

alex1986pedr
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas, Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 23, 2015 10:37 am

Olha, tinha que levar numa assistencia autorizada pra ver.
Tem cara de falha no contato causada por algum aquecimento.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por PéDIPano Sex Ago 14, 2015 9:37 pm

alex1986pedr escreveu:Boa noite amigos.
Estou aqui novamente pra dizer que não levei sorte com esse cubo. Ultimamente, ele vem apresentando um novo defeito. Após uns 5 minutos tocando com ele, o som para de sair do nada, quando tiro o cabo e coloco novamente o volume volta, passa mais um tempo e para de novo, daí tenho que fazer a mesma coisa. Já toquei com cabos diferentes, achei que talvez fosse problema da entrada do meu baixo, mas quando toco em estúdio em outros cubos, tanto os cabos quanto o baixo se comportam normalmente. Um tempo atrás levei em uma loja pra manutenção. O cara abriu ele e disse que estava tudo ok, não tinha nada pra fazer. Quando trouxe ele pra casa o problema havia desaparecido, achei que fosse alguma peça que estava solta, entretanto esses dias ele começou a apresentar o mesmo problema.

Isso já ocorreu com algum de vocês? Fazem ideia do que possa ser?

Obrigado e abraço a todos!

Olá alex1986pedr,

Posso fazer uma pergunta?
Quanto você usa o seu cubo? Muito, pouco, de vez em quando ou ele fica temporadas parado?

Minha opinião:
Se você até o momento não levou em outra assistência "ténica", não o leve. O problema pode ser de simples resolução.

Aí vai um breve longo relato do que aconteceu comigo: (caso queira pular a história toda, minha dica está ao final)
Meu cubo ONERR deu o mesmo problema. Quando estava tocando, as vezes o som miava, abafava, não saia som nenhum. As vezes o seu som vai embora, as vezes volta. Daí você tira o cabo e põe de volta e as vezes resolve o problema, as vezes não, e você acaba ficando fulo com seu equipo. 
Depois de descobrir que a assistência técnica oficial da ONERR é uma furada, fui atrás de uma assistência técnica de amplificadores e outros aqui em Curitiba.
Os caras queriam me cobrar praticamente R$200 pilas (era mais) alegando que era problema no pré-amp. Isto que eu tinha levado para os safados SÓ para orçamento e eles disseram que já tinham "resolvido" e aquele era o preço. Tem muita assistência técnica mercenária, abre o olho. (inclusive, se o camarada lá não te cobrou nada, foi honesto).
Nesse meio tempo que deixei o cubo (uma semana) até a resposta da assistência, eu li muita coisa na internet. Pensei em vários problemas que poderiam ser, e pensei que eu mesmo resolveria eles, da tentativa mais fácil até a mais difícil e já havia me arrependido de ter levado à assistência técnica (ok, arrependido do preço que estava muito alto). Então aconteceu algo inesperado. Alguém me ligou da assistência dois dias depois de dizerem que estava tudo pronto, dizendo que eles não tinham encontrado o problema e queriam saber melhor o que estava acontecendo. Nessa hora eu voltei na assistência e peguei o cubo de volta. Oras, a proprietária safada me joga o preço e diz que tá pronto, daí alguém me liga dizendo que não achou o problema. Fui pegar o cubo.

Bem , lendo os fóruns (gringos) na net, descobri algo que vinha dando problema em JACK de SEND e RETURN nos cubos do pessoal, que traziam problemas bem parecidos aos nossos. Normalmente o JACK não muito utilizado pode oxidar, causando problemas na conexão dos JACKs e resultando nos problemas que eu estava enfrentando com o JACK principal, volume inconsistente enquanto o equipamento está ligado. Quando alguém citou o problema com o JACK principal, eu vi uma ligação, e utilizei a solução que sugeriam para os JACKs SEND e RETURN dos cubos.
(Pessoal, o pessoal nos fóruns gringa apresentam muitas soluções para problemas técnicos. Nosso fórum é maravilhoso e espero que tanto aqui como em outros fóruns nacionais a gente possa um dia adquirir muito conhecimento deste tipo para compartilhar)
Detalhe que os JACKs de SEND e RETURN não eram muito utilizados, nem plugados estavam sendo, mas estava trazendo problemas.

Agora vem a dica:
Você tem que EXERCITAR os JACKs e plugues.
Pegue seu cabo, segure no plugue, e sem medo de ser feliz, é plugue para dentro do jack, é plugue para fora do jack.
(Rsrsrsrs, com certeza alguns verão conotações maldosas)
Nos fóruns na gringa o pessoal recomendava fazer isto 10 vezes para cada JACK. Mas não é difícil, é?
Eu fiz isto 20 vezes para cada JACK. 20 vezes para o JACK do baixo (ele também tem, né? por via das dúvidas), 20 vezes para o JACK de entrada do cubo e 20 vezes para o JACK do fone de ouvido. Se seu cubo tiver mais JACKs, exercite todos eles.
A intenção é limpar os contatos do JACK de sujeiras e oxidações que talvez estejam trazendo problemas.
Nos meus JACKs eu utilizei álcool isopropílico para ajudar. Este álcool é utilizado na limpeza de componentes eletrônicos, tem tipo +de90% de álcool e ele evapora muito rápido. Coloquei o álcool em um pequeno frasco que tem spray e joguei o spray tanto nos plugues do cabo como dei um "spray" dentro dos JACKs. Este tipo de álcool é encontrado em lojas de eletrônicos. Se for utilizar álcool, utilize apenas este álcool específico, afinal álcool dependendo do caso é um solvente (químicos de plantão me corrijam se estiver errado). Este álcool é facilmente encontrado em lojas de eletrônica e componentes para eletrônica.

 Staner b 240 com defeito Image

Nos fóruns gringos eles falam também dos limpadores de contato para eletrônicos, que são vendidos tipo spray. Eu comprei um posteriormente à limpeza dos JACKs, mas não testei. Tome muito cuidado se for utilizar um destes. No caso específico de JACKs e plugues, você até pode comprar limpador de contatos eletrônicos com lubrificante, MAS EU EVITARIA. Pois se você utilizar e gostar do limpador de contato eletrônico SEM LUBRIFICANTE, poderia utilizar o limpador até para os eletrônicos dentro do amplificador por exemplo. Mas o limpador com lubrificante, DEVE SER UTILIZADO APENAS PARA JACKs e PLUGUES. (segundo minhas leituras. Se for utilizar em outras coisas não relacionadas a equipamentos musicais, aí é contigo). O limpador de contatos eletrônicos você encontra em lojas de eletrônica, componentes de eletrônica, e equipamentos eletrônicos também, como equipamentos de informática. Mas cuidado, 80% dos lugares onde você perguntar sobre o limpador de contato eletrônico nem sabem o que isto é (tem um pessoal que vende componentes de eletrônica e não sabe sobre esse tipo de coisa, e as vezes nem sobre o que vendem), e nos 19% restantes não vão saber se ele contém lubrificante ou não. Dá uma checada nos componentes. Se tiver algo relacionado a petróleo, tem uma chance razoável de ter lubrificante, mas eu não sou o maior entendedor. Repito que não testei o limpador de contato eletrônico.

 Staner b 240 com defeito Image

 Staner b 240 com defeito Image
Algum químico se habilita a dizer se tem lubrificante?
(era o mais barato, custo/benefício onde comprei)

Uma vez li na premierguitar que um roadie tinha como hábito exercitar os JACKs sempre, para evitar problemas, mesmo que os JACKs fossem utilizados constantemente.

RESUMINDO
Exercitar os JACKs é solução mais simples possível, e tem uma grande chance de resolver o seu caso, uma vez que na assistência que você foi disseram que está tudo certo dentro do AMP.
Caso exercitar os JACKs não dê certo, daí pode-se partir para tentar os casos de resolução mais complicados.
Das soluções possíveis mais simples até as mais difíceis, posso supor que:
- 2ª opção de problema: Algum mal-contato não descoberto. CAso encontrado, re-soldar.
- 3ª opção de problema: Problema nos pots. Falta de limpeza dos potenciômetros ou trilha falha. Se limpar for fácil e barato tentar, se não trocar mesmo. Recompor a trilha de pots é possível, mas é muitooo complicado. Não acredito que deva valer o preço, a não ser que você esteja refazendo um equipamento todo original (um fender bassman '59 de 1959). Trocar parece uma solução óbiva em qualquer outro caso (no seu por exemplo).
- 4ª opção de problema: problema no pré-amp ou no estágio de potência do amp. Não tem muito o que dizer, procure a assistência técnica, de preferência a da STANER mesmo.

Boa sorte. Poste os resultados.

PS: vou mandar MP para o rapaz. se algum moderador quiser avisar ele por e-mail, podem ficar a vontade. nunca se sabe quanta grana ele pode economizar nesta.


Última edição por Phedipano em Sex Ago 14, 2015 9:41 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão correta das imagens)
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por PéDIPano Sex Ago 14, 2015 10:09 pm

Deixa eu fazer mais alguns adendos:  Rolling Eyes
(levei um tempão respondendo ao tópico, mas aconteceu de lembrar de mais alguns pequenos detalhes)

- Antes da 2ª opção acima (mal contato), você pode tentar trocar os JACKs.
- Utilize os dois plugues do seu cabo, pois eles também podem ter oxidado (difícil pelo que você colocou do problema).
- Se você usar algum pedal, exercite os JACKs deste também.
- O álcool na limpeza/exercitação dos JACKs é opcional, mas eu acredito que ajude.
- Novamente repito, não recomendo comprar limpa contatos com lubrificantes. Imagina dar uma espirrada do limpador dentro do JACK do seu cubo e além de limpar e lubrificar, ficar uma lambuzeira lá dentro? Apesar do pessoal dizer que você pode utilizar em PLUGUES E JACKs, acho que as precauções que você precisa tomar não valem a pena.


Última edição por Phedipano em Sex Ago 14, 2015 11:25 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mais adendos.)
PéDIPano
PéDIPano
Membro

Mensagens : 181
Localização : Guarapuava-PR

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por Filipético Dom Ago 16, 2015 2:02 pm

Seu amp, é bivolt com seleção de voltagem automatica, geralmente os fusíveis são dimensionados em 240 V e o rompimento do filamento é de a cordo com a corrente ( grandeza Amper) sempre use fusível com a corrente determinada pelo fabricante.. Por ter sido comprado a pouco tempo recomendo a troca sim, mas não descarto um possivle problema na rede, um pico de tensão, sobrecarga, descarga eletrica ou algo do tipo..

Eu sempre recomendo o individuo a sempre ter como medir tensão ( voltagem ) sempre onde levar seus equipamentos, eu ja queimei fontes e fusiveis em situações desse tipo, MAS no seu caso, que seu amp tem seletor de tensão automatico ( igual a fonte de notebook, carregador de celular ) , ja nao é necessário.
Va na loja e troque.
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por NeyBass Qui Ago 30, 2018 2:45 pm

Ia falar sobre o amp, mas vi que o meu era o 215b
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por joabi Qui Ago 30, 2018 3:15 pm

Angelo Carvalho escreveu:Então amigos, vale reforçar aqui também:

comprei este cubo por achar muito bonito, Staner modelo B 240 de 140w. Comprei pela fama dos irmãos dele da Staner que tem fama de boa qualidade.

Mas para minha desagradável surpresa, com pouco tempo de uso a caixa começou apresentar problema, ao ligar a caixa e conectar o contrabaixo, passando 5 minutos ele começa a distorcer o som e vai perdendo potencia, resultado, levei em uma assistência de minha confiança, e na ocasião ele me disse que o dissipador de calor do cubo não era suficiente para o mesmo, e por isto estava superaquecendo e queimando componentes. Por se tratar de uma caixa muito nova, Que era melhor falar na própria Staner. Então liguei na staner, mandei fotos para comprovar que a caixa tava zerada, muito nova mesmo, não tinha e não tem nenhuma marca de uso e só utilizo para tocar na igreja de 80 metros quadrado.

Após orientação da Stanner levei na autorizada, recomendada por eles em minha cidade. Como tinha alguns componentes queimados, foi autorizado pela Staner trocar toda a placa por uma nova,

Por incrível que pareça, passando pouco mais de 90 dias da garantia, a caixa voltou a dar o mesmo problema, levei em uma outra eletrônica, pra pegar uma outra opinião e um outro técnico me disse que a caixa tava superaquecendo, então voltei novamente na autorizada que fez o serviço anterior, e novamente... componentes queimados...

tive que pagar a manutenção quase 400 reais de manutenção, voltei acionar a Stanner que me disse que desta vez não ia poder me ajudar. Peguei a caixa e no segundo uso ela voltou a aquecer e apresentar perda de potencia e mudança no timbre.

Liguei para staner e me prometeram que iam retirar esta caixa em meu endereço para levar para a central da Staner para arrumar e ver se era problema de engenharia, mas ja se passaram mais de mês, ninguém me deu um parecer.

Não recomendo este modelo #B240Staner o dissipador fica a quem do que o modelo exige.

Fique no pé da Staner. Se eles já prometeram estudar seu caso mais a fundo, entre em contato novamente. É bom para você e para eles também.

Estranho que nenhuma eletrônica encontrou ainda a origem do problema, só os componentes queimados. O tipo de sintoma que você relata costuma ser problema na fonte de alimentação, não dissipador.
Precisa de alguém paciente e cuidadoso para estudar com calma o circuito. Tem algum problema escondido por aí...

Eu costumo dizer que qualquer equipamento está sujeiro a dar defeito, mesmo os mais conceituados. Pode ser alguma falha na montagem, lote de componentes com defeito, um monte de coisas… o mais importante é como o fabricante resolve seu problema depois da compra. Vamos ver como a Staner se sai nessa história.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

 Staner b 240 com defeito Empty Re: Staner b 240 com defeito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos