Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

+9
jairofa
Abidu
SILVIAO
GeTorres
Zubrycky
robson610542
allexcosta
subgrave
Maurício_Expressão
13 participantes

Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Ago 17, 2014 9:11 pm

Estou pensando em postar aqui aos poucos, dicas fundamentais para se saber se um baixo é falsificado. Existem alguns detalhes simples, mas que são fundamentais e impossíveis de serem falsificados. E é muitas vezes, através desses detalhes que eu acabo descobrindo se aquele baixo é ou não um Fender legítimo ou uma falsificação. Não sei se isso é um estímulo aos falsificantes para fazerem cópias e falsificações mais perfeitas, ou se é uma fonte de consulta para que todos possam saber se realmente é ou não falsificado aquele baixo que está à venda no ML e que poderia ser um sonho realizado ou um micado pesadelo financeiro.

Aqui vai a primeira dica, se focando nos potenciômetros.

Em Fender Jazz Bass ou Precision, americano e vintage, se você tirar a placa ou escudo e ver os potenciômetros, deve identificar em baixo relevo, feito por uma máquina de tipos, um número com 7 dígitos sempre. Se tiver mais algarismos ou menos, nos potenciômetros, ou ser for feito com tinta preta ou outra cor qualquer, tenha certeza que eles não são originais.

Portanto em Fender, Americano e Antigo. Sempre tem no potenciômetro um número em baixo relevo e ele sempre tem que ter 7 dígitos.

Sempre, eu disse sempre, esses números devem começar com 137 ou 304. Todos os Fender verdadeiros tem potenciômetros que começam com 137 ou 304. Se começar por qualquer número diferente desses, não é original.

Se o número começar com 137, significa que é um potenciômetro fabricado pela CTS. Se o número começar por 304 significa que o potenciômetro foi fabricado pela Stackpole. São os 2 únicos fornecedores de potenciômetros Fender Americanos Antigos.

Os próximos 2 dígitos, se referem ao ano em que o potenciômetro foi fabricado. E por fim os 2 últimos é a semana de fabricação. São 2 últimos dígitos que variam de 01 a 52.

Fazendo exercícios:

304-6520: significa que é um potenciômetro Stackpole de 1965 feito na semana 20 (aproximadamente de 12 a 16 de maio). Portanto se realmente o instrumento for Vintage e original, tem que ser um instrumento, cujo serial number seja próximo disso. Pode ser de 1965, 1966 ou no máximo 1967.

Se for um instrumento de 1975, pode ser fria... Nunca a Fender deixaria um pot por 10 anos no estoque.

Se pelo serial number, o instrumento for de 1972, mas o pot por de 2003, pode desconfiar, ou terá um instrumento com o pot não original.

Entenderam agora, porque um instrumento original vale muito mais que um instrumento restaurado? É que o instrumento original traz sempre várias características que permitem identificá-lo no tempo.

Outro exemplo:

1378305: significa que é um potenciômetro CTS de 1983 feito na 5ª Semana. Final de Janeiro ou início de Fevereiro.

A próxima dica pode ser tarraxas... Vamos ver. Pelo tipo da tarraxa, dá para saber qual o ano do baixo... Sabiam?
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por subgrave Dom Ago 17, 2014 9:43 pm

Considerando que instrumentos vintage em média possuem seus 30/40 anos de vida, e que não há trilha de pot que resista tanto tempo.

Então não é natural e até necessário haver a troca de potenciômetros?

E um potenciômetro tão antigo ainda funcionando não acabaria por ser um grande indicativo é de falsificação?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por allexcosta Dom Ago 17, 2014 9:53 pm

subgrave escreveu:Considerando que instrumentos vintage em média possuem seus 30/40 anos de vida, e que não há trilha de pot que resista tanto tempo.

Há sim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por robson610542 Dom Ago 17, 2014 10:05 pm

vivendo e aprendendo study affraid 
robson610542
robson610542
Membro

Mensagens : 97
Localização : espirito santo

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Zubrycky Dom Ago 17, 2014 10:13 pm

Belíssima iniciativa! claps
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18999
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por GeTorres Dom Ago 17, 2014 11:05 pm

Acompanhando para aprender!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por SILVIAO Dom Ago 17, 2014 11:07 pm

Sabe muito em MAuricio!!Obrigado por compartilhar!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Abidu Dom Ago 17, 2014 11:14 pm

Maurício, um Fender que esteja com os potenciômetros trocados não me parece ser um micado pesadelo financeiro ou uma falsificação. E não acho que deixe de ser um vintage por conta disso...
Um potenciômetro com 30,40 ou 50 anos de idade dificilmente irá funcionar em perfeito estado, e sem falar no jack.
Acho muito mais negócio trocar isso tudo por algum novo de qualidade do que ficar chiando no palco ou no estúdio.....mas não é por isso que o baixo virou falso, né?
Abidu
Abidu
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por jairofa Seg Ago 18, 2014 10:58 am

Normal trocar os potenciometros, nao?

vamos aguardar mais dicas!
Muito bom.
jairofa
jairofa
Membro

Mensagens : 81
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Raoni Passeto Seg Ago 18, 2014 12:16 pm

Muito bom! Acompanhando para aprender mais!

Raoni Passeto
Raoni Passeto
Membro

Mensagens : 42
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Mantovani Seg Ago 18, 2014 1:34 pm

Conhecimento é tudo!!
Mantovani
Mantovani
Membro

Mensagens : 20
Localização : Bariri

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Ago 18, 2014 3:45 pm

Será que um Fender Vintage falso não é um mico financeiro? Foi isso que disse.

Nunca disse que um Fender com potenciômetro trocado é um mico financeiro....

Outra coisa que disse foi que Fender original vale mais que Fender restaurado. Só isso...

Como pode um texto desse gerar tanto equívoco?
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Abidu Seg Ago 18, 2014 4:07 pm

Maurício,

Acho que foi só um problema de compreensão de texto....

A identificação destes dados do potenciômetros é legal independente de o baixo ser original, falso, mexido ou o que for. Taí uma ótima dica de conhecimento pra todos.

Associar um instrumento deste como falso, mico ou que não seja interessante é uma outra questão em que os radicais vintages cairão matando, mas que particularmente não vejo problema algum...
Abidu
Abidu
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 4:21 pm

Abidu escreveu:Maurício,

Acho que foi só um problema de compreensão de texto....

A identificação destes dados do potenciômetros é legal independente de o baixo ser original, falso, mexido ou o que for. Taí uma ótima dica de conhecimento pra todos.

Associar um instrumento deste como falso, mico ou que não seja interessante é uma outra questão em que os radicais vintages cairão matando, mas que particularmente não vejo problema algum...


Abidu, pelo amor de Odin...

Uma coisa falsa = uma coisa que não condiz com a realidade.
Se alguém declara que o Fender é original vintage, mas na verdade ele não é, LOGO ele fez uma afirmação FALSA.

Um instrumento Fender inteiramente vintage e original custa 400% mais caro do que um Fender vintage reformado.
Ninguém está entrando no mérito de gostar do instrumento, ou se o instrumento é ruim, ou que é melhor manter original do que reformar...

O Maurício está mostrando COMO IDENTIFICAR os ladrões (na verdade, estelionatários! O que, pra mim, dá no mesmo!), que se valem de afirmações FALSAS e peças FALSAS pra ganhar mais dinheiro de incautos.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por ct.colela Seg Ago 18, 2014 4:30 pm

Maurício suas informações sobre os seriais e detalhes dos pots que ajudariam a identificar se o baixo era de tal época de fabricação é muito valiosa

Maurício_Expressão escreveu:
Se for um instrumento de 1975, pode ser fria... Nunca a Fender deixaria um pot por 10 anos no estoque.
O pessoal só não concordou com o detalhe de que seria uma fria comprar um instrumento antigo com os pots não originais


Maurício_Expressão escreveu:
Se pelo serial number, o instrumento for de 1972, mas o pot por de 2003, pode desconfiar, ou terá um instrumento com o pot não original.
Alguem em 1982 possa por ventura ter trocado o pot de um bass de 1072 e nem por isso o baixo deixa de ser o que ele é
Tudo bem que existem pessoas que querem tudo original ,mas tem que haver um limite lógico nisso
se for um enfeite ou artigo de coleção eu ate entendo,mas se for um instrumento para uso,não tem como manter algumas peças por tantos anos,sempre  aparecera uma peça a ser substituida
Uns tempos atras apareceu um jazz todo ralado e com tudo enferrujado,detalhe era baixo de uso e não de coleção,os parafusos do escudo tão enferrujados a ponto de não poderem ser removidos com a chave philips,os parafusos dos carrinhos o mesmo,o que era mais agravante nisso eram os polos do cap,que pareciam ter emergido das profundezas do titanic,o dono por sua vez queria regular e que não removesse a ferrugem ou trocasse nada,eu falei primeiro não da para regular com os parafusos dos carrinhos travados e segundo voce esta tão fissurado nessa loucura de ter tudo original,que vai acabar perdendo os pickups,depois de mostrar a burrada que ele estava fazendo ,ele concordou que eu removesse a ferrugem dos polos do cap e a troca dos parafusos dos carrinhos da ponte
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 4:33 pm

As pessoas custam a entender que um Fender Vintage Original é uma commodity.
E como tal, perde valor se tem alteração.

Isso é mercado. E não gosto pessoal...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por ct.colela Seg Ago 18, 2014 4:38 pm

Caquinho se eu te oferecer um fender 1972 e falar que é original....... é porque ele é um fender feito pela fender em 1972 ,e vai custar o preço de um vintage
agora se eu trocar um pot desse mesmo fender 1972 porque não funcionava mais,eu vou te vender e falar olha esse baixo é original,agora porque troquei o potenciometro ou troquei o jack um jack o baixo deixou de ser um fender vintage??????

ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 4:39 pm

ct.colela escreveu:Caquinho se eu te oferecer um fender  1972 e falar que é original....... é porque ele é um fender feito pela fender em 1972 ,e vai custar o preço de um vintage
agora se eu trocar um pot desse mesmo fender 1972 porque não funcionava mais,eu vou te vender e falar olha esse baixo  é original,agora porque troquei o potenciometro ou troquei o jack um jack o baixo deixou de ser um fender vintage??????


Não, mas deixou de ser um Vintage ORIGINAL! (Lembre que o meu "original" diz respeito a cada peça do baixo)

A raridade é bem menor.. e raridade = $$$$
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 4:47 pm

Imagine o seguinte: eu sou um ricão colecionador de máquinas de escrever, ok?

Aí você, dono de uma máquina de escrever do séc. XIX coloca a sua máquina a venda. Com um pequeno detalhe: ao longo dos anos, o teclado da máquina começou a travar, e você optou por trocá-lo.

CONCLUSÕES:
1) Sua máquina de escrever não vai ser uma falsificação, mas não é uma máquina vintage inteiramente original;
2) Muito provavelmente, sua máquina vai funcionar melhor do que alguma outra que ainda contenha o teclado original; Ou não; Aqui, depende do que se queira. Vai ver quem está buscando a máquina antiga esteja querendo JUSTAMENTE aquele ruído que o teclado antigo (e mais fraco) fazia.
3) Sua máquina vai valer BEM MENOS $$$$ do que uma máquina 100% ORIGINAL.

Agora, faça a analogia.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Abidu Seg Ago 18, 2014 4:51 pm

Pelo amor de Odin foi legal....rss....

CaQuinho, numa alteração de troca de captador, por exemplo, eu concordo com o que você mencionou.

Na minha humilde opinião, e desculpe se for diferente da sua, mas um baixo de 30, 40 ou 50 anos que teve os potenciômetros trocados continuará sendo um vintage original, porém com os potenciômetros trocados.

Simples, só isso....
Abidu
Abidu
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 4:55 pm

Sem problemas, não precisa pedir desculpas. Isso é um debate tranquilo... Só estou tentando entender melhor seu ponto de vista.

Se eu coloco um baixo que nunca teve nem um pot alterado ao lado de outro, do mesmo ano, que teve mudança de pot, qual é o "mais original" dos 2? Ou você entende que ambos são igualmente 100% originais?
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por ct.colela Seg Ago 18, 2014 5:02 pm

Caquinho dois baixos de fabricação sei lá 1968 um com tudo original e outro com os pots trocados terão o mesmo valor de venda
Voce acha que um vai custar 25 mil dilmas e outro 10 mil só porque os pots foram trocados??????
bobagem........ o abidu citou um fato importante a troca dos caps ai sim eu consideraria um desvalorização justa,mas um pot ou um jack ,não justifica
Ai vai de cada pessoa, no meu caso considero um instrumento na hora da compra pelo corpo, braço,pintura, cap e dependendo do modelo a ponte,se o resto foi trocado ,como tarraxas escudo parafusos para mim não importa,pois sei que o que define o som do instrumento esta nesses detalhes que citei
eu compro instrumentos pelo som que quero tirar, e não por sua originalidade
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por CaQuinhO Seg Ago 18, 2014 5:07 pm

ct.colela escreveu:eu compro instrumentos pelo som que quero tirar, e não por sua originalidade

Aí é que está...

Existe um mercado relativamente grande de gente cheia da grana que compra determinado produto pela RARIDADE.
E quão mais raro é um contrabaixo com 50 anos de idade que nunca sofreu alteração nenhuma? Isso vale muito dinheiro.

E não sou eu quem está dizendo isso... Eu até concordo com vocês, em vários pontos. Mas um fato é um fato.
Aquele que é 100% original vai valer mais.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por subgrave Seg Ago 18, 2014 5:55 pm

[quote="CaQuinhO"]
Abidu escreveu:
Um instrumento Fender inteiramente vintage e original custa 400% mais caro do que um Fender vintage reformado.

Troca de potenciômetro é mera manutenção, mais ou menos como que trocar cordas, é só um componente eletrônico barato, não deveria ser confundida com reforma. Daqui a pouco vão estar querendo até as cordas ainda originais nos instrumentos vintage...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por allexcosta Seg Ago 18, 2014 6:18 pm

100% original tem mais valor sim, e é condição para ser chamado de "time machine", que são os mais caros.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Ago 18, 2014 9:25 pm

Quando criei esse tópico, minha ideia era fazer uma grande série de tópicos mostrando todos os detalhes originais de baixos Fender ao longo dos anos.

Comecei com potenciômetro pois respondi um e-mail sobre esse assunto nesse final de semana. Ví que mesmo em site gringos, não tem um local para pesquisar como são as tarraxas ao longo dos anos dos baixos modelos Precision e Jazz Bass.

De guitarras existem informações, mas de baixo não. E tinha certeza que neste fórum eu poderia fazer isso. Afinal tenho livros e gosto do assunto.

Assim todos poderiam ver uma foto de um baixo americano até 2.000 e saber se realmente esse baixo era ou não do ano e se era ou não verdadeiro ou falsificação.

Dai vem um monte de gente e faz uma baita confusão...

"O pessoal só não concordou com o detalhe de que seria uma fria comprar um instrumento antigo com os pots não originais". Nunca disse isso. Isso é uma baita sacanagem. Usa-se uma frase solta fora de contexto para dizer que eu falei algo totalmente sem sentido e coerência.

Ontem fiquei até as 23h pesquisando fotos na internet para mostrar como são as tarraxas dos jazz bass desde 1960, até 2.000.

Dai estava imaginando como incluir os precision para não ficar repetitivo o tópico... Depois a intenção era falar sobre os logos, os escudos, as escalas...

Mas já percebi que isso vai dar merd...

Bom já deletei tudo que tinha pesquisado sobre tarraxas e estou trancando a merd... deste tópico.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage Empty Re: Como descobrir pelo potenciômetro se o baixo é realmente Fender vintage

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos