Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

+5
Paulo Penna
renatogaragerock
Kobeh
gsfteodoro
ffc4852
9 participantes

Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por ffc4852 Seg Ago 11, 2014 2:11 pm

Pessoal,

Recentemente fiz um projeto com o luthier Daniel Japeta aqui de SP, baseado no baixo Rickenbacker 4001V63, modelo muito reconhecido por ser usado pelo Chris Squire, baixista do Yes.

Motivação: Sou entusiasta de instrumentos com visual e pegada vintage e também da luthieria nacional, na qual acho capaz de competir com qualquer país no mundo.

Sempre quis um Rick no meu set, e os modelos e baixos da marca que passaram em minhas mãos não tinham exatamente o que eu procurava, principalmente no valor praticado no BR. Ví pelos tópicos do Renato GarageRock aqui no fórum a qualidade final do trabalho do Daniel, e decidi investir no baixo.

Projeto: O Daniel, até onde sei, apenas fabrica modelos vintage, tendo como especialidade as réplicas dos Ricks. Basicamente ele faz o 4003 e 4001, tendo o modelo simples e réplica. O meu é o modelo simples.

O que muda: O braço é colado e algumas medidas diferem do original, podendo ser customizadas.

Pré e pós venda: O Daniel é um pouco difícil de ser contactado. Peguei os contatos com o pessoal aqui do fórum, mas demorei pelo menos uns 4-5 meses para começar a conversar sobre o projeto. Depois disso, tudo correu bem.

Ele é muito solícito e tirou todas as minhas dúvidas quanto ao projeto e pagamento. Detalhe que ele não fica 100% do tempo na oficina e não pega muitos projetos ao mesmo tempo. Pelo que entendi, ele trabalha sozinho, apenas passando algumas etapas de pintura para outra pessoa ajudar.

Durante a execução do projeto ele me retornava sempre, me passando um status e previsões sobre o término da construção. Inicialmente, o prazo era 3-4 meses, mas terminou demorando 8 meses para a entrega 100% finalizado. Sobre esse atraso não vejo grandes problemas, uma vez que fui informado com antecedência e concordei em continuar o projeto, mesmo que o prazo estourasse bem.

Uma das coisas que sempre vejo com luthier aqui no BR é o prazo passar do combinado. Mas acho que as conversas devem ser sempre transparentes e realistas. No meu projeto, esse foi um dos pontos positivos, não impactando nada na minha análise final.

O pós venda foi excelente. O Daniel trouxe o baixo na minha casa uma semana antes da entrega, para eu avaliar se existia algum ponto que não concordaria ou ajuste que gostaria que ficasse diferente no baixo.

Análise do instrumento: Durante a construção, gerei um tópico aqui no fórum sobre meu projeto, disposto a ouvir opiniões e dicas: Tópico

Minha principal dúvida era quanto a cor do baixo. Cheguei a pensar em várias clássicas da Rickenbacker, e acabei optando pela Autumn Glo. No resultado final, o baixo veio com uma cor um pouco diferente da que tinha pensado, mas bem melhor do que eu imaginava. O Daniel foi muito cuidadoso com os detalhes e finalização da construçao.

Acabamento: Nenhum ponto a ressaltar. Tudo muito bem acabado, com cortes e encaixes bem precisos. Burst da pintura perfeito, sem nenhum detalhe que possa pontuar. Um ponto interessante foi a madrepérola usada nas marcações, que puxam para um dourado, dando um ar bem vintage.

Captação: Par de malagoli, que o Daniel customiza para ficar nos moldes do Rick 4001. Pedi para ele um baixo com a resposta mais suave, bem aveludada, pois já tenho o Stellfner com pegada mais agressiva e muita saída. Não queria 2 baixos que soassem muito parecidos. Também fiquei satisfeito neste ponto. Foi entregue exatamente o que eu havia pensado. Modelos: Toast top no braço e horseshoe na ponte.

Hardware: Tarraxas tipo jazz bass genéricas, bem construídas e que seguram tranquilamente a afinação. Os outros hardwares são todos feitos pelo Daniel. Covers muito bem feitos e fieis ao original.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por ffc4852 Seg Ago 11, 2014 2:16 pm

Fotos Rick original:

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta 97rickenbacker4001_CS

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta 9k=

Cor que eu tinha pensado:

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta 11udsuh



Fotos RickCarvalho:

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4646

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4647

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4644

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4648

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4653

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4650

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4649

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta IMG_4835
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por ffc4852 Seg Ago 11, 2014 2:17 pm

Vídeos:



ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por ffc4852 Seg Ago 11, 2014 2:24 pm

Amostras de som:

Gravadas diretamente na interface Tascam DP-008 EX, sem adição de eq e efeitos.

Todas as gravações seguem a mesma linhas:

1a parte - captador do braço
2a parte - 2 captadores
3a parte - captador da ponte

Come Together:

<iframe width="55%" height="100" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/162690576&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>

Slap:

<iframe width="55%" height="100" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/162691075&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>


Condução:

<iframe width="55%" height="100" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/162691187&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por gsfteodoro Seg Ago 11, 2014 4:34 pm

Esse baixo é lindo.
Eu não curto o som desse estilo mas a ergonomia e a beleza desse baixo é sensacional.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por Kobeh Seg Ago 11, 2014 4:40 pm

Lindão esse baixo! Realmente ele tem um som mais suave e com bastante personalidade, mas ainda dá pra sentir q é um rick...

Esse já deve ser o terceiro review q vejo de um baixo desse luthier. Tô começando a pensar em encomendar um pra mim no próximo ano. O valor q ele cobrou é bem em conta em relação há um rick original?
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por ffc4852 Seg Ago 11, 2014 4:48 pm

Kobeh escreveu:Lindão esse baixo! Realmente ele tem um som mais suave e com bastante personalidade, mas ainda dá pra sentir q é um rick...

Esse já deve ser o terceiro review q vejo de um baixo desse luthier. Tô começando a pensar em encomendar um pra mim no próximo ano. O valor q ele cobrou é bem em conta em relação há um rick original?

Opa..vale a pena...o $$ dá em torno de 1/3 do valor do rick 4003 aqui no BR. O 4001v63 nunca ví vendendo por aqui.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por Kobeh Seg Ago 11, 2014 5:03 pm

ffc4852 escreveu:
Kobeh escreveu:Lindão esse baixo! Realmente ele tem um som mais suave e com bastante personalidade, mas ainda dá pra sentir q é um rick...

Esse já deve ser o terceiro review q vejo de um baixo desse luthier. Tô começando a pensar em encomendar um pra mim no próximo ano. O valor q ele cobrou é bem em conta em relação há um rick original?

Opa..vale a pena...o $$ dá em torno de 1/3 do valor do rick 4003 aqui no BR. O 4001v63 nunca ví vendendo por aqui.

Eitá... Esse valor tá ótimo, levando em conta q tem gente q paga isso naquelas falsificações chinesas do mercado livre ou num gianini caindo aos pedaços...rs...

Já vou começar a pesquisar pra botar esse projeto em prática ano q vem.

E mais uma vez parabéns por esse baixo e pro Daniel Japeta pelo trabalho!
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por renatogaragerock Seg Ago 11, 2014 8:26 pm

Muito legal ver o instrumento pronto, e mais legal ainda poder ouví-lo!

Gostei do timbre, que me lembrou bem os rickenbackers dos anos 60 (muito usados em gravações de rock britânico), e aparentemente bem fiel aos "horseshoes".

Parabéns mesmo pela aquisição!
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por Paulo Penna Seg Ago 11, 2014 8:29 pm

lindo e com som muito bom, bem parecido com o do rickembacker.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por refuse / resist Ter Ago 12, 2014 12:03 am

Ficou muito bacana, parabéns! Wink
refuse / resist
refuse / resist
Membro

Mensagens : 561
Localização : Velho Continente

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por afonsodecampos Ter Ago 12, 2014 9:00 am

Muito bom o resultado visual + som, você e o Japeta estão de parabéns!
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por alexandre.leindecker.9 Ter Ago 12, 2014 9:07 pm

alguém sabe o telefone ou endereço desse luthier?
alexandre.leindecker.9
alexandre.leindecker.9
Membro

Mensagens : 5
Localização : Humaitá

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por Leandro Jeronimo Qua Ago 13, 2014 9:46 am

Meus parabéns, o baixo ficou lindo e com belo som, bem aveludado, vintage mesmo !!!

 claps 
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por alexandre.leindecker.9 Qua Ago 13, 2014 11:06 pm

Kobeh escreveu:
ffc4852 escreveu:
Kobeh escreveu:Lindão esse baixo! Realmente ele tem um som mais suave e com bastante personalidade, mas ainda dá pra sentir q é um rick...

Esse já deve ser o terceiro review q vejo de um baixo desse luthier. Tô começando a pensar em encomendar um pra mim no próximo ano. O valor q ele cobrou é bem em conta em relação há um rick original?

Opa..vale a pena...o $$ dá em torno de 1/3 do valor do rick 4003 aqui no BR. O 4001v63 nunca ví vendendo por aqui.

Eitá... Esse valor tá ótimo, levando em conta q tem gente q paga isso naquelas falsificações chinesas do mercado livre ou num gianini caindo aos pedaços...rs...

Já vou começar a pesquisar pra botar esse projeto em prática ano q vem.

E mais uma vez parabéns por esse baixo e pro Daniel Japeta pelo trabalho!






Kobeh, que tal fazermos juntos? só estou procurando o Japeta...
alexandre.leindecker.9
alexandre.leindecker.9
Membro

Mensagens : 5
Localização : Humaitá

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por afonsodecampos Dom Set 28, 2014 5:49 pm

Cara, você poderia falar mais sobre essa captação Malagoli, tipo custo e demais características? O Japeta alterou algo nos captadores ou apenas moldou as bobinas nas capas?

É que vou finalmente começar a mexer no meu segundo Giannini RK, gostei muito do som do seu baixo e gostaria de ver se compensa em relação aos da Stellfner.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por renatogaragerock Seg Set 29, 2014 12:38 pm

No meu 4005, os captadores são Stellfner, e foi apenas adaptado o sistema de bobinas e fiação a um novo formato externo (capas).

afonsodecampos escreveu:Cara, você poderia falar mais sobre essa captação Malagoli, tipo custo e demais características? O Japeta alterou algo nos captadores ou apenas moldou as bobinas nas capas?

É que vou finalmente começar a mexer no meu segundo Giannini RK, gostei muito do som do seu baixo e gostaria de ver se compensa em relação aos da Stellfner.
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por afonsodecampos Seg Set 29, 2014 12:50 pm

Eu lembro bem do seu Renato, um dos mais lindos que já vi. O meu tem um cap Stellfner no braço (Stellbass soft) e um Rickenbacker na ponte.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta Empty Re: Review - Projeto RickCarvalho 4001V63 Luthier Daniel Japeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos