Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

+5
leandrohr
Breno_Barnabe
Christian
allexcosta
andre.martins.50159836
9 participantes

Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por andre.martins.50159836 Qua Jun 11, 2014 12:02 pm

Fala, povo do Contrabaixo BR.

Primeiramente, obrigado pelo fórum existir. Me sinto parte de uma família baixomaníaca agora  Very Happy 

Gostaria que alguem sanasse minha dúvida.

Eu sou contrabaixista iniciante/intermediário e possuo em casa um Squier Vintage Modified Jazz Bass®️ '70s de 5 cordas, que uso para apresentações e treino em casa também. Um dia desses la na igreja, peguei um desses baixos de iniciante de 4 cordas que é bem baratinho e o som é uma b...., mas acabei me surpreendendo.

Tive muito mais facilidade em tocar mais rápido com o baixo de 4 cordas do que com o de 5 cordas da Squier, apesar de o som do Squier ser infinitamente superior. Senti que as cordas estavam mais leves e, por isso, conseguia tocar as notas mais rapidamente e com mais precisão, sem "arranhar" o som.


Eu gostaria de saber se eu mudar o meu Squier para um do mesmo modelo, mas para um de 4 cordas, vou ter mais facilidade na hora de tocar mais rápido, sim ou não? Ou será que eu resolvo esse problema trocando de acordoamento?

Já de início. Obrigado.

Abraços
andre.martins.50159836
andre.martins.50159836
Membro

Mensagens : 3
Localização : Nova Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por allexcosta Qua Jun 11, 2014 12:07 pm

É impossível responder algum dos seus questionamentos, mas tenta uma regulagem primeiro.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por Christian Qua Jun 11, 2014 12:41 pm

Comigo já vi que o negocio são as 4 cordas mesmo, já tentei os de 5 ou 6 mas vi que minhas mãos se comportam melhor nas 4 cordas, sinto mais facilidade em digitações e velocidade não sei se é coisa da minha cabeça mas funciona. Agora se você necessita da 5ª corda e tiver afim de optar por um baixo de 4 cordas use com afinação BEAD, mas regulagens faz milagres.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Jun 11, 2014 1:52 pm

Nunca tive um baixo de 5 cordas, os que toquei foram nos encontros do Forum, então nunca realmente tive tempo de me adaptar com um, por isso minha tendencia natural pelos 4 cordas.

Porém, eu acredito no mesmo que o Allex falou, a regulagem pode estar ruim e te atrapalhando.

Curiosidade, qual era esse baixo de 4 cordas q vc tocou?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por leandrohr Qua Jun 11, 2014 2:15 pm

Tenho esse baixo na versão 4 cordas e também sou iniciante. Quando comprei-o levei a um luthier que deixou a desejar, dizendo que o instrumento trastejava por ser novo e os trastes estarem "brilhantes". Perguntei ao pessoal aqui do fórum e me aconselharam a procurar outro profissional.

Como estou sem tempo para tocar, o baixo continua mal regulado e com cordas velhas. Testei outros instrumentos numa loja e também senti maior facilidade ao tocar.

Acredito que o problema não ocorre por ser 4 ou 5 cordas, e sim por estar desregulado e necessitar de um novo encordoamento.

Veja esse vídeo, de um usuário do fórum: https://www.youtube.com/watch?v=616RZyAwEy0

Abraços! Very Happy

leandrohr
leandrohr
Membro

Mensagens : 29
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por Marcondes_ Qua Jun 11, 2014 3:45 pm

A diferença também pode estar no espaçamento das cordas, tamanho de escala.. etc etc.. fora, a questão de um baixo bem reguladinho! Pelo que entendi, ele tocou em baixos de modelos diferentes..
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por Kobeh Qua Jun 11, 2014 4:07 pm

Tudo é possível... Meu amigo tem um Jennifer q tem o som podre e acabamento horroroso, mas q é tão confortável quanto o meu SX.
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por andre.martins.50159836 Qua Jun 11, 2014 6:59 pm

EU tava vendo alguns videos no youtube do mesmo baixo, de 4 e 5 cordas e percebi que em todo video vejo a mesma caracteristica do som.

Parece que a corda vibra em cima da traste fazendo um trrrrrrrr chatinho. Isso deve ser pq a tensao da corda eh alta.

Se mudarmos a marca da corda, conseguimos melhorar o som produzido pelo baixo?
andre.martins.50159836
andre.martins.50159836
Membro

Mensagens : 3
Localização : Nova Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por allexcosta Qua Jun 11, 2014 7:04 pm

Corda round regulada baixa (ou até média) termina dando barulho de traste mesmo. Talvez você queira outro tipo de corda.

Há muiiiiiiiiiiitaaaaaaaaaaaaaa coisa no fórum sobre isso. Use a busca.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por edsonbrjr Qua Jun 11, 2014 8:11 pm

Esse barulho é regulagem. Leva seu baixo em bom luthier e pede pra dar uma boa regulada. Meus baixos todos eu regulei dando esse pequeno barulho de trastejo, deixo as cordas sempre bem baixas, é questão de gosto. Em relação à velocidade e facilidade em tocar, provavelmente é pela distância das cordas, menos espaço no de 5, e escala.
Alguns dos grandes solistas usam baixo de 6 cordas, e não perde em velocidade.
Desde 97 eu só uso baixo de 5 cordas, gosto de tirar um grave no B. Mas isso tudo é questão de gosto, amanhã posso estar tocando em um de 4 cordas. O importante é tirar um bom som e se sentir confortável!
edsonbrjr
edsonbrjr
Membro

Mensagens : 119
Localização : Catalão-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por andre.martins.50159836 Qui Jun 12, 2014 12:38 am

Po, gente. Muito obrigado mesmo. Vou cacar um bom luthier aqui por onde eu moro (Nova Iguacu/RJ). Abracos.
andre.martins.50159836
andre.martins.50159836
Membro

Mensagens : 3
Localização : Nova Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por NeyBass Qui Jun 12, 2014 8:05 am

esse barulho de corda no traste é o que dá o charme ao jazz bass.....rsrsr
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.- Empty Re: Squier Vintage Modified Jazz Bass® '70s Diferença entre 5 e 4 cordas.-

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos