Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Essência original - Trabalho de resgate.

+29
Edu Fettermann
Cayo Castro
emachado
André Souza
Tarcísio Caetano
Samu
Tonante
B3ck1m2n
Cantão
LuCaSbass
arthur.farias.96
TheHenriq
carimbass
GeTorres
dudamir
JORGE BATALHA
siodoni
rafael.buzzi.andrade
fheliojr
Maurício_Expressão
Christian
dibass
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Hamilton Lima
DenisLM
pedrohenrique.astronauta
Fernando Zadá
Claudio
33 participantes

Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Claudio Sex maio 16, 2014 3:37 pm

Em 23 Junho de 2008, quando criei a estrutura base do Contrabaixo BR e chamei o Allex para administrá-lo comigo, nós tínhamos em mente uma idéia original, para fazer um Fórum num formato diferente de tudo aquilo que já havíamos visto, e sem dúvidas consideramos muito todos os fatos que nos levaram à dissidência do Fórum que frequentávamos naquela época.

Nosso desejo era criar um Fórum exclusivo para Contrabaixo, e que fosse administrado e moderado por baixistas, e não por pessoas que não tinham nenhuma ligação com o instrumento, e sequer com o meio musical. A idéia era fazer com que administradores e moderadores estivessem sempre juntos com os usuários, interagindo e participando do dia-a-dia do Fórum também como usuários, e não como seres intocáveis, inacessíveis, de difícil compreensão.

Para alcançar esse objetivo (que era um dos principais), criamos uma área exclusiva para que os usuários pudesses se reportar diretamente à moderação, algo que até então era inédito em Fóruns. Participo até hoje de Fóruns em que mal se conhece o nome de quem administra. Mas aqui, no Contrabaixo BR, vocês nos conhecem bem, e sabem como chegar até nós, por MP, e-mail, telefone, facebook, zapzap, viber  e etc. Já até recebi usuários no meu próprio local de trabalho.

Até meados do primeiro encontro nacional nós tínhamos a certeza de que o Fórum era um modelo de sucesso, e a empolgação com o resultado do primeiro encontro nacional e a consolidação do termo "Família Contrabaixo BR", fez com que aumentasse muito a vontade de levar o Fórum para um outro patamar, para conquistas maiores, para produção de eventos, para parcerias comerciais que pudessem viabilizar os projetos, sorteios frequentes, transformar o Contrabaixo BR em uma marca, e tudo isso pensando nos benefícios para nossos usuários.

Só que nessa empolgação, nós (mais precisamente eu) não estava percebendo que ao longo desse processo de transformação do Fórum, a essência original estava sendo perdida. Foi necessário criar um conjunto bem rígido de regras, e passar a tomar medidas as quais nós mesmos criticávamos quando estávamos no outro Fórum. Com o passar do tempo, vimos que vários projetos não deram certo, várias tentativas de parcerias foram frustradas, não conseguimos colocar em pratica quase nada do que gostaríamos, e a cereja desse bolo desastrado foi o segundo encontro nacional. Desde aquele dia , quando retornei de São Paulo pro Rio, passei a viajem toda tentando ver o que estava acontecendo de errado.

Mas a pior de todas as constatações, foi perceber que estávamos perdendo bons usuários, pessoas com alto grau de colaboração técnica que simplesmente começaram a perder o interesse no Fórum. O Contrabaixo BR passou a ficar sisudo demais, patrulhado demais, militarizado, deixou de ser "engraçado", quisemos elevar o nível "intelectual" do Fórum a um ponto em que usuários novatos se sentiam desconfortáveis... começamos a praticar aqui tudo aquilo que criticávamos no outro Fórum.

Ao perceber isso, tive uma conversa com o Allex, onde chegamos a seguinte conclusão: "O Fórum Contrabaixo BR é só um Fórum, e é assim que deve ser". Dessa forma, vamos começar a trabalhar para resgatar a essência, a idéia original do FCBR, e isso vale inclusive para aqueles que quiserem retornar, seus cadastros serão reativados em breve!

Em geral, antes de fazer um comunicado, costumo conversar antes com os moderadores e mandar o texto pro Allex dar uma revisada. Mas dessa vez não fiz nada disso, os moderadores estão sabendo agora, através desse texto. O Allex sabia que eu ia escrever algo, mas não leu nada antes. Fiz isso porque eu não queria escrever um texto "técnico", queria escrever com o coração, da mesma forma como fiz em 23 de junho de 2008. Fiz isso porque todas as vezes que acesso o Fórum, eu o faço como usuário, e também não estava curtindo mais o que estava vendo, até pra mim o Fórum estava meio chato!

Algumas mudanças já começaram, e daqui pra frente vocês vão perceber outras. Não quero dizer com isso que o Fórum vai deixar de ser moderado ou que vá virar bagunça... Mas com certeza a forma de moderar vai mudar bastante.

E, para encerrar esse longo texto Zubryskyano, quero deixar uma frase que me foi dita aqui no Fórum pelo Baixista Dunga:

"Errar faz parte do ser humano, mas reconhecer o erro é sinal de caráter".

Estamos juntos!

Grande abraço a todos.

Cláudio.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 16, 2014 3:44 pm

Bacana Claudio.
Tô contigo. Sabe que eu sou um dos mais chatos e critiquei bastante esse excesso de regras.
Uma coisa que acho curiosa é que temos muitos off topics hoje em dia, um pouco acima do que eu jamais imaginaria num fórum de contrabaixo e apesar de ser legal por um lado vejo que alguns atritos surgem muitas vezes nessas discussões off música.
Grande atitude!
 claps 
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex maio 16, 2014 3:51 pm

Cláudio, Cláudio! Estou meio sem palavras. A sensação que veio em meu interior é indecifrável, porém só lembro de ter sentido algo igual ao testemunhar feitos grandiosos. Acho que existem diversas formas de se obter respeito. Eu já o respeitava mesmo sem o conhecer pessoalmente. Depois desse post o respeito mais ainda. Um abraço!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por DenisLM Sex maio 16, 2014 5:21 pm

esse fórum tá ficando gigante, com milhares de usuários.
os antigos não postam pois foram banidos por besteira ou acham que o forum ficou muito sizudo e chato.
os mais novos tem medo de postar ou se postam uma coisa fora já vem com ameaça de banimento e tal...
por outro lado é importante uma organização e limites. difícil é achar o ponto certo.

eu mesmo passei um bom tempo longe e fecho meus olhos pra esse excesso de regras que rola aqui.

uma reforma é sempre bem vinda! espero que com isso o fórum continue crescendo mas mais unido.

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Hamilton Lima Sex maio 16, 2014 5:36 pm

Massa!
Me inscrevi no forum faz pouco tempo. Com esse seu recado, Claudio, já me sinto mais à vontade para ser menos observador e mais participante. Mais à vontade para fazer perguntas. Mais à vontade.

Tenho aulas com o Claudio Machado via skype, estou estudando bastante para me tornar um bom musico como você e outros grandes baixistas aqui do forum.. comprei equipamentos e passei a estudar com mais afinco a partir do que li e testemunhei aqui, desde que me inscrevi.

Nunca interagi com o CM por aqui, apesar de que ele é usuário, ou foi... acho que ate agora enxerguei o forum mais como um espaço útil (tipo uma sala na qual as coisas estão guardadas e você vai lá de vez em quando pra pegar o que precisa e sai), em meio ao emaranhado da internet, e menos como espaço de convivência virtual e diálogo - embora algumas vezes tenha tentado transformá-lo neste. Mas, de repente, isso tem a ver também com o fato de que não conheço ninguém pessoalmente e tenha tido alguma dificuldade pra me enturmar.. sei lá

Noto que há uma diversidade incrível de usuários. Diversidade em todos os sentidos, para além das questões relacionadas à maturidade técnica e experiência musical.

E, além daqueles que perderam o interesse, acho que muitos estão só observando, de longe...

Mas você acaba de fazer um chamado.

Valeu Claudio!

Hamilton Lima
Membro

Mensagens : 48
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Sex maio 16, 2014 6:41 pm

DenisLM escreveu:difícil é achar o ponto certo.

Ô se é...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex maio 16, 2014 7:01 pm

Apoio tudo o que o Claudio escreveu (e o Allex também); mas não vejo tantos "problemas" assim...
Enfim, talvez por ser de minha natureza não me indispor (facilmente) com ninguém, nem entrar em discussões que não me dizem respeito.
Um grande abraço à todos!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por dibass Sex maio 16, 2014 7:21 pm

Gostei da atitude Claudiao e do texto apesar de nao postar muito frequento aqui a bastante tempo e o clima antes era melhor
mas com certeza vai melhorar agora
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Christian Sex maio 16, 2014 8:43 pm

recente tivemos muitos embates entre novatos, moderadores e membros mais velhos, recente tivemos discussões em outros fóruns sobre o nosso, e vejo que algumas coisas tem de mudar não só por parte dos moderadores mas de muitos usuários, lendo em outros lugares o pessoal falando que moderadores se acham que ninguém respeita usuário novo e o que não entendo também é que podemos ter 10000 usuários cadastrados mas somente uns 300 participam assiduamente, achei a ideia do Claudio sensacional, agora que a linha entre retornar o Fórum antigo e um Simples FCC será bem tênue sei que os moderadores terão que se segurar e ter digamos que um trabalho melhor para acompanhar as coisas, boa sorte a todos nos.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 16, 2014 9:39 pm

É... esse fórum estava mesmo chato. Vamos ver se esse bando de moderas se tocam!!! Hehehehe.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por fheliojr Sáb maio 17, 2014 3:39 pm

claudiao, muito bom se fazer esta reflexão, mas este fórum continua tendo alta qualidade, por isso não há motivos p/ "desempolgações".

não acho q as regras daqui sejam um problema, pelo contrário. o q pode ter ocorrido é q os moderadores/administradores daqui passaram a se divertir menos com este fórum e ter uma postura um pouco mais "profissional", o q gerou um certo clima de sisudez, na minha opinião.

o q me incomodou muito, neste meio tempo, foi a perda de grandes usuários/amigos q tivemos.. o nando (q voltou, mas mais comedido), o lucasbass e o sá (q têm postado muito pouco), o neto ultra, o yngwie, a rffan, o nukebass (q, além de muito engraçado, contribuía muito conosco), o korg...


Fernando Zadá escreveu:...apesar de ser legal por um lado vejo que alguns atritos surgem muitas vezes nessas discussões off música...

ao meu ver, isto se dá por falta de maturidade de se saber respeitar a opinião de outrem.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sáb maio 17, 2014 3:47 pm

^ Embora eu seja mais da turma do Bertola, acho excelente quando vejo alguém tentando "se puxar" e refazer a rota de uma caminho que julga errado.

Parabéns!
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por siodoni Sáb maio 17, 2014 9:00 pm

Claudião você é f*** mesmo!
Concordo com tudo que disse. Por mim essa mudaça só vem a melhorar mais ainda esse excelente espaço.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por JORGE BATALHA Sáb maio 17, 2014 9:43 pm

Confesso que fiquei feliz com esse tópico , eu apesar de ter um cadastro novo aqui acompanho o FCBR desde 2009 .
O que eu sentia ultimamente realmente era um ar de superioridade dos mais antigos o que as vezes acaba atrapalhando a inserção dos mais novos.
Claro que o diferencial do FCBR é o nível técnico altíssimo mas não podemos nos esquecer é que todos nós nascemos pelados banguelos e carecas , e as vezes vale a pena relevar uma besteira dita e  mostrar o caminho certo , do que reprimir e espantar alguém que lá na frente possa ser de extrema importância.

Parabenizo o Claudio pela nobre atitude e convido a todos que assim como eu era apenas visitante a entrar e participar do melhor fórum de contrabaixo da América latina.  

 cheers cheers cheers
JORGE BATALHA
JORGE BATALHA
Membro

Mensagens : 338
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por dudamir Seg maio 19, 2014 11:45 am

Muito bom Claudio, vocês acertaram na mosca na análise do problema. Agora é tentar resolver, eu gostei das mudanças, mas como já disseram o duro é chegar no ponto certo. Mas o importante é continuar tentando.

Eu, que tento fazer as coisas certinhas e tal, já tinha tomado tanto puxão de orelha que já não estava frequentando. Sem contar o que falaram: O off-topic virou o tópico mais importante do fórum Smile

Mas estamos aqui para tentar mudar e continuar.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por GeTorres Seg maio 19, 2014 11:59 am

claps  sem mais!
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por carimbass Seg maio 19, 2014 12:17 pm

dudamir escreveu:Sem contar o que falaram: O off-topic virou o tópico mais importante do que o fórum.

Acho isso normal, tem 2 tipos de pessoas que postam:

Os novatos q sempre perguntam algo que já foi respondido, são indicados a ler aqueles tópicos com 20 páginas e 1.000 postagens e tem seus tópicos trancados, gerando uma intimidação a postar novamente.

Os experientes que responderam todas as dúvidas dos tópicos acima e na maioria das vezes não tem saco para responderem novamente.

No mundos graves, principalmente aqui no fcbr quase tudo já do debatido, agora assuntos off tópic todo dia aparece novidade....

A propósito tomei uma suspensao de 7 dias por que sem querer e pela força do hábito fiz um quote de um vídeo, sei q já tinha sido avisado mas achei desnecessário...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Claudio Seg maio 19, 2014 12:27 pm

Galera,

Quero agradecer a compreensão de todos, e as opiniões emitidas. Estamos atentos a tudo isso, e concordamos com muito do que já foi falado. Sem dúvidas a tolerância é o carro-chefe desse trabalho de resgate.

Obrigado a todos!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por TheHenriq Seg maio 19, 2014 1:12 pm

Que venham as mudanças e que sejam pra melhorar o fórum que já é ótimo.
TheHenriq
TheHenriq
Membro

Mensagens : 329
Localização : Rio Grande do Sul, radicado em Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por arthur.farias.96 Seg maio 19, 2014 4:43 pm

O que eu acho mais interessante no fórum é a troca de idéias entre artistas de diversos backgrounds culturais que rola nos off topics.

Sobre equipamentos, técnica e teoria realmente já tem bastante conteúdo e chega ser difícil acrescentar informações novas, principalmente sobre os equipamentos mais comuns. As vezes acho q essa parte tem algumas características de ensino a distancia. Aí vai o link para uma matéria com o cara da Stanford University sobre o ensino a distancia, ele fala sobre o meio academico, mas deve ter idéias que podem ser aproveitadas para o compartilhamento de conteúdo informal, como hobbies e etc.

http://onourlanguage.blogspot.com.br/2014/05/john-l-hennessy-risk-taker.html
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Convidado Qui maio 22, 2014 12:58 am

Fiquei feliz com a notícia... Na verdade eu fiquei um tempo um pouco afastado talvez por sentir falta do ambiente de maior proximidade entre o pessoal que havia no começo, e por uma postura meio esquisita de um membro da moderação em especial, mas nunca perdi o carinho por esse espaço e por grande parte dos participantes que conheci aqui.

Nem acho que tenham havido "erros" por parte da administração, foi uma tentativa de caminhar numa certa direção, e atitudes foram tomadas de acordo. Talvez essas tenham passado pros membros mais antigos uma certa impressão de hostilidade (na meu caso isso se deu por conta de uma pessoa, que prefiro não citar), e por isso outros acabaram se afastando também.

Há tempos já vinha ensaiando uma volta (às postagens) mais frequente e fico feliz em ver que o pessoal da moderação está empenhada em tornar o ambiente mais amigável e relaxado novamente.

Vamos em frente com este que continua sendo a melhor fonte de informação brasileira sobre o nosso querido instrumento.

Abraços, pessoal!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por LuCaSbass Qui maio 22, 2014 8:45 am

^Assino embaixo
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Cantão Dom maio 25, 2014 7:22 am

Vamos que vamos... claps 
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por B3ck1m2n Qui maio 29, 2014 7:45 pm

Legal a iniciativa! Fico feliz de ter contribuído de alguma forma pra essa nova visão do fórum! Minha visão também mudou muito e digo, de coração, que tenho aprendido muito com todos você através da experiências que compartilhamos, das discussões, etc. Posso dizer que antes de entrar aqui achava que sabia muita coisa, mas não conhecia quase nada sobre efeitos, variedades de modelos de baixos, modos de tocar, técnicas, diferenças de baixos e efeitos para cada estilo, DI, amplificadores (ainda achava que os Meteoros eram bons!  facepalm ) e até como se comportar em fóruns! Adoro o nosso fórum e desejo que continue sempre sendo um lugar em que nos sintamos bem e que possamos trazer discussões que enriqueçam cada dia mais a cultura por esse nosso tão amado instrumento que é o contrabaixo!  claps 
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1191
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Tonante Qui maio 29, 2014 11:42 pm

Boa noite pessoal...

Depois de 2 anos exilado minha anistia veio através deste tópico. Apesar de tudo que ocorreu na época, assim como outros, nunca quis abandonar o fórum, até porque no meu entendimento fui sumariamente e arbitrariamente banido por um dos moderadores.

Fiquei triste por um tempo, pois quando tentei voltar com um novo cadastro usando eu nome fui novamente banido sem qualquer possibilidade de diálogo. A condição para a anistia era entrar com pedido formal de Perdão a um dos moderadores..

Mesmo na marginalidade (a margem do fórum) não deixei de acompanhar e vi coisas muito chatas acontecerem. Alumas posturas de moderadores (que acho desnecessário citar nomes) muito estranhas.

Enfim... fico feliz de ver que as coisas estão mudando.

Estou de volta e pretendo voltar a participar.

Abraço!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Samu Sex maio 30, 2014 3:17 am

Sou novo no fórum então não vivenciei essa mudança. No entanto, conheci o FCBR buscando por informações no Google e isso invariavelmente me levou a ler muitos tópicos antigos antes mesmo de me cadastrar. Dá para inferir um pouco da história do fórum a partir daí.

Arrisco dizer que é uma tendência dos melhores fóruns (seja qual for o assunto) apertar um pouco as regras para tentar manter um ambiente cordial mediante o crescimento, mas é muito fácil de pecar pelo excesso. Não sei dizer se é isso que ocorreu aqui, mas dá para perceber que o fórum foi ficando mais rígido e isso se refletiu um pouco na comunidade em si.

Por mais razoáveis que sejam as regras, às vezes sua aplicação acaba sendo um pouco intimidadora para alguns ingressantes e mesmo usuários veteranos que estão se readaptando. E às vezes a tentativa de formalizar o bom senso gera um conjunto de normas exageradamente detalhista e, assim, progressivamente hermética. O ecossistema do fórum vai se adequando à nova realidade e nisso aliena uma parcela dos frequentadores (antigos ou potenciais).

Bom, nada que já não tenham dito em outras palavras acima. E nada que tenha soluções mágicas.

Só gostaria de dizer que considero a administração do fórum muito honesta e competente, e por isso acredito no êxito de seus esforços em preservar o maior tesouro do fórum que são seus usuários e esse espírito de proximidade com a equipe. Sempre há algum tropeço no caminho, mas o importante é esse comprometimento em não fechar os olhos para o aprendizado. Portanto, deixo meus parabéns e sinceros agradecimentos pelo trabalho realizado até hoje. Boa sorte a todos nós.
Samu
Samu
Membro

Mensagens : 116
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex maio 30, 2014 8:51 am

Desde que me cadastrei aqui, expressei minha confiança nas decisões da Administração/Moderação.
Sempre procurei deixar isso bem claro.
Da mesma forma, que já dizia que a procura pelo crescimento cobraria seu preço, como tudo na vida.

Sou uma pessoa extremamente organizada, doente até, e para mim (não estou dizendo que todos ou tudo deva ser assim), toda organização deve ter regras bem definidas e claras; e regra dada é regra cumprida e ponto final. Quebrou uma regra ou regras, paga-se o preço, e ponto final. Portanto, independente de qualquer pré requisito, jamais poderia e jamais seria um moderador deste espaço. Vejo, ao contrário de muitos e talvez de todos, uma tolerância enorme por aqui. Pedidos são reiteradamente feitos e da mesma forma, reiteradamente ignorados. Haja tolerância, mas esta é MINHA visão.
E ao contrário do que muito foi dito aqui, há uma tolerância gigante para com os novatos. Haja paciência para se responder, quase infinitamente, a mesmíssima coisa, que com um pouco menos de preguiça e mais boa vontade, é possível encontrar as respostas por aqui.
Mas mesmo isso, faz parte do processo de interação e participação nesse Fórum.

O crescimento de um Fórum dedicado ao instrumento contrabaixo elétrico, tão desconhecido pela maioria e até por muitos dos amantes da música é fundamental e tem seu papel didático e até, porque não, social. Mas acreditar depois de uns 5 anos que um Fórum de música é só um Fórum...me desculpe, meu caro Cláudio e Alex, é muita inocência.

Há pessoas aqui. Pessoas que vem dos mais variados lugares e modos de vida, que vêm situações de modos totalmente diversos, e que não vão deixar suas experiências e modo de ver/sentir/perceber, ao acessar este espaço, de fora. É humanamente impossível esse distanciamento. Vocês mesmos são exemplo disso. Quantas vezes houve algum "problema" por vocês se sentirem "pressionados" por alguém? Quantas vezes isso aconteceu conosco pelo mesmo motivo?

Todos nós somos seres humanos, com nossas fraquezas e pontos fortes. É normal, ninguém aqui é perfeito; mesmo que ache que seja.
E temos que levar em conta que há pessoas que possuem uma afinidade maior com alguém que outras. Exemplo: Tem gente que gosta demais do Alex - eu sou uma delas. Tem gente, que se pudesse o faria desaparecer da face da Terra. É normal.
Tem gente que entende/compreende e pensa como o Caio Castro, eu não. Sou o oposto total dele. Mas isso é, também, normal.

Com regras ou sem regras ou menos regras, isso não deixará de acontecer. Somos seres humanos - falhos, egoístas, vaidosos, companheiros, amigos, altruístas...mas, ainda assim, seres humanos.

Não devemos esperar muito, por mais que digam que somos seres pensantes, ou sábios. Estamos longe disso em uma concepção mais ampla. Somos recém nascidos na amplitude do conhecimento da vida, e também, dos relacionamentos interpessoais.

Espero, sinceramente, Administração/Moderação, que vocês estejam certos nessa nova postura e tomada de atitudes. Adorarei, dou minha palavra, verificar que estou errado, pois pela primeira vez, não estou confiante.

MAS ISSO, E NÃO ESTOU BERRANDO, SÓ FRISANDO, É MINHA OPINIÃO.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Sex maio 30, 2014 9:29 am

Tonante escreveu:Mesmo na marginalidade (a margem do fórum) não deixei de acompanhar e vi coisas muito chatas acontecerem. Alumas posturas de moderadores (que acho desnecessário citar nomes) muito estranhas.

Enfim... fico feliz de ver que as coisas estão mudando.

É necessário entender que nossas regras foram crescendo e sendo ajustadas de acordo com necessidades que cresciam.  

Recebemos inúmeras reclamações de membros que se sentiram ofendidos por piadinhas e brincadeiras. O que pra mim é uma brincadeira boba, para outro pode ser a coisa mais ofensiva do mundo.

A interpretação das regras é algo subjetivo. Cada moderador faz do seu jeito. E como cada moderador tem autonomia sobre seus atos, só uma conversa com a pessoa que baniu ou suspendeu determinado membro pode ou poderia resultar em um retorno.

As suspensões e bans realizados foram atitudes tomadas de maneira consciente, de acordo com a convicção de cada moderador.

Estamos, por orientação do Cláudio, tentando tornar o espaço mais leve, onde as pessoas se sintam livres para conversar e brincar de maneira saudável, mas retornar com raiva ou mágoa do passado caminha em outra direção.

As regras foram bastante simplificadas, mas ainda esperamos que sejam lidas e cumpridas.

Seja bem-vindo de volta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Convidado Sex maio 30, 2014 9:37 am

Tarcísio Caetano escreveu:
Mas acreditar depois de uns 5 anos que um Fórum de música é só um Fórum...me desculpe, meu caro Cláudio e Alex, é muita inocência.

Há pessoas aqui. Pessoas que vem dos mais variados lugares e modos de vida, que vêm situações de modos totalmente diversos, e que não vão deixar suas experiências e modo de ver/sentir/perceber, ao acessar este espaço, de fora.

Mas, até onde eu sei, é justamente isso que acontece em qualquer fórum na internet, Tarcísio, os bons e os ruins, os recém criados e os com mais de 10 anos de existência...

E essa diferença de background dos usuários existe desde o começo do fórum, se me lembro bem. Não é pra tanto alarme, na minha opinião.

Abraços e boas vindas aos ex-banidos!  Very Happy 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Tonante Sex maio 30, 2014 11:18 am

Alex, 

De forma alguma retorno magoado. Pelo contrário. Estou feliz!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Fernando Zadá Sex maio 30, 2014 1:49 pm

Seja bem revindo!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por André Souza Dom Jun 01, 2014 11:20 pm

Que bom!

Estou voltando, feliz pelo retorno dos caminhos traçados. Boa sorte pra nós.
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por emachado Seg Jun 02, 2014 12:46 am

Cabe às pessoas ter mais tolerância.
Já vi membros novos sendo arrogantes, assim como já vi membros antigos.
Agora, ficar se doendo por uma discussão ideológica ou mesmo técnica em relação à música é falta de maturidade e quase sempre revela uma postura egocêntrica.
E por falar em Off Topic, eu mesmo desço a lenha no PT e vou sempre fazê-lo onde puder. Qualquer um que seja contrário, tem direito de expôr suas ideias. Sei que tem pessoas que se doem até a raiz dos cabelos, mas e dai. Fóruns são ambientes de discussão. Se eu quisesse um recurso para apenas expor o quero montaria um blog e não daria opção de comentar aos visitantes.

Eu nem posso falar nada, afinal de contas fui muito bem recebido aqui, mesmo postando a construção de mais uma guitarra.
Bom, pra me redimir, tem um Precision na sequencia.

Destaco a qualidade das postagens deste fórum e lógico, de seus membros. Aqui encontro informação confiável.
Os tópicos do Bertola, do Allex e do Ruds fornecem informações ótimas.
Os bons textos aqui publicados obedecem às regras da Língua Portuguesa. Eu já tentei, mas não consigo ler textos abreviados e novidades comuns na internet. É outro fator que me faz um leitor diário do material deste fórum.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Seg Jun 02, 2014 9:05 am

emachado escreveu:Fóruns são ambientes de discussão. Se eu quisesse um recurso para apenas expor o quero montaria um blog e não daria opção de comentar aos visitantes.

Pois é, isso às vezes parece ser tão difícil de entender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Cayo Castro Sáb Jun 14, 2014 1:15 pm

Oi,voltei, alguém, quer,tc?!
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Edu Fettermann Dom Jun 15, 2014 5:53 pm

Como usuário do fórum desde 2009 (eu acho), fico feliz em ver as mudanças. Espero rever alguns camaradas que se perderam nessa caminhada. Boa iniciativa, Claudio!
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Elton Ribeiro Dom Jun 15, 2014 7:52 pm

Parabéns ao Cláudio e aos demais, simplesmente pela iniciativa de para e pensar esse espaço que, com certeza, é de construção coletiva.
Sou relativamente novo no fórum e participo mais como observador, mas sem dúvidas ganho muito em aprendizado e em vontade de tocar o acompanhando. E uma das coisas que admiro é o respeito, o bom-humor e o desejo de trocar informações e conhecimento por parte de muitos dos participantes.

Vida longa ao Contrabaixo BR!
Elton Ribeiro
Elton Ribeiro
Membro

Mensagens : 25
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 12, 2014 2:09 pm

E viva a possibilidade do livre pensamento, e de poder discordar, educadamente!! Smile
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Ter Ago 12, 2014 2:30 pm

CaQuinhO escreveu:E viva a possibilidade do livre pensamento, e de poder discordar, educadamente!! Smile

Abri um tópico novo, fique à vontade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por cardozo Ter Ago 12, 2014 2:31 pm

Na mosca.

Nunca entendi o motivo para tanta sisudez aqui.

A auto moderação é a melhor escolha.

O fórum ser apenas um (bom) fórum é uma grande coisa. Não há demérito nisto, muito pelo contrário.

Abraço!

Peter
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 12, 2014 2:34 pm

Perdoe-me, allex. Mas discordar, por aqui, continua sendo visto com maus olhos, e quase sempre é interpretado como falta de educação, ou ofensa.

Vou procurar me policiar para não entrar mais em debates. Assim, não corro o risco de chatear os colegas. E não estou falando isso com rancor nem nada. É uma constatação que já havia feito há algum tempo, mas debater é algo que gosto muito de fazer e termino caindo em tentação novamente. Sad Sad story!
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Ter Ago 12, 2014 2:47 pm

CaQuinhO escreveu:(...)

O trancamento do tópico não teve nada a ver com suas mensagens.

Simplesmente houve uma recomendação no início do tópico que não foi seguida. Logo logo apareceu alguém com um link exatamente sobre o que foi pedido que não fosse discutido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por CaQuinhO Ter Ago 12, 2014 2:53 pm

allexcosta escreveu: (...)

Entendo... Não me referia a você também na minha mensagem, e nem somente ao tópico em questão. Ele foi só o que me motivou a fazer essa discreta afirmação. Sua notável sensibilidade é que foi capaz de perceber do que se tratava.

De qualquer forma, peço a gentileza de excluir essa minha mensagem de esclarecimento do belo tópico do Claudio, para que ele não seja desvirtuado!

Abraçao!
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Kobeh Ter Ago 12, 2014 4:42 pm

allexcosta escreveu:
CaQuinhO escreveu:(...)

O trancamento do tópico não teve nada a ver com suas mensagens.

Simplesmente houve uma recomendação no início do tópico que não foi seguida. Logo logo apareceu alguém com um link exatamente sobre o que foi pedido que não fosse discutido.

Quem postou o link fui eu, e estava justamente lamentando que aquilo foi dito por uma pessoa famosa. Eu entendi q sua recomendação era pra q não fizéssemos acusações do tipo ao Robbin Wiliams. Eu apenas estava concordando contigo...
Pelo jeito, oq vc queria era q nem mesmo esse assunto fosse citado... tá blz... não precisava trancar o tópico. Se tivesse me mandado uma MP eu até editava o post.

Enfim...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por allexcosta Ter Ago 12, 2014 4:51 pm

Desculpem, mas não podemos moderar um fórum advinhando o que cada um dos 15000 membros acha mais apropriado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54469
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Kobeh Ter Ago 12, 2014 4:53 pm

^ blz...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Essência original - Trabalho de resgate. Empty Re: Essência original - Trabalho de resgate.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos