Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dica para um baixo novo...

+5
GusVCD
Eduardo Chaves
Thales_Sr
Moshe Bar Elohim
dinamite
9 participantes

Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Dica para um baixo novo...

Mensagem por dinamite Dom Set 13, 2009 12:10 pm

fala galera... sempre quis perguntar pra um grupo de gente "baixista" , sobre algumas caracteristicas , que eu quero de um contrabaixo.

eu não etendo muito de marca , modelo. Então queria pedir a opnião de vocês vou colocar algumas caracteristicas aqui em baixo

5 cordas
um baixo que não trasteja tanto , mesmo tando afinado em Ré.
um baixo que quando vc toca no meio usando pizzicato , não fique dando aqueles estralhos
um baixo que tenha um timbre pra tocar em bandas de Heavy metal , metal e afins "mas tbm outros etilos"
de preferencia um circuito ativo/passivo . mais sendo "ativo" ja esta bom

e as posiçoes dos captadores, os captadores tem que ser retos. Assim " | | " ou " / | " aquele captador que fica um pouco na diagonal

eu olhei umas marcas como warwick , ibanez ... mais como eu não entendo muito das marcas muito menos os modelos , vale a pena perguntar pra vocês

abraço , tomara que não esteja pangando mico ehhehe
dinamite
dinamite
Membro

Mensagens : 41
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Set 13, 2009 12:26 pm

Olá Dinamite. Tudo bem com você? Seja bem vindo ao nosso fórum.

Se você está começando no mundo dos contrabaixos e não tem prática e está crú recomendo a primeira vista um Jazz Bass de 4 cordas mesmo. Pode pegar um SX que é bem quisto aqui da galera dos contrabaixistas de um modo geral.

Se você ja toca a algum tempo e já tem experiência em contrabaixos de 4 cordas e só quer pegar um de 5 um Ibanez é bem vindo pois são baixos relativamente com um custo benefício muito bom. Agora com os captadores na posição que você disse acho que o mais comum são os Goldem. Mas esses Goldem devem ser horríveis (nunca toquei mas parece que não são muito bons). Se você tem bala na agulha pega sim um Warwick (pode ser um Rock Bass também) ou um Olp by Music Man que eu acho que vai bem pro seu estilo; Yamaha também. Abraços espero ter ajudado um pouco você.

Digo isto pois se você não tem experiência nenhuma começe sempre pelo começo (um baixo de 4 cordas). Depois vá se aperfeiçoando conhecendo outros timbres e pegadas. Cada baixo tem uma pegada diferente do outro. Baixos de 4 cordas de marcas e modelos diferentes tem pegadas e sons diferentes. Vá na loja, teste, veja se o som é parecido com o timbre que você procura. Veja vídeos com pessoas tocando o bass que você espera comprar. Veja se há algum amigo que tem. Até.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Thales_Sr Dom Set 13, 2009 12:36 pm

um baixo que não trasteja tanto , mesmo tando afinado em Ré.
Só questão de regulagem.

um baixo que quando vc toca no meio usando pizzicato , não fique dando aqueles estralhos
Também, questão de regulagem.

um baixo que tenha um timbre pra tocar em bandas de Heavy metal , metal e afins "mas tbm outros etilos"
Qualquer baixo, só é você equalizar legal.

de preferencia um circuito ativo/passivo . mais sendo "ativo" ja esta bom
Imagino que você queira ativo porque disseram que "ativo é melhor", e que "ativo/passivo dá mais versatilidade". Bom, isso são mitos criados por gente que acha que "mais é melhor". Pois bem, dois dos baixos mais usados no mundo todo (Jazz Bass e Precision Bass) são passivos, de eletrônica bastante simplificada, e mesmo assim se encaixam em qualquer estilo musical.

e as posiçoes dos captadores, os captadores tem que ser retos. Assim " | | " ou " / | " aquele captador que fica um pouco na diagonal
Isso é definido por quem criou o instrumento, não tem um jeito melhor.

Como você pode ver, apesar de aparentemente suas dúvidas parecerem levar a algum modelo específico, no final das contas o que você quer praticamente qualquer baixo te atende. Só precisa é que seja bem regulado e equalizado. E obviamente, bem tocado.

Se baseie nas músicas que você acha que tem um timbre de baixo legal, vê quais modelos eles usam, e daí procure por esses modelos/clones de marcas mais acessíveis, já é um primeiro passo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por dinamite Dom Set 13, 2009 12:38 pm

Obrigado Moshe

entendi o que vc falou. eu ja toco a um tempo com 4 cordas... mais eu to pesquisando baixos ja bem antes pra daqui a algum tempo pegar um contrabaixo bom


eu tenho um CONDOR XB-24 , e eu não gosto da posição dos captadores
prefiro que os captadores sejam todos retos. me sinto melhor tocando


então , acho que o ibanez é uma marca boa... to pesquisando mais , não tenho informações suficientes
dinamite
dinamite
Membro

Mensagens : 41
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Set 13, 2009 12:47 pm

Não tem jeito Dinamite. Você terá que testar o intrumento que poderá ser o seu futuro contrabaixo. Não compre assim no escuro que pode ser perigoso; você pode se decepcionar depois. Vai pelo Thales_sr e os veteranos aqui do fórum. Os caras tem experiência. Não dá pra te indicar um modelo ideal. O modelo ideal é o que mais te agradar no som e na pegada! Não compre um Ibanez só pela marca Ibanez. Tem Ibanez que é muito ruim na minha opinião e tem Ibanez que é bom, então você tem que passar pela prova do pré-teste para saber.

Duas coisas: nunca compre um baixo na loja pedindo pro vendedor te indicar qual ele acha que é bom;
nunca pessa pras pessoas te dizerem o qual é o melhor ou não. Eu conheço gente que diz que tocou em Fender (R$ 17.000,00) e achou horrível e tocou em Eagle (R$ 350,00) e achou bom. Então vai mais de gosto pessoal pois a pessoa testou bem antes.

Os Condor XB 24 tem captadores P e J talvez você não tenha gostado do som do P (precision) que são mais graves. Os Ibanez (eu tenho dois modelos 2 SDGR e 1 GSR) dão mais médios. Só que os captadores deles são largos tipo Soap Bar. Se isto te incomoda... o bom dos Ibanez SDGR é que tem equalização de graves, médios e agudos então você regula pro estilo que você vai tocar, se é heavy, pagode, romântica, rock, etcétera.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Dom Set 13, 2009 1:04 pm

Bem disse o Thales a questão do trastejamento talvez seja só regulagem. Leva em um luthier que resolve. Não sei qual é a sua definição de "estralhos".!?!?!? Mas se tem algo errado no seu baixo o luthier vai dizer.
Todas as pessoas vão te dizer a mesma coisa: "compra o baixo que VOCÊ achar legal o timbre e a pegada"!

Meu primeiro baixo de 5 cordas foi um Washburn XB 500 Bantam Series. Tive a sorte (graças à Deus) de pegar ele e estou com ele até hoje. É macio, dá muito som, a bateria dura muito. Esse eu acho que não vendo não. E paguei nele R$ 500,00. Tenho um Ibanez SDGR SR 505 que me custou R$ 1,400,00 e na minha opinião se eu precisar de grana um dia posso vendê-lo. Então é tudo muito relativo ao meu gosto, ao seu gosto, ao gosto de cada um.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por dinamite Dom Set 13, 2009 3:45 pm

Os tralhos são pq eu tenho a pegada um pouco forte. Mais valeu pelas dicas pessoal

so queria umas dicas de marca mesmo , eu ja sei esse negocio de eu gostar...testar e etc...

muito obrigado pela ajuda
dinamite
dinamite
Membro

Mensagens : 41
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Set 13, 2009 6:20 pm

Dinamite,

O thales te respondeu. Mas reforço que tudo o que você falou é questão de regulagem. E só testando os baixos pra vc saber que som te agrada!

Só! Wink
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Dom Set 13, 2009 9:18 pm

Pra supir o q vc quer, q tenha ai os captadores retos q vc prefere por ser mais confortável, ser de um custo não muito alto e 5 cordas, recomendaria um RockBass da Warwick, q tem todas essas características...

Este é um dos modelos q vc pode encontrar, um Fortress:

Dica para um baixo novo... Testez


Olhe este a venda no MercadoLivre, modelo Corvette: AQUI

De resto, como já foi falado, é tudo questão de uma boa regulagem...

Veja outras opiniões dos amigos, mas coloque esse RockBass na sua lista de possibilidades, realmente é muito bom!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Set 14, 2009 12:30 pm

Muito bonito esse Rock Bass. Tenho o dvd com o show do Lázaro e o contrabaixista usa um baixo Rock Bass semelhante a este, aquele que tem vários botões cromados um ao lado do outro (acho que são 5 botões). O som é bem agradável.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Set 14, 2009 2:09 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Muito bonito esse Rock Bass. Tenho o dvd com o show do Lázaro e o contrabaixista usa um baixo Rock Bass semelhante a este, aquele que tem vários botões cromados um ao lado do outro (acho que são 5 botões). O som é bem agradável.

E vale ressaltar: que sonzeira!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Set 14, 2009 10:18 pm

Eduardo Chaves escreveu:E vale ressaltar: que sonzeira!

Demais! Se os Rock Bass forem iguais aos Warwick no som vale à pena.
Eu gostei muito do som desse Rock Bass nesse dvd. Tava até pensando em comprar um a uns tempos a trás mas a grana estava um pouco curta e quem sabe mais pra frente.

Dica para um baixo novo... Baixok


Só corrigindo meu depoimento anterior não são cinco botões, são quatro como se vê pela foto.
Mas acho que o "estilo visual" dele não combina muito pra heavy metal como quer o Dinamite. Normalmente os caras que são roqueiros tipo rock pesado gostam muito de impressionar na aparência e esses Rock Bass e Warwick tem um jeitão meio sério tradicional. Não sei se é pro nosso amigo Dinamite se apresentar mas já pensou ele tocando num show com os guitarristas todos tatuadões usando umas guitarras fly v e ele tocando um baixo Warwick Rock Bass: nada a ver... Smile
Se for pra fazer um estilo vai de Fender, Squier, Ibanez, etc....

Desculpa a lengenda Allexcosta e Claudiobass é que saiu no dvd. Desculpa.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Seg Set 14, 2009 10:46 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:(...) Mas acho que o "estilo visual" dele não combina muito pra heavy metal como quer o Dinamite. Normalmente os caras que são roqueiros tipo rock pesado gostam muito de impressionar na aparência e esses Rock Bass e Warwick tem um jeitão meio sério tradicional...

Relativo isso Moshe... da uma olhada nesse video com um cara tocado com um Warwick Corvette, mesmo modelo da foto q vc postou:



Heavy o suficiente? Não estou falando da musica em si, ou da tecnica do garoto, mas simplismente da questão q o mesmo baixo pode ser usado pra vários propósitos, e lembrando q o visual do baixo sempre se mescla com o visual do músico!

1 abrax

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Moshe Bar Elohim Seg Set 14, 2009 10:55 pm

Há sim GusVCD verdade! A pegada do moço aí em cima é bem Heavy mesmo. Ele usa até palheta né? Na minha opinião ficou meio fora de foco um baixo desses marrom desse jeito aí para um cara que toca heavy (só opinião pessoal tá, nada contra). Se pelo menos fosse todo preto seria mais pro estilo. Bom aí vai de cada um...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Ter Set 15, 2009 9:28 am

^ Não é bem marron, é natural, cor da madeira mesmo... eu mesmo tenho uma banda de Whitemetal (rock cristão) e se vc ver as fotos no meu orkut, ou eu to com o meu Warwick Lmt Edition, com um Cort A5 ou o meu Peavey Precision, todos baixos de acabamento natural na madeira encerada, ou então com um JazzBass Chicano q eu tinha, baixo pra Jazz segundo alguns...

Por isso q o negócio é pegar o baixo, sentar e testar... mesmo q o visual possa num primeiro momento indicar um estilo pre-definido, o q vai definir o estilo q o cara vai tocar é o dedo dele...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Eömer Ter Set 15, 2009 9:33 am

mas se vc quer um baixo de 5 cordas, não vai precisar afina-lo em Ré... afinal a quinta corda ja é um SI...

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Set 15, 2009 11:36 am

Esse Rockbass caiu bem pra metal na foto . Até é por isso que falam que os Ibanez são 'metaleiros', pelo visual mesmo e bem parecido com esse aí por sinal.
Bah e na boa....olha o nome: Rockbass. Fechou todas.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por dinamite Ter Set 15, 2009 11:53 am

Eu toco Heavy metal / Thrash Metal e as vezes Death metal , que as musicas são em ré algumas a maioria são.

então quando eu toco em ré no meu baixo , fica uma m**** ... a corda vibra muito mesmo , tenho que tocar do lado da ponte...por causa dos estralhos
dinamite
dinamite
Membro

Mensagens : 41
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Eömer Ter Set 15, 2009 12:05 pm

cara, um baixo de 5 cordas, ja tem naturalmente o ré grave na terceira casa da quinta corda, vc não precisa afinar a Mi em ré...

no caso do seu baixo, quando vc afina a corda Mi em ré, a corda ficaria mais "frouxa" por causa da afinação, isso é inevitavel, afinal vc teve que soltar um pouco a corda pra descer a afinação...

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Ter Set 15, 2009 1:22 pm

dinamite escreveu: (...) quando eu toco em ré no meu baixo , fica uma m**** ... a corda vibra muito mesmo, tenho que tocar do lado da ponte...por causa dos estralhos

Cara, vc pode fazer o seguinte: conheço pessoas q abaixaram em 1 tom todas as cordas e regularam o instrumento com o tom abaixado mesmo, ai o Luthier deixou numa regulagem menos mole das cordas...

Ou então vc pode tbm simplismente colocar um jogo de 5 cordas no seu baixo de 4, não colocando a Solzinha e usando assim a Si como corda de mais peso numa afinação natural... já vi cara q de tanta nóia com esse esquema de peso (pra mim fica um som grave demais e sem definição nenhuma) fez isso e ainda abaixou o tom das cordas em 1 tom tbm, deixando a Sizona afinada em "A" Shocked Shocked Shocked Shocked


Última edição por GusVCD em Ter Set 15, 2009 1:55 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Rdg Bass Ter Set 15, 2009 1:25 pm

GusVCD escreveu:... já vi cara q de tanta nóia com esse esquema de peso (pra mim fica um som grave demais e sem definição nenhuma) fez isso e ainda abaixou o tom das cordas em 1 tom tbm, deixando a Sizona afinada em C# ....


C# não seria exatamente um tom acima??? scratch

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Ter Set 15, 2009 1:54 pm

Opa, erro meu... Lázão... "A"! Já arrumei lá tbm... valews Rdg...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por DenisLM Ter Set 15, 2009 3:35 pm

umas das músicas que eu toco na minha atual banda eu toco em Drop D e rola de boa! sem trastejamentos absurdos nem nada! naturalmente não uso cordas muito coladas, o que ajuda a não trastejar.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por GusVCD Ter Set 15, 2009 5:55 pm

^ Tbm no meu caso uso um X-tender da Hipshot e não tenho problemas... mas assim, depende da configuração do Dinamite, o jeito q ele toca, se usa palheta, a altura do baixo na correia, o encordoamento...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dica para um baixo novo... Empty Re: Dica para um baixo novo...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos