Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stagg EDB e as Gambiarras

5 participantes

Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Dez 17, 2013 1:01 pm

Ah! Os padrões! Por que o mundo não os segue?

Início do ano comprei um Stagg EDB 3/4.

Há uns três meses encomendei um encordoamente completo para contrabaixo 3/4 com um fabricante nacional. E foram só essas informações que passei para ele, pois como li um review sobre o stagg aqui no fórum e vi o pessoal trocando as cordas sem relatar qualquer problema dessa natureza, achei que não era necessário "contar uma novela" sobre o baixo para o fabricante.

Devia ter contado, pois agora tenho que fazê-lo aqui.

A negociação foi tranquila e recebi a encomenda normalmente, mas como a grana estava curta esperei para mandar a um luthier fazer a troca e já regular (E, obviamente, excedi os 30 dias entre o recebimento e a colocação)

Ficamos (O luthier, meu professor e eu) surpresos quando elas (as cordas) não couberam no instrumento, pois foram feitas curtas demais para as medidas do Stagg que, por sua vez, foge um pouco ao padrão de distância esperado entre o "estandarte" (no caso dele é uma ponte mesmo) e o cavalete.

Ambos os baixos (acústicos) do meu professor possuem medidas diferentes entre cavalete e estandarte e entendo isso como sendo normal e corriqueiro. O problema é que o Stagg possui essa ditância ainda maior. Quando tentamos instalar, o acabamento da corda (tecido) avançava no espelho alguns centímetros. Entretanto, notei que qualquer um dos jogos de cordas instalados nos baixos do meu professor poderiam encaixar-se tranquilamente no meu, pois a "área vibrante" (ou seja, sem acabamento) tem comprimento de sobra.

Claro, os encordoamentos dele são importantos.

Após pesquisar e medir, acho que o comprimento dessas cordas está de acordo com o "padrão esperado". Outras fábricas costumam deixar uma boa folga justamente para essas diferenças de medida. Esse não deixou. Posso até discordar dessa "filosofia" (uns 10cm e eu não abriria esse post), mas não posso culpá-lo por isso.

Considerando que o fabricante não me deu a opção de trocá-las (sugerindo-me que as vendesse), restam-me as seguintes opções (me digam se vocês souberem de mais alguma):

1a) Não havia notado, mas meu professor sim, que o tecido do acabamento avança um pouco no que seria a parte vibrante da corda. Vou medir todas e, se esse "extra" for suficiente, corto o tecido e instalo essas cordas. Caso isso aconteça, esse post vira apenas um alerta para quando outro novato for comprar cordas novas;

2a) Pensei em pedir ao luthier que suba a ponte/estandarte até uma distância mais comumente encontrada em baixos 3/4. Não vai sair barato (fazer furos, cobrir furos, pintura do local onde ela estava etc...);

3a) Vender essas ditas cujas, tomar o prejuízo do desconto e comprar um jogo novo tendo a certeza de que se encaixem dessa vez. Problema aqui é que outras marcas vão ser pelo menos o dobro do valor dessas (Eu até poderia encomendar com o mesmo fabricante, mas... bem... preciso de um segundo pensamento a esse respeito) e toda grana extra que eu gastar aqui vai sair do "caixinha" que estou tentando fazer para comprar um acústico;

De qualquer forma esse post é mais para informar e reforçar importância de se passar o máximo de dados possíveis na hora de comprar algo à distância. Por mais irrelevante/óbvia que a informação possa parecer.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Boss2K Ter Dez 17, 2013 1:15 pm

Rafael,

Qual é o diapasão da corda (comprimento total da corda entre o rastilho e a pestana) do Stagg?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Dez 17, 2013 7:21 pm

Desculpe a demora Boss... Agora estou em casa com uma trena... hehe

O diapasão do Stagg é 105cm.
Mais especificamente (pode até ser info inútil, mas enfim) seria:
Comprimento do Espelho/Braço: 87cm (aí o resto da medida anterio é o diapasão, certo?);
Comprimento do Cavalete até a ponte: 30cm;

Peguei a corda mi aqui para medir:
do início (parte que é fixada na ponte) até onde começa o acabamento da corda: 132cm
sendo que há +/- 2,8cm cobertos por tecido que ainda poderia ser usado como corda.

Teoricamente ela tensionada talvez encaixasse...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Claudio Ter Dez 17, 2013 9:47 pm

Pra você ter como parâmetros, meu Acústico 3/4 tem as seguintes medidas:

Espelho: 85cm
Diapasão: 105cm
Pestana->estandarte: 128cm

Da bolinha que prende a corda no estandarte, até antes de chegar ao cavalete, tem 21cm de corda, dos quais 15cm são tecido.

Na parte superior, todo o tecido fica enrolado na tarraxa dentro da Voluta, não chega nem perto da pestana.
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Dez 18, 2013 8:05 am

Valeu Boss e Claudio!

Esses dados são o que eu precisava.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Dez 23, 2013 12:54 pm

Só pra dar um feedback sobre o assunto.

Situação resolvida do jeito menos pior possível.

Insisti (bem na boa) com o fabricante e me foi enviado um jogo novo, que já está instalado no baixo.

Valeu pela ajuda!
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Boss2K Seg Dez 23, 2013 12:56 pm

:viva: 

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Erni Mansueto Sabedot Ter Jun 09, 2015 1:05 pm

Buenas Galera:
Estou estudando contrabaixo vertical mas não possuo o instrumento.
Como viajarei à Europa em breve, penso em comprar um contrabaixo elétrico Stagg edb 3/4, mas não sei as dimensões do mesmo para ver se é necessário despachar como bagagem especial (o que é caro pra caramba).
Se alguém puder me informar o comprimento total do baixo, com o pé recolhido, ficarei muito grato.

Erni Mansueto Sabedot
Membro

Mensagens : 3
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jun 09, 2015 2:31 pm

Eu acho (pelo que me lembro) que deve entre 1,40 e 1,60...

mas se você vai pra Europa... acho que teria coisa melhor pra trazer de lá... mas é só um pensamento... teria q pesquisar
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1912
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Erni Mansueto Sabedot Ter Jun 09, 2015 4:31 pm

Olá Rafael....
Tem coisa muito boa, porém preciso de um baixo basicamente para estudo (tanto com quanto sem arco) e este da stag tá com um preço bem bom com boas avaliações...
Custa 388 euros na França... zerado... e 300 os usados
o problema é que uma bagagem acima do tamanho de 158cm (soma das dimensões de largura, altura e profundidade) custa a bagatela de 300 euros...
por isso precisaria saber das medidas dele o mais "desmontado" possível, senão terei que procurar um modelo que "caiba" como bagagem normal.

Erni Mansueto Sabedot
Membro

Mensagens : 3
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 09, 2015 4:35 pm

Espia o Palatino que me parece ser mais bacana.

http://www.amazon.com/Palatino-VE-500-Electric-Upright-Sunburst/dp/B000FJ3T7W/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1433878452&sr=8-3&keywords=palatino+bass
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Erni Mansueto Sabedot Qua Jun 10, 2015 11:20 am

Olá Fernando.
Os Palatino também estão na alça de mira, tem ofertas de usados por onde vou estar.
O problema continua o mesmo... o tamanho no transporte que aumenta, e põe aumenta nisso, o preço...

Erni Mansueto Sabedot
Membro

Mensagens : 3
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Stagg EDB e as Gambiarras Empty Re: Stagg EDB e as Gambiarras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos