Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

+22
Fabio Linhares
Cid
Claudio
fgbass
emanuelneto
Zubrycky
cardozo
GeTorres
Christian
Fernando Zadá
DUDUBASS
Mauricio Luiz Bertola
pedrohenrique.astronauta
subgrave
Licas
rafael.buzzi.andrade
Edu Fettermann
allexcosta
DenisLM
webercar
GusVCD
arthur.farias.96
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por allexcosta Seg Nov 25, 2013 9:32 am

O erro, a meu ver, é achar que existe uma maneira correta em relação a esse tipo de coisa.

Cada um pratica seu instrumento do jeito que bem entende. Se funciona pra você, continue. Se sente falta de algo, mude.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por rmaeda Seg Nov 25, 2013 10:12 am

eu usava bastante ele desplugado, por isso to atras de um baixolão agora, acho que supre bem isso, mas por mim comprava um baixolão sem cap ate, só pra tocar desplugado mesmo na preguiça
rmaeda
rmaeda
Membro

Mensagens : 69
Localização : Santa Bárbara do Oeste

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Stormbringer Seg Nov 25, 2013 10:32 am

Eu consigo ouvir meu baixo desplugado, sentir a vibraçao dele e tudo mais. Pra estudo de coordenação, não vejo problema nenhum em tocar sem amp, faço isso direto quando vou pra sala.


Offtopic com gancho:
Nos anos 70 e começo dos anos 80, era comum cursos de computação em que se usava um computador em 10% das aulas.
Sim, estudar "nas condiçoes reais de uso" é o ideal, mas não é indispensável.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por GusVCD Seg Nov 25, 2013 10:44 am

Ontem tirei um riff chatão em F# Mixolídio com o baixo desplugado. Cantarolei o Riff e achei todas as notas de forma clara.

Prefiro o som do meu baixo desplugado (sim, eu escuto muito bem e sei q nota estou tocando com ele desligado sem fazer aquela força monstra) do q de baixos sofríveis em amplis mais sofríveis ainda de "estudo". Sempre gostei de testar baixos desplugados e a qualidade do som q ele proporcionava assim me é uma característica importante sobre qualidade do baixo.

Estudar slap então, não precisa de nada mais q o baixo afinado.

Se fosse declarado q só se pode estudar baixo com ele ligado em ampli (ignorando a questão de fones de ouvido), já teria parado de estudar a uns 3 anos atrás, incluindo deixado de fazer aulas com um bom professor.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por subgrave Seg Nov 25, 2013 10:49 am

Stormbringer escreveu:
Nos anos 70 e começo dos anos 80, era comum cursos de computação em que se usava um computador em 10% das aulas.
Sim, estudar "nas condiçoes reais de uso" é o ideal, mas não é indispensável.
Mas hoje aposto que esse número deve estar em cerca de 100%, e a aprendizagem mais efetiva.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por webercar Seg Nov 25, 2013 10:55 am

Eu tbm não tenho nenhum problema em estudar desplugado. Na verdade, a maioria das vezes estudo desplugado. Agora para testar um efeito, experimentar timbres aí não tem como ser desplugado.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Stormbringer Seg Nov 25, 2013 10:57 am

subgrave escreveu:
Stormbringer escreveu:
Nos anos 70 e começo dos anos 80, era comum cursos de computação em que se usava um computador em 10% das aulas.
Sim, estudar "nas condiçoes reais de uso" é o ideal, mas não é indispensável.
Mas hoje aposto que esse número deve estar em cerca de 100%, e a aprendizagem mais efetiva.
Bom, eu ja saquei logo de cara que o tópico esta com um problema na semântica da palavra "indispensável", hahaha.






sem querer extender demais o offtopic: Mas só pra falar desse exemplo que eu dei, ele foi péssimo Ri Muito, porque a ausência de aulas teóricas longe do computador em cursos de computação avançada (como programação, engenharia de dados, redes, etc) é uma coisa bem problemática, pois é igual ensinar um papagaio a falar: ele vai falar o que você ensinou, mas nem sempre ele vai ter consciencia do que esta falando, e nem saber formar outras frases.
Agora, pra um curso de computação "usuário", aula 100% prática é uma boa
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 25, 2013 11:02 am


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 25, 2013 12:10 pm

Gente poder vocês podem fazer qualquer coisa na teoria mas se isso vai ajudar em algo na hora de tocar é outra questão.
Tem gente que começa estudando baixo num violão
tem gente que toca num Tonante
tem gente que usa aqueles grip alguma coisa pra exercitar os dedos
tem gente que estuda desligado
tem gente que estuda ligado

o importante é tocar sim seja lá de que forma for mas não confundam estudar, com praticar, com tocar pra valer e nem pegada com força que se não o nível da discussão fica muito raso.
Já toquei em casa algumas vezes com baixo desligado como qualquer ser humano normal mas a pergunta do inicio era se ajuda em alguma coisa.
Não ajuda em nada! Só ajuda você a estudar e pronto.
Parece aquela coisa de tocar de olhos vendados pra desenvolver o ouvido.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por GusVCD Seg Nov 25, 2013 12:14 pm

Fernando Zadá escreveu:(...)
Parece aquela coisa de tocar de olhos vendados pra desenvolver o ouvido.
Pode não desenvolver os ouvidos, mas ajuda a tocar sem olhar pro instrumento, principalmente em GIGs escuras tipo bar e tal... Razz 
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Nov 25, 2013 12:24 pm

^ e precisa colocar venda pra isso?
Treinamento ninja agora?
Se for assim melhor treinar também com o instrumento longe e no escuro caso falte luz ou sei lá o que!! Rsss
Dá pra inventar mil variações loucas e marqueteiras sobre isso.
Tai vou lançar aulas on line sem skype com telepatia e com baixo desligado!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Boss2K Seg Nov 25, 2013 12:29 pm

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Captura-de-tela-2012-11-06-c3a0s-10-54-31

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Thiago Candido Seg Nov 25, 2013 1:40 pm

Já estudei muito sem amplificador, por necessidade, e por isso desenvolvi uma boa "pegada" para tocar. Mas de uns tempos pra cá, comecei a observar que tocar forte demais traz alguns prejuízos no timbre e na execução de algumas músicas que exigem mais suavidade, então estou treinando o contrário, tocar com mais "definição" do que tocar "pegada". E realmente tocar forte não significa ter pegada. Não acho que tocar desplugado seja benéfico e concordo plenamente com as palavras do Allex acima.

Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por arthur.farias.96 Seg Nov 25, 2013 2:07 pm

Então,

Causei um problema no jack e só vou mandar arrumar na semana q vem.

Aí enquanto isso  pra não ficar parado estava tocando com ele desligado, se o ambiente tava em silencio da pra ouvir de boa.

No começo achei legal e pensei q podia trazer benefícios, mas pelo visto, além de ninguém ouvir os estudos não trás muitos outros benefícios. E tb já cansei de tocar com ele desligado, não gosto de tocar com muita força e não vejo a hora de arrumar e plugar de novo.
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por GusVCD Seg Nov 25, 2013 2:32 pm

Fernando Zadá escreveu:^ e precisa colocar venda pra isso?
Treinamento ninja agora?
Se for assim melhor treinar também com o instrumento longe e no escuro caso falte luz ou sei lá o que!! Rsss
Dá pra inventar mil variações loucas e marqueteiras sobre isso.
Tai vou lançar aulas on line sem skype com telepatia e com baixo desligado!
Eu só usei o seu exemplo da venda para falar de algo q é real.
Eu mesmo acostumei a tocar no escuro pois JUSTAMENTE só posso tocar de madrugada, sem ampli.
E já tive problemas qdo comecei a tocar pois ainda estava na fase de tocar os riffs (rock) olhando pro braço do instrumento, e no primeiro show grande q fiz, foi tudo apagado com uma porrada de canhões de luz coloridos pra lá e pra cá e eu me ferrei de verde e amarelo.

E na boa, mesmo essa história de tocar com ampli porque na hora vc tbm usa ampli é bem relativa, pois o jeito q toco em casa usando um ampli de 30Watts e ouvindo MP3 128Kbps no CCE "3 em 1" q o sogrão me deu de casamento a 9,5 anos atrás é MUITO diferente de tocar ao vivo, com batera do teu lado, e vc timbrando em um ampli diferente, com acústica do palco zuada, com mesário virado no siri, etc, etc...

Até gravação, q é um ambiente bem controlado, já tive q ajustar alguma coisa na "pegada" (não força) porque qdo ouvi a gravação não me convenceu, algo q ensaiando em casa (com ampli na época) não me passou essa sensação.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada? - Página 2 Empty Re: Tocar com o instrumento desligado ajuda a desenvolver a pegada?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos