Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

+7
malka_aff
Fernando Zadá
DUDUBASS
JAZZigo
Nando Medeiros
allexcosta
drews
11 participantes

Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 10:57 am

Alembic. Um treco de posição mítica no imaginário baixístico. Lá naqueles já idos anos 60 viraram o baixo do avesso e criaram novos rumos pro instrumento. Circuitos ativos, captadores de baixíssima impedância, madeiras nobres ensanduichadas…
Minha relação com os Alembic sempre foi controvertida. Tive a oportunidade de tocar em vários. A estrutura sempre me atraiu, não só o madeirame, mas as peças de latão maciço também. O que nunca me agradou foi a eletrônica, muito "presente" aos meus ouvidos. Era aquela coisa de pegar o instrumento desligado, achar o som duka, mas bastava plugar e sentir que "não era bem assim". Já estive à beira de comprar alguns Epic, e um spoiler, mas ao plugar o bichinho, desistia. E nunca pensaria em alterar a eletrônica, certo? Seria um sacrilégio, certo?
Aí, me aparece uma oportunidade: um Alembic Epic a preço de banana (uma banana Alembic, lógico), justamente porque não tinha a eletrônica original. Arrisco? Em outra cidade, oferecido por um desconhecido, o que sempre traz aquele frio na barriga de depositar uma grana antecipada e esperar pra ver o que vem no correio. Uma coincidência fechou a questão: um amigo que ia passar o FDS justamente na cidade onde estava o baixo. Arrisquei.
Chegou o tal baixo. Bem desgastado o coitado, mas era esperado: o instrumento tem vinte anos. E não ficou vinte anos guardado no case.
O que aconteceu: um problema no preamp original, que ficou meio sem solução. Os captadores da Alembic são totalmente dependentes do pré. Ou o dono resolvia o problema, ou comprava um pré Alembic novo (que custa uma baba) ou jogava tudo fora.
Sai Alembic, entram captadores Aero e um pré Aguilar OBP3.
Já tenho um Aguilar em um dos meus Warwicks, e confesso que gosto muito dele.
Nunca tinha experimentado os Aero. E fiquei impressionado. O som é tão orgânico que dá dó. E nunca vi uma mudança tão drástica no timbre somente usando o balanço dos captadores.
Lógico que não está tudo perfeito. A instalação do OBP3 não foi feita por um profissional, e o controle de agudos, por exemplo, está isolado. O potenciômetro de médios não funciona. No fim das contas, só tenho controle de graves e balanço. Mas, ainda assim, o som está fantástico.
Estou aqui na luta pra encontrar uns potenciômetros (que alguns colegas foristas tem ajudado num outro post) mas não vai ser fácil. Só encontrei numa loja gringa, e estão querendo me cobrar 80 doletas pelo frete (meio absurdo). Garimpando no eBay.
Outra opção seria colocar um Glockenklang que tenho por aqui em algum lugar, e passar o OBP3 pra frente. Sendo bem transparente, como me lembro dele, talvez deixe os Aero comandarem o timbre, exatamente o que gostaria que acontecesse. Sugestões?
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 09, 2013 11:25 am

Olhou na Mouser?

http://br.mouser.com/
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 11:38 am

Valeu, Allex. Não tinha encontrado o site deles
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Nando Medeiros Sáb Nov 09, 2013 11:54 am

Drews, eu tive alguns problemas com um pré Aguilar, que veio sem potenciômetros, por alguns rolos da antiga importadora deles. E por estes pots ditos corretos, são de 50 k lineares, muito difícil de se achar no Brasil, para não dizer impossível - deve ter percebido isso hehe.

Assim, estou em contato com o pessoal da Novità Music, que são os novos importadores e distribuidores autorizados pela Aguilar aqui no Brasil.

Como eles importam potenciômetros originais da Aguilar (se é a Aguilar que os fabricam não sei), mas estão com um preço até razoável e a Novita faz todo o trabalho de importar, pagar impostos e tudo o mais e acaba assumindo os riscos caso a encomenda se perca pelo Atlântico.

Caso queira, posso te passar o contato do Eduardo, que é o responsável por isso na Novità.

Obs.: Site da própria Loja da Aguilar (direcionado para os pots): http://store.aguilaramp.com/SearchResults.asp?Cat=8
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 12:12 pm

Nando Medeiros escreveu:Caso queira, posso te passar o contato do Eduardo, que é o responsável por isso na Novità.

Obs.: Site da própria Loja da Aguilar (direcionado para os pots): http://store.aguilaramp.com/SearchResults.asp?Cat=8
Nando, estou tentando um monte de alternativas.
Se puder me passar o contato, agradeço!
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 09, 2013 2:03 pm

Não perca tempo, Drews, passe o Aguilar pra frente e instale logo esse Glockenklang, que é renomado por sua transparência. O som dele no modo ativo flat é simplesmente idêntico ao do modo passivo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Nando Medeiros Sáb Nov 09, 2013 2:09 pm

drews escreveu:
Nando Medeiros escreveu:Caso queira, posso te passar o contato do Eduardo, que é o responsável por isso na Novità.

Obs.: Site da própria Loja da Aguilar (direcionado para os pots): http://store.aguilaramp.com/SearchResults.asp?Cat=8
Nando, estou tentando um monte de alternativas.
Se puder me passar o contato, agradeço!
Contato mandado por MP.
Boa sorte.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por DUDUBASS Sáb Nov 09, 2013 3:14 pm

Legal a história, e apesar do Stanley Clarke ter sido o primeiro baixista a me "assustar", também não curto aquele som cheio de eletrônica dos Alembic. Só um detalhe aí a acrescentar, ao que me consta a Alembic é do início dos anos 70.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 09, 2013 3:17 pm

Falei uma vez que o som dos Alembic era magro e teve alguém que só faltou me bater.

Enfim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 5:01 pm

allexcosta escreveu:Falei uma vez que o som dos Alembic era magro e teve alguém que só faltou me bater.

Enfim...
meus pecados como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 09, 2013 5:02 pm

Minhas virtudes como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 5:17 pm

allexcosta escreveu:Minhas virtudes como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...
Ou isso… só depende de quem olha.
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Nov 09, 2013 5:20 pm

DUDUBASS escreveu:...ao que me consta a Alembic é do início dos anos 70.
Achei que o baixo do Cassady era do final dos '60, mas é de 1972!
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Nov 09, 2013 5:23 pm

allexcosta escreveu:Minhas virtudes como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...
+1
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por malka_aff Sáb Nov 09, 2013 10:14 pm

Fernando Zadá escreveu:
allexcosta escreveu:Minhas virtudes como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...
+1
serio?

entao eu tbm =D
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por DUDUBASS Dom Nov 10, 2013 5:34 pm

Os Alembic, por ser fã do Clarke, eu já curti bastante, hoje acho o visual meio feio, mas interessante, é como aquele gata que a gente olha e diz que ela tem uma beleza exótica...kkk

Quanto aos Rickenbackers, realmente nunca os levei muito a sério, não estou querendo aqui "machucar" ninguém.... hehehehe, é apenas meu gosto ou desgosto pessoal.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por JAZZigo Dom Nov 10, 2013 5:35 pm

^
Então, qual será o problema de Stan Clarke e Chris Squire?!!! Acho que, à esta altura do campeonato, terapia já não resolve mais... Rolling Eyes 
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por allexcosta Dom Nov 10, 2013 5:39 pm

JAZZigo escreveu:Então, qual será o problema de Stan Clarke e Chris Squire?!!!
Problema nenhum. É só gosto... Clarke queria se destacar em uma época em que todo mundo usava Fender, é natural migrar pra algo como o Alembic. O outro eu não sei quem é...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por JAZZigo Dom Nov 10, 2013 5:50 pm

allexcosta escreveu:O outro eu não sei quem é...
É o baixista da banda Yes, ícone do rock progressivo nos anos 70 e 80, talvez você já tenha ouvido falar... Rolling Eyes 
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 10, 2013 5:52 pm

Não é porque não me atraio pelos modelos citados que não respeito ou curto a música e os baixistas citados.
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por JAZZigo Dom Nov 10, 2013 5:59 pm

^
Claro, mas, nestes casos, fica difícil desvincular o baixista do instrumento.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 10, 2013 6:19 pm

??????
Respeitar e ser fã são coisas diferentes e ouço a música não necessariamente o modelo ou marca de contrabaixo.
Eu já toquei em dois Alembics e sinceramente nenhum dos dois me deu nem uma pontinha de GAS.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por JAZZigo Dom Nov 10, 2013 6:45 pm

^
Falei sobre os instrumentos que tocavam, ao se tornarem notórios.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Dom Nov 10, 2013 7:50 pm

Negar que tanto os Ricks quanto os Alembics tem seu valor, jamais. Mas nunca consegui tirar um som legal de um Rick ou Alembic. E, lógico, estou muito aquém do Chris e do Stanley...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 10, 2013 8:02 pm

é que nem o viola bass acho bonito mas achei horrível de tocar GAS zero.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por andremega Ter Nov 12, 2013 2:54 pm

Po, mas o instrumento tem a ver com quem toca. Eu nao curto o tibre do Stanley, mas isso nao faz dele menos top.

Ate pq nao gosto de alembica tambem. Nao lembro de boas experiencias com os pouxos que tive contato.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por allexcosta Ter Nov 12, 2013 3:34 pm

andremega escreveu:Po, mas o instrumento tem a ver com quem toca. Eu nao curto o tibre do Stanley, mas isso nao faz dele menos top.
É claro que não, mas timbre tem um certo papel no prazer de se escutar um artista.

Desde que John Patitucci migrou pra Yamaha, por exemplo, que eu não consigo escutá-lo tocando elétrico. Sei lá, o timbre metálico, junto ao fraseado dele, me irrita. E até gosto dos baixos TRB.

Timbre é algo muito importante. Parte do prazer de escutar Marcus Miller vem daquele som de baixo monstruoso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por malka_aff Ter Nov 12, 2013 3:44 pm

allexcosta escreveu:Parte do prazer de escutar Marcus Miller vem daquele som de baixo monstruoso.
diria até que as composições do Marcus se aproveitam disso. Ele parece explorar o timbre nas músicas dele
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Sáb Dez 07, 2013 7:55 pm

Bão, achei, despreguicei, empunhei um ferro de solda (coisa que não fazia há uns 15 anos), e tá lá o Glockenklang no Alembic.
Bom, nem sei o que dizer. O pré é de uma transparência inacreditável. E o som do Alembic está indescritívelmente indescritível!
Orgânico. é a única palavra que me ver a cabeça. Maravilhoso. Não consigo largar o baixo, o que é bom: minha intonação no fretless é sofrível.
Só não dá pra chamar o cara de Alembic. Nada ver com o timbre tradicional.
Vai ser o Alembenstein...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por everton_cn Qua Jan 15, 2014 11:39 pm

Legal Drews, bom ... eu tenho um Alembic Essence de 5 cordas 94 ! Tenho ele há 2 anos e confesso q logo q peguei o baixo dei uma "assustada" ... o timbre vem realmente com bastante eletrônica .... na verdade percebi uma dificuldade de "domar" o timbre ... é muito fácil o som espirrar ! Demorei um tempo para conseguir tirar timbre legal dele ... hoje faço shows e gravações e me dou muito bem ... muitos músicos e produtores adoram o timbre dele ...inclusive depois q peguei ele aumentaram consideravelmente as gravações ! O timbre para bases mais comuns em baladas, pops, e rock são muito bons .... mas confesso q a marca do bass influencia o produtor! Tenho tb um Fender JazzBass e prefiro muito mais tocar nele ... toco bastante música instrumental e realmente com o ALEMBIC não rola !!! Mas o Alembic me garante uns trampos ( é o único baixo mais "caro" q tenho ) ..... ele ta fazendo 20 anos e talvez seja uma boa hora para vendê-lo ..... mas confesso q deu vontade de trocar os caps e o circuito dele ! Mas acho q não tenho coragem .. hehehe !!
everton_cn
everton_cn
Membro

Mensagens : 121
Localização : Cachoeira Paulista

http://www.myspace.com/evertonoliveira

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por drews Qui Jan 16, 2014 7:19 am

everton_cn escreveu: ... confesso q deu vontade de trocar os caps e o circuito dele  ! Mas acho q não tenho coragem  .. hehehe  !!
eu JAMAIS teria coragem de fazer isso, mas como resgatei o menino já mutilado e meio morto...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por fheliojr Qui Jan 16, 2014 3:53 pm

everton_cn escreveu:...Mas o Alembic me garante uns trampos...

então fique com ele, cara.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Fernandão C Qui Jan 16, 2014 5:47 pm

allexcosta escreveu:Minhas virtudes como baixista: nunca me encantei com Alembics e Rickenbackers...

+2

allexcosta escreveu: "...O outro eu não sei quem é...

Hehehe. Falha grave.

allexcosta escreveu: "...Timbre é algo muito importante. Parte do prazer de escutar Marcus Miller vem daquele som de baixo monstruoso..."

Perfeito.
Fernandão C
Fernandão C
Membro

Mensagens : 111
Localização : São Paulo/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?) Empty Re: Alembic e a blasfêmia (sacrilegio?)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos