Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

+9
Fernando Bortolleto
Thales_Sr
Edu Fettermann
GusVCD
ZédeLepelin
subgrave
Boss2K
allexcosta
Aureliano
13 participantes

Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Aureliano Ter 05 Nov 2013, 11:50 am

Tivemos uma palestra e assistimos a um documentário no CFO-PMERJ sobre a bolha imobiliária americana. O documentário eu não estou conseguindo achar, mas eis que encontrei essa reportagem:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/14/ganhador-do-nobel-de-economia-alertou-sobre-bolha-imobiliaria-no-brasil.htm
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por allexcosta Ter 05 Nov 2013, 11:51 am

Se ele não falasse, hein?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Aureliano Ter 05 Nov 2013, 12:48 pm

Pois é, esses aumentos absurdos de imóveis, uma hora vai chegar no famosos "boom" e vai cair. Em Niterói, chega-se a mudar nome de rua e nome de bairro, simplesmente para aumentar preço de imóvel ao bel prazer, sem mudança nenhuma na urbanização local...
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Boss2K Ter 05 Nov 2013, 12:49 pm

Aureliano .... vem morar dar uma volta em Brasília, pra você ver o que é bolha imobiliária, e que não precisa de nenhum premio nobel pra saber que existe (há muito tempo) ...

EDIT: Metro quadrado em Brasília R$ 9.098,00

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por subgrave Ter 05 Nov 2013, 12:53 pm

Esse ano construi uma garagem nos fundos do lote, gastei +- o mesmo valor da minha casa que construi 5 anos atrás!

Os preços, principalmente da mão de obra, estão surreais.
Isso se vc encontrar mão de obra...

É que todo mundo está costruindo adoidado com os financiamentos do governo.

Boa coisa isso não vai dar já se fala faz tempo... dizem que depois da copa vem o caos...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por ZédeLepelin Ter 05 Nov 2013, 1:09 pm

Esse "dizem", sem querer parecer nem ser antipático, rola faz tempo. Nossa situação, comparada aos países europeus que estão com o pires na mão, é de dar inveja a muitos gringos.
O preço da mão de obra está cara por conta de uma lei irrevogável, chamada oferta e procura. Não se prega a livre iniciativa, com intervenção mínima do estado? Então o mercado que se regule.
Note que gasta-se muito para construir, mas as construções não param. É a economia, man.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por GusVCD Ter 05 Nov 2013, 1:17 pm

Aqui em Santos por conta do Pre Sal / Bacia de Santos, o boom ta rolando forte a uns anos.

Imóvel q vc comprava na planta por 230k não sai menos de 650k hj (acompanho de perto pois minha esposa além de Engenheira é designer de interiores e sempre gosta de visitar os novos empreendimentos para ver a disposição da planta e o decorado).

A construção das duas torres da Petrobras vai render aí tbm mais 2K empregos diretos e tal, e ao tudo vira desculpa para a supervalorização dos empreendimentos.

E Santos, q é uma cidade com pouco mais de 500K habitantes já tem o metro quadrado acima de 8k reais.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Aureliano Ter 05 Nov 2013, 2:16 pm

Pois é. Um fator que nos ajuda, é que a bolha imobiliária dos EUA não tem como acontecer aqui, devido a estruturação do nosso empréstimo. A economia brasileira, por incrível que pareça, é uma das mais seguras do mundo. A bolha dos EUA ocorreu devido a uma total banalização do empréstimo e da hipoteca. Os bancos liberavam empréstimos sem nenhuma segurança. Aqui no Brasil, a burocracia para se liberar um empréstimo, é uma via crucis.

Enquanto lá eles fizeram uma política "pró-cliente", aqui a política é "pró-banco". A desvantagem é que somos sufocados por taxas altíssimas e juros pesadíssimos, sofremos um verdadeiro pela-porco dos bancos. Em compensação, se o banco não falir, dificilmente vai ocorrer uma crise a níveis exponenciais, como nos EUA, onde diversos bancos quebraram ao mesmo tempo.

Aqui, se ocorrer uma crise imobiliária, será de modus operandi totalmente diferente do caso americano...

No documentário explica tudo certinho como aconteceu lá, mas eu não consegui encontrar ele ainda, quando encontrar eu posto aqui. Ele é revelador, um verdadeiro tapa na cara do neo-liberalismo.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por allexcosta Ter 05 Nov 2013, 2:20 pm

^ Análise perfeita.

Conversei sobre isso com minha irmã, que é professora de economia, e ela me explicou exatamente dessa forma.

Lembro que no início dos anos 2000, conheci um monte de gente comprando casa de 300.000 dólares com entrada de 5000 e renda de 500 por semana. Esse povo todo perdeu as casas.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Edu Fettermann Ter 05 Nov 2013, 2:21 pm

Eu moro numa cidade de 110 mil habitantes na região mais pobre do estado do Rio de Janeiro, a noroeste. Nesta cidade ridícula, é praticamente impossível achar um imóvel abaixo dos 250k. Quando digo imóvel, digo apartamentinho de quarto e sala. Fui ver uma casa um dia desses, três quartos, garagem, jardim, mas loooooooooooonge de tudo (a coisa mais perto é uma pet shop e uma sorveteria), o cara pediu 600k. Enquanto isso, meus primos que moram em Sydney há pouco mais de um mês já compraram um carro por lá trabalhando como montadores de móveis.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por subgrave Ter 05 Nov 2013, 3:06 pm

jmaxyyz escreveu:
O preço da mão de obra está cara por conta de uma lei irrevogável, chamada oferta e procura. Não se prega a livre iniciativa, com intervenção mínima do estado? Então o mercado que se regule.
Então o governo que pare de injetar rios de dinheiro nos financiamentos!


jmaxyyz escreveu:Note que gasta-se muito para construir, mas as construções não param. É a economia, man.
Não é a economia não, é o dinheiro do governo...


PS.: Estou com 2 contratos de financiamento de material de construção aqui no escritório, mas o financiado não usou o dinheiro para comprar um grão de areia sequer...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por GusVCD Ter 05 Nov 2013, 3:16 pm

Aureliano escreveu:No documentário explica tudo certinho como aconteceu lá, mas eu não consegui encontrar ele ainda, quando encontrar eu posto aqui. Ele é revelador, um verdadeiro tapa na cara do neo-liberalismo.
No Zeitgeist, na terceira parte, fala bem detalhado tbm sobre isso.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por ZédeLepelin Ter 05 Nov 2013, 3:28 pm

subgrave escreveu:
jmaxyyz escreveu:
O preço da mão de obra está cara por conta de uma lei irrevogável, chamada oferta e procura. Não se prega a livre iniciativa, com intervenção mínima do estado? Então o mercado que se regule.
Então o governo que pare de injetar rios de dinheiro nos financiamentos!


jmaxyyz escreveu:Note que gasta-se muito para construir, mas as construções não param. É a economia, man.
Não é a economia não, é o dinheiro do governo...


PS.: Estou com 2 contratos de financiamento de material de construção aqui no escritório, mas o financiado não usou o dinheiro para comprar um grão de areia sequer...
Cara, você tá querendo me convencer que os preços dos imóveis estão nas alturas por culpa do governo?
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por ZédeLepelin Ter 05 Nov 2013, 3:30 pm

No Zeitgeist, na terceira parte, fala bem detalhado tbm sobre isso
Muito bem lembrado.
E em outros capítulos nos explica, de forma didática e estarrecedora, como funciona a economia baseada no capital, e não em recursos.
ZédeLepelin
ZédeLepelin
Membro

Mensagens : 626
Localização : Longe de Zé Ruélas e Vira-Latas.

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por subgrave Ter 05 Nov 2013, 4:51 pm

jmaxyyz escreveu:Cara, você tá querendo me convencer que os preços dos imóveis estão nas alturas por culpa do governo?
Não sou ninguém prá dizer alguma coisa sobre mercado/economia...

Prefiro só ler e acompanhar:

http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/3038731/governo-brasileiro-ignora-advertencias-sobre-bolha-imobiliaria-diz-bloomberg

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Thales_Sr Ter 05 Nov 2013, 8:17 pm

Empréstimo hipotecário não é diferente de financiamento imobiliário?
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Fernando Bortolleto Ter 05 Nov 2013, 8:43 pm

Thales_Sr escreveu:Empréstimo hipotecário não é diferente de financiamento imobiliário?
Thales, são coisas diferentes. no empréstimo hipotecário, o imóvel fica de garantia e, em caso de falta de pagamento, o imóvel passa a ser da instituição ou pessoa que emprestou o dinheiro. nesse caso, o imóvel é o único bem que a pessoa pode perder. já o financiamento, caso não seja pago, gera uma dívida comum que, em caso de não pagamento, tira bens da pessoa, mas não exclusivamente a casa. aliás, geralmente a residência da pessoa é o único bem que não pode ser retirado da pessoa, porém, em alguns casos de financiamento, devido ao crescente risco de não pagamento por conta dos altos preços dos imóveis, até a casa em que a pessoa reside pode lhe ser retirada.
que eu saiba, é isso...

Fernando Bortolleto
Membro

Mensagens : 46
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Claudio Ter 05 Nov 2013, 10:25 pm

OK... agora pede pro gringo contar algo que seja de fato uma novidade!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Thales_Sr Qua 06 Nov 2013, 11:34 am

Fernando Bortolleto escreveu:Thales, são coisas diferentes. no empréstimo hipotecário, o imóvel fica de garantia e, em caso de falta de pagamento, o imóvel passa a ser da instituição ou pessoa que emprestou o dinheiro. nesse caso, o imóvel é o único bem que a pessoa pode perder. já o financiamento, caso não seja pago, gera uma dívida comum que, em caso de não pagamento, tira bens da pessoa, mas não exclusivamente a casa. aliás, geralmente a residência da pessoa é o único bem que não pode ser retirado da pessoa, porém, em alguns casos de financiamento, devido ao crescente risco de não pagamento por conta dos altos preços dos imóveis, até a casa em que a pessoa reside pode lhe ser retirada.
que eu saiba, é isso...
Pois é, por isso perguntei. Tinha essa visão também. Com isso, o risco de "bolha" por causa de empréstimos hipotecários, a meu ver, não existe. É uma modalidade que não tem a abrangência dos financiamentos, aqui no Brasil. Aquela quebradeira que existiu lá nos EUA eu acho que não acontece, mas um monte de gente que tá no meio querendo ganhar dinheiro (tem muita gente séria, mas muuito aventureiro), esse pessoal deve tomar um sufoco sim.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Fernando Bortolleto Qua 06 Nov 2013, 1:29 pm

pois é, o que pode causar a bolha seria o monte de financiamentos, governamentais e privados, bem mais comuns no Brasil do que as hipotecas. mas aqui a bolha não acarretará, a meu ver, tempos tão ruins como nos EUA. e, claro, com o aumento dos preços, um monte de gente fica só tentando se dar bem.

Fernando Bortolleto
Membro

Mensagens : 46
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Maurício_Expressão Qua 06 Nov 2013, 9:11 pm

Para mim, vai acontecer exatamente, em termos imobiliários, o que aconteceu no início dos anos 90 na era Collor: um monte de gente tinha alguma grana no Over Night e Poupança, rendendo absurdo de juros.
Compraram casas na planta ou começaram a construir casas (para revender, para alugar e ter mais renda ainda, ou na praia e campo) usando a grana desse investimento.
Quando houve o confisco e esse dinheiro mágico acabou, não chegou a ter uma queda brutal de preços de imóveis, mas o mercado imobiliário parou. As construções pararam e muita casa em construção foi posta a venda.
Ou seja, o mercado passou a ser vendedor. Foi quase uma década para isso ser recuperado.
Em meados dos anos 90 podia-se comprar casa de 3 quartos por 40 a 50K dólar.
Ou seja, de real, acho que o preço dos imóveis vai simplesmente parar de subir de forma estratosférica como está subindo atualmente e por causa disso a indústria da construção civil terá uma violenta desaceleração.
Mas para isso acontecer tem que cessar a fonte de grana (assim como cessou a fonte de grana no plano Collor). Ou seja, programas como Minha Casa, Minha Vida tem que ser desacelerado.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por fheliojr Qui 07 Nov 2013, 5:49 pm

a expansão do mercado imobiliário é um dos indicadores de crescimento econômico. como este não dá p/ se manter, eternamente...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Sonikado Sex 08 Nov 2013, 12:01 am

/\

Chutaria mais que é indicador de crescimento de dívidas, não necessariamente crescimento econômico... só mais crédito.
Exceto alguns investidores que compram pra demolir e reconstruir só pra fazer dinheiro fácil, o que tem de gente endividada até a cabeça não é pouca...

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil Empty Re: Economista gringo alerta sobre bolha imobiliária no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos