Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

+5
Amagomes
allexcosta
Bass Thiago
Rick Charles
richardson.vix
9 participantes

Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qua Set 04, 2013 12:01 pm

Bom dia pessoal.

Abri esse tópico pois não encontrei nenhum outro relacionado.

O Problema:

Estou com um problema de ligação que nem o Érico (Malagoli) conseguiu resolver por e-mail, ele até encaminhou para o fabricante, o que acontece é que a instalação está aparentemente toda correta, mas não está ok.

O Contexto:

Meu baixo, 6 cordas, tem dois captadores soap ativos Kent Armstrong (HB4E3N e HB4E3B). São dois potenciômetros de volume, um para cada captador (até troquei pois antes era um blend e um de volume).

Antes o circuito era um Artec, não lembro o modelo mas é o que tem médio paramétrico.
Ele está com uma blindagem pé-de-cachorro, mas que funciona.

Comprei o Tone Chaser TC-3B...tudo tranquilo, rápido, segui os procedimentos de instalação que se adequam ao meu caso, as ligações que realmente preciso fazer, isso porque o manual fala de várias coisas, mas meu caso são 2 captadores + 2 potenciômetros (um para cada) + circuito (pots grave, médio e agudo) e só, não tem switch, push-pop, resistência, mute ou o que for a mais.

Tem um detalhe de ligação, o baixo tem um fio de aterramento que era usado anteriormente no Artec (quando nem tinha blindagem e depois também), esse fio está preso dentro do corpo, antes ele era ligado a todos os pots que eram interligados (inclusive o blend e volume), nesse caso não entendi pelo manual do Tone Chaser que preciso fazer isso, alias, fala para não soldar nada nas carcaça dos pots, apenas deixar a blindagem, então o fio está apenas isolado.

O Problema:

Ouvindo pelo meu retorno (um Power Click) tenho que ficar rodando o volume dele para achar um ponto em que saia som (tipo sintonizando), fazendo isso dá ruído em alguns pontos, em outros fica mudo, no ponto em que sai algum som ouço o baixo distorcido e fraco, e nenhuma possibilidade de equalização (os knobs do TC não atuam), como se só tivesse passando o som direto pelo circuito mas o mesmo não estivesse atuando, só que pelo sinal todo ruim o motivo deve ser além de apenas não atuar.

Já ligando na minha pedaleira e ouvindo por ela sai sempre o som do baixo, mas do mesmo jeito, distorcido e fraco, sem equalização, percebi que há um "hummmmmm" que pára quando seguro no plug.

Obs.: bateria nova.

Material de Suporte:

Estou seguindo o esquema de ligação para 2 pickups, e o circuito considerando o que tem um swtich, só que não tenho então (pelo Érico) o fio verde vai direto para o jack.

  • Manual Tone Chaser TC-3B

O esquema dos captadores em anexo se precisar de algo, é o que tem a malha, fios vemelho e verde - sem uso, e fios branco e preto.

  • Manual Kent Armstrong


O Apelo: Smile

Não sei mais o que fazer, não sou técnico em eletrônica, apenas sei soldar um pouco e faço tudo com o máximo de cuidado e quando tenho segurança, mas parece que estou errando em algum ponto, só que já li e reli diversas vezes e não vi nada errado.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Rick Charles Qua Set 04, 2013 2:38 pm

Seja bem vindo Richardson, se possível poste uma foto da ligação que você fez pra gente tentar ajudar.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Bass Thiago Qua Set 04, 2013 7:40 pm

Richard, vamos esperar o pessoal com mais experiência aqui pra ajudar, mas eu tô achando que esse terra que você não soldou nas carcaças é que deve ser o problema. Acho que quando ele quis dizer pra não soldar nos pots, tá querendo dizer pra não soldar nos pots de eq, mas nos de volume sim. Se não entendi errado, o seu baixo acabou ficando sem o aterramento, por isso está dando esse hum.
Bass Thiago
Bass Thiago
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 8:58 am

Rick Charles escreveu:Seja bem vindo Richardson, se possível poste uma foto da ligação que você fez pra gente tentar ajudar.
Obrigado.
Eu pensei, ia até anexar os esquemas, mas o servidor acusou que só tem 3KB de espaço (alo administradores). Very Happy 

Vou ver se boto a foto depois quando o espaço estiver disponível.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 9:08 am

Bass Thiago escreveu:Richard, vamos esperar o pessoal com mais experiência aqui pra ajudar, mas eu tô achando que esse terra que você não soldou nas carcaças é que deve ser o problema. Acho que quando ele quis dizer pra não soldar nos pots, tá querendo dizer pra não soldar nos pots de eq, mas nos de volume sim. Se não entendi errado, o seu baixo acabou ficando sem o aterramento, por isso está dando esse hum.
Rapaz uma coisa eu faço propaganda, o pessoal do Malagoli é o melhor suporte pós-venda que vi, mesmo que eles não precisem dar, digo pelo Érico de lá, a gente esgotou as possibilidades até que ele me encaminhou para quem fabrica, mas não tive resposta ainda.

Agora voltando...

Essa parte do esquema eu segui também, só soldei nos pots de volume e ligados ao preto (terra) do circuito, mas de qualquer maneira o aterramento não está legal, nunca esteve mesmo antes, o luthier que construiu o baixo (peguei num "jogo" que fiz com ele) não fez a blindagem e o aterramento, que atuava com o Artec ligado a todos os pots, não devia funcionar pois tinha ruído mas esse "hum", eu só aproveitei mas até então não soldei nele, apenas a fiação está ligada.

richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por allexcosta Qui Set 05, 2013 9:58 am

richardson.vix escreveu:Eu pensei, ia até anexar os esquemas, mas o servidor acusou que só tem 3KB de espaço (alo administradores).
Alô. Não entendi bem onde você está encontrando esse limite. Imagens de 200 ou 300k são postadas aqui todos os dias sem problemas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 10:03 am

allexcosta escreveu:
richardson.vix escreveu:Eu pensei, ia até anexar os esquemas, mas o servidor acusou que só tem 3KB de espaço (alo administradores).
Alô. Não entendi bem onde você está encontrando esse limite. Imagens de 200 ou 300k são postadas aqui todos os dias sem problemas.
Opa...

Pois é, achei até estranho o limite, eu tentei "Anexar Arquivos" na hora de criar o tópico, então veio um aviso que só tinha 3KB livres. O do TC tem 680KB e o do KA tem 176, então botei os links.

Vou tentar anexar depois as fotos.

Valeu.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por allexcosta Qui Set 05, 2013 10:15 am

Ah, o "anexar arquivo" quando a gente vai criar um tópico. Acho que isso nunca funcionou e a adm. não tem controle sobre esse recurso.

Desculpe a incoveniência.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 10:19 am

allexcosta escreveu:Ah, o "anexar arquivo" quando a gente vai criar um tópico. Acho que isso nunca funcionou e a adm. não tem controle sobre esse recurso.

Desculpe a incoveniência.
Esse mesmo...agora entendi, então anexar pelo post funciona.

Sem problemas...esse grupo é muito bom! Boa movimentação, pessoal de qualidade, conteúdo idem, eu devia ter encontrado antes. Smile
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Amagomes Qui Set 05, 2013 12:05 pm

Richarlyson,

Aqui tem gente muito fera em eletrônica. Fique tranquilo que logo aparece um deles e provavelmente antes do que espera, surgirá uma solução.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 12:42 pm

Amagomes escreveu:Richarlyson,

Aqui tem gente muito  fera em eletrônica. Fique tranquilo que logo aparece um deles e provavelmente antes do que espera, surgirá uma solução.
Opa, está me confundindo, é RicharDson, não essa mistura de nomes made in Brasil (alguém aí em um pai chamado Richarly?), o meu é importado e nacionalizado. Smile

Era o que estava comentando com o Alex, esse fórum é muito bom, comecei a acompanhar há algum tempo apenas lendo, e agora com uma necessidade de verdade mais ainda.

Até mais.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Amagomes Qui Set 05, 2013 12:48 pm

richardson.vix escreveu:
Amagomes escreveu:Richarlyson,

Aqui tem gente muito  fera em eletrônica. Fique tranquilo que logo aparece um deles e provavelmente antes do que espera, surgirá uma solução.
Opa, está me confundindo, é RicharDson, não essa mistura de nomes made in Brasil (alguém aí em um pai chamado Richarly?), o meu é importado e nacionalizado. Smile
Até mais.
Desculpe, foi um ato falho...digitei rápido e acabei me lembrando do jogador...facepalm 
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por rafammbass Qui Set 05, 2013 2:26 pm

Richardson,

Não sei se meus olhos me enganam, mas vamos lá. Acredito que o maior problema está nos captadores, já que o manual do circuito explica muito bem o que fazer.

Eu procurei esse modelo de captador na internet e não achei nenhuma informação dizendo que o captador é ativo. Pelo que vi em fotos, ele tem 5 fios: Um branco, um verde, um vermelho, um preto e um 'prateado', que é a malha de terra. Esse captador não é ativo. Temo que você tenha ligado errado. Se a bateria está ligada nele, desligue!

Você tem que decidir se vai querer ligar as bobinas em paralelo, split ou em série, ou ainda colocar uma chave 'on-on-on' meio chata de achar por aqui para poder fazer essa ligação mais versátil.

Vai ter que descobrir com a ajuda de um multímetro ou um led e uma pilha qual fio pertence a qual enrolamento, para que você possa ligá-los corretamente.

Se o seu baixo não tem uma blindagem eficiente e o terra do circuito não está ligado nessa blindagem, você vai ter que soldar fios nos pots para que tudo fique certinho. (na minha opinião, eu faço isso e acho a melhor forma de fazer)

Eu acho que seria muito bom termos fotos para entender melhor o problema nas ligações que você fez.

Vamos esperar sua resposta.

Abraço!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 2:47 pm

rafammbass escreveu:Richardson,

Não sei se meus olhos me enganam, mas vamos lá. Acredito que o maior problema está nos captadores, já que o manual do circuito explica muito bem o que fazer.

Eu procurei esse modelo de captador na internet e não achei nenhuma informação dizendo que o captador é ativo. Pelo que vi em fotos, ele tem 5 fios: Um branco, um verde, um vermelho, um preto e um 'prateado', que é a malha de terra. Esse captador não é ativo. Temo que você tenha ligado errado. Se a bateria está ligada nele, desligue!

Você tem que decidir se vai querer ligar as bobinas em paralelo, split ou em série, ou ainda colocar uma chave 'on-on-on' meio chata de achar por aqui para poder fazer essa ligação mais versátil.

Vai ter que descobrir com a ajuda de um multímetro ou um led e uma pilha qual fio pertence a qual enrolamento, para que você possa ligá-los corretamente.

Se o seu baixo não tem uma blindagem eficiente e o terra do circuito não está ligado nessa blindagem, você vai ter que soldar fios nos pots para que tudo fique certinho. (na minha opinião, eu faço isso e acho a melhor forma de fazer)

Eu acho que seria muito bom termos fotos para entender melhor o problema nas ligações que você fez.

Vamos esperar sua resposta.

Abraço!
Opa, vamos lá o que dá para responder agora...em casa vou ver a situação e depois repasso aqui.

O link para os captadores http://www.wdmusic.com/HB4E3B.html e http://www.wdmusic.com/HB4E3N.html: "... It can be used either active or passive mode, alone or in pairs. In parallel...".

Independente do esquema dos captadores eu estou seguindo o do TC sobre isso, ou seja, a alimentação vai na placa, não no captador, a dúvida é que pelo esquema do KA o fio preto ou branco pode ser "inutilizado" (o vermelho e verde são usados apenas para a chave ononon), usando um ou outro muda-se a fase (o esquema do KA explica isso), alias o que essa mudança de fase implicaria (som)?

Eu queria fazer essa tal ligação com opção das bobinas em paralelo, split ou em série, mas nunca vi essa chave 'on-on-on', no esquema do KA tem a explicação, na prática (som) implicaria em que?

Sobre a blindagem e aterramento, pelo esquema do TC...no meu baixo tem o fio que está aterrado no corpo do baixo - não na blindagem - e vai no S do jack (terra), soldado ao fio preto do TC (terra) e nos pots de volume, nos pots do TC NÃO (pelo esquema). Eu deveria fixar esse fio terra também na blindagem?

Agora que o Alex já explicou que não há problema em anexar fotos ficará mais fácil, vou botar aqui depois.

Até mais.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por allexcosta Qui Set 05, 2013 2:52 pm

Ao ler a mensagem original a primeira coisa que meio à cabeça foi que esse captador era passivo e, procurando no google, encontrei esse site da WD.

Dito isso, talvez a frase se refira a usar com circuito ativo ou passivo, mas que os captadores em si sejam passivos, o que é relativamente provável, já que o vermelho de um pickup ativo geralmente vai no fase da bateria, algo que o diagrama da KA não mostra.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qui Set 05, 2013 3:00 pm

allexcosta escreveu:Ao ler a mensagem original a primeira coisa que meio à cabeça foi que esse captador era passivo e, procurando no google, encontrei esse site da WD.

Dito isso, talvez a frase se refira a usar com circuito ativo ou passivo, mas que os captadores em si sejam passivos, o que é relativamente provável.
Aí não sei dizer, nem tentei (e não sei) nada sobre isso.

O que parece é que no contexto da frase o termo se aplica apenas ao captador, sobre ser passivo ou ativo, ligado em parelelo, ..., mas de qualquer maneira não estou aplicando alimentação a ela, talvez o que seria a maior preocupação pelo "hum" e não estar funcionando.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por rafammbass Qui Set 05, 2013 3:41 pm

richardson.vix escreveu:Independente do esquema dos captadores eu estou seguindo o do TC sobre isso, ou seja, a alimentação vai na placa, não no captador, a dúvida é que pelo esquema do KA o fio preto ou branco pode ser "inutilizado" (o vermelho e verde são usados apenas para a chave ononon), usando um ou outro muda-se a fase (o esquema do KA explica isso), alias o que essa mudança de fase implicaria (som)?
Então temos aqui o primeiro erro conceitual. Um captador ativo requer alimentação e ponto. O texto está mal escrito. Esses seus captadores são PASSIVOS. Os fios não podem ser inutilizados. O que você pode fazer é escolher o que ligar ou não.

Cada captador tem duas bobinas. Uma está compreendida entre os fios preto/branco e a outra o verde/vermelho. O que você precisa decidir é entre:

1- ligar as bobinas em paralelo
2- ligas as bobinas em série
3- ligar apenas uma bobina do captador
4- ligar o captador com uma chave ON/ON/ON para poder usar as três configurações (essa chave existe e é meio cara no Brasil - tenho 3 delas em casa se não me engano)

richardson.vix escreveu:Eu queria fazer essa tal ligação com opção das bobinas em paralelo, split ou em série, mas nunca vi essa chave 'on-on-on', no esquema do KA tem a explicação, na prática (som) implicaria em que?

Essa chave existe e é meio cara no Brasil - tenho 3 delas em casa se não me engano.

Com a chave em mãos e a certeza de que o esquema da KA, na Fig. 1 bate com o seu modelo de captador (o que provavelmente é verdadeiro) é só soldar.

O som é diferente em cada uma das configurações. Em minha opinião (tenho um SMB5a ligado com essa opção) o som em série é mais porrada, mais forte, mais ardido. O split é meio anasalado, como se fosse um single coil e o paralelo é onde eu gosto mais de tocar - dois som um pouco distintos e misturados. Fica legal demais.

richardson.vix escreveu:Sobre a blindagem e aterramento, pelo esquema do TC...no meu baixo tem o fio que está aterrado no corpo do baixo - não na blindagem - e vai no S do jack (terra), soldado ao fio preto do TC (terra) e nos pots de volume, nos pots do TC NÃO (pelo esquema). Eu deveria fixar esse fio terra também na blindagem?
É um pouco estranho você dizer que o fio está aterrado no corpo do baixo. Esse fio deve vir da ponte do seu instrumento. Bom, não importa, a ponte tem que estar ligada no terra, o jack tem que estar ligado no terra, os potenciômetros, de preferência, tem que estar ligados no terra - não importa se com fio ou usando a blindagem - o fio terra de cada um desses componentes tem que estar eletricamente em contato. Eu, por exemplo, acabo que mandar um control plate pro Samuel colocar no meu JB e não coloquei nenhum "fio terra" por saber que o control plate faz o papel de condutor nesse caso. Eu deixei um pingo de solda em cima dos potenciômetros por conveniência - ele pode soldar o negativo da ponte neles, bem como o negativo dos captadores.

Vejamos as fotos, para te ajudar melhor.

Se você não entender, leve em algum luthier competente. A ligação é simples.

Abraço!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por rafammbass Qua Set 11, 2013 10:01 am

E aí, conseguiu ligar?
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qua Set 11, 2013 11:51 am

Consegui resolver!!! Nota 10 esse pré do Malagoli, excelente custo/benefício, som top mesmo.

Estava aguardando para conseguir botar fotos e quem sabe algum link de vídeo com o som, apesar de que acho que teria vergonha por tantos profissionais que tem aqui.

Rapaz, o problema estava entre a cadeira e o teclado, ou melhor o baixo, eu.

Estava tudo ligado corretamente EXCETO que no jack o terra estava correto, mas os outros dois estavam invertidos, foi só mudar que funcionou, então a indução/hum que estava sendo enviada era por causa da inversão, isso por causa do sinal do pólo negativo da bateria e o verde que é saída do TC soldados no lugar errado no jack.

O que me deu a luz para ser isso foi um tópico no fórum que tinha uma imagem em rascunho (igual a do esquema do TC) e alguns comentários próximos ao meu problema.

Agora sobre o aterramento...resolvido o problema acima, testes, tudo ok, som nota 10, exceto que agora realmente havia problema de aterramento, ao encostar em qualquer parte de metal diminuía, mas não parava, resolvi usar o terra que havia no baixo, o que sai de dentro do corpo e sabe-se lá onde o luthier pregou, antes estava ligado em todos os pots (na montagem original com o outro pré), então voltei a liga-lo no sistema com o TC (exceto nos pots do pré, conforme esquema indica), diminuiu, mas não zerou.

Então a segunda tentativa foi em consideração do aterramento na blindagem, preguei o fio do terra na blindagem e bingo! Zero ruído agora.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qua Set 11, 2013 12:05 pm

rafammbass, queria bater um papo contigo em MP para ver sobre a ligação que comentou em "O som é diferente em cada uma das configurações. Em minha opinião (tenho um SMB5a ligado com essa opção) o som em série é mais porrada, mais forte, mais ardido. O split é meio anasalado, como se fosse um single coil e o paralelo é onde eu gosto mais de tocar - dois som um pouco distintos e misturados. Fica legal demais."


Uma das coisas que adiantei ao trocar o pré e pelos problemas - meus testes - foi trocar os pots de blend e o de volume por dois volumes individuais.

A ligação pelo esquema do KA é o verde o vermelho fechando, então sobra a malha e o preto e o branco, originalmente o branco é que ia para o pot como sinal, e o preto soldado junto com a malha (terra), o esquema indica que a inversão do preto com o branco muda apenas a fase (o que seria isso nesse caso?).

Com a mudança que fiz eu tenho usado mais o som com os dois caps abertos, gosto do timbre mais da ponte, mas o timbre com o TC ficou muito bom, do jeito que gosto abrindo os dois volumes, mas ainda estou reaprendendo a usar.

Fora isso existe uma característica no som que ainda se mantém e que é o que comentou, pelo menos parece, o som tende um pouco ao médio, o TC compensa jogando o gravão e um punch característico, mas ainda acho que poderia conseguir essa "porrada" que comentou com alguma configuração no nível de ligação dos caps.

Creio que essa chavinha ON-ON-ON resolveria meu caso, dando uma margem maior de configurações, mas como não tenho ela, e nem sei onde conseguir, qual seria a sugestão, pelo esquema que viu, de então fixar esse tipo de som? Parece que você entendeu a finalidade e entende a ligação.



Meu caso eu sinto que o som que sai é como split, soa médio
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Rotiv Qua Set 11, 2013 12:55 pm

Olá richardson.vix!

Se possível grava um som com esse pré Malagoli!

To interessado em alguns equipamentos Malagoli e esse "rewiew" cairia como uma luva!
Se possível amigão o faça!

Abraço e muito obrigado!

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qua Set 11, 2013 1:46 pm

Rotiv escreveu:Olá richardson.vix!

Se possível grava um som com esse pré Malagoli!

To interessado em alguns equipamentos Malagoli e esse "rewiew" cairia como uma luva!
Se possível amigão o faça!

Abraço e muito obrigado!
Vou gravar em algum momento sim, Rotiv, só não sei exatamente quando. Smile
Também não sou tão "virtuoso" para gravar eu tocando sozinho ou acompanhando algum playback.

O problema sobre referência é que não é só a troca do pré que faria a diferença, no meu caso o set são dois soap Kent Armstrong, tem ainda a construção do baixo e etc, creio que você saiba disso.

De qualquer maneira posso te dar um comparativo com o que tinha antes, minha percepção de anos usando o mesmo set.

O pré anterior era um Artec (http://artecsound.com/pickups/electronics/se3p.html):

Bass : +/-12 dB at 100 Hz,    
Middle : +/-12 dB at 400 Hz ~ 2 kHz,  
Treble : +/-12 dB at 4 kHz,    
Battery : 9 V Alkaline


E agora o Tone Chaser TC-3B, que você encontra no site Captadores (comprei por 250 reais semana retrasada, está 300 reais agora):

Baixo: +/-19dB de "cut/boost" e sua freqüência de atuação máxima é em algo entre o Mi e o Si de um baixo (isso dá entre 30 e 40Hz mais ou menos).
Médio: Sua freqüência central é 650Hz, com uma taxa de "cut/boost" de +/-12dB.  (não tem regulagem de frequência)
Agudo: "cut/boost" de +/-18dB.  Sua freqüência de atuação é selecionável externamente, permitindo 2 opções: 7kHz ou (4.5kHz) (uma chavinha resolveria isso, senão é fixo por solda - por padrão 7KHz que é deixar um fio isolado).
Bateria: 9 ou 18V.


A percepção logo de cara; melhoria no ganho geral com tudo em flat, no mínimo 80% mais forte o sinal de saída, no geral melhorias com a definição do som, um grave decente, com punch, boa resposta e definição, agudos idem, mesmo a 7KHz não achei tão brilhante como eles citam (talvez pelo captador ou ligação das bobinas do mesmo), médios mais aplicáveis ao conjunto (mas sinto falta do paramétrico do Artec), no geral se resumiu a potencializar o excelente som original do baixo e ainda acrescentar algumas melhorias, a timbragem é a mesma pois é característica do captador. Melhorou bastante.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por rafammbass Qua Set 11, 2013 2:46 pm

Que bom que funcionou! cheers 

Veja meus comentários abaixo!

richardson.vix escreveu:rafammbass, queria bater um papo contigo em MP para ver sobre a ligação que comentou em "O som é diferente em cada uma das configurações. Em minha opinião (tenho um SMB5a ligado com essa opção) o som em série é mais porrada, mais forte, mais ardido. O split é meio anasalado, como se fosse um single coil e o paralelo é onde eu gosto mais de tocar - dois som um pouco distintos e misturados. Fica legal demais."
Pode mandar!

richardson.vix escreveu:Uma das coisas que adiantei ao trocar o pré e pelos problemas - meus testes - foi trocar os pots de blend e o de volume por dois volumes individuais.
OK!

richardson.vix escreveu:A ligação pelo esquema do KA é o verde o vermelho fechando, então sobra a malha e o preto e o branco, originalmente o branco é que ia para o pot como sinal, e o preto soldado junto com a malha (terra), o esquema indica que a inversão do preto com o branco muda apenas a fase (o que seria isso nesse caso?).
Nessa ligação, as 2 bobinas estão em série. Nunca fiz a experiência, mas se esse captador estava ligado sozinho assim, acho que não interfere muito no som. Se estivessem os dois ligados ao mesmo tempo, um em fase e ou outro fora, aí ia dar diferença.

richardson.vix escreveu: Com a mudança que fiz eu tenho usado mais o som com os dois caps abertos, gosto do timbre mais da ponte, mas o timbre com o TC ficou muito bom, do jeito que gosto abrindo os dois volumes, mas ainda estou reaprendendo a usar.
Se você ligou os dois captadores na mesma fase, os dois em série, acho que você tem o maior nível de saída do sistema de captação possível. Colocando um sinal de intensidade forte em um dispositivo que ainda vá amplificá-lo ainda mais, vai deixar o som mais porrada na cara mesmo. Pode ser um pouco difícil se acostumar. Você pode ver se esse pré-amp tem um controle de ganho externo, ou ainda diminuir o nível de sinal com resistores.

richardson.vix escreveu: Fora isso existe uma característica no som que ainda se mantém e que é o que comentou, pelo menos parece, o som tende um pouco ao médio, o TC compensa jogando o gravão e um punch característico, mas ainda acho que poderia conseguir essa "porrada" que comentou com alguma configuração no nível de ligação dos caps.
Muito elementos influenciam nisso. Vide resposta acima- como você mudou a ligação dos captadores, pode ser por isso que o som está mais forte.

richardson.vix escreveu:Creio que essa chavinha ON-ON-ON resolveria meu caso, dando uma margem maior de configurações, mas como não tenho ela, e nem sei onde conseguir, qual seria a sugestão, pelo esquema que viu, de então fixar esse tipo de som? Parece que você entendeu a finalidade e entende a ligação.

Meu caso eu sinto que o som que sai é como split, soa médio
Olha cara, eu entendo as ligações, mas não sei qual é exatamente o tipo de som que você quer. O que eu disse sobre a chave é que ela pode te proporcionar sons diferentes sem ter que abrir o baixo e refazer ligações. Você pode experimentar os sons que quiser, pode tocar todos os dias com uma configuração diferente, mas isso é muito pessoal. Qual é o tipo de som que você quer?

Abs!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Qua Set 11, 2013 2:51 pm

Não sei usar o MultiQuote, como é?
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Agradecendo problema resolvido

Mensagem por Jonathan Lobato Dom Jun 29, 2014 3:35 pm

Olá pessoal sou novo aqui no site  Smile , mas vez ou outra estive pesquisando os tópicos aqui presentes na busca da solução de dúvidas e problemas  study .
Estou escrevendo pois comprei o Tone Chaser TC-3B e passei pelo mesmo problema do amigo Richardson. Há mais ou menos dois anos atrás comprei meu primeiro baixo, um Strinberg CLB-11a e estava super satisfeito. Usei para aprender durante um ano  Very Happy até então estava tudo bem, algum tempo depois o "jack" apresentou problemas e tive que trocar depois de muito pesquisar as possíveis causas   scratch , depois de seis meses aproximadamente, surgiu outro problema um ruido estranho que não era hammer, achei que fosse o pre amp que estive "bichado" então resolvi juntar uns trocados depois de muito suor  Embarassed tendo em vista o tone chaser que encontrei aqui em Belém por 245 a vista, instalei o circuito tudo certinho e achando que o problema estaria resolvido lol! , foi quando veio a decepção, o timbre do instrumento todo estragado  Shocked , então resolvi procurar por usuários e fui direcionado aos senhores e depois de ler muito encontrei uma possível solução e foi a que teve efeito, lembrando que aconteceu comigo quase o mesmo que o Richardson relatou na abertura do tópico, a diferença é que meu baixo é de apenas um captador. Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para este tópico.


Última edição por Jonathan Lobato em Dom Jun 29, 2014 8:58 pm, editado 1 vez(es)
Jonathan Lobato
Jonathan Lobato
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por rafammbass Dom Jun 29, 2014 4:21 pm

Amigão, qual foi a possível solução que teve efeito?
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Jonathan Lobato Dom Jun 29, 2014 8:08 pm

rafammbass escreveu:Amigão, qual foi a possível solução que teve efeito?
A que diz respeito à fase das bobinas. Testei várias ligações entre os cabos até encontrar o som que gostei.
Jonathan Lobato
Jonathan Lobato
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por richardson.vix Seg Jun 30, 2014 8:40 am

Jonathan Lobato escreveu:Olá pessoal sou novo aqui no site  Smile , mas vez ou outra estive pesquisando os tópicos aqui presentes na busca da solução de dúvidas e problemas  study .
Estou escrevendo pois comprei o Tone Chaser TC-3B e passei pelo mesmo problema do amigo Richardson. Há mais ou menos dois anos atrás comprei meu primeiro baixo, um Strinberg CLB-11a e estava super satisfeito. Usei para aprender durante um ano  Very Happy até então estava tudo bem, algum tempo depois o "jack" apresentou problemas e tive que trocar depois de muito pesquisar as possíveis causas   scratch , depois de seis meses aproximadamente, surgiu outro problema um ruido estranho que não era hammer, achei que fosse o pre amp que estive "bichado" então resolvi juntar uns trocados depois de muito suor  Embarassed tendo em vista o tone chaser que encontrei aqui em Belém por 245 a vista, instalei o circuito tudo certinho e achando que o problema estaria resolvido lol! , foi quando veio a decepção, o timbre do instrumento todo estragado  Shocked , então resolvi procurar por usuários e fui direcionado aos senhores e depois de ler muito encontrei uma possível solução e foi a que teve efeito, lembrando que aconteceu comigo quase o mesmo que o Richardson relatou na abertura do tópico, a diferença é que meu baixo é de apenas um captador. Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para este tópico.

Meu baixo tem dois switches de defasagem de bobinas, um para cada captador, na época que instalei o meu TC não existiam, citei só para diferenciar o problema meu do seu sobre o conjunto captadores+circuito, o fato é que sobre o meu problema descobri que era na inversão da ligação no jack, revisei o esquema N vezes e a ligação para ele parecia correta, inclusive o famigerado pólo da bateria estava soldado onde era para estar (esse sim poderia queimar), só que mesmo tudo ligado corretamente o som insistia em ficar errado, som fraco, distorcido, "longe", então depois de tanto pesquisar, esbarrei por aqui no fórum mesmo uma publicação sobre ligação no jack que acendeu a luzinha "seumané"  Very Happy, foi quando tentei fazer a inversão da ligação e voi lá, tudo funcionou como deveria.
richardson.vix
richardson.vix
Membro

Mensagens : 43
Localização : Vitória/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Jonathan Lobato Seg Jun 30, 2014 8:48 pm

Legal, vou deixar uma gravação que fiz com o novo circuito, quando tiver mais tempo tentarei fazer um som mais decente  cyclops 
Não sei se pode postar links, só vi uma referência em "perguntas frequentes" sobre postar videos do youtube, se não for permitido avisem.
Aí vai meu link:

Strinberg CLB-11a

1: https://soundcloud.com/jonathan-lobato/here-i-am-shaman-cover-grava-o
Obs.: Neste primeiro era o som do baixo novo, cordas novas e tudo mais, nessa época eu tava aprendendo e me arrisquei nessa que não era nada fácil

2: https://soundcloud.com/jonathan-lobato/bass-cover-instrumental-the-dark-eternal-night
Obs.: Neste esse segundo exemplo foi com o circuito Tone Chase TC-3B
Jonathan Lobato
Jonathan Lobato
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Jonas Henrique Seg Ago 31, 2015 11:37 pm

Nossa cara.. que diferença de timbre ficou muito bom... pesado e coeso, eu tbm uso esse pré e captadores malagoli em um baixo de 7 cordas feito pelo Luthier Steffen, estou muito satisfeito!
Jonas Henrique
Jonas Henrique
Membro

Mensagens : 3
Localização : Toledo

https://www.facebook.com/jhenriquebass

Ir para o topo Ir para baixo

Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli Empty Re: Instalação correta do preamp Tone Chaser TC-3B - Malagoli

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos