Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tira-teima: Classe D x Classe AB!

+37
SILVIAO
brucce
CaQuinhO
Zubrycky
Jackson
Binão
VictorLuigi
Mascis
JORGERA
Maurício_Expressão
JAZZigo
RaphaelM
edumerino
malka_aff
Raoni Passeto
Claudio
fheliojr
joabi
NESCAU
Normando Neto
andremega
CG
DenisLM
Fabio Linhares
Giuliano
bassfuria
subgrave
Thales_Sr
ct.colela
Breno_Barnabe
edumoraes
Ruds
J.Adalberto
gsfteodoro
gpraxedes
allexcosta
GusVCD
41 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 12:07 am

Olá, amigos do Octagon! Nesta noite teremos um combate muito esperado: o esbelto e esguio Ibanez Promethean X o parrudo e confiável GK 1001RB!!

A discussão sobre Classe D x Classe AB é antiga... uns defendem q a tecnologia está avançada ao ponto de um minihead substituir sem nenhum déficit os amps AB... outro alegam q falta uma gordura no dos minis e os mesmos tem som de brinquedo, sem pressão.

Bom, tentamos fazer um teste tira-teima no 10 Encontro SP com o q nos era disponível no momento (celular Motorola Razr Maxx XT910 filmando em FullHD), e para os membros deste Forum q estavam no local ao vivo, a opinião sobre as questões acima levantadas foi única e unanime, mas deixemos os amigos opinarem caso a qualidade do som permitir.

Para deixar o mais fidedigno possível, usamos nas cabeças os mesmos equipamentos (Caixas Aguilar GS112 NT com cabos Speakon Neutrick), e ambas estão ligadas na mesma alimentação, um estabilizador SMS 1KVA.

O volume (e não demais caracteristicas sonoras) foram igualados entre os amplis, e ambos estiveram praticamente em flat. Foi necessário dar uma diminuída no boost do GK, q deu uma comedida na "voz GK" do ampli.

O baixo utilizado foi um Xotic XJ-1T com cordas DR Marcus Miller ,045 zeradas, empunhado pelo amigo Rafael (rafammbass). O ligeiro Guilherme (gfsteodoro) ficou trocando entre os amplis diversas vezes enquanto o Rafael tocava em loop.

Mas vamos aos Concorrentes:

Do lado esquerdo, pesando 2,9Kg, e cuspindo 250W @ 8ohms, o Ibanez Promethean:

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Ibanez_Promethean


No outro canto, pesando 9,75kg, e vomitando 460W @ 8ohms, o GK 1001RB II:

Tira-teima: Classe D x Classe AB! GK_1001_RB




E o resultado esperado:

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/pdK3TpCysHo?vq=hd1080" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>



A conclusão fica por conta de cada um, e peço aos amigos q estavam no Encontro e viram pessoalmente as resposta dos amplis, que deixem a galera tentar opinar por seus próprios ouvidos (se a qualidade do video permitir...).


Última edição por GusVCD em Ter Ago 06, 2013 1:51 am, editado 1 vez(es)

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 06, 2013 12:35 am

O que exatamente devemos esperar dessa comparação, dado que um amp trabalha em praticamente o dobro da potência do outro?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 1:48 am

Essa questão era sabida nossa e tentamos deixar os dois amplis soando com uma altura igual de volume, indiferente de qto isso acusasse no potenciômetro de volume/master/ganho.

No local, vc tinha a nítida impressão q o volume geral dos sistemas era o mesmo pelas regulagens, agora outros fatores como pressão sonora, corpo do som, etc... tinham características completamente diferentes.

Por exemplo, se coloca-se um folha de papel em frente do duto de saída das caixas, certamente as mesmas vibrariam de maneiras diferentes. De ficar em pé na frente das caixas filmando eu já sentia isso.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gpraxedes Ter Ago 06, 2013 7:43 am

Bah, aí é covardia mesmo. É AB, GK e ainda com o dobro da potência.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 06, 2013 8:14 am

O GK não estava tão "aberto" quanto o Promethean. Equalizamos o volume dentre os dois (pelo menos tentamos).
Se não tirar o booster do GK, ele estava com o controle de volume na "posição 1".

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gpraxedes Ter Ago 06, 2013 8:20 am

Mas o GK é violento. Eu testei GKxGK mas não gravei. MB200x400RBIV, e a violência do 400BR me fez ficar com ele mesmo sendo bem mais pesado (a galera que acompanha meus posts sabe que tenho uma preferência enorme por instrumentos mais leves), mas como sempre falo, não tira os méritos do MB200 que tem um timbre muito bom, preço bacana e é extremamente leve e portátil.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 06, 2013 8:22 am

Esse prometheus ai e brinquedo de criança perto do GKzão!

Nao tem comparação possível

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gpraxedes Ter Ago 06, 2013 8:27 am

Alguém aí tem o GK MB800 para o próximo encontro e comparar com esse porrudão do Presidente?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Ruds Ter Ago 06, 2013 8:27 am

Além dos problemas já apontados, com certeza os circuitos pré-amplificadores (que vêm antes do estágio de potência classe AB ou classe D dos cabeçotes) não são iguais. São timbres diferentes.

Outro problema foi o teste não ser cego. Teste subjetivo sem ser cego não é confiável.

Um teste realmente confiável iria exigir muito mais esforço do que ligar dois cabeçotes quaisquer em uma caixa e filmar com um celular.

O que esse teste que foi feito vai "ajudar" é só que o pessoal que já tem uma opinião (seja bem embasada ou não) mantenha sua opinião e "ouça" apenas o que vai de acordo com ela. No final das contas faz mais mal do que bem.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por edumoraes Ter Ago 06, 2013 8:31 am

Pelo video realmente não dá para avaliar pressão sonora nem nada, só uma diferença de timbre mesmo, o que não justificaria a diferença de peso e preço entre os dois amplis, isso se a análise fosse feita só pelo que mostra o vídeo, claro.
Mas pessoalmente acredito que a coisa seja beeeem diferente!

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Ruds Ter Ago 06, 2013 8:58 am

edumoraes escreveu:Mas pessoalmente acredito que a coisa seja beeeem diferente!

Assim como vc, muitos outros acreditam nisso e em várias outras coisas. Por isso que testes subjetivos devem ser cegos.

Meu problema não é o cara acreditar em papai-noel ou que um classe AB é melhor e mais "bacana" do que um classe D só pq o AB é mais pesado e difícil de carregar. Tem tanta gente que acredita em cada coisa estapafúrdia (tipo corações batendo em 432Hz), que isso é fichinha. Todo mundo é livre pra usar e carregar o peso que quiser.

O problema é o camarada colocar isso como um fato. Mas sem evidência. Pq, como eu já disse, esse teste não é confiável.
O pior, é que aposto que, com talvez uma ou outra rara exceção, o pessoal que toma partido fervorosamente nem sabe o que é um classe AB ou um classe D, como funcionam nem o que faz um ser supostamente melhor do que o outro. Aí eu vejo problema.

Eu duvido muito mesmo, mas, como nunca vi um teste subjetivo sério ser feito, é possível que haja diferença e que um seja melhor do que o outro em alguma característica sonora. Mas antes de afirmar isso, precisamos de evidências. Senão fica só no diz-que-diz-que.

Do ponto de vista elétrico, o classe D tem vantagens óbvias, isso sim. É como querer comparar 486 com i7. É tecnologia antiga contra nova. E isso é um forte indício de que o classe D pode desempenhar tão bem quanto, senão até melhor, do que os AB.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 06, 2013 9:16 am

Aguardano o colela por aqui.... Twisted Evil 
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 9:18 am

Bom agora que esse teste foi postado ,vou criar polemica com o que ouvi de um tecnico de eletronica que conserta amplis GK
ja estou sabendo disso a uns 6 meses,mas por estar afastado do forum não quis levantar essa questão
O cara falou que os GK 700rb e 1001rb possuem fontes digitais, portanto 700rb e 1001rb são classe d tambem
pronto falei

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Thales_Sr Ter Ago 06, 2013 9:25 am

Ter fonte chaveada e ter estágio de potência chaveado são coisas distintas né costela?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 9:27 am

Ta.... os Gk são meio traveco são um quase classe d
confesso que fui preconceituoso

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 9:30 am

A mesma lenga-lenga de sempre...

10 pessoas fuçando nos heads de tudo q é jeito, tirando tudo do Promethean e capando ao maximo do GK, e mesmo assim é "chutometro", diz q me diz, sem evidencia...

Na boa, cada um com o seu e pronto.

Mas que o AB escurraça o D em timbre/presença/gordura/pressão é certo e nem se discute mais. Q deixem as viuvas do D chorarem o qto quiserem.

Já tive 3 amplis AB e 2 amplis D e testei-os em diversas situações reais (e não no mundo perfeito da cabeça de cada um), então opino com mais fundamento q alguns aqui.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 06, 2013 9:34 am

GusVCD escreveu:Essa questão era sabida nossa e tentamos deixar os dois amplis soando com uma altura igual de volume, indiferente de qto isso acusasse no potenciômetro de volume/master/ganho.

gsfteodoro escreveu:O GK não estava tão "aberto" quanto o Promethean.

Não é assim que funciona... Um amp mais potente SEMPRE responderá de forma diferente à dinâmica do músico, sempre aceitará ganho de entrada de outra forma e sempre estará apto a mandar mais energia para as caixas, mesmo que o master esteja em uma posição relativamente tímida.

ct.colela escreveu:O cara falou que os GK 700rb e 1001rb possuem fontes digitais, portanto 700rb e 1001rb são classe d tambem

Isso não existe.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por edumoraes Ter Ago 06, 2013 10:00 am

Já que o teste foi no Octógono, hehe, pra mim parece que é o mesmo que colocar o Jon Jones pra lutar com o José Aldo, ambos excelentes lutadores, mas cada um na sua categoria.

Mas mesmo assim acho válido teste para quem não conhece, pena que pelo audio captado no celular fica impossível ter as mesmas sensações auditivas de quem estava presente.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por subgrave Ter Ago 06, 2013 10:03 am

[quote="Ruds"]
edumoraes escreveu:
Do ponto de vista elétrico, o classe D tem vantagens óbvias, isso sim. É como querer comparar 486 com i7. É tecnologia antiga contra nova. E isso é um forte indício de que o classe D pode desempenhar tão bem quanto, senão até melhor, do que os AB.

claps 

Registro que não é só indício, é realidade inegável.
A qualidade sonora desses pequenos notáveis está aí para nosso deslumbre.

Empunho o contrabaixo já fazem mais de 20 anos e já toquei em muito equipamento, realmente não esperava por essa supreendente nova tecnologia! Tão boa quanto, se não superior, aos velhos e bons classe AB...

No início do ano fiz um upgrade, mantive todo meu set igual (caixas e baixos) e só mudei o head do Hartke HA3500 para o GK MB500, e meu som continua com excelentes graves e suas gorduras de tremer o peito e fazer pressão na cabeça...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 10:04 am

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Images
screenshot capture

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 06, 2013 10:04 am

Eu particularmente nao entendo por esse assunto gera tanta polemica!

Pra mim sao dois conceitos totalmente diferente um é portabilidade, e outro é som.

Todos que estiveram no encontro, curtiram mais o som do GK, se estavam sendo influenciados por qualquer outro motivo que nao os ouvidos nao posso dizer.

O Amplizinho é legal tbem,é bonitinho, leve e tem até um som bacaninha.

Como dizem cada um no seu quadrado!

Agora qdo o assunto sao teste comparativos só o IMETRO mesmo pra fazer com todo o rigor cientifico. E ainda assim, no final eh questao de gosto pessoal.

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 06, 2013 10:07 am

allexcosta escreveu:
GusVCD escreveu:Essa questão era sabida nossa e tentamos deixar os dois amplis soando com uma altura igual de volume, indiferente de qto isso acusasse no potenciômetro de volume/master/ganho.

gsfteodoro escreveu:O GK não estava tão "aberto" quanto o Promethean.

Não é assim que funciona... Um amp mais potente SEMPRE responderá de forma diferente à dinâmica do músico, sempre aceitará ganho de entrada de outra forma e sempre estará apto a mandar mais energia para as caixas, mesmo que o master esteja em uma posição relativamente tímida.
^
Concordo em relação a potência. Mas estive com um MB500 em casa por duas semanas e, mesmo com uma diferença bem menor de potência, pré falando semelhante, a diferença de sonoridade (quesito pressão) dentre os dois foi grande, muito semelhante ao teste que fizemos.
O promethean fala muito bem. Mas clipa muito fácil (isso em 8ohms). Pena não ter como testar ele no encontro em 4ohms (não havia como ligar por falta de cabo apropriado).

Ainda voto na situação de que o classe D é muito bom e atende a muitos baixistas. Mas eu ainda prefiro levar meu pesado GK para as minhas GIGs.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 06, 2013 10:10 am

Vc fala isso prq agora vc tem um roadie kkk

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 06, 2013 10:11 am

Ri Muito Ri Muito :doidao: 
E por vale coxinha...

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por subgrave Ter Ago 06, 2013 10:16 am

GusVCD escreveu:
Já tive 3 amplis AB e 2 amplis D e testei-os em diversas situações reais (e não no mundo perfeito da cabeça de cada um), então opino com mais fundamento q alguns aqui.

Outro que quer ser arvorar a condição de autoridade por experiência...

Se é assim já toco a mais de 20 anos, estou tocando com o MB500 a 06 meses em situação real, então minha opinião é a que tem mais fundamento!

GusVCD escreveu:
Mas que o AB escurraça o D em timbre/presença/gordura/pressão é certo e nem se discute mais.

Nem a pau juvenau!

GusVCD escreveu:
Q deixem as viuvas do D chorarem o qto quiserem.

Porque tanta raiva. Fica até parecendo que são as viúvas jurássicas dos AB que estão chorando...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 06, 2013 10:20 am

gsfteodoro escreveu:Concordo em relação a potência. Mas estive com um MB500 em casa por duas semanas e, mesmo com uma diferença bem menor de potência, pré falando semelhante, a diferença de sonoridade (quesito pressão) dentre os dois foi grande, muito semelhante ao teste que fizemos.

Quais dois?

A diferença de potência entre o MB500 e o 1001RBII é a mesma entre o Promethean e o 1001RBII.

Também não sou grande fã dos Classe D. Tive alguns quando começaram a ser fabricados e não me convenceram, mas essas comparações não são justas.

O 1001RBII é um monstro de um amp. Comparações melhores seriam MB500 vs 700RB ou MB800 vs 1001RBII.

Mesmo assim, parabéns a vocês que se dispuseram a fazer a comparação. Pelo que conheço dos equipamentos pra quem estava presente a diferença foi absurda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por edumoraes Ter Ago 06, 2013 10:29 am

subgrave escreveu:
Ruds escreveu:
edumoraes escreveu:
Do ponto de vista elétrico, o classe D tem vantagens óbvias, isso sim. É como querer comparar 486 com i7. É tecnologia antiga contra nova. E isso é um forte indício de que o classe D pode desempenhar tão bem quanto, senão até melhor, do que os AB.

claps 

Registro que não é só indício, é realidade inegável.
A qualidade sonora desses pequenos notáveis está aí para nosso deslumbre.

Empunho o contrabaixo já fazem mais de 20 anos e já toquei em muito equipamento, realmente não esperava por essa supreendente nova tecnologia! Tão boa quanto, se não superior, aos velhos e bons classe AB...

No início do ano fiz um upgrade, mantive todo meu set igual (caixas e baixos) e só mudei o head do Hartke HA3500 para o GK MB500, e meu som continua com excelentes graves e suas gorduras de tremer o peito e fazer pressão na cabeça...

Subgrave, só corrige o quote por favor porque não fui eu não que falei isso. grato!!!

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 10:38 am

Nossa esse topico esta bom demais
Conheço musico que toca a vinte anos aqui em são paulo,e se acha o Deus das notas musicais e não sabe diferenciar o pot de balanço e do grave do seu baixo
Bom agora vou opinar com minha autoridade por experiencia
eu toco baixo desde 1991, e do ano 2000 para 2001 me criei no maior polo de comercio musical da america latrina,(teodoro sampaio) vi conheci e falei nesses 13 anos com muitos musicos que a maioria só ouviu falar
Tive a graça de Deus de ter a chance de tocar e ver pessoalmente muita coisa  ,tanto musicos como equipamentos e instrumentos

Agora pergunto a voce usuario subfaltagrave
o que vc viu ou conheceu nesses seus 20 anos de musica que faz com que vc tenha autoridade e experiencia para assim digamos desqualificar a opinião de alguns usuarios do forum

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por bassfuria Ter Ago 06, 2013 10:39 am

Esse tira-teima não é justo...

São amplificadores muito diferentes, foram fabricados para determinados fins específicos...

Os Classe A/b são "monstros" de timbre e potência ideais para lugares fixos ou "big band's" com roadies... Difícil perderem o seu lugar...

Os Casses D são "acompanhantes" de fácil transporte e com uma tecnologia ainda nova e há muito para ser explorada, não acredito que vão chegar nos A/b, mas com o jogo certo de caixas suprem muito bem as necessidades do dia-adia de qualquer baixista que busca o "mínimo" de qualidade, potência e praticidade... Eles vieram pra ficar...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 06, 2013 10:40 am

J.Adalberto escreveu:Todos que estiveram no encontro, curtiram mais o som do GK, se estavam sendo influenciados por qualquer outro motivo que nao os ouvidos nao posso dizer.
Cara, eu falo por mim. Não sei nada de eletrônica, componentes, etc... sou do clube do "se agradou, tá bom".
Não deixaria de comprar um ampli por saber que ele é classe AB, D, ou seja lá qual for... se tivesse bom pra mim e dentro da minha condição financeira, compraria.

Na hora que começaram a fazer o Review (que eu nem sabia sobre o que seria exatamente) eu estava lá fora tomando uma perto da churrasqueira, e lá permaneci para não atrapalhar o vídeo. Eu e quem tava lá fora começamos a falar mais baixo e obviamente a prestar mais atenção no som, sem saber muito do que estava acontecendo, não estávamos olhando diretamente, só ouvindo pela janela. Eu percebi uma diferença. PESSOALMENTE achei que o som do GK me agradou mais sons melhores. Se é por conta da Classe, de características, de potencia, sei lá, não sei dizer. Mas pra mim teve uma diferença.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Ruds Ter Ago 06, 2013 10:41 am

J.Adalberto escreveu:Pra mim sao dois conceitos totalmente diferente um é portabilidade, e outro é som.

Posto dessa forma, parece que portabilidade exclui performance.

Se for assim, quem quiser celular bom de verdade tem que andar com os "tijorolas" da década de 90, certo?

No 

Tecnologias novas trazem benefícios sem necessariamente perder performance. Os celulares de hj são incontestavelmente melhores e mais portáteis do que os antigos.

Com amplificadores a diferença não é tão gritante, mas a situação é semelhante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 06, 2013 10:42 am

bassfuria escreveu:Esse tira-teima não é justo...

São amplificadores muito diferentes, foram fabricados para determinados fins específicos...

Os Classe A/b são "monstros" de timbre e potência ideais para lugares fixos ou "big band's" com roadies... Difícil perderem o seu lugar...

Os Casses D são "acompanhantes" de fácil transporte e com uma tecnologia ainda nova e há muito para ser explorada, não acredito que vão chegar nos A/b, mas com o jogo certo de caixas suprem muito bem as necessidades do dia-adia de qualquer baixista que busca o "mínimo" de qualidade, potência e praticidade... Eles vieram pra ficar...
Excelente comentário, bassfuria. Excelente. Defendo o mesmo ponto. E acho que o classe D está por pouco de chegar nos AB.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Giuliano Ter Ago 06, 2013 10:47 am

Tá tudo muito bonito, tudo muito poético, mas vou dar uma dica: da próxima vez usem um pedal AB/Box pra fazer o teste.
Fiquei com pena do Guilherme...
Ri Muito
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 10:48 am

Isso eu falei no outro topico
o Dia em que um ampli classe d me der a resposta sonora de um ab
eu terei um e serei a primeira pessoa a defender a classe
mas enquanto isso não acontecer vou continuar carregando meu velho e arcaico sistema ab

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gsfteodoro Ter Ago 06, 2013 10:59 am

Giuliano escreveu:Tá tudo muito bonito, tudo muito poético, mas vou dar uma dica: da próxima vez usem um pedal AB/Box pra fazer o teste.
Fiquei com pena do Guilherme...
Ri Muito

É nessa situação que lembramos de ter um desse...
hahahahhaa

ct.colela escreveu:
Isso eu falei no outro topico
o Dia em que um ampli classe d me der a resposta sonora de um ab
eu terei um e serei a primeira pessoa a defender a classe
mas enquanto isso não acontecer vou continuar carregando meu velho e arcaico sistema ab
Tamo junto, irmão.
Amigos 

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5418
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 11:00 am

Ruds escreveu:
Se for assim, quem quiser celular bom de verdade tem que andar com os "tijorolas" da década de 90, certo?
No 
Tecnologias novas trazem benefícios sem necessariamente perder performance. Os celulares de hj são incontestavelmente melhores e mais portáteis do que os antigos.
Ai vc esta sendo muito Ruds com o jão dalberto kkkkkkkkkk

Não da para comparar isso Ruds
Um celular antigo e um telefone atual
foram concebidos para serem em primeiro lugar um telefone
os atuais telefones receberam um upgrade de mini computadores pessoais
são ferramentas superiores em beneficios?
sim é claro que são
mas na função basica que é de ser um telefone isso não tem diferença nenhuma
os telefones antigos tem uma duração de bateria de ate 4 dias
os atuais não duram um dia e meio
derruba um tefone antigo no chão e derruba um iphode
de que adinata ter tecnologia se não suporta o dia dia
Aqui estamos falando de qualidade sonora,não estou dizendo que é ruim ou pessimo
em alguns outros post do forum ate falei falei que é ruim ,mas isso é gosto pessoal
os amplis classe D tem portabilidade e tecnologia mas no som ainda estão um degrau abaixo


Última edição por ct.colela em Ter Ago 06, 2013 11:02 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por bassfuria Ter Ago 06, 2013 11:00 am

Me corrijam se eu estiver errado...

Mas um dos maiores benefícios que vieram junto com os mini-heads foram as caixas com falantes de "neodímio", não sei se foi o Markbass, Ibanez ou Bergantino que nos apresentaram elas pela primeira vez, mas que foi um enorme prazer, isso foi...

Tanto que é muito comum hoje a utilização das caixas com 1x12 com Amplis A/b...

Tira-teima: Classe D x Classe AB! UmmyivI

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por allexcosta Ter Ago 06, 2013 11:06 am

Não foi o Bergantino, que por sinal está se afastando da tecnologia de falantes de Neodímio por preferir os cerâmicos. Jim Bergantino foi um dos últimos fabricantes famosos de caixas de baixo a fabricarem essas caixas mais leves, justamente porque achava a performance inferior.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 11:58 am

bassfuria escreveu:Esse tira-teima não é justo...

São amplificadores muito diferentes, foram fabricados para determinados fins específicos...

Os Classe A/b são "monstros" de timbre e potência ideais para lugares fixos ou "big band's" com roadies... Difícil perderem o seu lugar...

Os Casses D são "acompanhantes" de fácil transporte e com uma tecnologia ainda nova e há muito para ser explorada, não acredito que vão chegar nos A/b, mas com o jogo certo de caixas suprem muito bem as necessidades do dia-adia de qualquer baixista que busca o "mínimo" de qualidade, potência e praticidade... Eles vieram pra ficar...
O Review/teste/tira-teima justamente foi para mostrar q é injusto comparar os dois, e pelas razões q vc citou. A conclusão ao meu ver é essa mesmo! claps

A intenção era testar e espremer o máximo do D junto a um AB regulado da forma mais comedida possível, e no local desde pessoas q já tiveram diversos equipamentos de ambos os mundos (mas q não estão no patamar de uns senhores da verdade de si mesmo por aqui) qto pessoas que se consideram leigas, tiveram a mesma conclusão.

Nem vou entrar no mérito de potência, pois tbm acredito no q o Allex falou acima sobre arquitetura, mas depois do teste pensei comigo que muitas vezes o mundo dá voltas e no fim a melhor coisa era o q a gente tinha lá atrás, e creio q para mim a melhor coisa é voltar para um 400RB antigo, pois nem era tão pesado e seus 200W batiam mais forte q os 500W do Promethean (ambos em 4ohms).

Para minha realidade de lugar pequeno e Gigs curtas, a qual o Promethean me atende muito bem, estou tentado a voltar com esse AB de menor porte... vamos ver.

P.S.: Ao me ver, vídeos e comparativos tipo esse tem a principal função de cada um refletir para si e pronto. Se acrescenta ou não alguma coisa ao seu ponto de vista. Chato é se perder tempo fazendo as coisas para outros só tacarem o pau mas nunca acrescentarem nada de verdade.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Ruds Ter Ago 06, 2013 12:00 pm

ct.colela escreveu:Ai vc esta sendo muito Ruds com o jão dalberto kkkkkkkkkk

Colela, compra lá um AB bem pesadão e antigo, daqueles que tem bastante "massa sonora", e depois me liga do teu tijorola pra dizer o quanto ele é melhor que as porcarias dos classe D. farao 
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 12:01 pm

Ruds escreveu:
ct.colela escreveu:Ai vc esta sendo muito Ruds com o jão dalberto kkkkkkkkkk

Colela, compra lá um AB bem pesadão e antigo, daqueles que tem bastante "massa sonora", e depois me liga do teu tijorola pra dizer o quanto ele é melhor que as porcarias dos classe D.  farao 

Olha q ele compra! KKKKKKKK

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Fabio Linhares Ter Ago 06, 2013 12:31 pm

https://www.youtube.com/watch?v=8uamTvlj8mM
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Fabio Linhares Ter Ago 06, 2013 12:31 pm

Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por ct.colela Ter Ago 06, 2013 12:38 pm

Ruds escreveu:
ct.colela escreveu:Ai vc esta sendo muito Ruds com o jão dalberto kkkkkkkkkk

Colela, compra lá um AB bem pesadão e antigo, daqueles que tem bastante "massa sonora", e depois me liga do teu tijorola pra dizer o quanto ele é melhor que as porcarias dos classe D.  farao 
Passa o numero que eu te ligo
Eu ja tenho um classe ab desde 1996 um mb200 kilos
e estou namorando os outros dois que estão a venda no ebay
http://www.ebay.com/itm/Mesa-Boogie-Basis-M-2000-bass-guitar-amp-head-excellent-w-footswitch-/141028813659?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20d5f8eb5b


http://www.ebay.com/itm/Mesa-Boogie-Basis-M-2000-Bass-Amplifier-Head-M2000-/360699082332?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item53fb57365c

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por bassfuria Ter Ago 06, 2013 12:41 pm

Fiz o comentário à cima justamente por estar vivendo esse dilema;

- Já tive um Little Mark III com duas caixas Markbass 1x12 + tweeter, gostei de mais, depois que se aprende a mexer nos filtros é sensacional, mas cai na besteira de testar um GK MB500 e acabei comprando, deixei o Little Mark III pra galera usar na Renascer Vila Matilde, não que a Igreja precise, ninguém me pediu nada, mas eles tinham acabado de reformar o prédio e a galera lá tava tocando num ampli que nem marca tinha e como toco por lá vez ou outra...

- Hoje estou querendo comprar um GK 750rb para usar em Gig's onde há necessidade de levar duas caixas, se posso levar duas caixas posso levar um ampli pesadão para ter "maior pressão sonora" e continuo com o GK Mb500 para usar com uma caixa e back-up, mas apenas por "capricho" por que real necessidade não tenho, mas acho que seria legal...

Sempre compramos um monte de baixos sem a menor necessidade na maioria das vezes, porque não dois amplis...?

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 06, 2013 1:04 pm

Isso mesmo,

Esses classes sao legais pra ter como backup, leva na mochila e tudo certo!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por DenisLM Ter Ago 06, 2013 1:26 pm

o que eu sinto é que a potência é um parâmetro subjetivo nesse conjunto.
Por exemplo um amplificador all-tube de 200W "fala mais" que um AB de 1000W.
No caso dos classe D eu sinto o mesmo. Toquei a vida toda com um Hartke HA3500 de 350W, o MB500 Fusion (500W) faltava algo pra responder da mesma forma, já o MB800 (800W) sinto que tem a mesma resposta do Hartke que tive...

Grosseiramente sinto que um classe D precisa do dobro da potência de um equivalente AB para serem comparados em questão de volume e pressão sonora.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por gpraxedes Ter Ago 06, 2013 1:32 pm

^ interessantes observações. Mas o GK em si já é ignorante, nos testes que venho fazendo aqui, ele tem falado bem mais que amplis com mais potência independente da classe, se D ou AB, parece que ele tem mais potência do que está escrito, ou os outros bem menos, hahaha.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por bassfuria Ter Ago 06, 2013 1:39 pm

gpraxedes escreveu:^ interessantes observações. Mas o GK em si já é ignorante, nos testes que venho fazendo aqui, ele tem falado bem mais que amplis com mais potência independente da classe, se D ou AB, parece que ele tem mais potência do que está escrito, ou os outros bem menos, hahaha.

Isso eu senti em relação aos GK's quando tinha o Little Mark III e testei o GK Mb500 com as mesmas caixas... São ignorantes mesmo...Rolo compressor 

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por GusVCD Ter Ago 06, 2013 4:49 pm

Optei em ficar com o Promethean em vez do GK mais por conta da caixa q eu não queria abrir mão e ficar com o conjunto.


____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Tira-teima: Classe D x Classe AB! Empty Re: Tira-teima: Classe D x Classe AB!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos