Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudando a posição dos EMG TW

+4
GusVCD
Batista Bass
palmiro_storch
andremega
8 participantes

Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por andremega Ter Jun 04, 2013 5:26 pm

Senhores,

depois de 13 anos casado com meu Wood, resolvi dar mais uma renovada no som, mas coisa simples, que na verdade já tinha feito em parte: girar os captadores 180o.

Durante um tempo o Pedro, quando ainda fabricavam o baixo, encomendou à EMG o captador nessa configuração, e dizia que o som ficava melhor. Ele rodava só o da ponte. Das outras vezes que inverti não gostei do resultado, mas dessa achei que combinou bem com meu set (não o tinha quando fiz da ultima vez).

Aproveitei e rodei também o captador do braço. Ficou com mais "som de Fender" que meu Fender (captação SD Quarter Pound, muito quente o sinal).

Achei legal porque agora (acredito) o baixo está com a configuração aproximada do Fender 60. A posição dele sugeria o da ponte na posição 70 e o do braço mais próximo, fazendo ficar mais médio o som.

Aconselho quem tem caps EMG (ou qualquer outro) que, apesar de soupbar, tenha configuração J a fazer, pois muda bastante o som. No meu caso o meu tem bobinas stack (simula um captador J) e paralelas (humbucking). É super simples: afrouxar as cordas, os parafusos do captador e girar. Sem dramas.

Quem fizer, peço que diga o que achou.


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por palmiro_storch Qua Jun 05, 2013 9:07 am

Esse baixo aqui foi feito pelo luthier Sebastião Cyrillo. Bolt-on, aguilar OBP-3 com 2 EMG 45-TW. Ele inverteu a posição dos caps pra obter esse som de jazz bass no modo single. Ficou um baixo do c***lho

https://www.youtube.com/watch?v=cmP8G-E_vJc

https://www.youtube.com/watch?v=JNc6_sVqy58

https://www.youtube.com/watch?v=sezNj7Z3BBw

A propósito, estou fazendo meu baixo com ele; mesma configuração de eletrônica, porém com o 45tw-x Very Happy
palmiro_storch
palmiro_storch
Membro

Mensagens : 28
Localização : Toronto, CA

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por Batista Bass Qua Jun 05, 2013 12:16 pm

Vocês estão falando de inverter o captador na cavidade??

nunca havia pensado nisso... desse modo, a bobina de um hambuckler no modo single mudaria de lugar. é isso?
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por GusVCD Qua Jun 05, 2013 12:22 pm

^ Sim. O inverter seria um sinônimo de "virar de ponta cabeça".

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por Batista Bass Qua Jun 05, 2013 12:36 pm

Que doido! vivendo e aprendendo!

Mas isso só faz sentido nos hambucklers? o que muda é a posição da bobina em relação à corda, né? nesse caso para singles não muda nada, certo?
Batista Bass
Batista Bass
Membro

Mensagens : 84
Localização : São João del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por andremega Qua Jun 05, 2013 4:32 pm

Pense no seguinite:

naquele espaço do humbucking, cabem 2 bobinas do tamanho de um captador J, uma do lado da outra, certo? É o caso dos DC e CS da EMG (visualmente, pense nos captadores tipo MusicMan, com os polos expostos).

A série J (40J, no meu caso), ela tem o tamanho do humbucking, mas tem somente uma bobina, que fica na parte escrita "EMG". A série TW tem 2 paralelas, com a opcao de se desligar uma, ficando a da parte escrita EMG.

Então basta que o EMG saia da sua corda mais aguda e fica na mais grave (giro 180o). Sua bobina andou mais ou menos a distância de um Fender JB 70´s para 60´s, dependendo do ponto instalado.

No caso desse Wood, ao girar o captador da frente ficou na posição original do JB. Ele ficava recuado no projeto original (algo parecido com os Thumb da Warwick, talvez) e quando montaram a fábrica ele andou pra frente. Só que, na posição natural do captador, ele ainda não fica na posição JB.

Essa dica vale pra qualquer captador que não tenha "um bobinão", que não seja centralizado, que não funcione somente em modo humbucking e, obviamente, não seja um "split coil" que possa escolher as bobinas, como no caso de alguns Bartolini e MM. Os singles não tem o que mudar, pois ele é simétrico ao pensarmos na bobina.


O legal que a diferença de som entre "single e humbucking" ficou bem nítida agora.


Nota: os captadores EMG dessas séries 35,40 e 45 são SEMPRE humbucking, pois estão sempre com 2 bobinas ativadas. Os J desta série possuem bobinas tipo "stack", uma em cima da outra. Os TW ficam com 2 paralelas quando em "humbucking" e com 2 "stack" quando em modo "single".

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por Rafael_Ferreira94 Ter Jul 01, 2014 10:20 pm

Desenterrando o tópico alguém já experimentou ou viu de perto os baixos do Sebastião Cyrillo?
Rafael_Ferreira94
Rafael_Ferreira94
Membro

Mensagens : 65
Localização : Barueri-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por palmiro_storch Ter Jul 01, 2014 10:56 pm

Eu já... Morei em Linhares e conheço Tião há uns 5 anos. Os baixos que ele está fazendo hoje são os mais leves que já toquei, e a tocabilidade é incrivel.
palmiro_storch
palmiro_storch
Membro

Mensagens : 28
Localização : Toronto, CA

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por NeyBass Qui Nov 13, 2014 8:51 am

andremega escreveu:Pense no seguinite:

naquele espaço do humbucking, cabem 2 bobinas do tamanho de um captador J, uma do lado da outra, certo? É o caso dos DC e CS da EMG (visualmente, pense nos captadores tipo MusicMan, com os polos expostos).

A série J (40J, no meu caso), ela tem o tamanho do humbucking, mas tem somente uma bobina, que fica na parte escrita "EMG". A série TW tem 2 paralelas, com a opcao de se desligar uma, ficando a da parte escrita EMG...

Nota: os captadores EMG dessas séries 35,40 e 45 são SEMPRE humbucking, pois estão sempre com 2 bobinas ativadas. Os J desta série possuem bobinas tipo "stack", uma em cima da outra. Os TW ficam com 2 paralelas quando em "humbucking" e com 2 "stack" quando em modo "single".

Alguém tem conhecimento se essas informações procedem?

EMG TWX, quando em modo single, qual bobina fica funcionando, é a de traz mesmo? (na parte escrita emg).
No meu baixo eu girei os caps 180°, o do braço fica a exatos 27,7cm e o da ponte 37,6cm contando que a bobina atuante é a segunda. (foto)

A linha vermelha se refere a bobina em questão.

Valeu povo.

Mudando a posição dos EMG TW Captador_emg_baixo_6_cordas_45twx_preto_9684_MLB
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Nov 13, 2014 12:17 pm

NeyBass
Eu nunca utilizei esse capt, portanto não posso opinar... Sorry!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por allexcosta Qui Nov 13, 2014 12:41 pm

Acho que dá pra descobrir encostando uma peça metálica, não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por NeyBass Qui Nov 13, 2014 2:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:NeyBass
Eu nunca utilizei esse capt, portanto não posso opinar... Sorry!
Ok...sem crise Maurício, obrigado por ter respondido.

allexcosta escreveu:Acho que dá pra descobrir encostando uma peça metálica, não?

É verdade, não tinha pensando nisso.

Conversei com o Alan da (Deoliveira), ele me disse que está correto, a bobina que fica ativa é a de traz mesmo, conforme está na foto.

Mesmo assim Allex, vou fazer o teste que vc indicou.

valeu e obrigado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por NeyBass Sáb Nov 15, 2014 1:03 pm

rapaz...o negocio fica bom mesmo heim...o baixo no modo single da um timbrão de JB que é uma maravilha.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando a posição dos EMG TW Empty Re: Mudando a posição dos EMG TW

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos