Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um deserto...e música como nenhuma outra.

Ir para baixo

Um deserto...e música como nenhuma outra. Empty Um deserto...e música como nenhuma outra.

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Abr 27, 2013 1:26 pm

Desembarcamos em uma terra árida, seca; um calor sufocante, mas de uma beleza sem igual.

Um deserto...e música como nenhuma outra. AmericanWest

Toda essa maravilha em frente aos nossos olhos, todo um horizonte, despertou em nossas mentes uma música, também, única e maravilhosa. Havia silêncio ao nosso redor, mas em nossos corações pulsava um ritmo forte, e letras que contavam histórias de aventuras e desafios; poemas sobre amor e sobre a vida.










Um 'plus' - History of Southern Rock and more!!!




"Southern rock é um subgênero da música rock. Desenvolveu-se na Região Sul dos Estados Unidos, a partir de influências do rock, country music e do blues, e baseia-se geralmente na guitarra elétrica e vocais.

Anos 50 e 60 - Origens

As origens do rock se encontram principalmente na música de sulistas, e muitas estrelas da primeira geração do rock and roll, como Bo Diddley, Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis.
No entanto, a Invasão Britânica e a ascensão do folk rock e do rock psicodélico em meados da década de 1960 mudou o foco do rock para longe do sul rural e para grandes cidades como Liverpool, Londres, Los Angeles, Nova York e San Francisco.
No final dos anos 1960, os tradicionalistas como Canned Heat (de Los Angeles), Creedence Clearwater Revival (da do norte Califórnia), e The Band (Canadá, embora o baterista Levon Helm é nativo do Arkansas) reavivou o interesse nas raízes do rock.
O Southern Rock também tinha raízes no som de bandas de rock psicodélico como Shiva's Headband e Josefus.
A texana Janis Joplin foi muito bem sucedida, tanto com o Big Brother e a Holding Company quanto em sua carreira solo.

Anos 70 - Pico de popularidade

The Allman Brothers Band, banda formada em Jacksonville, Florida, fez sua estréia nacional em 1969 e logo ganhou um público fiel. Sua sonoridade blues-rock, por um lado misturada com o jazz e a música clássica, e por outro lado com elementos nativos da música country e o folk.
No início dos anos 70, o southern rock sofreu com a morte do líder da Canned Heat; o guitarrista, cantor, compositor e gaitista Alan Wilson morreu no 3 de setembro de 1970. No ano seguinte foi a vez do guitarrista Duane Allman lider dos Allman Brothers, porém sua morte não os impediram de se tornarem populares nos anos seguintes, até que as tensões internas fizeram a banda se desfazer em 1976. Porque um certo tipo de blues, e essencialmente, rock and roll, foi inventado no Sul, Gregg Allman comentou que "Southern Rock" é um termo redundante, para ele southern rock é mesmo que dizer " rock rock". Canned Heat também continua sem Wilson, mas em meados e final dos anos 70 a disco music tinha tomado posse e a banda passou a tocar em clubes pequenos, com um montante miserável de pagamento (em comparação com os grandes concertos que costumava fazer)
The Allman Brothers assinaram com a Capricorn Records, um selo da Macon formada e liderada por Phil Walden (ex-empresário de Otis Redding) e Frank Fenter, ex-Diretor Europeu da Atlantic Records. Grupos semelhantes gravaram na Capricorn, incluindo a Marshall Tucker Band, de Spartanburg, Carolina do Sul, Wet Willie do Alabama, Grinderswitch da Geórgia (formada por roadies do Allman Brothers) e Elvin Bishop Banda Oklahoma.
Outra famosa e bem sucedida banda do gênero é Lynyrd Skynyrd, que se tornou muito popular nos EUA principalmente pelo seu "hino", Freebird. Infelizmente, em 1977, os membros Ronnie Van Zant, Steve Gaines e Cassie Gaines morreram num acidente de avião. A banda foi reunida dez anos depois, em 1987, por Johnny Van Zant irmão do vocalista original, e atua até hoje. Allen Collins, um dos guitarristas, não chegou a participar da reunião, pois sofrera um grave acidente de automóvel em 1986, que o deixara paralítico. Allen Collins faleceu em 1990 em decorrência de uma pneumonia causada pela sua paralisia.

Anos 80 - A derivação metal dentro do Southern

A maior representante do southern rock tocado no estilo Metal é a banda Pantera. Foi uma banda de metal estadunidense originária da cidade de Arlington, no estado do Texas no ano de 1981. Formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos 90) (guitarrista). O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o vocalista Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista. Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado "power-groove", termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes e com a presença de elementos do Southern Rock).

Anos 90 - A continuação do Estilo

Nos anos 90 surgiram bandas como Nashville Pussy, que é uma banda estadunidense de rock pesado nomeada ao Grammy. A banda surgiu em Atlanta, na Geórgia. Muito de seus sons falam sobre sexo, drogas, motos, bebedeiras, brigas e também sobre rock´n´roll. Suas músicas não se encaixam no que é considerado como "amigas da rádio", devido ao uso frequente de terminologia vulgar por parte dos integrantes. Algumas curiosidades sobre a banda: A banda inicialmente se chamaria "Hell's Half-Acre". O vocalista Blaine Cartwright é casado com a guitarrista Ruyter Suys. Uma música da banda intitulada "Snake Eyes" (em português: Olhos de Cobra) foi apresentada no jogo Rogue Trip para o Playstation e em Jackass The Game, tiveram a música "Come On, Come On, Come On" tocada no jogo para PS2".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Southern_rock
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Um deserto...e música como nenhuma outra. Empty Re: Um deserto...e música como nenhuma outra.

Mensagem por Tarcísio Caetano Seg Jun 08, 2020 9:33 pm

Atualizado em 08/06/2020.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos