Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

+2
allexcosta
malka_aff
6 participantes

Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Ter Jan 22, 2013 10:43 pm

Aconteceu hoje no local onde eu trabalho. Por sorte eu to de folga hoje, mas amanhã to lá de novo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/01/video-testemunha-grava-momento-em-que-pm-atira-em-suspeito-no-trensurb-4019203.html

O analista de sistemas Lucas Silvestre Vargas fazia uma de suas viagens diárias no Trensurb quando presenciou a confusão da tarde desta terça-feira, que acabou com duas pessoas feridas. Segundo ele, um homem estava ameaçando os passageiros do trem com uma faca, deitado no assoalho do vagão, e parecia drogado. Vargas tirou o celular do bolso e passou a filmar o que via.

Naquele momento, avisado pelos seguranças do Trensurb, um soldado da Brigada Militar realizou a abordagem do suspeito. A movimentação acabou com um tiro do policial. A bala transfixou o abdômen de José Detamin Nunes, 33 anos, autor das ameaças, e se alojou na canela esquerda do passageiro Jorge Luis da Rosa Vidal, de 50 anos.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/01/video-testemunha-grava-momento-em-que-pm-atira-em-suspeito-no-trensurb-4019203.html

Vídeo no link.

Eu achei certo o que o Brigadiano fez. Foi uma pena o tiro pegar em outra pessoa. Mas a atitude do BM foi correta pra mim. E pra vocês?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por allexcosta Ter Jan 22, 2013 11:45 pm

malka_aff escreveu:Mas a atitude do BM foi correta pra mim. E pra vocês?

Difícil dizer pelo vídeo ruim e sem conhecer mais detalhes.

Aparentemente o uso de força letal não seria necessário para se conter um homem que mal conseguia ficar em pé.

Gás paralizante, bala de borracha ou taser pareciam opções mais viáveis. Também não vi uma ordem explícita para que o rapaz permanecesse no chão ou largasse a faca. Toda a abordagem parece bastante amadora e feita por alguém sem um mínimo de treinamento para esse tipo de situação.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Qua Jan 23, 2013 7:11 am

Ele falou 3 ou 4 vezes para o cara largar a faca. E o policial estava se deslocando pra casa, não tava a serviço. O suspeito se avançou nele com a faca. Por isso ele atirou.
Pouquíssimos policiais militares andam com taser e outros tipos de equipamentos aqui no RS, quanto mais quando estão se deslocando para suas residências.

Sei que isso não mostra no vídeo, mas eu trabalho aqui e posso afirmar esses fatos.


Última edição por malka_aff em Qua Jan 23, 2013 7:35 am, editado 1 vez(es)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por allexcosta Qua Jan 23, 2013 7:17 am

malka_aff escreveu:(...)eu trabalho aqui e sei o que aconteceu.

Ao abrir o tópico você estava realmente disposto a ouvir opiniões?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Qua Jan 23, 2013 7:34 am

sim sim, claro. botei essa frase só pra mostrar que não é achismo. Lendo agora notei que ela pareceu imperativismo meu, vou editá-la.

Pode continuar argumentando, só quis adicionar informações.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por allexcosta Qua Jan 23, 2013 7:41 am

Tranquilo...

Como disse, o vídeo não mostra muito.
A bala atingiu a perna de um inocente, da mesma forma que poderia ter atingido o cérebro.

Talvez o mais sensato realmente fosse a força não-letal, tentar controlar até chegar reforço, jato de água, tiro pra cima ou algo assim. Bem difícil julgar.

Pra mim todo profissional de segurança deveria ter várias opções não-letais sempre à mão, mas a realidade não é bem assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qua Jan 23, 2013 8:33 am

Não tem seguranças que trabalham para a companhia Trensurb?!?
Talvez, dois ou três seguranças terceirizados tivessem contido o sujeito sem a necessidade de um disparo. Não sei se seria de forma amena e pacífica.

Agora, para mim, é falta de empresas e de governantes que façam seu papel. Uma empresa que atende milhares de pessoas por dia não ter seguranças é muito complicado. Um policial ter de "trabalhar" na hora que larga seu expediente é complicado. Um cidadão tão sobre efeito de drogas que chega ao ponto de ameaçar outros cidadãos com um arma também é complicado.

Juntamos três situações complicadas que se sobrepõem e interagem entre si, estamos diante de algo bem complexo... Na melhor das hipóteses, é mais útil, imediato e objetivo culpabilizar um dos envolvidos diretos na situação do que analisar a inter-relação das estruturas estatais e sociais que se deterioram mais a cada dia.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Qua Jan 23, 2013 9:09 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Não tem seguranças que trabalham para a companhia Trensurb?!?
Talvez, dois ou três seguranças terceirizados tivessem contido o sujeito sem a necessidade de um disparo. Não sei se seria de forma amena e pacífica.

A trensurb possui seguranças concursados, mas o efetivo é tão baixo que fica seguranças só em estações estratégicas (de maior movimento) resumindo, tem menos segurança do que estações de trem. E eles não andam armado (ninguém sabe por que). Quando a situações com armas letais, a segurança chama a brigada pra resolver.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qua Jan 23, 2013 9:16 am

Mais um agravante dentro um fator já bem complicado. Como que uma empresa que atende milhares e milhares de usuários, diariamente, não oferece segurança aos usuários?!? Será que é o contingente minímo de seguranças ou o necessário?!? Sempre haverá um assessor de imprensa que dirá que são casos isolados, que a segurança da empresa é eficaz, etc.... E que em casos assim deve se ativar o policiamento estatal...
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Cayo Castro Qua Jan 23, 2013 9:31 am

malka_aff escreveu:
Átila Moreira Cedro escreveu:Não tem seguranças que trabalham para a companhia Trensurb?!?
Talvez, dois ou três seguranças terceirizados tivessem contido o sujeito sem a necessidade de um disparo. Não sei se seria de forma amena e pacífica.

A trensurb possui seguranças concursados, mas o efetivo é tão baixo que fica seguranças só em estações estratégicas (de maior movimento) resumindo, tem menos segurança do que estações de trem. E eles não andam armado (ninguém sabe por que). Quando a situações com armas letais, a segurança chama a brigada pra resolver.

Eles não andam armados justamente pra não dar m$%&, como deu dessa vez. Imagina o alvoroço que, até um tiro pra cima, pode causar em uma estação lotada em um horário de pico. Sem contar a chance de ter a arma roubada, acertar alguém inocente e tudo mais. É bem complicado. Mas ainda acho que, isso é culpa da falta de treinamento policial do país. É bem possível que o policial estivesse bem mais nervoso que o cara. Mas concordo que é uma situação complicada.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Qua Jan 23, 2013 9:37 am

o problema, Cayo, é que lidamos com quantias absurdas de dinheiro, todo dia eu, somente eu, movimento mais de 4mil reais em 4 horas de bilheteria.


Assaltos nas estações são muito comuns, ano passado foram mais de 30 assaltos.

Eu mesmo fui assaltado em menos de 6 meses de trabalho, e a unica segurança que temos nao anda armado.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qua Jan 23, 2013 9:46 am

Seguranças armados é uma questão delicada. Como aponta o Cayo, mas, também, um contingente irrisório de seguranças para atender uma demanda imensa de usuários é no mínimo perigoso... Daí, pensar que o número de seguranças é o mínimo e eles estão mal treinados e mal equipados, é unir o inútil ao desagradável...

Bem, eu penso que no fim falta é muita coisa... Segurança privada, pública, qualidade de vida para o cidadão, formas eficazes e seguras de transporte urbano, consciência social..., etc, etc...
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Helo bass Qua Jan 23, 2013 9:57 am

Na minha humilde opinião o policial agiu corretamente. Pois o cara nao queria largar a faca e saiu do vagão, ele poderia atingir qualquer pessoa que visse pela frente ,caso o policial deixasse seguir em frente. Desarmar uma pessoa com faca sem se ferir nao e' uma tarefa fácil, se ele continuasse dentro do vagão ,o policial com certeza o policial nao o imobilizaria com um tiro, ele pensou rapido e agiu corretamente.

____________________________
Helo
Helo bass
Helo bass
Membro

Mensagens : 461
Localização : Nagoya -Japan

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 23, 2013 10:06 am

Concordo com o Allex,
Disparo de arma de fogo, mesmo num caso como esse, e em função da atitude, estado e arma do criminoso, do local e da presença de terceiros, foi temerário por parte do policial e o certo seria o uso de um teaser. Eu não estou condenando precipuamente a atitude do policial (muito pelo contrário), até porque o suspeito foi em sua direção com a faca, mas, ao dar um tiro, ele assumiu o risco de atingir uma pessoa inocente, o que, infelizmente foi o caso.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Cayo Castro Qua Jan 23, 2013 10:19 am

malka_aff escreveu:o problema, Cayo, é que lidamos com quantias absurdas de dinheiro, todo dia eu, somente eu, movimento mais de 4mil reais em 4 horas de bilheteria.


Assaltos nas estações são muito comuns, ano passado foram mais de 30 assaltos.

Eu mesmo fui assaltado em menos de 6 meses de trabalho, e a unica segurança que temos nao anda armado.

Concordo e entendo. Mas veja por outro lado, essa empresa é totalmente privada? Se os assaltos afetassem de forma significativa, o caixa da empresa, ela reforçaria a segurança e contrataria mais gente. Há de convir que, seja melhor, economicamente falando, assumir uma cota mensal de assaltos no caixa do que gastar com segurança e contratando gente. Sem contar o dano a imagem de sair uma frase assim em um jornal: "Segurança da Trensurb atira em público, mata um e fere inocente." É triste dizer isso, mas é o que pode estar acontecendo.

Mas como eu disse, realmente, é uma questão complicada. Só a possibilidade de ferir um inocente com o disparo, já teria que ser premeditamente cogitada pelo policial. Mas também, se o cara foge e macuca mais pessoas , todo mundo ia cair em cima do policial que não atirou.

Não sei dizer qual seria o certo. Mas se estivesse no lugar dele, atiraria também.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por malka_aff Qua Jan 23, 2013 11:18 am

só pra esclarecimento, minha empresa é pública e federal, sob o comando direto do ministério das cidades.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre Empty Re: Policial Militar Atira em usuário do Metro em Porto Alegre

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos