Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alternando entre Cordas com velocidade

+6
flipe
Lex Bass
Rafael do Baixo
lcalazans
Claudio
rodrigo.gts
10 participantes

Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por rodrigo.gts Sáb Jul 25, 2009 12:23 pm

Fala ae galera, blz?
Seguinte, estou trampando um som e estou tendo alguns problemas com velocidade...
Código:

92 bps

Parte 1:
G||----------------------|-----------------------||
D||---3-0---2---3-0---2--|---3-0---2---3-0---2-2-||
A||----------------------|-----------------------||
E||-3-----3---3-----3----|-3-----3---3-----3-----||

Parte 2:
G||---------------2-----------------2-----5-4-------| 2X
D||---3-0---5-3-0---3-0-------3-0-----3-0-----5-3-0-|
A||---------------------3-2-------------------------|
E||-3-----3-----------------3-----3-----------------|

Se eu faço em 70bps, blz, som limpo e perfeito...
Quando passo para 92 que é o original da música tenho os seguintes problemas:

  • Na primeira parte a cordá D soltão não está aparecendo e estou e estou esbarrando na A fazendo um toc toc como se fosse uma ghost note (que não existe)
  • Se segunda parte parece um cavalo cavalgando, as notas aparecem porém ficam mais curtas do que deviam, não tem cadência...


Devo fazer algum exercicio para melhorar isso ou simplesmente treinar a música em uma batida mais lenta e ir aumentando a velocidade gradativamente?

Se alguém quiser ver a música:
https://www.youtube.com/watch?v=RZ5SVDYBNrY

Abração,
Rodrigo

rodrigo.gts
Membro

Mensagens : 10
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Claudio Sáb Jul 25, 2009 12:33 pm

rodrigo.gts escreveu:
Devo fazer algum exercicio para melhorar isso ou simplesmente treinar a música em uma batida mais lenta e ir aumentando a velocidade gradativamente?

Acho que você deve fazer as duas coisas...

Buscar material na Internet para exercícios de digitação, e tocar essa linha em velocidade progressiva, executá-la várias vezes até que saida da forma com que tem que ser.

Esses dias mesmo eu reproduzi a linha de baixo da música Stormbringer do Deep Purple, e fiz exatamente dessa forma, bem devagar até conseguir acompanhar o CD.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por lcalazans Sáb Jul 25, 2009 1:18 pm

busque "bass fitness" do Josquin Des Prés, tem uns exercícios ótimos de digitação para obter força, coordenação e vel nos dedos.
cheers

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Rafael do Baixo Sáb Jul 25, 2009 1:48 pm

rodrigo.gts escreveu:

  • Na primeira parte a cordá D soltão não está aparecendo e estou e estou esbarrando na A fazendo um toc toc como se fosse uma ghost note (que não existe)
  • Se segunda parte parece um cavalo cavalgando, as notas aparecem porém ficam mais curtas do que deviam, não tem cadência...


Devo fazer algum exercicio para melhorar isso ou simplesmente treinar a música em uma batida mais lenta e ir aumentando a velocidade gradativamente?

Pra esse seu primeiro problema,o ideal é você passar a alternar sempre os dedos no pizzicato,evitando os sweeps,[que é aproveitar o movimento do dedo que tocou uma corda pra atacar outra,simplesmente fazendo uma varredura,sem alternância].Não sei se você já toca assim,mas esse seu problema parece ser causado por essa técnica mesmo.

Pro seu segundo problema,passe a estudar com o metrônomo mais devagar,e só suba a velocidade quando estiver tocando o trecho com perfeição,é um trabalho bem chato e demorado mais que traz resultados.

Uma boa também é estudar cada pequena frase isoladamente,pegue cada conjunto de 4 notas dessa parte 2,e estude o em loop,faça isso com cada frase e depois vá juntando essas partes aos poucos,isso funciona bem.

Uma boa é estudar,o já falado,método bass fitness mesmo,nele tem uns exercícios com saltos bem legais até.

Quando eu tive que tocar essa música numa gig eu também tive um trabalhinho pra tirar ela,um recurso que eu usei pra facilitar as coisas,foi o de tocar os "bordões" [esses G na corda E] com o dedo polegar da mão direita, assim eu não preciso ficar saltando tanto com os demais dedos no pizzicato, eles já ficam naturalmente posicionados próximos as cordas que eu preciso atacar.Quem sabe esse recurso também possa te ajudar.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Lex Bass Sáb Jul 25, 2009 7:36 pm

cara vai na boa, aumentando a velocidade aos poucos, é o melhor a se fazer. A prórpia música já é um belo exercício de salto de cordas.
E esquenta a cabeça não que Living Colour não é bolinho de tocar, fora as linhas bacanas, tem um balanço todo próprio. Vai na boa e aos poucos que tu chega lá.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por rodrigo.gts Seg Jul 27, 2009 9:28 am

Rafael do Baixo escreveu:Pra esse seu primeiro problema,o ideal é você passar a alternar sempre os dedos no pizzicato,evitando os sweeps,[que é aproveitar o movimento do dedo que tocou uma corda pra atacar outra,simplesmente fazendo uma varredura,sem alternância].Não sei se você já toca assim,mas esse seu problema parece ser causado por essa técnica mesmo.
Exatamente isso, quando voiu subir de corda não costumo alternar os dedos, e com certeza isso está sujando bem o som, eu costumava fazer um exercício bem bacana quando comecei... acho quer vou ter que retomá-lo...
Código:

Desce com pestana e sobe com um dedo para cada nota
G||---------0-2---------|---------4-6--------|---------8-10-------------|-------------12-
D||-------0-----2-------|-------4-----6------|-------8------10----------|----------12----
A||-----0---------2-----|-----4---------6----|-----8-----------10-------|-------12-------
E||---0-------------2---|---4-------------6--|---8----------------10----|----12----------

Tenho o Bass Fitness, mas ele tá meio encostado... vou ter que tirar ele do fundo do baú... ehehehe

Valeu pelas dicas galera... abração...

rodrigo.gts
Membro

Mensagens : 10
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por flipe Ter Ago 25, 2009 3:37 pm

rodrigo.gts escreveu:Fala ae galera, blz?
Seguinte, estou trampando um som e estou tendo alguns problemas com velocidade...
Código:

92 bps

Parte 1:
G||----------------------|-----------------------||
D||---3-0---2---3-0---2--|---3-0---2---3-0---2-2-||
A||----------------------|-----------------------||
E||-3-----3---3-----3----|-3-----3---3-----3-----||

Parte 2:
G||---------------2-----------------2-----5-4-------| 2X
D||---3-0---5-3-0---3-0-------3-0-----3-0-----5-3-0-|
A||---------------------3-2-------------------------|
E||-3-----3-----------------3-----3-----------------|

Se eu faço em 70bps, blz, som limpo e perfeito...
Quando passo para 92 que é o original da música tenho os seguintes problemas:

  • Na primeira parte a cordá D soltão não está aparecendo e estou e estou esbarrando na A fazendo um toc toc como se fosse uma ghost note (que não existe)
  • Se segunda parte parece um cavalo cavalgando, as notas aparecem porém ficam mais curtas do que deviam, não tem cadência...


Devo fazer algum exercicio para melhorar isso ou simplesmente treinar a música em uma batida mais lenta e ir aumentando a velocidade gradativamente?

Se alguém quiser ver a música:
https://www.youtube.com/watch?v=RZ5SVDYBNrY

Abração,
Rodrigo

Segue dois exercícios para treinar saltos com a mão esquerda no contrabaixo. Isso deve lhe ajudar, comece num ritmo lento, 80BPM, e vá aumentando quando dominar a velocidade atual, quando treino, subo de 20 em 20 batidas.
G||------------------2---4-|--3---5-----------------|----------2---4-|--3---5---------|--2---4-|--3---5-|
D||----------2---4-1---3---|2---4-----3---5---------|--2---4---------|----------3---5-|--------|--------|
A||--2---4-1---3-----------|--------2---4-----3---5-|--------1---3---|2---4-----------|--------|--------|
E||1---3-------------------|----------------2---4---|1---3-----------|--------2---4---|1---3---|2---4---|

G||----------------|----------------|--7---8---5---6-|----------------|----------------|
D||----------------|--7---8---5---6-|----------------|--7---8---5---6-|----------------|
A||--7---8---5---6-|----------------|----------------|----------------|--7---8---5---6-|
E||5---6---7---8---|5---6---7---8---|5---6---7---8---|5---6---7---8---|5---6---7---8---|

Esse é para treinar saltos na mesma casa.
G||------1----|---2----|---3----|---4----|
D||-----1-1---|--2-2---|--3-3---|--4-4---|
A||----1---1--|-2---2--|-3---3--|-4---4--|
E||---1-----1-|2-----2-|3-----3-|4-----4-|
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por rodrigo.gts Ter Ago 25, 2009 4:28 pm

flipe escreveu:
Segue dois exercícios para treinar saltos com a mão esquerda no contrabaixo. Isso deve lhe ajudar, comece num ritmo lento, 80BPM, e vá aumentando quando dominar a velocidade atual, quando treino, subo de 20 em 20 batidas.

Legal cara, vou treinar esses... Já consegui melhorar bem com o Bass Fitness... mas ainda não está bem limpo na música...
Valeu a dica..

abraço,
Rodrigo

rodrigo.gts
Membro

Mensagens : 10
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Ago 25, 2009 5:30 pm

Puxa! Legal Flipe!

Vou pegar tb essa dica! vlw!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 12:45 pm

Pessoal, desculpa ressuscitar um tópico tão antigo, mas foi o único que achei com o assunto sobre o qual quero falar.

Estou com dúvida na execução de um exercício de salto de corda.

Aprendi que quando saltamos descendo para a cordas mais próxima, repetimos o dedo utilizado na ultima nota da corda anterior, mas já vi alguns videos que os caras ensinam a alternar independente do movimento.

Sendo assim, qual dessas execuções está mais correta?


Código:

 |--I--M--I--M--M--I--M--I--M--I--I--M--M---I--M---I--M--I-M--M--I--|-  
G|--------------------0--0------------------0--0-----------0-------|-
D|--------0--0-----------------------0----------------0-------0----|-
A|--------------0--0--------0--0--------0----------0---------------|-
E|--0--0--------------------------0----------------------0-------0-|-



Código:

 |--I--M--I--M--I--M--I--M--I--M--I--M--I---M--I---M--I--M-I--M--I--|-  
G|--------------------0--0------------------0--0-----------0-------|-
D|--------0--0-----------------------0----------------0-------0----|-
A|--------------0--0--------0--0--------0----------0---------------|-
E|--0--0--------------------------0----------------------0-------0-|-

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por allexcosta Ter Jun 24, 2014 12:47 pm

ceejaybr escreveu:Sendo assim, qual dessas execuções está mais correta?

A que for mais natural pra você.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 1:03 pm

allexcosta escreveu:A que for mais natural pra você.

Sério? Não tem regra nem técnica pra isso?

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por allexcosta Ter Jun 24, 2014 1:05 pm

E daí se tiver?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 1:15 pm

Sou da opinião de que a técnica facilita o aprendizado.

Vide quando aprendi o básico do básico, sempre toquei sozinho e nunca fiz aula com ninguém, se eu tivesse sido orientado por alguém, acho que meu desenvolvimento teria sido mais rápido.

Nós como humanos temos condições de aprender as coisas sozinhos sempre, mas se existe uma técnica, norma ou procedimento é porque alguém que chegou lá tem mais condições de dizer o melhor caminho pra alcançar o mesmo objetivo e quer deixar esse legado.

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 1:21 pm

De qualquer forma, valeu Alex! Very Happy

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por allexcosta Ter Jun 24, 2014 3:52 pm

ceejaybr escreveu:alguém que chegou lá tem mais condições de dizer o melhor caminho pra alcançar o mesmo objetivo e quer deixar esse legado.

Será que James Jamerson, Jaco, Anthony Jackson, Victor Wooten, Marcus Miller, Gary Willis, Geddy Lee, Stuart Hamm, Stanley Clarke, John Patitucci, Billy Sheehan e Rhonda Smith chegaram lá?

São baixistas com técnicas BEM peculiares e nada ortodoxas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 4:05 pm

Concordo com você, mas você não acha que pra criar algo você tem primeiro que sentir que falta algo?

Posso estar falando bobagem, mas acredito que cada um deles criou sua técnica porque alguma coisa nas existentes até o momento não estava adequado pra eles. Mas isso não significa que eles não aprenderam técnicas de seus pre-cursores, não concorda?

Perguntei "qual a mais correta" no sentido de aprendizado, já que a maioria aqui deve ser mais experiente que eu e saberá me direcionar. Acredito que até mesmo sua resposta é válida, e por ela entendo que o que me facilitar na hora de tocar é o que devo fazer. No entanto repito, acho que existem preceitos que facilitam o aprendizado.

Abraço.

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por allexcosta Ter Jun 24, 2014 4:14 pm

ceejaybr escreveu:Posso estar falando bobagem, mas acredito que cada um deles criou sua técnica porque alguma coisa nas existentes até o momento não estava adequado pra eles. Mas isso não significa que eles não aprenderam técnicas de seus pre-cursores, não concorda?

Não, a maioria dos nomes que citei foram pessoas que tinham vontade de tocar, compraram um baixo barato e começaram a tirar as coisas que ouviam no rádio.

ceejaybr escreveu:Perguntei "qual a mais correta"

Ok, em geral quando você toca uma nota com o indicador e a próxima nota é na corda vizinha mais grave, você repete o dedo, nos outros casos, alterna.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por ceejaybr Ter Jun 24, 2014 4:23 pm

allexcosta escreveu:Não, a maioria dos nomes que citei foram pessoas que tinham vontade de tocar, compraram um baixo barato e começaram a tirar as coisas que ouviam no rádio.

Putz, sério?! Eu nunca tinha lido a história deles!

Mas então eles refinaram suas técnicas baseados no que achavam ser mais adequado, ignorando o que os outros achavam?

Sinceramente, quer ver eu ficar P da vida é quando eu executo uma linha exatamente como o artista, porém o cara me diz que alternei os dedos errado ou coisas do tipo.

Interessante isso que vc disse.

ceejaybr
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Gonçalo - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por allexcosta Ter Jun 24, 2014 4:31 pm

Em música popular, não acredito em técnica errada, mas acredito em técnica menos ergonômica. Apoiar o polegar, por exemplo, é ergonomicamente incorreto, mas muito baixista famoso faz.

O Patitucci, por exemplo, tem uma das piores técnicas de mão direita no baixo de 6 cordas. Isso sob um ponto de vista ergonômico. No entando é um dos músicos mais celebrados desse instrumento.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 24, 2014 7:27 pm

O cara que fica prestando a atenção na sua mão não está preocupado com a música e sim em encher sua paciência e ficar pegando no seu pé.
Relaxa e se diverte tocando. Se o som está engasgado ou comendo nota aí sim pare para checar como corrigir ou melhorar sua técnica.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alternando entre Cordas com velocidade Empty Re: Alternando entre Cordas com velocidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos