Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bateria de 9 volts

+45
Anderson_bassman
Davi Motta
Stormbringer
SRTO
Fernando Zadá
mblacerda
bodhan
edumerino
Raul S.
Guga Ramone
Juninho Sampaio
fbarione
carimbass
RaphaelM
subgrave
Ruds
Rick Charles
Groovin
luizclaudiobarboza
Valartur
rmaeda
andremega
Andrezinho
baixodoido
JAZZigo
Renato Leite
Pedro Jack
ct.colela
Micoco
malka_aff
brucce
Tonante
hamilton du baixo
heitor_pg
villain
patrickqueres
Thales_Sr
dibass
Renato
allexcosta
Daniel
Lex Bass
Claudio
LuCaSbass
César_RS
49 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por JAZZigo Qui Mar 07, 2024 9:41 am

B3ck1m2n escreveu:Pessoal, uma dúvida que me surgiu após pegar o meu Tagima TBM 5 no Luthier....

Quando uma outra época da vida tive um baixo ativo  eu usava uma bateria 9v recarregável e funcionava certinho. Agora com esse já veio uma bateria recarregável também, mas ao pegar o baixo no Luthier o mesmo me disse que era melhor eu não usar bateria recarregável no baixo ativo, pois pode danificar o circuito e ainda causar alguns ruídos...

Minha dúvida é: isso procede? Nunca ouvi falar nisso... Não consigo pensar no porque uma bateria recarregável poderia causar um problema a um circuito ativo. Quem entender melhor sobre isso, por favor me explique!  ahn
Isso é bobagem.

Por outro lado, bateria recarregáveis, mesmo com 100% de carga, costumam oferecer uma tensão abaixo da nominal, <9V no caso. Bom lembrar que a maioria dos preamps funciona melhor (headroom mais alto) com 18V ou 27V. Além disso, o consumo de um preamp decente é tão baixo que o uso de bateria carregável não se justifica, IMHO.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

B3ck1m2n e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por B3ck1m2n Qui Mar 07, 2024 7:37 pm

Fiz testes com a bateria recarregável e com uma bateria Duracell: com a recarregável, medindo com o multímetro ela apresenta cerca de 9,2v e ao tocar com  circuito ativo ligado constatei um "ruído de estática" moderado de fundo; já com a bateria Duracell a mesma mediu 9,6v e não apresentou ruído nenhum (a não ser aquele chiadinho baixinho, quase imperceptível, típico de baixo ativo).


Última edição por B3ck1m2n em Qui Mar 14, 2024 2:06 pm, editado 2 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por allexcosta Qui Mar 07, 2024 9:13 pm

Desde que o mundo é mundo que pra coisas de música, tipo prés e pedais, se usa bateria alcalina e recarregável não rola. Sempre foi assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

patrickqueres e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por HenriqueBessa Sex Mar 08, 2024 12:02 am

Os baixos Custom Shop da Warwick não vêm mais com local pra bateria 9V, só a porta USB pra conectar um carregador...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por WHead Sex Mar 08, 2024 7:33 am

Mais um gadget pra carregar?
:hmm:

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por allexcosta Sex Mar 08, 2024 8:40 am

HenriqueBessa escreveu:Os baixos Custom Shop da Warwick não vêm mais com local pra bateria 9V, só a porta USB pra conectar um carregador...

Só que isso é outra coisa. É um aparato desenhado e construído pelo próprio fabricante e não uma pilha comprada na loja de 1.99

Mas acho que pilha recarregável funcionaria com circuito 18V, que normalmente funciona com tensão entre 9 e 27V. As duas pilhas podem estar fornecendo 17, 16, 12 ou 10V que vai funcionar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por Stormbringer Sex Mar 08, 2024 8:55 am

allexcosta escreveu:
HenriqueBessa escreveu:Os baixos Custom Shop da Warwick não vêm mais com local pra bateria 9V, só a porta USB pra conectar um carregador...

Só que isso é outra coisa. É um aparato desenhado e construído pelo próprio fabricante e não uma pilha comprada na loja de 1.99

Mas acho que pilha recarregável funcionaria com circuito 18V, que normalmente funciona com tensão entre 9 e 27V. As duas pilhas podem estar fornecendo 17, 16, 12 ou 10V que vai funcionar.

Voce tem razão, os baixos que usei com baterias recarregaveis eram com circuito OPB 3(com 2 baterias de 9v, trabalhando em 18)

A maioria dos circuitos "reclama" quando a tensão fica muito proxima ou abaixo dos 9 nominais


Última edição por Stormbringer em Ter Mar 12, 2024 6:50 pm, editado 1 vez(es)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 08, 2024 8:58 am


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19014
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por patrickqueres Ter Mar 12, 2024 4:32 pm

Visando agrupar informações para consultas futuras dos usuários do fórum sobre o tema, entendi ser importante trazer para cá essa valiosa sugestão do amigo JAZZigo sobre baterias.

Link para o tópico original: https://www.contrabaixobr.com/t43886p850-jazzigo-parte-4#949341

JAZZigo escreveu:
Opa, Patrick!
Sim, compartilho da sua preocupação. Também já passei pela infeliz experiência da bateria vazar e emporcalhar a cavidade do circuito, corroer os terminais e tal.  Mad  Por esta razão e para não ter o trabalho de ficar gerenciando a retirada das baterias dos baixos guardados por longo tempo, decidi gastar um pouco mais e investir na melhor bateria que existe no mercado, no caso, a Procell (linha profissional da Duracell). Elas podem passar anos dentro do baixo, sem perigo de vazamento ou de perda de carga... simplesmente desencano. Recomendo! up

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2612064242-bateria-9v-duracell-procell-c-12-unidades-_JM
Bateria de 9 volts - Página 4 D_NQ_NP_2X_601260-MLB49653964837_042022-F
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

JAZZigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por B3ck1m2n Qui Mar 14, 2024 12:56 pm

Fora essas Procell e as Duracell, quais outras marcas de baterias 9v vcs indicam que são boas em termos de durabilidade e confiabilidade? Vai que, numa emergência, precise comprar uma em um mercadinho qualquer que não tenha tantas opções disponíveis! He he!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por HenriqueBessa Qui Mar 14, 2024 1:50 pm

Nos últimos tempos só tenho usado pilhas e baterias da Elgin... tem durado bastante, mas... só tenho 1 baixo ativo e quase não o estou usando, então não dá pra dizer ao certo quando dura a 9v.
A única coisa que posso dizer é que tudo que comprei (nos últimos anos) de Duracell acabou vazando e as da Elgin não, mesmo quando esquecidas nos aparelhos. Claro, pode ser azar meu... tb nunca fiz um comparativo ou qualquer tipo de teste. As da Elgin tem bom preço, duram bastante e não lembro de qualquer uma ter vazado, então são essas que uso.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por allexcosta Qui Mar 14, 2024 3:00 pm

B3ck1m2n escreveu:Fora essas Procell e as Duracell, quais outras marcas de baterias 9v vcs indicam que são boas em termos de durabilidade e confiabilidade? Vai que, numa emergência, precise comprar uma em um mercadinho qualquer que não tenha tantas opções disponíveis! He he!

Panasonic é de boas, mas há falsificações.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por JAZZigo Qui Mar 14, 2024 5:26 pm

HenriqueBessa escreveu:Nos últimos tempos só tenho usado pilhas e baterias da Elgin... tem durado bastante, mas... só tenho 1 baixo ativo e quase não o estou usando, então não dá pra dizer ao certo quando dura a 9v.
A única coisa que posso dizer é que tudo que comprei (nos últimos anos) de Duracell acabou vazando e as da Elgin não, mesmo quando esquecidas nos aparelhos. Claro, pode ser azar meu... tb nunca fiz um comparativo ou qualquer tipo de teste. As da Elgin tem bom preço, duram bastante e não lembro de qualquer uma ter vazado, então são essas que uso.
Olha como são as coisas...
Minha experiência com baterias Elgin de 9V foi horrorosa. Comprei 10 packs (20 baterias) de uma vez, feliz da vida, pois eram as alcalinas mais em conta no ML. Um ou dois meses depois da compra e longe do prazo de validade, algumas vazaram dentro do próprio pack, outras vieram com carga baixíssima (tensão <5V) e outras duas vazaram dentro dos meus baixos. O barato me saiu caro. Elgin, nunca mais. bash

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por HenriqueBessa Sex Mar 15, 2024 8:12 am

JAZZigo escreveu:
HenriqueBessa escreveu:Nos últimos tempos só tenho usado pilhas e baterias da Elgin... tem durado bastante, mas... só tenho 1 baixo ativo e quase não o estou usando, então não dá pra dizer ao certo quando dura a 9v.
A única coisa que posso dizer é que tudo que comprei (nos últimos anos) de Duracell acabou vazando e as da Elgin não, mesmo quando esquecidas nos aparelhos. Claro, pode ser azar meu... tb nunca fiz um comparativo ou qualquer tipo de teste. As da Elgin tem bom preço, duram bastante e não lembro de qualquer uma ter vazado, então são essas que uso.
Olha como são as coisas...
Minha experiência com baterias Elgin de 9V foi horrorosa. Comprei 10 packs (20 baterias) de uma vez, feliz da vida, pois eram as alcalinas mais em conta no ML. Um ou dois meses depois da compra e longe do prazo de validade, algumas vazaram dentro do próprio pack, outras vieram com carga baixíssima (tensão <5V) e outras duas vazaram dentro dos meus baixos. O barato me saiu caro. Elgin, nunca mais. bash

Há muitos anos, abandonei qualquer marca e só comprava Duracell. Comprava sempre packs na Kalunga, mas de uns tempos pra cá vem sempre dando problema, aí troquei pra Elgin (Alcalinas) e não tive mais problemas (até agora). No momento tenho uma no baixo (que não toco tem um tempo) e uma guardada na embalagem, fora as pilhas. As pilhas comprei no ML, na loja que se identifica como oficial da Elgin, as baterias não lembro agora.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 15, 2024 8:49 am

JAZZigo escreveu:
HenriqueBessa escreveu:Nos últimos tempos só tenho usado pilhas e baterias da Elgin... tem durado bastante, mas... só tenho 1 baixo ativo e quase não o estou usando, então não dá pra dizer ao certo quando dura a 9v.
A única coisa que posso dizer é que tudo que comprei (nos últimos anos) de Duracell acabou vazando e as da Elgin não, mesmo quando esquecidas nos aparelhos. Claro, pode ser azar meu... tb nunca fiz um comparativo ou qualquer tipo de teste. As da Elgin tem bom preço, duram bastante e não lembro de qualquer uma ter vazado, então são essas que uso.
Olha como são as coisas...
Minha experiência com baterias Elgin de 9V foi horrorosa. Comprei 10 packs (20 baterias) de uma vez, feliz da vida, pois eram as alcalinas mais em conta no ML. Um ou dois meses depois da compra e longe do prazo de validade, algumas vazaram dentro do próprio pack, outras vieram com carga baixíssima (tensão <5V) e outras duas vazaram dentro dos meus baixos. O barato me saiu caro. Elgin, nunca mais. bash
Mas nesse caso, como tinha muitas bateria fora da carga, me parece mais que possa ter havido um problema devido ao lote que vc comprou ser velho ou ter passado da validade. Acredito que deva ter um prazo máximo pra utilização desde a fabricação, essas coisas não devem durar eternamente mesmo na embalagem. Era o caso de abrir uma reclamação e devolver o produto.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por JAZZigo Sex Mar 15, 2024 9:21 am

B3ck1m2n escreveu:Mas nesse caso, como tinha muitas bateria fora da carga, me parece mais que possa ter havido um problema devido ao lote que vc comprou ser velho ou ter passado da validade. Acredito que deva ter um prazo máximo pra utilização desde a fabricação, essas coisas não devem durar eternamente mesmo na embalagem. Era o caso de abrir uma reclamação e devolver o produto.
Como havia dito, as baterias estavam longe do prazo de validade. Se já tivessem chegado com vazamento, claro que eu devolveria a encomenda, mas depois de mais de 1 mês comigo, iam argumentar que não as armazenei corretamente etc.. Na verdade, pelo preço que paguei, o prejuízo não foi tão grande assim para mim, nem valia a pena o aborrecimento, ou seja, perderam um excelente cliente/consumidor.

O amigo HenriqueBessa teve uma experiência positiva e eu, negativa. Apenas relatamos nossas experiências. Enfim, quem quiser arriscar:

Bateria de 9 volts - Página 4 D_NQ_NP_2X_922890-MLU71081626459_082023-F
https://www.mercadolivre.com.br/bateria-alcalina-9v-6lr61-certificado-inmetro-elgin/p/MLB26003322

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 15, 2024 9:34 am

JAZZigo escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Mas nesse caso, como tinha muitas bateria fora da carga, me parece mais que possa ter havido um problema devido ao lote que vc comprou ser velho ou ter passado da validade. Acredito que deva ter um prazo máximo pra utilização desde a fabricação, essas coisas não devem durar eternamente mesmo na embalagem. Era o caso de abrir uma reclamação e devolver o produto.
Como havia dito, as baterias estavam longe do prazo de validade. Se já tivessem chegado com vazamento, claro que eu devolveria a encomenda, mas depois de mais de 1 mês comigo, iam argumentar que não as armazenei corretamente etc.. Na verdade, pelo preço que paguei, o prejuízo não foi tão grande assim para mim, nem valia a pena o aborrecimento, ou seja, perderam um excelente cliente/consumidor.

O amigo HenriqueBessa teve uma experiência positiva e eu, negativa. Apenas relatamos nossas experiências. Enfim, quem quiser arriscar:

Bateria de 9 volts - Página 4 D_NQ_NP_2X_922890-MLU71081626459_082023-F
https://www.mercadolivre.com.br/bateria-alcalina-9v-6lr61-certificado-inmetro-elgin/p/MLB26003322
Entendi! Desculpe, acabei não vendo a parte que vc falou sobre a validade e o tempo que estava com elas! Às vezes foi um lote defeituoso então ou algum problema no armazenamento (do fornecedor).... Mas entendo o seu receio! Também, geralmente quando eu tenho uma experiência ruim com um produto isso me levar a perder a confiança e mudar de marca. Melhor ir mesmo no que tá funcionando! up
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1189
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por patrickqueres Sex Mar 15, 2024 2:03 pm

Estou chegando a conclusão que todas as baterias estão sujeitas a vazamento, com exceção da Procell que tem uma construção diferente.

Em baixos sempre preferi usar as Duracell, mas já tive experiência de vazamento com elas (e bateria com 3 meses de uso).
Das Panasonic, socorri um amigo esses dias em que o baixo ficou mais de 6 meses sem uso, uma modelo alcalina vazou no batterybox e melecou todo o pré EMG (dá-lhe banho de álcool isopropílico). Já com a Panasonic azul minha experiência é de vida útil curta.

Nos meus equipamentos de trabalho tenho usado Elgin, mas percebo que perde carga muito rápido! Mais rápido que as Panasonic!

Já as Ourolux que eu comprei um lote de 10 por R$39 no Carrefour para quebrar um galho, essas... NUNCA MAIS!!
Teve bateria que eu tirei da embalagem zerada de carga, outras vazaram na embalagem, outras soltam os bornes muito fácil!

Foto de hoje, após verificar que meu multímetro não queria ligar:

Bateria de 9 volts - Página 4 Ourolu10
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria de 9 volts - Página 4 Empty Re: Bateria de 9 volts

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos