Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oque mais posso usar para improvisar ?

+9
RaphaelM
Romano
LuCaSbass
Lucas94
luiztebet
CG
DUDUBASS
allexcosta
Sol Grosso
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 3:55 pm

Amigos,

Eu sou baxista auditada, entao montei uma teoria que está me ajudando demais na pratica.
Mas gostaria de incrementa-la ainda mais, com ajuda dos baxistas experientes.

Minha intensao é ampliar o leque de elementos para ampliar minhas possibilidades
pra improvisao geral como: fuzion, soul, funk, jazz, samba, mpb etc.

Entao é assim:

- Eu visualizo 01 modo grego em cada corda ( visão horizontal)
- O modo Jonio sempre vai estar propositalmente na corda RE ou SOL. Isto pra forçar todos os 4 modos comecarem e terminar na mesa casa do braco na visao horizontal
- Eu extraio 03 pentatonicas menores desenho padrao, iniciados na sexta corda, nascendo do graus VI, II, III referente ao campo harmonico do tom da musica, independente do modo grego que estiver na 6º corda naquele momento.

Exemplo:

Tocando do tom C:

Corda E: Eolio
Corda A: Dorico
Corda D: Mixolio
Corda G: Jonio (C)

Todos estes modos comecam na 5º casa e terminam na casa 17º

Sendo assim eu tenho:

- 03 pentas menores ( vista vertical ) iniciando na 6º corda, nascendo de cada um destes graus ( II , III e VI ) de "C"
- 04 modos gregos um por corda ( horizontal ) conforme acima
- 07 modos gregos ( vista vertical ) saindo de cada grau da Eolio.



Outro Exemplo:

Tocando do tom G:

Corda E: Dorico
Corda A: Mixolio
Corda D: Jonio (G)
Corda G: Lidio

Todos estes modos comecam na 5º casa e terminam na casa 17º . tambem.

Sendo assim eu tenho:

- 03 pentas menores ( vista vertical ) saindo da 6º corda, nascendo dos graus de II , III e VI de "G"
- 04 modos gregos um por corda ( horizontal ) conforme acima
- 07 modos gregos ( vista vertical ) saindo de cada grau do Dorico ( 6ºcorda)

Agradeço a ajuda desde ja!
Abraco
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 3:58 pm

Movido...

Você já sabe o que é tom?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:10 pm

allexcosta escreveu:Movido...

Você já sabe o que é tom?

Tom é a tonalidade principal de um grupo de elementos harmonicos, que sao organizados de acordo com os intervalos definidos pelo campo harmonico

Ta certo?
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 4:18 pm

Sol Grosso escreveu:Ta certo?

Pra alguém que já está criando métodos de improvisação eu esperava mais certeza.

Recomendo isso:

http://www.amazon.com/Electric-Bass-Soloing-Training-String/dp/6301715985


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:22 pm

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Ta certo?

http://www.amazon.com/Electric-Bass-Soloing-Training-String/dp/6301715985


Obrigado!!!!!!!!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 4:25 pm

Sol Grosso, você consegue tirar músicas de ouvido?

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por CG Ter Jul 24, 2012 4:29 pm

Sol Grosso, encare com algo construtivo, acho que você está mais preocupado com a teoria que com a prática, toque, treine e brinque, a teoria vem como consequencia...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 4:30 pm

Me tira uma dúvida, nesse teu método como tu pensa a improvisação em uma música que tem um acorde a cada tempo?

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por luiztebet Ter Jul 24, 2012 4:33 pm

luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 24, 2012 4:35 pm

Não sei improvisar, não entendo do assunto, mas a melhor forma de aprender improvisar não seria tirar melodias e solos de ouvido ? Pois assim você consegue um "vocabulário" de frases bem abragente.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:39 pm

DUDUBASS escreveu:Sol Grosso, você consegue tirar músicas de ouvido?

Sim.. isto pra mim é simples....faco naturalmente.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:41 pm

DUDUBASS escreveu:Me tira uma dúvida, nesse teu método como tu pensa a improvisação em uma música que tem um acorde a cada tempo?

Um ou mais acordes a cada tempo nao importa
importante que todos acordes fazem parte do mesmo campo harmonico, ou acordes associados
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:42 pm

Lucas94 escreveu:Não sei improvisar, não entendo do assunto, mas a melhor forma de aprender improvisar não seria tirar melodias e solos de ouvido ? Pois assim você consegue um "vocabulário" de frases bem abragente.


Boa ideia!!!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 24, 2012 4:43 pm

Sol Grosso quando você for responder vários posts use o multi-quote, assim você não precisa postar várias vezes. up

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 4:48 pm

CG escreveu:Sol Grosso, encare com algo construtivo, acho que você está mais preocupado com a teoria que com a prática, toque, treine e brinque, a teoria vem como consequencia...

Nao gosto deste lance de sair correndo atras do som, pois isto e´um beneficio exclusivo do contrabaixo devido ser notas
muito grave vindo de uma oitava baixa bem longe da oitava usada na melodia, entao se a nota estiver fora nem aparece tanto.

Preciso mapear e saber onde estou pisando com certeza.

Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 4:50 pm

Sol Grosso escreveu:
DUDUBASS escreveu:Me tira uma dúvida, nesse teu método como tu pensa a improvisação em uma música que tem um acorde a cada tempo?

Um ou mais acordes a cada tempo nao importa
importante que todos acordes fazem parte do mesmo campo harmonico, ou acordes associados


E se o acorde não fizer parte do campo harmônico, qual a receita que vc usa?

Progressão: C7M E7 Am7 C7 F7M D7 G7 Db7

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 24, 2012 5:06 pm

Sol Grosso escreveu:
Nao gosto deste lance de sair correndo atras do som, pois isto e´um beneficio exclusivo do contrabaixo devido ser notas
muito grave vindo de uma oitava baixa bem longe da oitava usada na melodia, entao se a nota estiver fora nem aparece tanto.
Po, essa não sabia... vou improvisar só na corda B então, ninguem vai perceber se sair nota fora Very Happy
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por CG Ter Jul 24, 2012 5:09 pm

Sol Grosso escreveu:
CG escreveu:Sol Grosso, encare com algo construtivo, acho que você está mais preocupado com a teoria que com a prática, toque, treine e brinque, a teoria vem como consequencia...

Nao gosto deste lance de sair correndo atras do som, pois isto e´um beneficio exclusivo do contrabaixo devido ser notas
muito grave vindo de uma oitava baixa bem longe da oitava usada na melodia, entao se a nota estiver fora nem aparece tanto.

Preciso mapear e saber onde estou pisando com certeza.


Eu acho mais complicado dessa sua maneira, mas enfim cada um é cada um...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Romano Ter Jul 24, 2012 5:33 pm

Troll Grosso,só pode! (2)
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 5:43 pm

Sol Grosso escreveu:se a nota estiver fora nem aparece tanto.

Sol Grosso escreveu:Preciso mapear e saber onde estou pisando com certeza.

Cara, fico sem saber se você tá brincando ou não...

Nota fora não tem problema mas você precisa ter certeza de onde está pisando?

Me desculpe a sinceridade, mas o que parece é que você está em uma eterna busca por reinventar a roda. Ou então é pura trollagem...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 5:44 pm

Romano escreveu:Troll Grosso,só pode! (2)



Acho que não.

Garoto novo, aprendendo, e na ânsia de dominar o assunto tenta criar uma forma definitiva de explicar o que pra ele é improviso.

Erro grosseiro: Achar que improviso é saber as escalas, tríades e partindo destas em vários pontos do braço.

Esqueceu o ouvido, a melodia, a acentuação, o sotaque, a divisão rítmica, a dinâmica, o bom gosto, a inspiração, e outras mais...

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 6:05 pm

oque é troll grosso? please
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 6:09 pm

Sol Grosso escreveu:oque é troll grosso? please

https://www.contrabaixobr.com/t9121-o-que-sao-trolls-e-como-combate-los

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 6:35 pm

O cara que me chamou de Troll, é um p#$% de um idiota. So estou correndo atras de informacao do meu interesse. Nao to fazendo polemica alguma, esta cara em troxa, so porque sabe tocar se sente ..ao inves de ajudar os outros..ou entao se nao quizer ajudar nao se mete.

Se nao consegue ajudar alguem, entao nao perca seu tempo querendo atrapalhar. SEU IMBECIL!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 6:37 pm

Sol Grosso, me desculpe a pergunta cara, mas qual a tua idade? E a quanto tempo vc toca contrabaixo?

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 6:45 pm

Sol Grosso escreveu:Se nao consegue ajudar alguem, entao nao perca seu tempo querendo atrapalhar. SEU IMBECIL!

O Romano vai te deixar em paz... Confesso que em vários momentos também achei que você estava brincando. Somos gatos bastante escaldados por essas bandas.

E nada de retrucar ofensas, por favor. Se for o caso, reporte uma mensagem ofensiva à moderação para providências.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Romano Ter Jul 24, 2012 6:48 pm

Sol Grosso escreveu:O cara que me chamou de Troll, é um p#$% de um idiota. So estou correndo atras de informacao do meu interesse. Nao to fazendo polemica alguma, esta cara em troxa, so porque sabe tocar se sente ..ao inves de ajudar os outros..ou entao se nao quizer ajudar nao se mete.

Se nao consegue ajudar alguem, entao nao perca seu tempo querendo atrapalhar. SEU IMBECIL!

Iniciantes não sabem muito os termos... Ele explica quase tudo e depois pergunta cada coisa esquisita.
Estou acompanhado seus tópico(vários),se você não soubesse nada ,nem teria como ter tantas dúvidas.
Já resolveu sua dúvida de todos seus posts ?

https://www.contrabaixobr.com/st/Sol%20Grosso

Mas se eu estiver enganado me desculpe.

E se alguém te deu a benção,deu a mesma atravessada.
Vá por partes e devagar.Ouça o que a galera do fórum vai te dizer.
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 7:23 pm

Eu quero ser arranjador musical igual o Liminha, mas nunca estudei musica a fundo. Entao claro que minhas perguntas parece sem sentido, mas todas tem sentido. É questao de ponto de vista diferente e de formacao musical diferente. Pode ate ser que eu to indo pelo caminho errado,

Professor ensina oque ele quer, oque ele julga ser interessante e importante pro aluno, mas é o aluno que sabe de suas necessidades e quer is atras da nformacao. O forum é pra isso ué.

Todos meus posts se resume em apenas uma coisa, que é entender os elementos que se combinam e podem ser usado na musica,

Nao me interessa falar sobre ritmo nem timbre,etc ainda tem a hora certa pra tudo.

Obrigado.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Romano Ter Jul 24, 2012 7:26 pm

Sol Grosso escreveu:Eu quero ser arranjador musical igual o Liminha, mas nunca estudei musica a fundo. Entao claro que minhas perguntas parece sem sentido, mas todas tem sentido. É questao de ponto de vista diferente e de formacao musical diferente. Pode ate ser que eu to indo pelo caminho errado,

Professor ensina oque ele quer, oque ele julga ser interessante e importante pro aluno, mas é o aluno que sabe de suas necessidades e quer is atras da nformacao. O forum é pra isso ué.

Todos meus posts se resume em apenas uma coisa, que é entender os elementos que se combinam e podem ser usado na musica,

Nao me interessa falar sobre ritmo nem timbre,etc ainda tem a hora certa pra tudo.

Obrigado.

OK .Desculpe. Você é de onde? Com conhecimento da galera,podemos te indicar pessoas de sua cidade pra te ajudar . O professor é essencial,pra te entender mais rapidamente.
Tenho muito material aqui. Me mande seus contatos por MP que eu te passo o que vc quiser!

Abç
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 7:32 pm

Sol Grosso escreveu:Todos meus posts se resume em apenas uma coisa, que é entender os elementos que se combinam e podem ser usado na musica,

É difícil de explicar o que está acontecendo com seus posts.

Em uma linha você é um expert e domina assuntos complicadíssimos. Na outra parece que você começou a estudar música ontem...

Meu conselho:

- Esqueça essas interpolações mágicas, modos azkabanxolídeos, escalas alteradas com nonas e vigésimas-primeiras e leia o material básico do fórum, como definição de música, de harmonia, melodia, ritmo. Escala cromática, diatônica, tonalidade, intervalo, formação de acordes, escalas maiores e menores, etc...

- Procure uma escola...

- Daqui a alguns anos volte às interpolações se for necessário.

Ah, e também fiquei curioso quanto à sua idade e tempo que toca.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 7:40 pm

27 anos.
"Tocador" a 5 anos
"cabeca de musico" à 03 meses.

Obrigado pela dica do material do forum.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 24, 2012 7:46 pm

Sol Grosso escreveu:Eu quero ser arranjador musical igual o Liminha, mas nunca estudei musica a fundo. .
Essa frase já define tudo... Não sei se o Liminha estudou, mas com certeza a experiência que ele acumulou tocando ajuda e muito em seus arranjos e produções... Com certeza ele passou horas e horas testando sons, acordes e outras coisas e não foi da noite pro dia que ele conseguiu isso...

Se você quiser ser um arranjador do nível dele, não será esse fórum que irá fazer isso, mas muito estudo e prática... Logicamente se tiver dúvidas muita gente aqui pode ajudar, mas não da para querer aprender improviso em um tópico apenas, por exemplo... Siga as sugestões do allex, compre livros, arrume bons professores e vá em frente....
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 8:11 pm

Sol Grosso escreveu:Obrigado pela dica do material do forum.

De nada. Só não vale abrir um tópico amanhã de manhã com o título "Como fazer um arranjo de R&B tipo os do Quincy Jones".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por DUDUBASS Ter Jul 24, 2012 8:17 pm

Liminha, viveu a vida inteira em meio a instrumentos musicais, o pai dele era músico amador, ele toca desde criança e esse período de contato com a música na infância não dá pra recuperar na fase adulta, eu acredito nisso.

O que se pode tentar é correr atrás do lucro (lucro mesmo, ninguém corre atrás de prejuízo) através de um estudo sistemático de ouvido, técnica, prática de conjunto e conhecimento harmônico.

Tire músicas até dar uma dor, quando vc estiver no ponto de alguém disser Gm e vc acompanhar legal um samba, pop, funk, MPB, Blues, Jazz, Baião, com levadas bacanas e consistentes vc estará no rumo certo.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por RaphaelM Qua Jul 25, 2012 9:00 am

Ser arranjador sem ter um suporte, como um professor...

Pode isso, Arnaldo? Laughing

____________________________
Raphael Martins
Canhoto.
RaphaelM
RaphaelM
Membro

Mensagens : 423
Localização : Vassouras-RJ

http://www.signatus.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 25, 2012 9:56 am

Sol Grosso escreveu:
Todos meus posts se resume em apenas uma coisa, que é entender os elementos que se combinam e podem ser usado na musica,

Nao me interessa falar sobre ritmo nem timbre,etc ainda tem a hora certa pra tudo.

Obrigado.

Cara coloque o ritmo antes de tudo que se não colocar no ritmo coerente nem adianta se preocupar com que nota vai usar. O ritmo influência inclusive nessa escolha. Mesma harmonia com ritmos diferentes, estilos diferentes e timbres diferentes pode levar a escolhas bem diferentes em relação a escalas e o que usar para improvisar.
Já assistiu ao video Groove Workshop do Victor Wooten? Acho que ele responde várias de suas dúvidas lá.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 11:16 am

Fernando Zadá escreveu:
Sol Grosso escreveu:
Todos meus posts se resume em apenas uma coisa, que é entender os elementos que se combinam e podem ser usado na musica,

Nao me interessa falar sobre ritmo nem timbre,etc ainda tem a hora certa pra tudo.

Obrigado.

Cara coloque o ritmo antes de tudo que se não colocar no ritmo coerente nem adianta se preocupar com que nota vai usar. O ritmo influência inclusive nessa escolha. Mesma harmonia com ritmos diferentes, estilos diferentes e timbres diferentes pode levar a escolhas bem diferentes em relação a escalas e o que usar para improvisar.
Já assistiu ao video Groove Workshop do Victor Wooten? Acho que ele responde várias de suas dúvidas lá.

Olha ai! O mundo nao é tão cinza como foi até hoje! Obrigado meu amigo!! é este tipo de informação que eu Amo ler! As coisas tão começando a melhora pra mim neste forum. Muito Obrigado...agradeco qualquer dica sobre composicao musical!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 11:18 am

DUDUBASS escreveu:
Tire músicas até dar uma dor,

Excelente Dica!!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 11:19 am

RaphaelM escreveu:Ser arranjador sem ter um suporte, como um professor...

Pode isso, Arnaldo? Laughing

Correto! eu sei q preciso de um professor, mas eu estou apenas adiantando oque posso aprender sozinho, por que na internet tem muita informacao gratis!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 11:21 am

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Obrigado pela dica do material do forum.

De nada. Só não vale abrir um tópico amanhã de manhã com o título "Como fazer um arranjo de R&B tipo os do Quincy Jones".

Oque é R&B? please
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Lucas94 Qua Jul 25, 2012 11:27 am

Uma dica é usar esse site, não sei se você conhece: http://www.google.com.br/#about:blank Laughing

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 11:35 am

Lucas94 escreveu:Uma dica é usar esse site, não sei se você conhece: http://www.google.com.br/#about:blank Laughing

Awesome! obrigado
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por WALLY Qua Jul 25, 2012 11:37 am

Eu aconselho o "Groove Workshop do Victor Wooten", é bem interessante.!!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por CG Qua Jul 25, 2012 11:39 am

Sol Grosso escreveu:

Oque é R&B? please

Esse é o tipo de pergunta que nos deixa confuso... Você pretende ser produtor e compositor, o minimo que se espera é que se conheça o maximo das vertentes musicais que existem, principalmente as mais básicas.

Eu acho que antes de estudar teoria musical você deve estudar a história da música em sí.

Como nós diziamos na engenharia "não se pode resolver uma integral se você não conhece os fundamentos da Multiplicação e divisão".

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por WALLY Qua Jul 25, 2012 11:44 am

Sol Grosso escreveu:
Oque é R&B? please

Toca a 5 anos, e tem "cabeça de músico" a quanto tempo mesmo.!?
de fato, seus conhecimentos são muito controversos... Em alguns posts é um conhecedor nato da teoria musical, em outros parece que resolveu tocar Baixo ontem...
Engraçado.!
Mas eu respeito a sua "fome de saber", também tenho isso e leio MUITO a respeito de Teoria, estudo Muito... Mas acho que te falta um pouco de humidade, não.?
Abraços.!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 25, 2012 11:57 am

Sol Grosso escreveu:O que é R&B? please

Vou ser bem sincero. Minha intenção não é ofender, mas...

É muito óbvio que seu conhecimento em geral é MUITO limitado.

Além disso você parece ter problemas de ansiedade e aprendizado. Algum tipo de dislexia, deficit de atenção ou algo assim.

Um exemplo, já pedimos pra você usar o botão EDIT e não postar repetidamente, mas você parece não dar ouvidos. Além disso, você dá aulas de Inglês no youtube, mas mal consegue escrever em Português e ensina música quando claramente desconhece totalmente o assunto. Faz perguntas sem pé ou cabeça e segue uma lógica completamente equivocada.

É isso, minhas palavras têm o intuito de ajudar a abrir seus olhos sobre a realidade.

Resumindo: Esvazie sua mente das complicações que você mesmo criou. Volte pra escola, aprenda sua língua de maneira satisfatória, estude um pouco de matemárica, física, química e algo de música. Treine seu cérebro para um raciocínio lógico. Enquanto isso vá praticando escalas e coisas automáticas no instrumento de sua escolha e vá ouvindo bastante música boa.

Depois de alguns anos de educação básica em conhecimentos gerais e música comece a pensar de novo em atingir seus objetivos. Não tem jeito, demora mesmo...

Infelizmente o fórum não conseguirá abrir seu cérebro e implantar um pouco de lógica, que você claramente não tem. Toda ajuda disponível aqui no momento não serve de nada para você... É preciso iniciativa e conhecimentos básicos para evoluir. Aparentemente você não tem nenhum dos dois, pois não se deu o trabalho de colocar "troll" ou "R&B" no Google.

Enfim, é isso...

PS - A ajuda de um psiquiatra também seria válida.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Edu Fettermann Qua Jul 25, 2012 1:14 pm

Eu fico pensando se não seria o caso de algum "morto" daqueles que debandaram do fórum voltando para... sabe... fazer graça... porque sinceramente... tá difícil.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por inibass Qua Jul 25, 2012 1:39 pm

Sem querer ofender, mas realmente achei esquisito o comportamento do Sol grosso em vários tópicos...horas aparece como um grande conhecedor e ainda com teorias revolucionárias, outra hora faz pergunta ou comentário que denota falta de conhecimentos básicos. scratch
E eu ainda perdi tempo analisando uma tal teoria de "L"s invertidos facepalm

Este é um espaço muito democrático, acredito que muitos aqui, como eu, temos mente aberta para novidades, evolução e revolução do conhecimento....mas não me venha com revoluções vazias.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 3:33 pm

inibass escreveu:
E eu ainda perdi tempo analisando uma tal teoria de "L"s invertidos facepalm
aBASSo

Esta parte eu tenho que descordar de voce, amigo. Porque ali nada mas é do que ( emprestimo modal ) porem para leigos , sendo explicado de maneira rapida em forma de ilustracao facilitada. Eu comprovei isso, mostrando a lista de musicas famosas que se enquadram
naquela teoria.

Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 25, 2012 3:34 pm

WALLY escreveu:Eu aconselho o "Groove Workshop do Victor Wooten", é bem interessante.!!

Poxa amigao! Obrigado pela dica , ja é segunda recomendacao deste video.
Obrigado de verdade!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Oque mais posso usar para improvisar ? Empty Re: Oque mais posso usar para improvisar ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos