Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando você compra algo de um artista...

+9
GANSO
Cayo Castro
joabi
dudamir
DUDUBASS
Fernando Zadá
jgs
allexcosta
RFFanBR
13 participantes

Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por RFFanBR Ter Jun 26, 2012 3:06 pm

Quando você compra algo de um artista... 197787_10150990314404847_1139950750_n

Segue a tradução:

Quando você compra algo de um artista independente, você está comprando mais do que apenas uma pintura, um livro ou uma música. Você está comprando centenas de horas de tentativas e milhares de erros. Você está comprando dias, semanas, meses, anos de frustação e momentos de pura alegria. Você está comprando noite de preocupação sobre como pagar o aluguel, ter dinheiro para comer, ter dinheiro para alimentar os filhos, os pássaros, o cachorro. Você não está apenas comprando um objeto, você está comprando um pedaço de um coração, uma parte de uma alma, um momento íntimo da vida de alguém. O mais importante é que você está comprando para este artista mais tempo para que ele possa fazer o que ele realmente ama fazer, algo que faça tudo o que foi dito acima valer o medo e a dúvida, algo que faça a vida valer a pena.
Rebekah Joy Plett

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 3:10 pm

O professor também experimentou, se frustrou, perdeu noites, paga aluguel, compra comida pra o cachorro, assim como o padeiro, o engenheiro, o cozinheiro, o pizzaiolo, o motorista, a empregada doméstica...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 3:30 pm

é que os independentes (sem uma grande máquina por trás) se ferram um pouco mais.

fazendo analogia com as outras profissões seria algo tipo estabelecimentos pequenos x "megacorporações".

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 3:31 pm

^ O caminhoneiro e a empregada doméstica são "dependentes" então?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 3:36 pm

no sentido de que tem que ter alguma demanda pra eles fazerem o servico deles, sao sim.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 3:45 pm

^ O artista que vende sua arte também precisa de demanda. Ninguém está acima das leis básicas de comércio.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 3:48 pm

mas demanda pra arte/cultura é, digamos, menos constante que pra coisas basicas (comida, vestuario, e afins)

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por RFFanBR Ter Jun 26, 2012 5:32 pm

jgs escreveu:fazendo analogia com as outras profissões seria algo tipo estabelecimentos pequenos x "megacorporações".

^ Exato


É, acho que entendi.

Artista não vale nada mesmo. Tô indo lá trabalhar de faxineira. Arte é hobby. Não interessa se a roupa do artesão que desprezam é a mesma da loja que compram pelo triplo. Entendo.

Produto podre da China sempre valeu muito mais.

Poxa, sinceramente, fiquei chateada. Tanta gente reclama que tocar de graça é sacanagem, e não foram capazes de ter visão mais aberta e entender o que esse texto realmente está dizendo.

Ele estava falando do CD da banda do Maurício também. Estava falando dos professores aqui.

Nada tem valor a não ser que venha com etiqueta de uma mega-empresa, de uma marca. O indivíduo não vale nada. Nunca valeu.

O próximo que eu ver no facebook compartilhando foto de que tocar de graça é sacanagem vai levar umas invertidas.


Agora tô indo lá trabalhar de faxineira e odiar meu trabalho idiota pelo resto da vida, porque essa é a regra. Obrigada por me mostrar que ser artista não vale m***a nenhuma nesse país.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 5:45 pm

arte nao é algo tipo imprescindível pra vida, ao menos é como eu acho que a maioria das pessoas enxergam.

mesmo em paíse$ desenvolvido$, quando a $ituação aperta, o primeiro corte de gastos é com coisas ligadas a lazer e entretenimento, sendo arte uma delas.

*EDITADO - acrescentando*
uma artista plástica que eu conheço não pagava as contas só com artes plásticas, longe disso... porém, além dessa formação, ela também é ortodontista e isso garantiu bem mais grana pra ela que os trabalhos com artes plásticas.

e vários caras de bandas independentes que eu conheço tem outros empregos (jornalista, designer, analista de sistemas, bancário, chef de cozinha, etc.)

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 26, 2012 5:59 pm

O problema que enxergo é que existem leis para as outras profissões e pra arte fica difícil estabelecer isso.
Além de que muita gente confunde prazer de se dedicar a um oficio com estar apenas tendo prazer e por isso ser uma coisa de menos valor.
É difícil pra quem não é músico entender porque pinta aquele bode quando a pessoa pergunta:
Bacana! É músico! Que legal!!
mas trabalha com que??

Isso serve pra todas as artes.
Nunca vi ninguém perguntar pra um médico/carpinteiro/padeiro com que mais ele trabalha.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por DUDUBASS Ter Jun 26, 2012 7:50 pm

Vida de artista de modo geral é muito difícil mesmo, mas o mundo e o mercado é o mesmo pra todos, cabe a cada um buscar o que acha melhor pra si mesmo, e encontrar a felicidade da maneira que mais lhe agrade, seja ela como diretor de uma multi nacional, ganhando muita grana e sonhando morar no interior do interior, criando animais e tomando uma cachaça serrana ou como artista independente, sem patrão, sem satisfações e cobranças rígidas e sonhando viver bem de sua arte, a equação é realmente difícil...

Vejo alguns músicos reclamando que não tem assistencia social, aposentadoria e etc... Isso realmente é muito importante e diria até fundamental pra todos, mas qualquer trabalhador pra ter esses direitos tem que contribuir com o INSS, ou seja, o músico também tem que se enquadrar como um trabalhador autônomo e se submeter a legislação vigente pra poder ser amparado pela lei, sempre recomendo aos amigos que contribuam como autônomos pra garantirem seus devidos direitos.... Acho que o caminho é este.


Última edição por DUDUBASS em Ter Jun 26, 2012 11:39 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 7:57 pm

Fernando Zadá escreveu:Nunca vi ninguém perguntar pra um médico/carpinteiro/padeiro com que mais ele trabalha.

nem eu!
normalmente perguntam se tem algum hobby tipo... música.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 8:00 pm

RFFanBR escreveu:Agora tô indo lá trabalhar de faxineira e odiar meu trabalho idiota pelo resto da vida, porque essa é a regra. Obrigada por me mostrar que ser artista não vale m***a nenhuma nesse país.

Aí que reside o problema...

Por que a faxineira não pode se considerar uma artista também e amar seu trabalho?
O problema do artista é se achar especial, quando na verdade o que ele vende é um produto. E vende por dinheiro pra uma determinada demanda, assim como o pasteleiro vende um pastel na lanchonete da esquina.

Se o pintor não acha ninguém que pague 500.000 em um quadro é porque o quadro dele não vale 500.000. Não é uma conspiração das pessoas para não valorizar a arte.

Se você leva 100 camisas pra feira dominical de Curitiba e coloca à venda por 50 Reais e no fim do dia não vendeu nenhuma é porque sua camisa não vale 50 Reais. Elas podem ter um trabalho artístico intrincado e você pode demorar 100 horas pra fazer cada peça, mas se só vende por 15 Reais esse é o preço dela de mercado.

Eu já coloquei 10.000 dólares de equipamento em um palco pra não ganhar nada em troca, totalmente sem cachê. Como também já coloquei por cachês irrisórios cujos valores nem vale a pena mencionar. Se eu achar ruim e quiser ganhar cachê de Nathan East, que procure galgar meu caminho e chegar um dia a tocar com um artista do calibre do Eric Clapton...

Tô viajando?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por dudamir Ter Jun 26, 2012 8:04 pm

^ tá não
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por DUDUBASS Ter Jun 26, 2012 8:05 pm

allexcosta escreveu:
RFFanBR escreveu:Agora tô indo lá trabalhar de faxineira e odiar meu trabalho idiota pelo resto da vida, porque essa é a regra. Obrigada por me mostrar que ser artista não vale m***a nenhuma nesse país.

Aí que reside o problema...

Por que a faxineira não pode se considerar uma artista também e amar seu trabalho?
O problema do artista é se achar especial, quando na verdade o que ele vende é um produto. E vende por dinheiro pra uma determinada demanda, assim como o pasteleiro vende um pastel na lanchonete da esquina.

Se o pintor não acha ninguém que pague 500.000 em um quadro é porque o quadro dele não vale 500.000. Não é uma conspiração das pessoas para não valorizar a arte.

Se você leva 100 camisas pra feira dominical de Curitiba e coloca à venda por 50 Reais e no fim do dia não vendeu nenhuma é porque sua camisa não vale 50 Reais. Elas podem ter um trabalho artístico intrincado e você pode demorar 100 horas pra fazer cada peça, mas se só vende por 15 Reais esse é o preço dela de mercado.

Eu já coloquei 10.000 dólares de equipamento em um palco pra não ganhar nada em troca, totalmente sem cachê. Como também já coloquei por cachês irrisórios cujos valores nem vale a pena mencionar. Se eu achar ruim e quiser ganhar cachê de Nathan East, que procure galgar meu caminho e chegar um dia a tocar com um artista do calibre do Eric Clapton...

Tô viajando?


Tá. kkkkkk

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por joabi Ter Jun 26, 2012 9:20 pm


Na minha opinião existe uma diferença bastante grande entre música-arte e música-entretenimento. Quem se propõe a viver de música, quase sempre precisa atuar um pouco na área de entretenimento, principalmente no início de carreira, mas nenhum médico, engenheiro, advogado fazem só o que gostam. O artista que quer viver só de experimentação acaba pagando um preço por isso.

Também existe um mito de que artista tem que ser celebridade pra conseguir viver com dignidade. Conheço músicos que tem um padrão de vida bom e são totalmente desconhecidos fora do meio musical, mesmo assim, seguem a vida normalmente.

Só não concordo com a idéia de que a música é menos essencial no dia-a-dia do que as outras coisas. Se a gente parar pra observar direito o que se consome de música diariamente (TV, rádio, cinema, internet, CDs, publicidade, iTrecos, downloads, etc, etc) tenho a impressão de que tem gente que consome mais música do que alimentos no seu dia. Mercado existe, e bastante.

No fim, cabe ao músico achar seu espaço, se preparar e tentar se diferenciar nesse mercado. Acho que acabamos tendo essa impressão de desamparo e abandono devido à falta de organização da nossa Classe (artes de um modo geral), o que nos enfraquece em qualquer negociação. Parece que faz parte do trabalho do artista criticar seu "rival" ao invés de se juntar a ele pra tentar criar algo maior.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Cayo Castro Ter Jun 26, 2012 11:32 pm

O negócio é que todo mundo se acha artista demais, não precisa ralar feito um burro de carga e precisa ser muito bem pago por isso.

Sendo bem grosso, "cara, você só toca um contrabaixo.", "você só tem uma bandinha autoral de músicas pra lá de medianas e então uma que toca o sucesso dos outros". Como sua arte mudou o mundo? Me explique como isso vai mudar o mundo? Me explique como você é mais importante que um professor, um policial, um camelô?

Usando a ideologia do meu filme predileto, crescemos com a idéia que um dia seríamos rockstars, atores de hollywood e capas de revistas. Aos pocuos vemos que não é isso e ficamos frustrados.

É mais ou menos isso que penso da galera que reclama demais disso.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Ter Jun 26, 2012 11:48 pm

joabi escreveu:Só não concordo com a idéia de que a música é menos essencial no dia-a-dia do que as outras coisas. Se a gente parar pra observar direito o que se consome de música diariamente (TV, rádio, cinema, internet, CDs, publicidade, iTrecos, downloads, etc, etc) tenho a impressão de que tem gente que consome mais música do que alimentos no seu dia. Mercado existe, e bastante.

tá, mas muita gente dos que consomem música diariamente quer isso de graça...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por joabi Qua Jun 27, 2012 12:09 am

jgs escreveu:
joabi escreveu:Só não concordo com a idéia de que a música é menos essencial no dia-a-dia do que as outras coisas. Se a gente parar pra observar direito o que se consome de música diariamente (TV, rádio, cinema, internet, CDs, publicidade, iTrecos, downloads, etc, etc) tenho a impressão de que tem gente que consome mais música do que alimentos no seu dia. Mercado existe, e bastante.

tá, mas muita gente dos que consomem música diariamente quer isso de graça...

jgs, nem penso tanto em quem consome, mas em quem produz. Os caras que gravam as trilhas de novelas recebem por isso, quem trabalha com publicidade recebe (bem), quando a gente liga em uma empresa a espera telefônica está lá... essas coisas, entende. São situações em que a música está à nossa volta e nem nos damos conta. Muita gente só considera que o músico recebe se estiver no palco, esse foi meu ponto, ok?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por GANSO Qua Jun 27, 2012 8:45 am

O Joabi falou uma coisa muito legal. A diferença que há entre arte e entretenimento. A arte, no meu ponto de vista não devia nem ser paga, visto que não devia também artista ser uma profissão. Arte é dom.
Não sei se vou conseguir me explicar direito mas o artista faz (ou deve fazer) o que quer e como quer e isso não ocorre em nenhuma outra profissão que conheço. Já quem lida com entretenimento faz o que se pede, o que se encomenda faz sob medida e recebe por isso e assim não faz só o que quer. Aí, receber bem ou não é questão de seu produto ser ou não aceitável. É difícil dizer isso mas é complicado eu fazer uma música que nem minha mãe consegue ouvir e eu ficar choramingando por ninguém reconhecer meu "talento".

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Cayo Castro Qua Jun 27, 2012 9:32 am

GANSO escreveu: Arte é dom.
Não sei se vou conseguir me explicar direito mas o artista faz (ou deve fazer) o que quer e como quer e isso não ocorre em nenhuma outra profissão que conheço. Já quem lida com entretenimento faz o que se pede, o que se encomenda faz sob medida e recebe por isso e assim não faz só o que quer. Aí, receber bem ou não é questão de seu produto ser ou não aceitável. É difícil dizer isso mas é complicado eu fazer uma música que nem minha mãe consegue ouvir e eu ficar choramingando por ninguém reconhecer meu "talento".

Discordo totalmente disso. É como aquela frase do Isaac Asimov:
"As pessoas fazem soar como se uma 'teoria' fosse algo que você sonhou após ter ficado bêbado a noite toda."
E assim como a arte. Música, pintura, teatro, tudo requer treino e atividade. Estamos acostumados a imagem daquele músico que não faz nada, é um p****-louca e é rico. Queremos isso. Só que raramente ( raramente de verdade ) isso acontece.

Sobre o resto, é verdade. O que acontece é despeito. Claro que você vê coisas muito boas que não são dada a devida atenção. Mas também vemos coisa muito ruim. Muito ruim, de verdade.

Sempre penso isso. Tiro por exemplo, o lugar onde eu moro. A quantidade de músicos é enorme, enorme mesmo. Por rua você tira umas duas bandas completas. Gente que tem mais talento do que eu. Gente que tem equipamento melhor que o meu. Quando os vejo, ainda agradeço aos céus por poder tirar um trocado com música. Cara, até meu avô tem o ouvido melhor que o meu. Por que eu me consideraria O ARTISTA que tem que ser pago por tudo que eu fizer?!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 27, 2012 10:08 am

joabi escreveu:
Na minha opinião existe uma diferença bastante grande entre música-arte e música-entretenimento. Quem se propõe a viver de música, quase sempre precisa atuar um pouco na área de entretenimento, principalmente no início de carreira, mas nenhum médico, engenheiro, advogado fazem só o que gostam. O artista que quer viver só de experimentação acaba pagando um preço por isso.

Também existe um mito de que artista tem que ser celebridade pra conseguir viver com dignidade. Conheço músicos que tem um padrão de vida bom e são totalmente desconhecidos fora do meio musical, mesmo assim, seguem a vida normalmente.

Só não concordo com a idéia de que a música é menos essencial no dia-a-dia do que as outras coisas. Se a gente parar pra observar direito o que se consome de música diariamente (TV, rádio, cinema, internet, CDs, publicidade, iTrecos, downloads, etc, etc) tenho a impressão de que tem gente que consome mais música do que alimentos no seu dia. Mercado existe, e bastante.

No fim, cabe ao músico achar seu espaço, se preparar e tentar se diferenciar nesse mercado. Acho que acabamos tendo essa impressão de desamparo e abandono devido à falta de organização da nossa Classe (artes de um modo geral), o que nos enfraquece em qualquer negociação. Parece que faz parte do trabalho do artista criticar seu "rival" ao invés de se juntar a ele pra tentar criar algo maior.



Muito bom!! Concordo!
Esse lance da celebridade é f***. vejo isso nos alunos que tenho aqui que vem tem aula, vão te ver tocar em gigs e como voc~e não está no Faustão ainda assim não te enxergam como profissional tão bom quanto o cara do Calypso!!! Rsss


GANSO escreveu:O Joabi falou uma coisa muito legal. A diferença que há entre arte e entretenimento. A arte, no meu ponto de vista não devia nem ser paga, visto que não devia também artista ser uma profissão. Arte é dom.
.

Com todo o respeito mas olha ai a confusão de novo....
Se não pagar o artista como todo profissional como o cara se sustenta para produzir essa arte.
Nunca na minha vida enxerguei a profissão de músico como algo romântico e ligado a ser artista no entanto a sociedade parece só enxergar esse tipo de profissional, o artista do entretenimento , como alguém realmente profissional. Isso é bizarro e faz com quem não esta nesse patamar nem almeje isso seja tratado como um profissional de segunda categoria e por isso muitas vezes acham que nem devem pagar por isso.
Sei que o serviço do lixeiro é tão ou mais importante pra sociedade como um todo (eu acho que mai sob o ponto de vista prático) e acho um absurdo ver o cara ganhar uma ninharia e qualquer jogador de futebol imbecil ganhar milhões correndo atrás de uma pelota. O circo que se faz em torno das "celebridades" ou "artistas" é que torna a coisa triste de se ver.


____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Qua Jun 27, 2012 10:14 am

joabi escreveu:nem penso tanto em quem consome, mas em quem produz. Os caras que gravam as trilhas de novelas recebem por isso, quem trabalha com publicidade recebe (bem), quando a gente liga em uma empresa a espera telefônica está lá... essas coisas, entende. São situações em que a música está à nossa volta e nem nos damos conta. Muita gente só considera que o músico recebe se estiver no palco
Fernando Zadá escreveu:Se não pagar o artista como todo profissional como o cara se sustenta para produzir essa arte.

ainda bem que esses caras que o joabi citou são pagos de alguma forma -- alguns até super bem pagos, por mais que estejam longe dos holofotes, como se isso importasse tanto Smile
senão o quadro estaria ainda menos favorável pros músicos por aqui.


____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jun 27, 2012 10:39 am

Assunto difícil esse...

Me lembro de uma frase que marcou minha vida:

Estava pela primeira vez na vida, depois de ficar 22 anos parado, procurando um estúdio para gravar uma música (MPB, estilo meio bossa nova) para gravar e participar de um festival (fiquei em sétimo e tinha mais de 200 participantes).

Como eu não canto nada, e toco violão de forma tosca, precisaria de um estúdio que tivesse também como convidar um violonista e uma vocalista para podermos gravar a música.

Toquei a música (os acordes) no violão e com minha voz de taquara rachada mostrei a letra para a responsável pelo estúdio, para saber que eles poderiam comprar a ideia de chamar o violinista e a vocalista para gravar a música.

Para minha surpresa, a mulher do estúdio falou após eu mostrar a música: Nossa! Seu trabalho de composição é lindo! Ela se empolgou e arranjou o violinista e a vocalista e fizemos a gravação.

Foi a primeira vez que alguém chamou o que eu faço com música de trabalho!

Isso mudou minha forma de encarar música.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por GANSO Qua Jun 27, 2012 12:08 pm

Como o Maurício falou, assuntinho complicado.
Cayo: Quanto ao dom é muito subjetivo mas conheci muita gente que tem uma facilidade danada em tocar, compor, escrever e tudo o mais sem nunca ter se empenhado muito e outros que se arrebentavam em estudo e continuavam medíocres. Creio que você também conhece gente assim. Quanto à frase do Asimov, um amigo meu diz que esses caras tinham é mulher feia. Não gostavam de ficar em casa e se trancavam em laboratórios e por isso não acreditam em dons (zoeira Very Happy .

Zadá, quando eu disse que artista não deveria ser profissão, foi meio que viajada minha mas era pra viajar mesmo. O artista não procura transcender? Não procura algo mais elevado? Então, só o fato dele (ou nosso) produzir algo de extrema beleza artística já uma recompensa. Pra ganhar grana, vá pro entretenimento, vá pro trampo. Se puder conciliar os dois, sorte.

E, sinceramente eu acho que não é só por ser a música uma forma de arte que todo mundo que toca, canta e compões seja artista.
Todo mundo que escreve é escritor? Todo mundo que filma é cineasta?
Se faço uma bolinha de papel eu sou escultor?


____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 27, 2012 1:03 pm

GANSO escreveu:
Zadá, quando eu disse que artista não deveria ser profissão, foi meio que viajada minha mas era pra viajar mesmo. O artista não procura transcender? Não procura algo mais elevado? Então, só o fato dele (ou nosso) produzir algo de extrema beleza artística já uma recompensa. Pra ganhar grana, vá pro entretenimento, vá pro trampo. Se puder conciliar os dois, sorte.

E, sinceramente eu acho que não é só por ser a música uma forma de arte que todo mundo que toca, canta e compões seja artista.
Todo mundo que escreve é escritor? Todo mundo que filma é cineasta?
Se faço uma bolinha de papel eu sou escultor?


Esse segundo parágrafo achei perfeito! Concordo totalmente. É assim que vejo uma coisa é o lado profissão e outra o artístico.

Mas em relação ao primeiro acho que é exatamente isso que confunde. Produzir beleza estética e forma também são profissões que devem ser remuneradas senão deveria o cirurgião plástico só ser pago quando fizesse uma cirurgia com finalidade médica? Profissão de designer então também corria risco....
Toda profissão, ou quase toda, pode envolver um fazer artístico quando executada de forma elevada e há margem para criação mas isso não tira o valor dela, então por que considerar que o músico (nem gosto da palavra arte usada com o sentido de profissão, principalmente para a música, acho que ela é mais um estado que se alcança quando se faz algo com maestria) quando produz arte não deve ser bem remunerado?
Isso que não entendo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Qua Jun 27, 2012 1:12 pm

Na vida a pessoa tem dois caminhos a escolher:

1 - Ela vive no mundo do "e se"...

E se eu fosse ator de Hollywood, e se eu ganhasse 1 milhão por semana, e se as pessoas dessem mais valor ao meu trabalho, e se todo mundo tivesse casa, comida e um bom emprego, e se não existisse miséria no mundo.

2 - Ela enxerga a realidade como ela é e trabalha com o que tem.

Nosso fórum tem 10.000 membros, muitos apaixonados por música, muitos gostariam de viver da sua arte. No entanto, a grande maioria acorda cedo e vai pra um escritório, repartição pública, supermercado ou empresa qualquer e toca quando dá...

E isso é assim no mundo todo. Eu acho a vida de músico no Brasil mais fácil que nos EUA. No Brasil tem roadie, essas coisas. Nos EUA até banda média os músicos carregam e montam tudo, e ainda dirigem a van de volta pra casa. E o cachê é uma miséria. Músico Americano de barzinho às vezes ganha 30 dólares mais a cerveja...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por subgrave Qua Jun 27, 2012 1:39 pm

allexcosta escreveu:
E isso é assim no mundo todo. Eu acho a vida de músico no Brasil mais fácil que nos EUA. No Brasil tem roadie, essas coisas. Nos EUA até banda média os músicos carregam e montam tudo, e ainda dirigem a van de volta pra casa. E o cachê é uma miséria. Músico Americano de barzinho às vezes ganha 30 dólares mais a cerveja...

Shocked

E eu que tenho uma banda pequeníssima já estou pensando em conseguir uns roadies...


Tio vc mora ainda nos EUA? Poderia relatar mais pro pessoal do fórum como é a lida de músico por lá...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Qua Jun 27, 2012 2:03 pm

allexcosta escreveu:Músico Americano de barzinho às vezes ganha 30 dólares mais a cerveja...

isso antes ou depois da crise econômica mais recente? não custa perguntar, mas imagino que seja antes.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Qua Jun 27, 2012 2:23 pm

subgrave escreveu:Tio vc mora ainda nos EUA? Poderia relatar mais pro pessoal do fórum como é a lida de músico por lá...

Não, estou em Curitiba até segunda ordem...

Músico nos EUA é 8 ou 80. Não tem meio termo...

Quem faz sucesso e assina contrato com gravadora fica rico, quem não faz trabalha a semana toda em qualquer outra coisa e no fim de semana carrega caixa de som, monta palco, dirige a van, toca, etc. muitas vezes sem cachê ou por cachê simbólico. A maioria dos bares exige que a banda tenha fãs seguidores pra sequer dar uma chance para tocar. Tocar para Brasileiro dá mais dinheiro que gig Americana.

Agora, tem quem toque sozinho no meio da rua, tem rato de estúdio, professor de música, etc... Cada um com sua remuneração...

jgs escreveu:isso antes ou depois da crise econômica mais recente? não custa perguntar, mas imagino que seja antes.

Antes da crise. Hoje em dia tem MUITA banda tocando de graça por lá. As gigs de banda pagas praticamente inexistem hoje em dia. O que ainda rola é um cantor com seu violão e um MP3 player tocando a base. É isso ou show grande... E as bandas são boas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 27, 2012 2:33 pm

allexcosta escreveu:Na vida a pessoa tem dois caminhos a escolher:


E isso é assim no mundo todo. Eu acho a vida de músico no Brasil mais fácil que nos EUA. No Brasil tem roadie, essas coisas. Nos EUA até banda média os músicos carregam e montam tudo, e ainda dirigem a van de volta pra casa. E o cachê é uma miséria. Músico Americano de barzinho às vezes ganha 30 dólares mais a cerveja...

Mas e o custo de vida e estrutura lá?
Compensa?
Lá Lakland Skyline custa 900 dolares aqui tá chegando por 5k!!!!
E ouvi dizer que lá até a coca cola é menos prejudicial do que aqui!! Rsss
Como é a parte de se manter? Um custo básico pra morar direito?
Não acho tão ruim no Brasil não se o cara tiver visão profissional caso contrário.......

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Qua Jun 27, 2012 2:36 pm

^ Lá o que é mais barato mesmo é gasolina e coisas como eletrônicos e instrumentos musicais, que convenhamos, é um bem durável que não precisa de reposição por décadas e décadas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por jgs Qua Jun 27, 2012 3:02 pm

como breve turista por lá, eu saí com a impressão de que alimentação e moradia é razoavelmente caro.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por silvanoandrade Qua Jun 27, 2012 3:13 pm

é muito difícil comparar um artista como um músico ... a um artista como um caminhoneiro e uma empregada doméstica.

pelo menos aqui no Brasil, caminhoneiro é reconhecido como profissão e doméstica também, agora chega e diz que tu és musico independente...

ao optar por uma profissão 'normal' você começa do zero, quando decide ser músico começa do menos 5.

vejo isso também com artistas plásticos ... artesões e afins, imagine quantos quadros tal pintor não fez até conseguir vender 1 por uma miséria .. quantos quadros ele não deu de presente, enfim .. foi só pra ilustrar.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por allexcosta Qua Jun 27, 2012 3:29 pm

^ A profissão do Músico, como profissão regulamentada, surgiu com a promulgação da Lei nº. 3.857, de 22/12/1960.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Thales_Sr Qua Jun 27, 2012 3:30 pm

ao optar por uma profissão 'normal' você começa do zero, quando decide ser músico começa do menos 5.
Não entendi...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por joabi Qua Jun 27, 2012 3:32 pm


O assunto acaba sendo complexo pela grande variedade de situações possíveis. Existem músicos profissionais, hobbistas, estudantes, etc, e cada um com mais ou menos aptidão e se posicionando de maneira diferente no mercado.

Só pra fazer um comparativo, não existem médicos hobbistas. Se o cara quer tratar pessoas ou fazer cirurgias, tem que estudar a profissão a fundo, passar por um período de treinamento intensivo e por fim ser habilitado pelo órgão que representa a categoria. Engenheiros, advogados e tantos outros seguem o mesmo caminho.
Na música tudo é muito mais solto, e acho que vem daí essa coisa de ficarem perguntando qual a profissão que a gente tem, além de tocar... na cabeça das pessoas, errar uma nota tocando num barzinho não tem a menor importância, comparado com um erro médico, por exemplo. E eu concordo.

Porém, existe uma coisa que o Zubrycky tratou em um dos artigos dele que, ao meu ver, é o que nos diferencia das demais profissões, que é a grande capacidade de tocar os outros, que é, de certa forma, a capacidade de transferir o que estamos sentindo ao tocar. É isso que nos dá individualidade, pela maneira como fazemos nosso trabalho, mesmo se for algo puramente funcional. Um funcionário numa empresa encarregado de montar uma peça tem obrigação de montar aquela peça do mesmo modo que os outros. Um músico SEMPRE vai tocar as coisas do seu jeito, mesmo tendo que se enquadrar em regras básicas.
Junto com isso vem todas as coisas que envolvem o trabalho: pontualidade, dedicação, bom humor, convívio, etc. É até comum um músico menos talentoso ganhar mais trabalho por se levar em conta tudo o que o cerca na hora de fechar um trabalho.

Quando eu comentei sobre arte e entretenimento anteriormente, não quis dizer que não é possível ser bem sucedido fazendo música-arte , mas que são caminhos bem diferentes. Quase sempre quem tem um emprego paralelo pode se dar ao luxo de criar mais livremente do que quem depende de pagar suas contas tocando.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por GANSO Qua Jun 27, 2012 4:06 pm

Também não devemos nos esquecer que nem todo aquele que é "bem sucedido" é quem trabalha decentemente e faz alguma coisa boa de verdade.

____________________________
Firme no leme que a reta é torta!!
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jun 27, 2012 4:51 pm

allexcosta escreveu:^ A profissão do Músico, como profissão regulamentada, surgiu com a promulgação da Lei nº. 3.857, de 22/12/1960.

Na teoria ela existe mas na prática....
Assim como muitas leis em nosso país....

Thales_Sr escreveu:
ao optar por uma profissão 'normal' você começa do zero, quando decide ser músico começa do menos 5.
Não entendi...

É bem por ai. Menos 5 por que perspectiva de carteira assinada, décimo terceiro e quaisquer direitos legais é só na teoria.
Fora preconceito e etc...
mas por outro lado raramente uso gravata e defino eu meus horários conforme a necessidade......

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por silvanoandrade Qua Jun 27, 2012 6:57 pm

foi isso que eu quis dizer ... obrigado Zadá.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Quando você compra algo de um artista... Empty Re: Quando você compra algo de um artista...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos