Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens

Ir para baixo

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Empty [Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens

Mensagem por Boss2K Seg Jun 25, 2012 12:30 am

ATENÇÃO: Este tópico ficará aqui provisóriamente, para esclarecer dúvidas e receber críticas/sugestões. Depois de consolidado, será movido para o fórum "Perguntas, Respostas e Orientações" em definitivo.

<span style="font-size: 24px; line-height: normal;"><font color="#86b125">Reduzindo o tamanho e o peso das imagens</font></span>

Existem centenas de programas capazes de reduzir e modificar imagens. No entanto é possível reduzir uma imagem satisfatoriamente, sem precisar fazer download de softwares. Vamos utilizar o editar-fotos.net, um editor de imagens grátis onde se pode editar, recortar, redimensionar, regular o brilho e fazer todos os ajustes que se precisa em imagens digitais. É um editor de imagens online, uma ferramenta que se pode usar livremente na internet, a partir de qualquer computador. Funciona tal qual um photoshop online que oferece imensos recursos de alta qualidade para a edição de imagens digitais.


<strong><span style="font-size: 18px; line-height: normal;">1º</span> - <font color="darkblue">Acessar o site editar-fotos.net e carregar a imagem:</font></strong>
Na tela inicial, poderemos escolher, entre outras opções, editar uma imagem que está no computador ou que você achou na Internet, neste último caso, basta somente, ter o link da imagem. Para este tutorial, vamos editar uma imagem que obtivemos de uma camera digital. Escolheremos então, a imagem e o editor a exibirá na tela.

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200004a

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200003a

Observações:

A imagem carregada foi captada por uma camera digital de 13 Megapixels, ou seja, com dimensões máximas de (a) 4224 (largura em pixels) x 3168 (altura em pixels) = 13.381.632 pixels = 13 Megapixels. Não há uma fórmula geral para calcular o tamanho do arquivo digital gerado por essa imagem, pois depende de muitas outras características da imagem, tais como (b) quantidade de bits por pixel, efeitos, etc. Nossa imagem, como vemos abaixo, ocupa um espaço de (c) 4,46 Megabytes. Um tanto quanto "pesada" para publicação no fórum.

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200001ca

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200001da





<strong><span style="font-size: 18px; line-height: normal;">2º</span> - <font color="darkblue">Redimensionar a imagem:</font></strong>
No menu suspenso Imagem, escolha a opção Tamanho de imagem. Na janela que se abrirá, forneça, somente a largura desejada, pois a altura se modificará automáticamente, para manter as proporções da imagem.

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200005a

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200006a

Observações:

Recomenda-se, que imagens com largura acima de 800 pixels e altura acima de 600 pixels, sejam redimensionadas para valores até esse limite. Por exemplo, uma imagem com orientação "paisagem" (largura maior que altura) com 1024 x 768 pixels, deve-se alterar a largura para o máximo 800 pixels. Uma imagem com orientação "retrato" (largura menor que altura) com 768 x 1024 pixels, deve-se alterar a altura para o máximo de 600 pixels. Neste tutorial, redimensionamos a imagem para 640 x 480 pixels.




<strong><span style="font-size: 18px; line-height: normal;">3º</span> - <font color="darkblue">Salvar a imagem, reduzindo também o tamanho do arquivo digital:</font></strong>
No menu suspenso Arquivo, escolher a opção Salvar.... (a) Nomeie o arquivo da imagem redimensionada (preservando o arquivo da imagem original), e (b) escolha o nível de qualidade da imagem final (recomenda-se entre 80% e 90%). (c) Verifique e compare o tamanho final do arquivo e, pronto!, imagem redimensionada e arquivo bem menor (até 120 Kilobytes) que o original, pronta para ser postada no fórum.

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200007a

[Tutorial] Reduzindo o tamanho e o peso das imagens Capture062200008a

Observações:

Lembrando que as medidas máximas recomendadas pelo fórum são: 800 pixels de largura por 600 pixels de altura, e que qualquer imagem que exceda essas dimensões, serão automáticamente, redimensionadas para esse valor. Porém, essa é apenas uma medida restritiva de exibição da imagem, relativa às dimensões originais da imagem, não afetando o tamanho original do arquivo da imagem que está sendo exibido. Portanto, o que estamos mostrando neste tutorial, é que além de reduzirmos as dimensões da imagem, vamos também, reduzir o tamanho do arquivo digital que contém essa imagem, sem prejuízo significativo da qualidade dessa imagem.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos