Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas na corda ré e no arco

4 participantes

Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por Raphaelvis Sex Jun 08, 2012 8:23 pm

Olá, amigos! Estou aqui de novo, mas não pra chorar e nem desabafar Razz Vim, na verdade, sanar algumas dúvidas que vêm me incomodando durante os estudos.

Acontece que eu tenho um problema muito grande com a corda ré. Muitas vezes eu não tiro o som desejado dela com o arco, às vezes o som que sai é harmônico! Não sei se é a posição que eu com toco com o arco, o breu, a corda, a posição do cavalete...

Outra coisa é um desencaixe que eu comecei a notar no meu arco (alemão). No talão tem uma "madeirinha" que vem acima da crina, na parte de dentro do arco. Essa madeirinha aos poucos tá saindo, deixando a crina mais frouxa. Se eu tento apertar mais o parafuso, a madeirinha parece sair mais, aí eu evito.

O que pode ter ocasionado isso? Arco vagabundo? Crina muito tensionada? Isso tem cura? silent

Mais uma vez, muito obrigado! Smile
Raphaelvis
Raphaelvis
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

http://www.diariodocontrabaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por RenanDias Ter Jun 12, 2012 11:12 pm

O "problema" que você relata na corda ré pode ser vários motivos, só olhando pessoalmente pra saber.
Mas observe se a pressão, o "grip" da crina está suficiente e feita de maneira correta, sem a pressão suficiente para a fricção do arco sairia um som "soprado", só os harmônicos. Outra coisa pode ser sua mão esquerda que não esteja pressionando a corda corretamente e gerando o mesmo efeito, de harmônico artificial.
Sem olhar tudo vira "achismo". Mas a dica é: estude corda solta, estude muito.

Sobre o arco, tem que pedir pra um luthier arrumar, parece que o parafuso está espanando, às vezes é necessário trocar. "Normal" isso.
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por Claudio Qua Jun 13, 2012 6:55 am

Raphael, dá uma lida no tópico abaixo:

https://www.contrabaixobr.com/t3593-efeito-lobo


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por camilom Qua Jun 13, 2012 6:06 pm

ClaudioBass, uma dúvida técnica: no caso do lobo esse problema não teria que se manifestar sempre que a corda ré (ou a nota que desperta o lobo) fosse tocada?
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por Claudio Qua Jun 13, 2012 6:54 pm

^ Eu acredito que sim Camilo, mas acho que deve considerar também a intensidade do arco sobre a corda. Esse assunto foge um pouco do meu conhecimento, o que sei sobre execução com arco é pra lá de básico!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por Raphaelvis Qui Jun 14, 2012 12:18 am

Obrigado Renan e Claudio pelo esclarecimento! Smile

Se formos levar em consideração que toda nota ré teria o efeito lobo (hipoteticamente), não é esse o problema no meu baixo. Acredito que seja, então, a pressão que eu tô exercendo na ré. Mas o mais estranho é que eu consigo tirar som da ré dos contrabaixos da escola.

Talvez o problema seja a posição do cavalete, então. Vou ver se levo o grandão no Fernando em breve.

Valeu mais uma vez, pessoal!
Raphaelvis
Raphaelvis
Membro

Mensagens : 13
Localização : São Paulo

http://www.diariodocontrabaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas na corda ré e no arco Empty Re: Problemas na corda ré e no arco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos