Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

+5
URSOBHZ
Cantão
Fá Mendonça
Claudio
korg
9 participantes

Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por korg Sáb Jul 04, 2009 11:14 am

Pessoal,
Pretendo preparar uma resenha de tempos em tempos sobre alguns tópicos que julgar interessante sobre gravações e mixagens em especial e, iniciando esse processo, separei uma lista de livros e vídeos para os interessados sobre gravação e mixagem se aprofundarem mais no assunto. Como todos sabem não sou profissional da área, apenas um apaixonado por gravação e mixagem há muitos e muitos anos, então considerem todo esse material que irei publicar daqui pra frente como minha opinião. Fiquem a vontade para questionar, criticar, debater e vamos , assim, juntos aprender mais e mais.
Vamos a eles!

___________________________________________________________________________________

Livros:

Studio Recording Procedures - How to record any instrument - by Mike Shea (McGraw-Hill Professional)
Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Studiorecordingprocedur
Esse livro comeca dando aula do básico-básico, explica um pouco do mundo dos "decibéis" e suas diferenças, de eletronica fala de resistores, capacitores, indutores, circuitos em geral, lei de Kirchoff, série/paralelo, tipos de captadores, diodos ate chegar em transistores e valvulas. Ele viaja bastante nesse mundo ate chegar a conceitos de impedancia, linhas balanceadas, ruidos, etc até então começar a falar dos medidores de audio das mesas e, só então, seguir no assunto proposto. Fala de varios tipos de equipamentos, etc.
Só no capitulo 2, comeca a explicar o basico dos estudios, explicando os principais elementos. Passa por todos elementos de um strip de canal de uma mesa (importante), patchbay, equalizadores e seus tipos, compressores/limiters, percepção humana do som, delay & variantes, o que é reverb (explica bem detalhado o processo de reverberação dos ambientes), monitoração, calibragem, etc. Um capitulo sobre mics, padroes polares, etc. Capitulo 4 já entra em tecnicas de gravação, bateria, guitarra, baixo, piano, cordas, etc.

Pra quem tem interesse em se aprofundar na melhor forma de "captar" o som de seu instrumento , acho que vale a leitura.



The Mixing Engineer's Handbook - by Bobby Owsinski (MixBooks)
Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Mixingengineerspeq
Esse livro vai direto na parte de mixagem, imagina que vc tem o basico das gravações. Da uma explicacao rapida da evolucao da mix ao longo do tempo e suas nuances em alguns lugares (mixes de NY, LA, Londres, etc). Esse livro ja entra na mixagem, explica os elementos basicos de uma mix, arranjo das musicas e efeito na mix, calibragem, panorama, equalizacao, adicionando efeitos, compressão/gate, monitoração, preparando o master, algumas variaçòes de bounce, etc. O Cap II ja viaja um pouco e sai um pouco do nosso âmbito, entra em mixagem surroung. Cap III traz depoimentos diversos de várias "estrelas" do mundo da mixagem, e eles falam sobre varios assuntos, cada um explica como gosta de aplicar EQ, monitoracao, seu estilo de mixagem, etc. Possui uma interessante tabela de delays x bpm no final.

Aliás a mixagem é uma arte. Por isso alguns discos soam tão bem outros muito mal , independente da qualidade da música ou do instrumentista. O engenheiro de gravação e o de mixagem são peças fundamentais no processo. E é curioso que dependendo do produtor ou do técnico envolvido, vc tem características em alguns CDs (mesmos distintos) muito similares, o que traduz bem "quem" fez aquela mix. Ou seja, cada um tem a sua assinatura. Essas opiniões de vários profissionais é interessante por isso. Cada um diz o que gosta e como faz.


The Art of Mixing - A visual guide to recording, engineering and production - by David Gibson (MixBooks)
Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Theartofmixingdavidgibs
Esse livro já comeca da mixagem e seus conceitos. Parte do principio que vc ja tem todo material gravado.
É interessante pq mostra como o cerebro trata as informações, como a imagem stereo afeta a percepção 3D sonora e artifícios para isso (eq + reverb por ex). Fala rapidamente sobre a função de cada equipamento do estudio e a projeção de cada instrumento na faixa de espectro do audio. Fala de compressores, noise gate, equalizadores, delays, flanger/chorus/phaser, reverb, harmonizer/pitch shifter/oitavadores e então fala da mix em geral, como balancear os elementos para compor sua música.

Acho um livro interessante embora , nesse caso , eu prefira o video (explicado abaixo). Ele é muito sucinto em algumas explicações, mas dá uma geral no assunto de outra perspectiva, que acho bem interessante.


Masterização:

Mastering Audio - the art and the science - by Bob Katz (FocalPress)
Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Masteringbobkatzpeq
Pessoal , esse livro é pesado , é muito técnico e explica bem o complexo mundo da masterização. A masterização é muito mais complexa do que muitos pregam e envolve uma série de conhecimentos e aplicações para "soar bem". Por isso existem especialistas, como o Carlos Freitas da Classic Master.

Falando nisso, segue um video dele bem bacana:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/aYHQiFQ7Ucs&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/aYHQiFQ7Ucs&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

nesse vídeo ele deu uma visão bem simplista da masterização, mas tenham certeza que é mais complexo do que ele demonstra. Igual você ver o Clapton tocando guitarra, parece fácil, mas vai fazer... rs


Vídeos:

The Art of Mixing - A visual guide to recording, engineering and production - by David Gibson DVD tutorial

Esse video é exatamente a versão audiovisual do livro acima de mesmo nome/autor. Pra quem não tem paciência pra ler, é uma boa alternativa. Cobre exatamente os mesmos assuntos, mesmas imagens, etc. (é cópia do outro, literalmente Razz)
para ver esse vídeo, vcs tem que abstrair totalmente o bigodinho do Gibson, seu cabelo estilo van halen e o estilo oitentão do vídeo Smile apesar de antigo, tem ótimas explicações principalmente sobre o efeito do EQ, REVERB e DELAY numa mix e na distribuição espacial do som.


Mix It Like A Record - Charles Dye

Esse video é bem interessante, Charles viaja sobre varios aspectos desde o processo de gravação, monitoração e mixagem. Dá varias dicas de como trabalhar efeitos nas mixes, uso de barramentos (bus), dinâmicas, etc.
Assim como o video do Gibson, devemos excluir algumas excentricidades e besteiras de trechos, mas no seu conteudo acho muito interessante. Ele inclusive vai explicando , passo-a-passo como ele trabalha (de forma generica) com tratamento de bumbo, caixa, tons, pratos, hihat, overs, guitarras, baixo, voz, etc em uma mix de Roc,. É muito legal porque ele já dá várias dicas de efeitos caso a caso , como amarrar uma mix com reverbs em buses, etc.
Ele demonstra toda uma mix usando o ProTools como ferramenta, mas os ensinamentos podem ser aplicados a qualquer DAW. Mas para isso, vcs tem que entender cada elemento a fundo e dominar sua ferramenta, para saber como transpor as dicas.


Para a Galera do Protools:

O pessoal do "Secret of The Pros" lança vários vídeos interessantes, alguns deles:

Modern Recording & Mixing
Protools DVD Volume I
Advanced Protools Volume II
Advanced Protools Volume III
Protools Method One DVD (diferenças para o ProTools 7)


São vídeos muito legais, embora repetitivos em alguns trechos se vc for ver todos. Pra quem quer aprender Protools ou fazer coisas mais avançadas, considero obrigatório.
Se não for o seu caso, dá pra ficar só com os outros materiais. Embora, eu na minha louca curiosidade por gravações, prefira ver tudo e tirar informações de cada que julgue legal para meu estilo de mixar.

___________________________________________________________________________________



Bom, vcs podem me perguntar: mas Rodrigo, qual deles eu posso escolher primeiro ?
Depende. Depende muito do que vc quer, ai eu te pergunto , qual seu objetivo final ?

se vc quer conhecer todo o processo, leia e veja TODOS os listados e muitos outros que vc achar mundo afora. Sério. Primeiro que cada um coloca sua visão da coisa e música, como todos sabem , até tem uma receita de bolo para se começar, mas a arte cada um faz a sua. Inovar, experimentar e por ai vai, até definir seu estilo, seu som.

Se vc quer só aprender a mixar, descarte o primeiro livro.
Mas lhe adianto, aprender só a mixar não lhe garante um som bom, porque uma gravação correta é a grande chave para uma mix soar bem! Aquele papo de "ah, na mix conserta" é a maior balela de todos os tempos.
Então, primeiro aprenda a gravar! E bem !
Depois aprenda a mixar ! E bem!

Masterizar ?! olha.... eu, na minha humilde opinião, acho que esse é um ultimo passo a se aprender e é muito complexo. Eu mesmo ainda não parei pra estudar o material do Bob, infelizmente por pura falta de tempo e também pq a cada dia aprendo mais e mais de mix. Então, vou deixando pro final. Cada item desses, gravação, mixagem e masterização tem tanta informação a absorver, tanto detalhe e experimentação, que vc pode ficar anos em cada parte.

No momento, eu taco emulador SSL da vida no master bus, depois um compressor multibanda um EQ, um ou outro compressor a mais se julgar necessário, ajusto a gosto e deixo soar. Mas se vc for preparar um material sério, profissional, eu mandaria a mix para uma Classic Master da vida ou para outro profissional fazer. Bem ou mal, teu nome ta em jogo!

obs.: todo esse material é em inglês. Infelizmente o material que tenho acesso é nessa lingua.
Para material em português, a Edita Musica & Tecnologia tem vários livros , a preços super em conta, falando de mixagens, livros de microfones, gravacoes, etc. É um material bem interessante para se começar também.


Um abraço e até a próxima resenha!

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Claudio Sáb Jul 04, 2009 12:34 pm

Legal, parabéns pelo post, excelente!

Pena que a literatura nacional nessa área seja bem fraquinha.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Fá Mendonça Dom Jul 05, 2009 9:29 pm

Show de bola, Korg!

Valeu mesmo!!! cheers

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Cantão Dom Jul 05, 2009 11:50 pm

Parabéns ai Korg...excelente tópico ...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21768
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por korg Ter Jul 07, 2009 1:51 am

valeu pessoal!!! Qualquer coisa é so perguntar!
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por URSOBHZ Ter Jul 07, 2009 9:30 am

Olá!

Pegando um gancho no post do Cláudio: Existe literatura em português sobre o assunto? Por fim, já abusando, vc indicaria algumo loja/livraria para aquisição do material?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por korg Qui Jul 09, 2009 12:32 pm

URSOBHZ escreveu:Pegando um gancho no post do Cláudio: Existe literatura em português sobre o assunto? Por fim, já abusando, vc indicaria algumo loja/livraria para aquisição do material?

Urso, como o Claudio disse, realmente material é um pouco escasso na nossa maravilhosa lingua, mas olha, posso te indicar sim os livros da Musica & tecnologia que são bem interessantes e a custo baixissimo!

Mixagem por exemplo tem o do Fábio Henriques ( Mixagem ), que tem coisas super bacanas. Eu sou assinante da revista desde seus primordios (dec de 90) e ano passado (ou retrasado nao lembro) sempre vinha, a cada mes, dica de mixagem de determinado instrumento. Acho que esse material foi todo compilado nesse livro (ou o contrário) e é bem legal sim.

Voce pode comprar online: Musica & Tecnologia e tem vários outros livros. Tem especifico sobre microfones por exemplo do Sólon. Tem literatura de ProTools do Edu Vianna, e outros livros.

Mas vc acha muito, mas muito material na internet, é questão de procurar.

Livros de fora pode comprar na Amazon também e vc recebe em casa, numa boa.

Minha sugestão é, se for comprar esses livros daqui , procure depois tentar ao menos os vídeos que passei, que te trarão masi informações e irá te somar muita coisa!
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Out 09, 2009 8:55 pm

Rodrigo muito legal o topico, parabens cara tem bastante material bacana que você postou.

Para quem quiser beber da melhor fonte da internet recomendo o Audiolist.org > www.audiolist.org

Tudo em português ... Show de bola ...
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por korg Sáb Out 10, 2009 12:27 am

boa Alexandre, a audiolist é show mesmo. Edu Silva & cia manjam muito. Já naveguei muito por la...

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Amagomes Sáb Out 10, 2009 8:35 pm

korg escreveu:boa Alexandre, a audiolist é show mesmo. Edu Silva & cia manjam muito. Já naveguei muito por la...


(2)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Ricardo (alive10) Qui Nov 12, 2009 3:17 pm

O mais legal da obra do Mike Shea é que ele é um fã confesso de capacitores a Oleo, segundo ele o timbre vai ser o mais vintage possivel... se podesse, todos os seus capacitores seriam a oleo.
Reparei em alguns trabalhos dele que realmente o capacitor a oleo da um trimbre fora de serie.
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por korg Seg Nov 16, 2009 5:28 pm

Alive10 escreveu:O mais legal da obra do Mike Shea é que ele é um fã confesso de capacitores a Oleo, segundo ele o timbre vai ser o mais vintage possivel... se podesse, todos os seus capacitores seriam a oleo.
Reparei em alguns trabalhos dele que realmente o capacitor a oleo da um trimbre fora de serie.
O pessoal da MG deve ser fã dele então rsrs

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Filipe Braga Ter Set 18, 2012 3:56 am

Muito bom o tópico!!

Alguém tem mais novidades e bibliografias sobre o assunto para atualizarmos os mesmo?



Filipe Braga
Membro

Mensagens : 19
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jan 17, 2013 1:15 pm

Filipe Braga escreveu:Muito bom o tópico!!

Alguém tem mais novidades e bibliografias sobre o assunto para atualizarmos os mesmo?



Filipe,

Considero o Musica & Audio, um dos melhores portais para aprendizado no brasil.

O Caetano Salles é fera, suas vídeo aulas são nota 1000.

http://www.musicaeaudio.com.br/category/pro-tools/

Recomendo!

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos Empty Re: Gravação, Mixagem e Masterização - Lista de referências bibliográficas e Videos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos