Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

+11
URSOBHZ
Hélcio Júnior_bass
Alex Guimaraes
renatogaragerock
Renato
Thales_Sr
allexcosta
Daniel
Cantão
denis lucas
Moshe Bar Elohim
15 participantes

Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 8:37 pm

Saudações a todos os contrabaixistas de plantão.


É o seguinte pessoal: tenho um Jazz Bass comum normal a todos os outros Jazz, mas estou com um pequeno problema: o volume dos captadores; um está sendo anulado pelo outro. Por exemplo: eu aumento e regulo o volume do captador do braço e daí quando vou aumentar e regular o volume do captador da ponte para dar mais médios ele abaixa o volume do captador do braço que eu havia anteriormente ajustado. Entenderam? Praticamente anula o som do grave do captador do braço e vai perdendo o grave aos poucos conforme eu vou aumentando o captador da ponte. O contrário é a mesma coisa: eu aumento e regulo o volume do captador da ponte e daí quando vou aumentar e regular o volume do captador do braço para dar mais graves ele abaixa o volume do captador da ponte que eu havia ajustado. Tenho outro Jazz Bass, tenho um PJ, e outros contrabaixos de marcas e modelos variados mas este problema só acontece nesse jazz. Ele veio do luthier regulado, parte elétrica revisada e mesmo assim eu abri o espelho e os captadores pra dar uma olhada em toda parte elétrica e não encontrei nada que fosse fora do comum. Individualmente o volume dos captadores e a tonalidade estão 100%. Porém Quando quero misturar graves com médios um simplesmente anula o outro. O que será? No Se há alguém que já passou por isto algum dia na vida ou tem este mesmo problema ou tem uma solução e gostaria de compartilhar comigo ficaria muito agradecido...

Deus seja sempre louvado! Baruc ha shem Adonai!


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Jul 02, 2009 11:51 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Sem nenhuma razão lógica por enquanto!)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por denis lucas Qui Jul 02, 2009 9:43 pm

E ae amiguinho!!!!
vc não mexeu na parte elétrica dele certo??
Qualquer coisa vc tira o escudo de outro baixo jazz bass e confere as ligações elétrica com esse baixo!! hehe
Eu tinha um precision e mexi na parte elétrica dele ao invés de um vol e um tone eu tive dois volumes...dá uma olhada deve ser algum fio ligado errado!!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Cantão Qui Jul 02, 2009 9:45 pm

Converse com o Thales_sr , no tópico fixo " Eletrônica aplicada à música com Thales_sr." é o cara....abraço.


Última edição por Cantão em Qui Jul 02, 2009 9:50 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 9:48 pm

Denis Lucas escreveu:E ae amiguinho!!!!
vc não mexeu na parte elétrica dele certo??
Qualquer coisa vc tira o escudo de outro baixo jazz bass e confere as ligações elétrica com esse baixo!! hehe
Eu tinha um precision e mexi na parte elétrica dele ao invés de um vol e um tone eu tive dois volumes...dá uma olhada deve ser algum fio ligado errado!!!!

Olá coleguinha!!!
Só pra citação sou técnico em eletrônica Smile (na humildade sem me gabar). Ja montei e desmontei contrabaixos e guitarra mas este aqui parece que veio lá do além.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por denis lucas Qui Jul 02, 2009 9:52 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:
Denis Lucas escreveu:E ae amiguinho!!!!
vc não mexeu na parte elétrica dele certo??
Qualquer coisa vc tira o escudo de outro baixo jazz bass e confere as ligações elétrica com esse baixo!! hehe
Eu tinha um precision e mexi na parte elétrica dele ao invés de um vol e um tone eu tive dois volumes...dá uma olhada deve ser algum fio ligado errado!!!!

Olá coleguinha!!!
Só pra citação sou técnico em eletrônica Smile (na humildade sem me gabar). Ja montei e desmontei contrabaixos e guitarra mas este aqui parece que veio lá do além.

Mesmo assim da uma conferida hehheheh!!!
erros acontecem ou então leva ele em um curandeiro!!!!kkkkk What a Face What a Face

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 10:00 pm

Denis Lucas escreveu: Mesmo assim da uma conferida hehheheh!!!
erros acontecem ou então leva ele em um curandeiro!!!!kkkkk What a Face What a Face

Com certeza eu nem sequer pisaria num lugar desses! Mas será que não deve ser algo tipo freqüência? Ou seja será que rola isto de uma freqüência anular a outra ou algo desse tipo? Amigo o luthier que eu fui, honestamente, está entre os "the best" top 10. Um dos melhores da capital de São Paulo.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Jan 20, 2011 7:19 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por denis lucas Qui Jul 02, 2009 10:11 pm

me pasou pela cabeça agora !!Teste com outros cabos pode ser um problema não do baixo mas do cabo

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 10:20 pm

Denis Lucas escreveu:me pasou pela cabeça agora !!Teste com outros cabos pode ser um problema não do baixo mas do cabo

Valeu a dica ma acabei de trocar o cabo e não é questão de cabo não... No
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por denis lucas Qui Jul 02, 2009 10:26 pm

Cara agora até eu vou ficar curioso pra saber o que ta acontecendo,
Vamos esperar pelas feras em eletrônica aqui do forum!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 10:44 pm

Se vocês puderem dar uma olhada é só clicar em cima das fotos que linca em outro site num tamanho maior...

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 75335925.th

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 18205045.th

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 43594228.th

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 13308329.th

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 77068109.th

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? 19000856.th

A ligação está igualzinha a esta aqui inclusive os 3 potenciômetros de 250 K cada:

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Diagramajazzbass2

No


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Jul 02, 2009 11:25 pm, editado 2 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Daniel Qui Jul 02, 2009 11:17 pm

será q não é solda fria ou algo assim?

____________________________
JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 02, 2009 11:31 pm

Danielreo escreveu:será q não é solda fria ou algo assim?

Se fosse solda fria eles nem funcionariam. Pena que o Jack Palance do "Acridite se Quiser" morreu... Sad se não eu chamava ele e sua equipe pra filmar esta... esta... este fenômeno sobrenatural!
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 03, 2009 12:05 am

Moshe, nao eh fase invertida nao? Inverte a ligacao de um dos pickups pra ver. Senao pode ser um dos pots ruim. Uma pequena perda de som em um dos pickups eh comum (inclusive por esse motivo muita gente eh contra se colocar um J num baixo P), mas nao dessa forma q vc tah descrevendo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54332
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 03, 2009 12:43 am

Moshe Bar Elohim
As suspeitas que posso ter são as seguintes:
Um dos caps está ligado com a polaridade invertida (no caso, seria só inverter os fios de um dos caps), mas imagino que você já tenha checado isso.

A próxima suspeita passa a ser algum curto, apesar de que não acredito tanto nessa... Senão seria só em um captador. Certa vez o "vivo" do cap do braço de um baixo meu fechou curto, então o baixo tinha som caso tivesse ponte no 10 e braço no 0. se abrisso volume no braço, o baixo ficava mudo.

Esse problema começou do nada ou foi após alguma manutenção na parte elétrica?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 8:38 am

BINGOO... cheers lol! bounce


allexcosta escreveu:Moshe, nao eh fase invertida nao? Inverte a ligacao de um dos pickups pra ver. Senao pode ser um dos pots ruim. Uma pequena perda de som em um dos pickups eh comum (inclusive por esse motivo muita gente eh contra se colocar um J num baixo P), mas nao dessa forma q vc tah descrevendo. king

Inverti a polaridade do captador do braço e deu certo, OS VOLUMES SE SOMARAM... ufa... Smile


Thales_sr escreveu:Moshe Bar Elohim
As suspeitas que posso ter são as seguintes:
Um dos caps está ligado com a polaridade invertida (no caso, seria só inverter os fios de um dos caps), mas imagino que você já tenha checado isso. king

A próxima suspeita passa a ser algum curto, apesar de que não acredito tanto nessa... Senão seria só em um captador. Certa vez o "vivo" do cap do braço de um baixo meu fechou curto, então o baixo tinha som caso tivesse ponte no 10 e braço no 0. se abrisso volume no braço, o baixo ficava mudo.

Esse problema começou do nada ou foi após alguma manutenção na parte elétrica?


Desculpe Thales_sr é que eu não sou bambambam neste quisito, aliás em quisito nenhum. Embarassed study A sua primeira suspeira assim como a do Allexcosta estava certa. Muito obrigado a vocês dois pela explanação.

Só gostaria de saber de vocês o seguinte e aqui vai mais um tema para um tópico no fórum:

Como saber qual e polaridade correta dos captadores quando estes vêm com fios de cor igual ou como no caso do meu com fios errados pois o vermelho é o negativo e o preto é o positivo? Tem jeito de saber fazendo algum tipo de teste no multímetro ou com algum componente eletrônico? Aguardo a respsota de vocês...


Última edição por Moshe Bar Elohim em Sex Jul 03, 2009 9:00 am, editado 6 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Renato Sex Jul 03, 2009 8:41 am

Moshe Bar Elohim escreveu:
BINGOO... lol!


allexcosta escreveu:Moshe, nao eh fase invertida nao? Inverte a ligacao de um dos pickups pra ver. Senao pode ser um dos pots ruim. Uma pequena perda de som em um dos pickups eh comum (inclusive por esse motivo muita gente eh contra se colocar um J num baixo P), mas nao dessa forma q vc tah descrevendo.
Funcionou adequadamente com a inversão dos fios do cap?

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 9:02 am

Renato escreveu:Funcionou adequadamente com a inversão dos fios do cap?

Funcionou perfeitamente mas:
Só gostaria de saber de vocês o seguinte e aqui vai mais um tema para um tópico no fórum:

Como saber qual e polaridade correta dos captadores quando estes vêm com fios de cor igual ou como no caso do meu com fios errados pois o vermelho é o negativo e o preto é o positivo? Tem jeito de saber fazendo algum tipo de teste no multímetro ou com algum componente eletrônico? Aguardo a respsota de vocês...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 03, 2009 9:12 am

O vermelho era o negativo? Eu hein... Geralmente a única cor padrão em captadores é a cor do negativo, que é preto...

Mas enfim, não existe um padrão universal, isso pode realmente complicar um pouco. Nesse caso, só na base da tentativa e erro mesmo...

abraços

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Renato Sex Jul 03, 2009 9:14 am

Thales, porque os captadores tem polaridade? Não são uma bobina contínua?

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 9:18 am

Thales_sr escreveu:O vermelho era o negativo? Eu hein... Geralmente a única cor padrão em captadores é a cor do negativo, que é preto...

Mas enfim, não existe um padrão universal, isso pode realmente complicar um pouco. Nesse caso, só na base da tentativa e erro mesmo...

abraços

Talvez, talvez, tenha sido o luthier que fez isto (talvez). Como o contrabaixo é vintage os captadores tem até alguns buraquinhos de ferrugem nos polos magnéticos e ele dever ter trocado os condutores dos captadores e dever ter soldado o vermelho no lugar do preto ou coisa assim.
Quem sabe não foi isto!?!? Suspect

Mas eu realmente gostaria de fazer algum tipo de teste para descobrir a polaridade independente da cor dos condutores; tipo aquela que todo técnico em eletrônica faz nos alto-falantes pra saber também a polaridade: joga uma tensão de uns 3,5 VDC +/- e se o cone subir a polaridade está correta, porém se descer está invertida sabe?!?!.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por renatogaragerock Sex Jul 03, 2009 2:26 pm

Hoje também levei meu Giannini SG para dar uma mexida na parte elétrica, justamente por estar desconfiado das fases estarem erradas. Na segunda ou terça eu digo tb o que deu no meu (é exatamente o mesmo problemas - os captadores parecem que se subtraem quando ligado juntos, daí só consigo bons timbres com caps individuais).
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Alex Guimaraes Sex Jul 03, 2009 4:09 pm

Renato escreveu:Thales, porque os captadores tem polaridade? Não são uma bobina contínua?
Uma bobina que tem como nucleo um imã, e esse imã tem polaridade.

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 5:28 pm

renatogaragerock escreveu:Hoje também levei meu Giannini SG para dar uma mexida na parte elétrica, justamente por estar desconfiado das fases estarem erradas. Na segunda ou terça eu digo tb o que deu no meu (é exatamente o mesmo problemas - os captadores parecem que se subtraem quando ligado juntos, daí só consigo bons timbres com caps individuais).

É exatamente isto eu também só conseguia bons timbres individualmente. Graças ao Thales_sr, Allexcosta e o Maurício Luis Bertola apenas inverti a polaridade de um dos captadores e deu certo. Os volumes se somaram ao invés de um subtrair o outro. Meu luthier fez tudo certinho eu é que sou um zero à esquerda e me esqueci que um dia logo após vir da lutheria, eu havia colocado outro captador no lugar do original e segui direitinho as cores dos condutores, porém por alguma razão elas estavam fora do padrão, ou seja, o negativo estava no positivo e vice-versa. Então o problema estava nas cores dos condutores que o fabricante ou alguém havia trocado na hora de soldá-los no captador.
Se você tiver um ferro para soldar e um pouco de estanho para eletrônica você mesmo poderá inverter os polos de um dos captadores e vai resolver o problema. Se não tiver nada disto nem experiência com eletrônica então é melhor levar a um luthier mesmo ou amigo que já tenha feito este tipo de serviço.
Agora só queria saber mais uma coisa: tenho baixos passivos que aumentam o volume logo no começo ao girar os potenciômetros e dão um mega volume (parece até que o baixo é ativo); e tenho outros baixos também passivos que só aumentam consideravelmente quando os potenciômetros estão no limite do fim. Que estranho não é...?
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Sex Jul 03, 2009 5:54 pm

Eu já fiz isso num baixo meu tb. A perda era bem audível, quase joguei meu baixo no lixo!
E olha que eu já fiz matéria de eletrônica na escola técnica e vira e mexe faço alguns circuitos igual ao que eu tenho no meu baixo, mas sempre acontece uma cagadinha heheehhe

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Jul 03, 2009 6:19 pm

Hélcio Júnior_bass escreveu:Eu já fiz isso num baixo meu tb. A perda era bem audível, quase joguei meu baixo no lixo!
E olha que eu já fiz matéria de eletrônica na escola técnica e vira e mexe faço alguns circuitos igual ao que eu tenho no meu baixo, mas sempre acontece uma cagadinha heheehhe

Então somos 2. Fiz E.T.E. ***** (Escola Técnica Estadual **** da instituição Paula Souza [****não posso dizer o nome da escola para não comprometê-la.] No laboratório eram dois equipamentos para 40 alunos isto quando alguém não quebrava um deles que já estava quase se deteriorando de tanto uso; e muita coisa que tinha lá era de uso pessoal do professor que aliás era uma ótima pessoa. Se fosse um desses que tem hoje em dia diria: "que se lixe, o governo não paga meu salário direito mesmo") Very Happy
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 03, 2009 11:18 pm

Não só existe a polaridade do imã, como existe o sentido do enrolamento (que é o que efetivamente varia nos captadores... os imãs são sempre colocados na mesma polaridade, eles simplesmente enrolam um captador no sentido inverso do outro. horário em um, anti-horário no outro).

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por denis lucas Sáb Jul 04, 2009 11:25 am

Que aula hein!!!!!

denis lucas
Membro

Mensagens : 335
Localização : Macity

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jul 04, 2009 11:45 am

Renato escreveu:Thales, porque os captadores tem polaridade? Não são uma bobina contínua?

Relembrando das aulas de física do 3º ano, lembra de um assunto chamado eletromagnetismo?
Nele, existe uma coisa chamada "indução eletromagnética". Diz que uma variação na corrente gera um campo magnético, e vice-versa (variação no campo gera corrente).
Essa teoria é usada em muita coisa no meio musical (captadores, alto-falantes, transformadores...).

O sentido da corrente é definido pela regra da mão direita. Por isso que tem polaridade.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por URSOBHZ Dom Jul 05, 2009 12:07 pm

Essa ferramenta aqui ajuda nisso (eu nem sabia que existia...)

StewMac - Magnet Polatity Tester
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por dalton_lopes Sáb Out 03, 2009 2:00 am

para achar o "positivo" do captador

- coloque o multimetro na escala para medir a resistencia do captador
- com o multimetro indicando a resistencia da bobina do captador, pegue uma chave philips, por exemplo, e encoste nos polos de cima do captador.
- ao encostar nos polos com a chave, o multimetro deve variar sensivelmente a resistencia. se a resistencia aumentar, vc ligou o negativo no positivo do multimetro. se a resistencia cair, vc ligou o positivo no positivo do multimetro.

Me esforcei, mas a explicação nao ficou muito clara. Deu pra ter uma noção.
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Meu baixo esta com um problema um pouco semelhante

Mensagem por Baixista Jam Dom Mar 28, 2010 11:54 pm

Boa noite a Todos, oque se passa comigo é o seguinte, tenho um baixo da Tagima novo,ja foi pra garantia uma vez, voltou com a captação nova, oque acontece que agora esta acontecendo algo de novo com os captadores, mais dessa vez é diferente, quando estou tocando o baixo no slap, o pluck sai com o timbre muito bonito do medio grave,e de uma hora pra outra some o grave e fica um agudo irritante,e daqui a pouco volta o grave de novo, isto esta me deixando nervoso pois não posso nem fazer uma gravação pois ficara uma porcaria com essa mudança de timbre, Alguem poderia me ajudar passo a passo? Vi que aqui tem feras que com certeza ja passou ou entende do que se passa, me ajudem ai o baixo é um B4 da tagima, obrigado

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Mar 29, 2010 12:01 am

Cara... não é o seu Amp não?
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Daniel Seg Mar 29, 2010 12:03 am

Esse pluck mais agudo seria exatamente na mesma corda e na mesma casa?

____________________________
JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Baixista Jam Seg Mar 29, 2010 12:12 am

Este agudo sai na corda fina, na mesma que saio o grave tbm e nas outras cordas é a mesma coisa que acontece, olha não é o amp porque ja testei em outros amps tbm,
Tem um negocio tipo, depende a alteração que faço no potenciometro quando aumento o grave no baixo fica sem som nenhum,ai do nada o som volta um medio grave bonito, e fico ali tocando só no medio grave, ai do nada fica mudo o contrabaixo, ai daqui a pouco o som volta só um pouquinho,e depois volta tudo, e depois some tudo, por isso deixo tudo meio a meio ai quando some o grave o agudo continua.


Última edição por Baixista Jam em Seg Mar 29, 2010 12:15 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : arrumar baixo)

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Daniel Seg Mar 29, 2010 12:16 am

Será q vc nao tá mudando a pegada?

____________________________
JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Baixista Jam Seg Mar 29, 2010 12:19 am

como assim mudando a pegada? com qualquer outra técnica é a mesma coisa,pizzicato,slap,two hands. quando deixo só grave no baixo, daqui um pouco o baixo fica mudo,isso não é normal, ai daqui a pouco volta um som bem bachinho e vai aumentando

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Cantão Seg Mar 29, 2010 12:23 am

Brother , leva esse baixo onde você comprou e manda trocarem , já que você mandou na garantia e voltou com o mesmo problema , tira o sono dos caras da loja...é seu direito...troca o bass... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Baixista Jam Seg Mar 29, 2010 12:26 am

Cantão tudo blz cara? o problema é que foi na garantia e ficou la por dois meses ou mais, ele foi porque dava mal contato na jack, agora voltou com isso, Sera que eu teria o direito de pegar outro baixo? não quero esperar mais, tem um monte de gravação que preciso fazer

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Baixista Jam Seg Mar 29, 2010 12:37 am

Tomara então que seja a bateria,como ele não é passivo não posso testar isso, vou compra a bateria e testar com uma nova, mais não sabia que quando a bateria esta acabando o medio grave some rsrsrs se for tomara, eu acho que ta no ultimo mes da garantia, rsrs

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Cantão Seg Mar 29, 2010 12:41 am

Brother , tem grande chance de ser a bateria...vamos torcer para que seja só isso , abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Baixista Jam Seg Mar 29, 2010 1:08 am

Galera eu ia ja dormir, quando abri meu baixo pra ver a bateria, quando olho tem um fiozinho vermelho solto, quando relava ele no outro fio o som voltava, Graça a Deus consegui solucionar esse problema, eu fiquei a semana inteira com a cabeça quente, pois vou precisar desse baixo pra apresentações e gravações, eu tenho outro baixo, mais esse a tagima deu uma regulada nele quando foi pra assistencia que eu só estava usando ele mesmo, Muito obrigado a Todos, sempre da uma olhada onde fica os fios, obrigado pela atenção , fuii

Baixista Jam
Membro

Mensagens : 10
Localização : londrina pr

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Cantão Seg Mar 29, 2010 1:23 pm

^Que bom que deu tudo certo... Surprised

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qua Mar 31, 2010 11:25 am

dalton_lopes escreveu:para achar o "positivo" do captador
- coloque o multimetro na escala para medir a resistencia do captador
- com o multimetro indicando a resistencia da bobina do captador, pegue uma chave philips, por exemplo, e encoste nos polos de cima do captador.
- ao encostar nos polos com a chave, o multimetro deve variar sensivelmente a resistencia. se a resistencia aumentar, vc ligou o negativo no positivo do multimetro. se a resistencia cair, vc ligou o positivo no positivo do multimetro.
Me esforcei, mas a explicação nao ficou muito clara. Deu pra ter uma noção.

Essa dica foi uma das melhores. Eu andei colhendo com o Thales e também recebi algo desse tipo mas só que com a chave do multímetro na posição da corrente. Com multímetro analógico fica mais visível por causa do ponteiro. Agora a única coisa chata mesmo é o zumzumzum, efeito huming do amplificador quando tiro as mãos das cordas. O aterramento da minha casa está bom. Acende uma lâmpada entre o fase e o terra (aprendi a fazer este teste para testar o aterramento) pois fiz um terra na caixinha de passagem pois ela é de ferro; é só soldar um condutor na caixinha de passagem desde que ela seja de ferro e levá-lo até a tomada 2P+T (dois pólos + terra). Acende a lâmpada até com o fase da tomada e o terra do encordoamento do baixo. O cubo do baixo da igreja estava dando choque e aterrei o cubo num parafuso que entrava na viga e soldei um fio nele e liguei no cubo - ficou muito bom. Mas o chiado dizem que uma blindagem faz sumir esse humhumhum mas folha de cobre não encontra e alumínio perde a capacidade de condução com o tempo. Tava pensando em usar uma daquelas pulseiras anti-estáticas de pulso e ligar o fio na ponte do baixo. Ninguém vai entender pra que serve e vai me achar maluco mas...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Zotelli Sex Out 21, 2011 12:03 am

Eu queria agradecer ao forum por essa contribuição, eu mudei os polos do cap da ponte e do braço, deixei normal, e realmente ficou perfeito! minha preocupação!, é se pode ter algum problema futuro!? pois não entendo tanto dessas técnicas!sei q o posts são antigos, mas os problemas podem aparecer para qualquer um! Wink
Zotelli
Zotelli
Membro

Mensagens : 139
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"? Empty Re: JAZZ BASS: SOCORRO!!! O VOLUME ESTÁ SUMINDO! SERÁ "FENÔMENO SOBRENATURAL 3"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos