Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

+6
NESCAU
Cantão
Cayo Castro
subgrave
GeTorres
malka_aff
10 participantes

Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 4:48 am

Bom galera, eu tenho minha banda, a Cardios, na qual eu to levando fé. Gurizada se ajuda. Dae ontem comecei a compor, e como pretendo viver de música e não sou bestinha, resolvi levar a coisa pra um patamar mais sério. Tentarei convencer meus colegas de banda a fazerem o mesmo, mas se eles não quiserem, azar é o deles.

Só que ainda tenho dúvidas e queria saber da galera ae, o que cada um sabe do assunto.
O que vou contar abaixo é hipotético

Bom, fui la no INPI e registrei a o nome da minha banda e o logo.
Depois fui na Biblioteca Nacional (BN) e registrei as partituras das músicas e as letras (separadas ou juntas, tanto faz)
Também me associei a UBC e la fiz a Declaração de Obras, assim a UBC que fiscaliza o ECAD e me repassa os valores por direitos autorais. No site da UBC peguei o SISRC (sistema que gera o ISRC). E com o SISRC, pra cada música que eu gravar em casa com minha banda, eu coloco os dados da música e de quem gravou e/ou participou da gravação e a música terá o seu codigo e caso seja tocada em alguma rádio, tv ou filme, receberei os Direitos pelo ECAD.

A OMB deixei la no canto dela que não serve pra nada Laughing

A quem lida com música autoral a nivel profissional. Esse procedimento de cima é o correto, algum conselho pra me darem? Seguindo esses meus passos fica mais difícil de me passarem pra trás, certo?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 4:52 am

bom, chamei alguns por MP, espero que outros apareçam pra dar uma força.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por GeTorres Seg maio 07, 2012 8:24 am

Up!

Para a galera quem sabe do assunto visualizar e opinar. Eu me abstenho pois isso prá mim é grego! up

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por subgrave Seg maio 07, 2012 8:47 am

E deve ter gastado um bela grana na brincadeira?

Até uns 10-15 anos não existiam ECAD, UBC, INPI, e não se tem notícias de compositores passados prá trás, eles tinham que ser virar de outro jeito...

O que eu quero alertar é que existem outras formas de se comprovar a autoria, como por exemplo, como o registro em cartório de títulos (esses comuns mesmo que fazem escrituras e protestos), ou próprio lançamento de um material costuma estar relacionado a uma data, e se foi você que compôs ninguem vai ter isso antes dessa data e isso é uma prova de que é seu...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 8:51 am

até onde pesquisei, gastei apenas 16 reais pra registrar as musicas na biblioteca nacional, o resto é tudo sem taxa de inscrição.

E o fato é que a 15 anos atrás era mais fácil controlar aonde sua música ia parar, hoje em dia eu posto a musica no youtube e tem nego tocando ela em festas no pará, ae é bom ter a UBC pra me dar maior segurança na arrecadação do dinheiro do ECAD. A UBC vai cobrar do ecad e me repassar a grana ficando com uma porcentagem pra ela, que nao me recordo quanto eh.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 8:52 am

outra coisa, ECAD E INPI eu nao sei, mas a ubc existe desde meados de 1940

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por Cayo Castro Seg maio 07, 2012 9:01 am

Daew malka, quanto tu gastou nessa onda toda?

EDIT: Esquece... já foi respondido. facepalm

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por Cantão Seg maio 07, 2012 9:12 am

Malka , não entendo muito disso , mas até onde pesquisei , seu procedimento está correto...e o valor que gastou foi módico...se existe mais algum passo a ser dado a galera mais entendida nesse assunto vai te orientar...de minha parte , meus parabéns , as músicas da Cardios tem tudo pra ser sucesso...abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por NESCAU Seg maio 07, 2012 9:22 am

existe a velha técnica do sedex.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por allexcosta Seg maio 07, 2012 9:24 am

subgrave escreveu:Até uns 10-15 anos não existiam ECAD, UBC, INPI, e não se tem notícias de compositores passados prá trás, eles tinham que ser virar de outro jeito...

Na verdade, há 15 anos atrás ABRAMUS, ECAD e similares já existiam faz tempo e o sistema funcionava muito melhor que hoje.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por Edu Fettermann Seg maio 07, 2012 10:09 am

Malka, a maior despesa que tu teve foi a de registrar o nome da banda e o logo, certo? Quanto foi essa brincadeira?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por KIQ Seg maio 07, 2012 10:42 am

Estamos no mesmo empasse, CD praticamente finalizado, orçando masterização.

Material autoral ...

Vou prestar bem a atenção neste tópico, muito interessante...
KIQ
KIQ
Membro

Mensagens : 1082
Localização : Tremembé / SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por subgrave Seg maio 07, 2012 10:56 am

malka_aff escreveu:até onde pesquisei, gastei apenas 16 reais pra registrar as musicas na biblioteca nacional, o resto é tudo sem taxa de inscrição.

nossa, aí sim vale a pena

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por joabi Seg maio 07, 2012 11:03 am


Algumas considerações:

O registro do nome/marca no INPI é feito pela banda mas em nome de uma pessoa ou de uma empresa, então o que geralmente se faz é um contrato entre os membros definindo a coletividade. Esse registro pode se estender por anos, dependendo da quantidade de oposições, e costuma ter um custo alto.

O registro de autoria, feito na BN, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não está relacionado com a banda, que só vai executar as obras. É possível contratar uma editora para cuidar da negociação dos direitos com outros artistas que se interessarem em usar sua música, não sei bem como funciona esse esquema, mas cada editora tem suas regras próprias.

Quando fizer o cadastro na UBC ou ABRAMUS opte pela categoria "Produtor Musical". Se já está cadastrado como "Músico" seu cadastro deve ser atualizado no ECAD, pois somente essa categoria pode gerar o ISRC. Esse código é internacional e é exigido pelas fábricas desde 2003. Geralmente a Assosciação cobra uma taxa de cadastro para a categoria produtor fonográfico, que costuma ser uma taxa única (não é anuidade), em torno de 100,00.

O sistema de arrecadação é uma coisa nebulosa, mas não espere receber direitos conexos por sua música tocar em uma única rádio ou programa de TV. O ECAD mantém uma lista de emissoras (geralmente as maiores de uma região) que informam a programação diária e sobre essa lista é que são feitos os cálculos. O que vejo acontecer é que a música receberá conexos se tocar bastante e em rádios grandes. O pagamento é feito a cada 3 meses. Um detalhe é que só recebe conexos quem participou da gravação e estiver na lista do ISRC apresentada pelo produtor fonográfico ao ECAD (através da Assosciação escolhida), isso deixa de fora o compositor, por exemplo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 2:36 pm

Galera, como comentei la no inicio, aquela história é hipotética, ainda não fiz nada dela. Quero me informar 100% antes de fazer isso.

Joabi
Pretendo fazer toda essa função pra estar preparado e não ter de sair correndo atras dessas coisas quando alguma musica der certo. Mas queria saber se eu posso gerar ISRC pra músicas separadas, por que minha banda não pretende lançar CD físico, sinceramente, hoje em dia não se faz mais necessário.

Outra dúvida, eu me registrando como produtor musical seria a opção editor do cadastro, correto? Isso não precisa de cnpj?

E o INPI envolve quanto de dinheiro mais ou menos?

Em resumo, sei que não vou ganhar dinheiro na primeira semana que fizer isso ae, mas como eu falei, quero minimizar o risco de ser passado para trás=)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por joabi Seg maio 07, 2012 2:55 pm


Malka, você está certo em correr atrás. Demonstra profissionalsmo e seriedade, além de acreditar no seu trabalho (que está muito legal, diga-se de passagem).

O ISRC é um código inserido fisicamente no CD, por isso, mesmo não tendo um CD de fábrica, você precisará desse meio físico pra entregar suas músicas para rádios e TVs. Até onde sei, o MP3 não tem campo para ISRC, portanto distribuição pela internet não arrecada conexos, por não ter como rastrear. Uma tiragem pequena (500 ou 1000 cópias) pode ser uma boa, pois é uma quantidade suficiente para distribuir para seus contatos, de uma forma bem apresentável.

No cadastro da entidade existe o campo específico "produtor fonográfico". Editor é para as editoras mesmo. Repare que produtor fonográfico e produtor musical são termos totalmente distintos (pelo menos para o ECAD), e pode ser inclusive alguém que nem sequer esteja vinculado com a parte musical do trabalho, mas é, basicamente, quem pagou o disco. Na distribuição dos conexos é quem fica com a maior fatia do ganhos, junto com o intérprete.

Sobre o INPI, é aconselhável ter um escritório sério cuidando da sua marca. Apesar de ser possível fazer todo o procedimento por conta própria, existem tantas pegadinhas que uma vacilada pode custar caro, até mesmo a perda da marca pretendida. Não sei bem a respeito dos valores, mas não é menos que R$2.000,00, e também não costuma sair antes de 2 anos.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 2:59 pm

Mas o INPI não é algo super necessário, correto? Pois vi varias fontes na internet desse assunto que nem comentavam de registrar marca, ele serve só pra não roubarem o nome da banda e sua logo. Não quer dizer que sem ter o nome registrado a banda não exista oficialmente, certo?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por joabi Seg maio 07, 2012 3:06 pm


Depende do valor que você dá ao nome da sua banda. Se quiser que ninguém tenha apropriedade dessa marca, é preciso fazer o registro.
E não tem choro, se a marca for concedida a outro dono, você não tem direito de usar, mesmo que você use há muito mais tempo. Quem tem a concessão de uso tem direito por lei de exigir exclusividade no segmento em que atua.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por malka_aff Seg maio 07, 2012 3:38 pm

Então, o que EU vou fazer:

Me registrar na UBC como Produtor Musical e registrar toda e qualquer composição minha na Biblioteca Nacional.

Tentarei convencer a galera da banda a fazermos o registro no INPI (eh soh dividir o valor entre quatro, cada um pega um emprestimo no banco e deu, a marca é nossa =)) e quando formos gravar o CD convencerei eles a fazer a prensagem de uns mil exemplares, dae eu coloco o ISRC.


Outra dúvida, digamos que meus videos no youtube cheguem a tamanha visualização que o youtube resolva por propaganda no vídeo (seja ao lado ou antes dele começar, em forma de banner ou vídeo.) É verdade que o ECAD vai cobrar do youtube e eu terei direito a receber parte desse valor? Afinal de contas o youtube esta tirando vantagem da minha obra intelectual.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por joabi Seg maio 07, 2012 3:43 pm

malka_aff escreveu:
Outra dúvida, digamos que meus videos no youtube cheguem a tamanha visualização que o youtube resolva por propaganda no vídeo (seja ao lado ou antes dele começar, em forma de banner ou vídeo.) É verdade que o ECAD vai cobrar do youtube e eu terei direito a receber parte desse valor? Afinal de contas o youtube esta tirando vantagem da minha obra intelectual.

Também penso assim, mas não sei se eles concordam... up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC... Empty Re: ISRC, ECAD, UBC, ABRAMUS, BN, INPI, OMB, ETC...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos