Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem é este?

+24
williamgordon
Rodrigo.Bass
warZ
Vazquez
SHIP ROOM ESTUDIO
zanforlin
silvanoandrade
LuCaSbass
joabi
WALLY
Tarcísio Caetano
NeyBass
LENTO
JORGERA
G. Kanazawa
heverton souza
Fernando Zadá
Zubrycky
allexcosta
NESCAU
GeTorres
ct.colela
CG
matsegredo
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por Rodrigo.Bass Sex Abr 27, 2012 11:15 am

Pra mim quando se fala em Baixista de Rock , Billy Sheeham ta na lista dos top 10 .


Última edição por Rodrigo.Bass em Sex Abr 27, 2012 11:30 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por NESCAU Sex Abr 27, 2012 11:23 am

^ Acredito que não seja para tanto... o Sheeham era mega hiper famoso nos 80's. Na maioria dos casos, quem começa em um instrumento, idolatra músicos da época em que começa a tocar, veja bem, eu disse na maioria dos casos. Eu mesmo sou um exemplo disso. Comecei a tocar baixo por causa do Steve Harris no disco Fear of The Dark lá por 1990 e bolinhas. Fui conhecer o trabalho do Sheeham muito tempo depois, uns 5 anos mais ou menos por influência do meu irmão mais novo, hardrocker de carteirinha e laquê no cabelo que falou para mim assim: " Já que tu é o músico da família, escuta o baixo dessa banda"... E deixou comigo um CD do Big... A propósito, quem é Slash? Maluco
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Qua maio 02, 2012 8:28 pm

ahaha nao gosto dele, nem do timbre nem da tecnica...ele precisa ouvir um pouquinho de pino palladino e james jemerson pra aprender a arte do "menos é mais"...

williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por MudBass Seg maio 07, 2012 11:03 am

Quando comecei a tocar ele era um dos meu maiores ídolos. Eu adorava a punhetação dele, queria tanto tocar rápido como ele que eu cheguei ao cúmulo de prender elásticos nos dedos para aumentar a resistência. Sabem em Dragon Ball, com o Goku treinando com o casco de tartaruga nas costas pra quando tirar ficar mais rápido? Então, mesmo princípio.. uahuah

Enfim, depois de um tempo fui perdendo o interesse em tanta punhetação Ainda treino muita velocidade, mas não é meu foco.

Mas pra quem acha que ele é só punhetação, recomendo ouvir outras coisas dele, inclusive o álbum solo Cosmic Troubadour. Tem várias linhas e solos muito bons e sem fritação desnecessária.

MudBass
MudBass
Membro

Mensagens : 38
Localização : Brusque

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por MudBass Seg maio 07, 2012 11:04 am

williamgordon escreveu:ahaha nao gosto dele, nem do timbre nem da tecnica...ele precisa ouvir um pouquinho de pino palladino e james jemerson pra aprender a arte do "menos é mais"...

Verdade, mas como falei, ele tem coisas bem mais "comedidas". =D

E James Jamerson é o mestre do "menos é mais". Linhas simples e belíssimas.
MudBass
MudBass
Membro

Mensagens : 38
Localização : Brusque

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por allexcosta Seg maio 07, 2012 5:37 pm

williamgordon escreveu:ahaha nao gosto dele, nem do timbre nem da tecnica...ele precisa ouvir um pouquinho de pino palladino e james jemerson pra aprender a arte do "menos é mais"...

Discordo.

Sheehan não almeja ser Pino ou Jamerson, ele busca ser o Sheehan.
Em todos os encontros de baixistas em que o Sheehan participou ele se destacou e foi a estrela da noite, incluindo o Bass Day '97 que contava com nomes como Patitucci, Burbridge e tantos outros.

É um baixista que atingiu o ápice do instrumento e não precisa realmente de nada. É fluente em rock/metal e passeia confortavelmente por linguagens diferentes como jazz/fusion. Vide "Niacin".

"Mais é mais" pode ser tanto uma arte quanto "menos é mais".


Última edição por allexcosta em Seg maio 07, 2012 6:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Seg maio 07, 2012 5:50 pm

depende do que voce tem como referencia o "apice do instrumento"...

o menos é mais foi apenas uma brincadeira, pelo fato de ele realmente ser muita nota, nao que eu nao goste, pelo contrario, sou fã do bona, do garry willis, do wooten...

o fato é que eu, particularmente, nao gosto do timbre que ele usa, nao gosto das ideias nem dos caminhos que ele usa nos improvisos, acho bem exagerados. acho que ele nao tem dinamica, nem no fraseado e nem na musica como um todo, aliás, eu acho uma serie de coisas...ahahah, mas como eu disse, EU acho, é uma opiniao pessoal, sinta-se à vontade para discordar.

williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por elias levita Seg maio 07, 2012 5:57 pm

G. Kanazawa escreveu:e o melhor baixista do mundo, e quem nao concorda e pq tem inveja!
eu não tenho inveja, é um guitarrista frustrado point
elias levita
elias levita
Membro

Mensagens : 14
Localização : Piracicaba/ SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por allexcosta Seg maio 07, 2012 6:38 pm

williamgordon escreveu:depende do que voce tem como referencia o "apice do instrumento"...

O ápice é ser conhecido mundialmente, ter desenvolvido uma linguagem própria, tocar com os melhores do estilo, ser respeitado pela maioria e viver relativamente bem fazendo o que gosta. Isso pra mim é sucesso.

williamgordon escreveu:o fato é que eu, particularmente, nao gosto do timbre que ele usa, nao gosto das ideias nem dos caminhos que ele usa nos improvisos, acho bem exagerados. acho que ele nao tem dinamica, nem no fraseado e nem na musica como um todo, aliás, eu acho uma serie de coisas...ahahah, mas como eu disse, EU acho, é uma opiniao pessoal, sinta-se à vontade para discordar.

Também não sou grande fã do Sheehan, aliás, não tenho paciência pra escutar rock em geral, mas o que discordo é que o Sheehan precise ouvir fulano ou beltrano. Ele conseguiu tudo na carreira sendo completamente o oposto de Jamerson, Palladino ou East e criou uma linguagem nova, muito mais difícil que copiar alguém.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Seg maio 07, 2012 8:05 pm

O ápice é ser conhecido mundialmente, ter desenvolvido uma linguagem própria, tocar com os melhores do estilo, ser respeitado pela maioria e viver relativamente bem fazendo o que gosta. Isso pra mim é sucesso.

Eu nunca disse que ele nao era bem sucedido, que ele era copia de alguem ou que ele tocava mal, disse que nao gostava. Ele esta LONGE de dominar totalmente um contrabaixo (duvido que ele toque samba HAHAH). Brincadeiras à parte, acho que para "chegar ao apice" do dominio de um instrumento, existem muitas coisas alem da tecnica, que ele tem de sobra.


Também não sou grande fã do Sheehan, aliás, não tenho paciência pra escutar rock em geral, mas o que discordo é que o Sheehan precise ouvir fulano ou beltrano.


Quanto a ele precisar ouvir os baixistas que citei...bom, como vc pode perceber, todos eles sao conhecidos por conceberem linhas de baixo precisas e equilibradas, sem exageros ou insuficiencias, entao quando eu disse isso, a mensagem que eu achei que seria transmitida era a que ele deveria dosar um pouco mais as ideias, eu nao consigo ouvir nem 1 minutos dele tocando que ja enjoo.

criou uma linguagem nova

ele nao criou nada, os guitarristas ja haviam criado o sweeping, o tapping e a escala pentatonica.


muito mais difícil que copiar alguém.

se vc ouvir o sheehan, parece o petrucci tocando, so que com um contrabaixo.

tocar com os melhores do estilo, ser respeitado pela maioria e viver relativamente bem fazendo o que gosta. Isso pra mim é sucesso.

Concordo.


Realmente! Fico com vontade de ouvir Jimi Hendrix...

Eu tambem!

williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por CG Seg maio 07, 2012 8:18 pm

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/S8yhy4pEwao" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por allexcosta Seg maio 07, 2012 8:23 pm

williamgordon escreveu:ele nao criou nada, os guitarristas ja haviam criado o sweeping, o tapping e a escala pentatonica.

Os guitarristas criaram a escala pentatônica? scratch

Em geral, adaptar técnicas de um instrumento em outro é considerado criar uma linguagem nova.
Bateristas e percussionistas usam baquetas há milhares de anos, no entanto Tony Levin é considerado um inovador por tocar baixo com baqueta.
Baixistas acústicos utilizam slap há muito tempo, no entanto Larry Graham é considerado um inovador e pai do slap no baixo elétrico.
Instrumentistas de corda utilizam arco há séculos, no entanto Jimmy Page recebe elogios até hoje pelo pioneirismo em usar arco em uma guitarra elétrica.

É importante não deixar a opinião pessoal influenciar no julgamento do trabalho de um artista.

O vídeo postado acima fala mais que 1000 palavras.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Seg maio 07, 2012 8:40 pm

Os guitarristas criaram a escala pentatônica?

Provavelmente sim, visto que intrumentos de cordas das quais as guitarras atuais vieram, existem a mais de 5mil anos, no continente asiatico, e que, a escala pentatonica provavelmente surgiu na china, onde certamente ninguem tocava violino ou piano, eu prefiro sugerir que o conjunto de escalas pentatonicas foi desenvolvido por um guitarrista.

o minha opiniao é simples: eu nao gosto. Isso nao significa que ele deixede ser quem ele é, o fato de eu nao gostar nao muda o que ele toca nem o que ele conquistou.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Guitarra

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_pentat%C3%B4nica



williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por allexcosta Seg maio 07, 2012 9:03 pm

williamgordon escreveu:Provavelmente sim
(...)
prefiro sugerir(...)

Entendo... up

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por Lucas94 Seg maio 07, 2012 9:29 pm

Concordo com o Alex, é claro que podemos dizer que não gostamos do Sheehan, é uma questão de gosto, mas dizer que ele precisa mudar a forma de tocar eu acho um pouco insensato. A forma que ele toca se encaixa perfeitamente na banda dele e com certeza ele tem um estilo único e inovador, mesmo que não se encaixe no gosto de muitos.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Ter maio 08, 2012 2:26 pm

allexcosta escreveu:
williamgordon escreveu:Provavelmente sim
(...)
prefiro sugerir(...)

Entendo... up

Na vdd eu falei que eles tinham inventado sem nem saber, isso foi uma tentativa de me justificar hahaha.

Lucas94 escreveu:Concordo com o Alex, é claro que podemos dizer que não gostamos do Sheehan, é uma questão de gosto, mas dizer que ele precisa mudar a forma de tocar eu acho um pouco insensato. A forma que ele toca se encaixa perfeitamente na banda dele e com certeza ele tem um estilo único e inovador, mesmo que não se encaixe no gosto de muitos.

nao estou dizendo que ele precise mudar, afinal, eu sou só mais uma pessoa, mas que eu continuarei nao gostando enquanto o som dele for exatamente assim, é um fato. Ele nao tem nada de inovador, nao inventou nada nem introduziu uma maneira nova de tocar.

williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por Lucas94 Ter maio 08, 2012 2:49 pm

Partindo do pressuposto que ele não inovou em nada a maneira de tocar baixo, então você poderia citar algum baixista que já tocava dessa maneira antes dele ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por fgbass Ter maio 08, 2012 3:11 pm

Se me permitem dar a minha opinião... acho o Sheehan F***, a pegada ele é fenomenal, essa história dele não ter inventado nada ou não ter sido inovador não é verdade, não conheço nenhum baixista que tenha feito o que ele fazia antes dele, e na minha opinião foi ele, junto com o Steve Harris que encontraram o lugar do baixo numa banda de Rock/metal, claro que existem pessoas que não gostam dele, acham que fritação não tem feeling, mas eu discordo. Musica é uma forma de expressão, assim como o Jaco tocava de uma maneira para exprimir seus sentimentos, Nico tocava de outra, geddy toca diferente, Sheehan toca diferente e nem por isso podemos dizer que sua musica não é melodiosa, para mim ele revolucionou o instrumento, se foi um guitarrista tocando baixo, a verdade é que ele está acima de tudo isso, desenvolveu sua própria técnica e a prova disso é que toca com os melhores musicos do mundo (G3, Mr. Big, Vai...)

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por Lucas94 Ter maio 08, 2012 3:16 pm

Foi isso que eu quis dizer que querendo ou não ele é um músico diferenciado e tem a sua forma de se expressar. Eu, por exemplo não gosto, mas isso não quer dizer que não vou respeitar o estilo dele.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por fgbass Ter maio 08, 2012 3:19 pm

É isso ai mesmo... ele atingiu um nivel que poucos músicos alcançam.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por williamgordon Ter maio 08, 2012 3:50 pm

Ele atingiu um nivel que ninguem alcançou. A tecnica dele é extremamente desenvolvida, eu queria ter uma tecnica desse nivel. Isso nao significa que ele tenha inovado.

Quando o jaco apareceu tocando fretless, ele inovou.

Quando o noel redding saiu do jimi hendrix experience, eu notei uma diferenca absurda no som da banda porque ele fazia a maioria das levadas com palheta e um monte de slides, oque era bem incomum pra epoca

quando o al jarreau começou a imitar instrumentos com a voz nas musicas deles, ele inovou.

O Sheehan nao inovou, ele toca muito bem, mas nao fez nada de novo alem de desenvolver (muito) a tecnica basica de play no contrabaixo eletrico.

Se a pessoa gosta ou nao de fritação, isso é totalmente subjetivo, EU nao gosto de fritação de baixo no rock, eu nao gosto de fritação do baixo em nenhum estilo, acho que o baixo possui um papel fundamental na base da musica em geral assim como um baterista. Isso nao significa que eu nao goste do Uri caine fazendo bass num moog enquanto o christian mcbride sola e faz os temas, é a MINHA opiniao. Eu respeito quem gosta do sheehan tocando, afinal, cada um gosta do que quiser.

williamgordon
Membro

Mensagens : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por allexcosta Ter maio 08, 2012 7:02 pm

williamgordon escreveu:O Sheehan nao inovou, ele toca muito bem, mas nao fez nada de novo alem de desenvolver (muito) a tecnica basica de play no contrabaixo eletrico.

Acho que o jeito é a gente concordar em discordar.

Eu nunca tinha ouvido um solo similar ao do vídeo postado acima antes da existência do Billy Sheehan. Pra mim isso é inovar.

Outros baixistas tocavam fretless antes do Jaco, mas o fato dele ter criado uma sonoridade própria é que o tornou um inovador. Mesmo aconteceu com o Sheehan. O fato é que antes dele ninguém tocava baixo dessa maneira.

Lucas94 escreveu:Partindo do pressuposto que ele não inovou em nada a maneira de tocar baixo, então você poderia citar algum baixista que já tocava dessa maneira antes dele ?

Também fiquei curioso pra saber quem tocava como o Sheehan nos anos 60 e 70.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por MudBass Ter maio 08, 2012 9:02 pm

CG escreveu:<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/S8yhy4pEwao" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Bom, pode ser apenas questão de gosto, mas na minha opinião quem detonou mesmo foi o Pattitucci, e também curti muito o solo do Reggie Washington.
Já o Tony Levin com seu Chapman Stick nunca me agrada. Já encostei em um, sei que é complicadíssimo de tocar Chapman e admiro o Levin por isso, mas a sonoridade dessa "tábua de passar com cordas" não me agrada.
MudBass
MudBass
Membro

Mensagens : 38
Localização : Brusque

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por warZ Sex maio 11, 2012 10:13 am

Para minha sensibilidade musical definiria neste caso: "Mais é menos..."

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Quem é este? - Página 2 Empty Re: Quem é este?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos