Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

+32
Maurício_Expressão
carimbass
Tarcísio Caetano
galegonobaixo
ferabreu
joabi
LuCaSbass
Paulo Penna
gpraxedes
Fernando Zadá
GusVCD
luiztebet
celsofaf
Mauricio Luiz Bertola
wodtke
Cayo Castro
JAZZigo
Leandro Jeronimo
allexcosta
DUDUBASS
subgrave
Asisita
CG
Christian
Claudio
Thales_Sr
dudamir
CaQuinhO
Edu Fettermann
GeTorres
inibass
Rico
36 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Paulo Penna Sex Abr 20, 2012 7:11 pm

por isso aprendi a fazer uma monte de coisas...
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 20, 2012 7:25 pm

Já coloquei minha opinião em um tópico do Dpaulo, mas era sobre construções de instrumentos... Mas continuo achando falta de respeito dar um prazo e não cumprir.
Nesse caso específico do tópico, melhor seria o cara falar que iria demorar até 3 meses para realizar o trabalho por conta da quantidade de serviço, e fazer o mesmo em 2 meses... Agora ficar falando desculpas toda hora acho uma falta de respeito com o cliente.
Acho que é a melhor coisa é a melhor coisa e assim o cliente vai ter ainda mais confiança no trabalho do luthier.

Agora também eu só levo instrumento em luthier se for um serviço que não consigo realizar mesmo por falta de instrumentos ou materiais necessários ou falta de técnica (leia-se: medo de fazer alguma merda hehe).
Mas regulagens de tensor, oitavas, altura de cordas, troca de cordas, parte elétrica (refazer soldas, trocar caps e etc) faço em casa mesmo...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Rico Sex Abr 20, 2012 9:54 pm

É... Eu concordo com a maioria das coisas postadas aquí. Eu, como o dono do instrumento, tô um bocado aborrecido com a situação, mas creiam, o que precisa ser feito é um trabalho cirúrgico. Prá que vocês tenham idéia, o orçamento ultrapassa os R$ 1.000,00, e isso, porque o cara é meu conhecido de longa data. Teve luthier me cobrando R$ 2.000,00, e um cara famosíssimo na construção de instrumentos por aquí, (que me mandou o assistente, diga-se de passagem...) dizendo que não havia o que fazer.
Nesse caso, embora compartilhe com vocês minha absoluta insatisfação, tenho que ceder, e ficar na minha, fazendo como alguns sugeriram, uma pressão "de leve"...
Ah!, essa grana tá bem paga, acho que o baixo DEVE valer algo em torno de R$ 12.000,00 aquí no Brasil.
Bom, na verdade, após o "conserto" não vai mais valer isso, né?
Prometo a quem ficar curioso, mais detalhes e fotos inclusive, mas obviamente, só após a resolução do problema.

Vou atualizando aquí, certo?

Abraços
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por GeTorres Sex Abr 20, 2012 9:57 pm

Por curiosidade Rico, você poderia compartilhar conosco o que houve com seu baixo?

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por allexcosta Sex Abr 20, 2012 10:11 pm

Rico escreveu:Prá que vocês tenham idéia, o orçamento ultrapassa os R$ 1.000,00, e isso, porque o cara é meu conhecido de longa data.

Como eu disse, tenho certeza que a delicadeza, tempo e know-how necessários para fazer esse reparo exigirão bem mais do profissional do que fazer 12 regulagens a 80 Reais cada. E ainda por cima em um instrumento de alto valor. É como você chegar com uma Ferrari desenganada no mecânico e o cara dizer "eu conserto". Ele atrasa um pouco mas vai dizer o quê?

O cara é conhecido seu, é bom e está trabalhando em um instrumento único. Merece uma certa tolerância.

Agora, ele bem que poderia ter dito que não tinha prazo previsto, ou então dizia logo um ano...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por joabi Sex Abr 20, 2012 11:28 pm

allexcosta escreveu:

Agora, ele bem que poderia ter dito que não tinha prazo previsto, ou então dizia logo um ano...

Acho que esse é o ponto. Na minha opinião, esse é um tipo de trabalho que não tem como estipular um prazo. Não é como chegar numa borracharia e perguntar quanto tempo leva pra trocar o pneu.
Principalmente nesses casos onde o trabalho é delicado demais e o instrumento valioso, onde não existe uma solução pronta e o profissional precisa até mesmo desenvolver uma estratégia e, às vezes, as ferramentas pra executar o serviço, qualquer profissional que se preze não vai sair fazendo o serviço a olho, sem ter antes pensado em cada detalhe.

Não sei qual o caso desse baixo, mas acredito que alguns trabalhos podem ser comparados com restauração de obras antigas, onde o tempo de prepação é essencial para o sucesso da restauração.

Mas para os serviços do dia-a-dia fica complicado mandar em luthier que não cumpre prazos, principalmente se for o único instrumento da gente...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por dudamir Dom Abr 22, 2012 10:37 am

Também acho que estamos confundindo um pouco as coisas. O colega esta fazendo um reparo, não detalhou muito, mas fica claro que não é um baixo do zero.

Neste caso, nem são raros os profissionais, nem é tão arte o serviço.

Eu regulo meus baixos em um luthier que atende estrelas, não atrasa, cobra justo e o ambiente é muito bem organizado. Mas também não vou falar o nome, para vcs não entupirem ele de serviço!

Fiz com outros que são bons, mas não organizados, aí acabo voltando nele, mesmo sendo um pouco longe de casa. Ou seja, vc quer serviço, compre serviço e recuse serviço mais ou menos.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 22, 2012 9:48 pm

dudamir escreveu:Também acho que estamos confundindo um pouco as coisas. O colega esta fazendo um reparo, não detalhou muito, mas fica claro que não é um baixo do zero.

Neste caso, nem são raros os profissionais, nem é tão arte o serviço.

Há reparos e reparos. Pela descrição, o reparo é difícil e pode ser considerado arte. E sim, consertos específicos são considerados arte e são habilidades raras.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por dudamir Dom Abr 22, 2012 10:53 pm

Se é realmente um trabalho deste nível é tudo suposição, né? Porque não há detalhes sobre.

Mas parece que o rapaz está resolvido a esperar, mais tranquilo, ou pelo menos mais resignado. Não vou querer saber de detalhes.

Boa sorte para você.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por allexcosta Dom Abr 22, 2012 10:55 pm

^ Tirei as conclusões baseado nessa mensagem:

Rico escreveu:É... Eu concordo com a maioria das coisas postadas aquí. Eu, como o dono do instrumento, tô um bocado aborrecido com a situação, mas creiam, o que precisa ser feito é um trabalho cirúrgico. Prá que vocês tenham idéia, o orçamento ultrapassa os R$ 1.000,00, e isso, porque o cara é meu conhecido de longa data. Teve luthier me cobrando R$ 2.000,00, e um cara famosíssimo na construção de instrumentos por aquí, (que me mandou o assistente, diga-se de passagem...) dizendo que não havia o que fazer.
Nesse caso, embora compartilhe com vocês minha absoluta insatisfação, tenho que ceder, e ficar na minha, fazendo como alguns sugeriram, uma pressão "de leve"...
Ah!, essa grana tá bem paga, acho que o baixo DEVE valer algo em torno de R$ 12.000,00 aquí no Brasil.
Bom, na verdade, após o "conserto" não vai mais valer isso, né?
Prometo a quem ficar curioso, mais detalhes e fotos inclusive, mas obviamente, só após a resolução do problema.

Vou atualizando aquí, certo?

Abraços

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por ferabreu Sex Abr 27, 2012 6:52 pm

Não acho certo o tomador de um serviço concordar com a enrolação do prestador.

Falta honestidade por parte do luthier. E, se são todos atrasados como está sendo dito aqui, não é por isso que esse comportamento deva ser aceito ou institucionalizado.

É claro que o luthier prefere fazer 10 trabalhos simples do que apenas um complexo. São mais rápidos e rentáveis. Mas um bom luthier deveria dividir melhor o seu tempo: tantas horas para os reparos simples que vão aparecendo, e tantas para os trabalhos maiores.

E SER HONESTO COM OS CLIENTES, POXA!
Se o cara SABE que não tem como atender o cliente em uma semana, DIZ! "Olha tchê, só posso entregar isso daqui a DOIS MESES. Pode ser?"

Pronto!

Mas NÃÃÃOOOO, o cara diz que vai entregar amanhã, se achando muito esperto porque capta serviço sem ter que cumprir o combinado. Isso é muito errado. É desonestidade. Quando se torna costumeiro, é desonestidade. Não há outra explicação.

"Ah, mas aparecem contratempos, as coisas vão aparecendo e blá blá blá..."
Não interessa. Acho que é possível, sim, organizar melhor o tempo e ser honesto com os clientes.

Atrasar um, dois, três dias, uma semana no máximo? Vá lá, de vez em quando.
Mas SISTEMATICAMENTE, não dá. O problema é que os prestadores de serviço pensam que estão fazendo favor. NÃO, estão TRABALHANDO. Arte ou não arte, é prestação de serviço. Ponto.

Acho que seria bastante bom se todo mundo tivesse uma visão mais "mercadológica" e menos artística da luthieria (e da mecânica de carros exóticos, já que citaram até isso aqui). Um trabalho não é melhor porque se pensa que é "arte". É um trabalho.

E outra: o profissional que inventa um instrumento exclusivo, com um formato ou recursos que não existem, até pode se dizer que está "fazendo arte". Mas 90% do trabalho de luthieria não é arte não - é tecnica e habilidade. Sei que há problemas na luthieria que exigem criatividade, mas não é a criatividade artística - é habilidade, é engenho. Luthieria é ENGENHO, não é "arte". E isso não torna este trabalho menos importante.

É a minha opinião.

Boa sorte pro dono do post...

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por ferabreu Sex Abr 27, 2012 6:55 pm

E mais: é melhor um luthier dizer que NÃO QUER fazer o serviço, e explicar o motivo, do que pegar um serviço que não quer fazer.

Fica muito melhor pra todo mundo.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Rico Sáb Abr 28, 2012 2:25 am

Bom pessoal... Tô voltando de um show, e aconteceu uma coisa muito chata com outro instrumento meu. Amanhã terei definições e prometo postar mais aquí... Amanhã vou ao luthier, renomado, consagrado, mas que tá me faltando...
Aguardem, não quero ser injusto, ainda mais de cabeça quente, mas amanhã, darei notícias.
Abraços
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por CG Sáb Abr 28, 2012 5:03 pm

Rico, sempre misterioso...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por galegonobaixo Sáb Abr 28, 2012 7:17 pm

Sinceramente, vivemos em um, mundo complicado em relação a esse tipo de coisa.

Creio que todos tenham razões para escreverem o que escrevem.Hoje em dia eu só toco baixo como hobby/amante, ou seja, raramente tenho pressa em alguma serviço, sempre tenho um baixo de reserva enquanto outro está na oficina.

Bem, sou paciente e hoje em dia os dois luthieres que estão me prestando serviço foram bem sinceros, tão sinceros, que estou meio "avoado" em relação a entrega dos instrumentos.

O Paulo Lima está fazendo um baixo sob encomenda, disse que iria demorar e não me deu prazo, e inclusive quando percebeu que iria demorar demais, avisou-me da situação e me deixou a par de tudo,e mesmo assim quis continuar com ele.

O Vandler (wandler) está trocando a escala e colocando trastes em uma guiatarra do meu irmão, e foi a mesma coisa "Vai demorar", como meu irmão sabia que iria demorar, nem está preocupado.

E temos o caso, que creio que alguns já conheçam, do Cavalheiro Luthier, que está(?) fazendo uma guiatrra para meu irmão, o prazo inicial era de 2 a 3 meses, e só de atraso vai fazer um ano.
Meu irmão não é tão paciente, e como o Sr. Cavalheiro tinha dado um prazo, meu irmão tá uma arara e só ainda não desistiu, porque crê que iria trazer mais dor de cabeça ainda(estou suponde esta razão), afinal não se fez nenhum contrato assinado.

No final das contas, para mim, e subsequentemente , para meu irmão também a questão está sendo a sinceridade.

-"Vai demorar": se tem o direito de querer ou não

-Deu um prazo: cumpra, ou ao menos ligue e se explique, sem desculpas esfarrapadas. E neste caso temos o direito de querer ainda o serviço ou não, muitos de nós trabalham ou tem apenas um instrumentos e não querem/podem ficar sem ele.



galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Rico Sáb Abr 28, 2012 10:47 pm

Bom pessoal, hoje estive com o luthier. As coisas estão andando. Lentamente, é verdade, mas ao menos não estão paradas. Acho que em mais duas ou três semanas meu baixo estará no ponto (embora novamente ele tenha prometido para semana que vem...). Agora é esperar....
Imaginem: Inteiriço... Teve que desempenar e descolar as laterais para cavilhar e mais um monte de coisas. O cara é muito bom mesmo, mas demooooora...
Enfim, é a vida. Mas continuo concordando com as opiniões postadas. Se ele tivesse me pedido 4 meses eu não teria ficado tão ansioso. Bom, graças a vocês, e ao fato de eu confiar no cara, já passou.
Quando ficar pronto eu aviso, ok?
Obrigado a todos.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Mar 26, 2013 4:53 pm

E aí, Rico?! Ficou pronto?

Não sei se já falaram sobre isto aqui, e aproveito o título genérico do tópico para postar este link do TalkBass:
http://www.talkbass.com/forum/f8/darrin-huff-wait-list-support-group-over-ten-years-still-waiting-256053/
Isso é que é um sonho virar pesadelo!!!

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por CG Ter Mar 26, 2013 5:40 pm

Prazo? O que é isso? O meu completa dois anos daqui a vinte dias...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Fernando Zadá Ter Mar 26, 2013 6:10 pm

point facepalm
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Rico Ter Mar 26, 2013 10:22 pm

Tarcísio Caetano escreveu:E aí, Rico?! Ficou pronto?

Não sei se já falaram sobre isto aqui, e aproveito o título genérico do tópico para postar este link do TalkBass:
http://www.talkbass.com/forum/f8/darrin-huff-wait-list-support-group-over-ten-years-still-waiting-256053/
Isso é que é um sonho virar pesadelo!!!

Grande Tarcísio.. Eu realmente fiquei devendo o desfecho da coisa toda... O baixo ficou 98%. Tiveram alguns probleminhas no acabamento, mas isso nem me incomodou... Vou postar no fim de semana a história toda, ok?

____________________________
(...)Michael Jackson foi muito maior que os Beatles jamais sonharam ser... allexcosta (March 16th, 2013)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por carimbass Ter Mar 26, 2013 10:36 pm

CG escreveu:Prazo? O que é isso? O meu completa dois anos daqui a vinte dias...

Eu ja teria resolvido a situação provavelmente na ignorância... Evil or Very Mad

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por gpraxedes Ter Mar 26, 2013 10:39 pm

^Mas você sabe que o baixo foi roubado, né? houve prejuízo aí e um monte de traumas aí...

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por carimbass Ter Mar 26, 2013 10:41 pm

Não sabia do roubo, mas de qualquer forma em dois anos da tempo de fazer uns 20 precisions... Na minha concepção NADA justifica tanto tempo...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por gpraxedes Ter Mar 26, 2013 10:46 pm

^ Cada um sentencia como acha melhor.

Espero que dê tudo certo para o CG e Guerra.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Mar 28, 2013 7:13 pm

Rico escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:E aí, Rico?! Ficou pronto?

Não sei se já falaram sobre isto aqui, e aproveito o título genérico do tópico para postar este link do TalkBass:
http://www.talkbass.com/forum/f8/darrin-huff-wait-list-support-group-over-ten-years-still-waiting-256053/
Isso é que é um sonho virar pesadelo!!!

Grande Tarcísio.. Eu realmente fiquei devendo o desfecho da coisa toda... O baixo ficou 98%. Tiveram alguns probleminhas no acabamento, mas isso nem me incomodou... Vou postar no fim de semana a história toda, ok?
Estou no aguardo, meu caro up
E se tiver fotos do processo e quiser postar aqui, também, linkarei nos "Projetos Customizados dos Usuários do Fórum", ok?

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Rico Qui Mar 28, 2013 11:21 pm

Bom grande Tarcísio e demais interessados... Vou escrever a história toda... Ou por partes, vai depender do meu cansaço hoje rsrsrsrs.... Preparados??? Vamos lá!!! Bom, quando comecei a tentar tocar o baixo elétrico, inspirado por alguns ídolos da juventude, como Squire, McCartney, Roger Glover, Tim Bogert, Neil Murray, Stanley Clarke, Pastorius, Jack Bruce, Antonio Pedro de Medeiros, Liminha e mais um monte de gente, eu tinha um emprego que me pagava muito, mas muito bem mesmo... Coisas de Brasil, onde somente com 2º grau eu ganhava mais do que hoje, em que tenho cargo de confiança numa empresa que hoje é uma multinacional... Nessa época, tinha um figura cá do RJ que "trazia" um monte desses "brinquedos importados" (instrumentos musicais) dos USA, por uma quantia quase módica (50% a mais no preço, se não me engano...) Isso fez com que meu primeiro baixo elétrico fosse um Fender P Plus USA, em 92, se não me engano...

Nessa época, descobrí através de alguns vinis, a cara do Rick 4001. Não um baixo qualquer, mas um instrumento cheio de detalhes, como checkerboard binding, Grover Slim, Mother of Pearl Inlay, toaster e algumas coisas mais... Fiquei vidrado... Decidí comprar um, desse amigo que trazia as coisas. Algum tempo depois, eu comecei a observar, que aquilo que eu via nas fotos dos discos, não era exatamente aquilo que eu tinha em mãos... Eu tinha um Fender com um som mais brilhante (vamos lá, dêem um desconto...Eu era muito novo e mais ligado no visual de algo, que no som em si...) que um PBass “normal”, como eu estava acostumado a ouvir... O Rick então, nem se fala... nem de longe ele tinha aquele som a que eu estava acostumado (depois descobri que em 92 não tinha mais o capacitor 0047, mas isso é outra historia) a ouvir. Decidí eu mesmo fazer um passeio, e se o amigo podia trazer essas coisas, eu também poderia... Viajei, comprei um PBass 68, mas não achei um Rick igual. Comprei outros baixos, como um Gibson Ripper e outras coisas mais, mas o Rick que eu queria... Na Inglaterra, não tinha nenhum... Qual foi a minha surpresa quando na época do antigo Jornal O Balcão (quem é do RJ e tem mais de 35 lembra...) eu li o seguinte anúncio: Rick 4001, R$ 100,00... Lógico que eu julguei tratar-se de uma réplica, mas nessa época, eu já tava escolado em Rick’s. Já tinha um, e tinha tocado em mais de 20 ou 30 nas diversas lojas inglesas. Já conhecia as cópias Giannini, Tokay e Ibanez, só para citar algumas.

Para minha surpresa, o cara que tava vendendo, morava há uns 10 minutos da minha casa, e eu como não ia perder nada, resolvi ver o que o cara tinha... Para minha surpresa, ele possuía um Rick 1972, em condições de brincar de arco e flecha...O braço estava irremediavelmente (era o que eu achava) torto... Não possuía mais as tarrachas, e o que tinha de peças originais estava completamente podre... Tinha mais ferrugem que cromo, certamente. Como se tivesse saído do fundo do mar. Nessa época, apareceu uma importadora que começou a distribuir Rick’s no Brasil, e a Rick tinha acabado de relançar o modelo 4001 do Squire... Importei algumas peças que faltavam, tipo o neck pick up, elétrica, ponte estilo vintage, knobs e tarrachas (que não eram mais as grover, pois elas já não mais existiam). Gastei mais de R$ 1.000,00, e quando o baixo foi finalmente montado, ficou uma boa bosta! Ação impossível de tocar e um zumbido apavorante! Conhecí então, um luthier muito famoso daqui do fórum (NÃO É O GUERRA OU O BERTOLA, POR FAVOR!!!!), e ele me fez o favor de “corrigir” e empeno (que não era do braço, mas do center block), escavando o corpo e (pasmem!!!) embutindo a ponte! Esse baixo ficou assim por 10 anos, até que empenou mais, e eu conheci o C. O C é um famoso luthier daqui do RJ. É conhecido como o cara que resolve qualquer parada que algum outro luthier não soube, ou não quis resolver. Ele arrumou o baixo e botou a ponte prá fora, como era antes. Agora, após tudo o que escrevi e que muitos podem achar desnecessário, mas que eu resolvi postar para contar toda a história, começo a contar o quê deu origem a este tópico...

Eu ainda queria as tarrachas originais, e eu achava estranho que o braço era muito, mas muito mais confortável e fino que qualquer outro Rick que já houvesse tocado. Conhecí um amigo daqui (na verdade, não o conheci aqui, mas aí já é outra coisa...), que tem uma coleção imensa de baixos, e uns 4 Ricks entre vintages e novos. Ele tinha as tais tarrachas e fizemos um “rolo”... quando pus as mãos nas tarrachas, resolví que meu amado Rick precisava de mais carinho. A pintura tava uma droga, e já não era mais original, o braço, muito fino, e o binding se desfazendo... Liguei para o C que me cobrou algo em torno de R$ 2.000 para refazer o binding apenas... Liguei para o luthier do Herbert Vianna que me cobrou R$ 3.000,00 também somente para arrumar o binding e pintar. Comecei a procurar e descobri o G, que refez a pintura , trocou o binding e descobriu que a escala do baixo havia sido desgastada propositalmente, deixando o braço bem mais fino que o original. Ele enxertou madeira abaixo da escala também... Fez tudo isso por R$ 800,00, mas levou 1 ano (mesmo) para me entregar o instrumento.

Bom, feliz da vida, toquei com ele por dois anos e advinhem???? O center block entrou novamente! Dessa vez, inclusive, descolaram as asas laterais. .. Como adoro o som e visual desse instrumento, decidi não me livrar dele, mas, mais uma vez, repará-lo. Fui até o G, que me disse que não iria fazer este trabalho. Não tinha tempo, e o valor que iria cobrar, não compensaria, mas falou que se eu tivesse disposto a gastar e conhecesse a pessoa certa, o baixo teria jeito.

Aí é que vem a coisa toda... Tem outro luthier também famoso aqui (novamente, me reservo o direto de não dizer quem é) que sequer me atendeu. Mandou o pseudo ajudante, aprendiz, me dizer que o baixo servia para ser pendurado na parede! Não tinha mais jeito. Acabou! Esquece!!!! Saí de lá desolado. Eu poderia comprar um 4003 novo, não facilmente, mas poderia, mas ele não era nem de brincadeira igual ao meu. Nem na cara, nem no som! Pensei, pensei e voltei a ligar para o C. Ele me recebeu muito bem, e quando viu o baixo, topou fazer o conserto. Isso levou 1 ano (de novo) e foi quando postei essa mensagem. Bom, infelizmente, não fotografei o processo, mas vou tentar descrevê-lo da melhor maneira possível, ok???? Tenham paciência... Vou ser breve agora...

O processo iniciou-se com o descolamento das asas. O Rick tem braço inteiriço, e as asas precisaram ser descoladas do corpo. Isso fez com que o checkerboard fosse pro saco. Por sorte, encontrei um original nos USA, importei e coloquei de volta. O C me mostrou que no lugar do neck pick up, já havia rolado outro tipo de captador. Algum bem maior, que fez com que a cavidade do pick up fosse aumentada, fragilizando assim o braço. Era por isso que o center block havia “entrado”. Ele enxertou madeira nessa cavidade, cavilhou as asas, pintou e remontou o instrumento. Tudo 100%, mas (desculpa C, você é incrível, mas é verdade...) demorou um trilhão de anos para entregar o baixo! Alguém pode dizer: Ah! Mas esse trabalho todo o quê você esperava? É verdade, mas ele me prometeu entregar em dois meses. Se tivesse dito 12 meses, eu ainda teria deixado o baixo lá, e não teria enchido o saco dele, mas primeiro foram 2 meses, e aí começou a história do mês que vem ta pronto. Isso fez com que a gente meio que se aborrecesse um do outro, e no final, a pintura não ficou lá 100%. Tem algumas falhas, mas a tocabilidade e o problema, ele resolveu de forma primorosa. Eu índico o C para qualquer um, como indico o G. Eles fizeram o que a galera das “estrelas” teve má vontade, ou desconhecimento para fazer. A eles, todo meu agradecimento. Esses dois tem conhecimento e competência de sobra para fazer trabalhos cirúrgicos, e embora não conheça todos os luthiers do RJ, tirando o Bertola, com quem nunca fiz trabalho algum, mas que me passa um conhecimento bem legal, e um profundo senso de responsabilidade, não indico mais ninguém no RJ! Bom, amanhã ou depois vou tentar postar algumas fotos. Não sei se consigo, mas vou contar com ajuda de vocês, ok? Só prá encerrar: Meu baixo tem a ação mais confortável que todos, absolutamente todos os Rick’s em que já toquei e consigo me lembrar... O ronco desse instrumento é realmente incrível!

Pessoal, resolví retirar o nome dos profissinais que fizeram o serviço. C e G são figuras carimbadas e famosas aquí no RJ. Não precisam que eu os cite, ok? Desculpem-me...


Última edição por Rico em Sex Mar 29, 2013 12:17 am, editado 3 vez(es)

____________________________
(...)Michael Jackson foi muito maior que os Beatles jamais sonharam ser... allexcosta (March 16th, 2013)
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Mar 28, 2013 11:30 pm

Mas por um rick desses... vale a pena sim!!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por galegonobaixo Qui Mar 28, 2013 11:45 pm

Rico, posso te pedir algo? divide seu post em uns 5 ou 6 parágrafos...
Ví que vc fez as pausas mas não dividiu em parágrafos...

Só para facilitar a leitura...
Obrigado


Edit: brigadão Rico!


Última edição por galegonobaixo em Sex Mar 29, 2013 12:05 am, editado 1 vez(es)
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Claudio Qui Mar 28, 2013 11:54 pm

galegonobaixo escreveu:Rico, posso te pedir algo? divide seu post em uns 5 ou 6 parágrafos...
Ví que vc fez as pausas mas não dividiu em parágrafos...

Só para facilitar a leitura...
Obrigado

Tá vendo... se fosse um Apple Maniac, era só pedir pra Rachel ler o texto pra você, enquanto faz outras coisas.

Respondendo ao tópico... Luthier que não cumpre prazos e sequer dá uma satisfação ao cliente, merece ser boicotado!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Zubrycky Sex Mar 29, 2013 12:45 am

Prefiro um luthier que seja honesto e me dê um prazo longo do que um que não cumpra o prazo curto prometido.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19009
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por fheliojr Sex Mar 29, 2013 3:35 pm

ClaudioBassas escreveu:Respondendo ao tópico... Luthier que não cumpre prazos e sequer dá uma satisfação ao cliente, merece ser boicotado!

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por lfan.bass Sáb Set 28, 2013 10:20 pm

Quem já está ficando p*** com demora de luthier sou eu.

Em 16/03/13, deixei meu baixo num luthier do RJ para fazer os seguintes serviços:

- repintura;
- troca de trastes;
- troca de ponte;
- blindagem;
- regulagem;
- nova capinha do circuito.

Somente retirei o baixo em 03/08/13!!

Dia 10/08/13, tive que levar novamente o baixo ao ateliê, pois o pintor passou tinta em cima da tinta antiga e não esperou o tempo suficiente de secagem. Assim, meu baixo ficou com a pintura toda marcada, com marcas de dedos, marca do forro da capa... 600 contos na pintura, hein!

Hoje, 28/09/13, perguntei ao luthier se a retirada de toda a tinta já foi feita pelo pintor. Simplesmente, me disse que ia ligar segunda-feira para ver se o pintor fez o serviço, o que, provavelmente, não.

Depois de toda tinta retirada, o luthier terá de refazer alguns trabalhos para, depois, ir à pintura novamente.

Será que antes do Carnaval 2014 eu recebo meu baixo??

Não vou dizer o nome do luthier, mas, se eu ficar mais P, direi.
lfan.bass
lfan.bass
Membro

Mensagens : 118
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por dudamir Sáb Set 28, 2013 10:30 pm

Manda para a Music Kolor
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por lfan.bass Sáb Set 28, 2013 10:49 pm

dudamir escreveu:Manda para a Music Kolor
Já foi tudo pago. Aliás, a pintura foi a primeira a ser paga, R$ 600,00. O pintor terá de refazer a cagada.

Enquanto isso, estou esperando a boa vontade.
lfan.bass
lfan.bass
Membro

Mensagens : 118
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por GeTorres Dom Set 29, 2013 9:42 am

até onde eu sei, na music kolor não sairia 600 pilas e o serviço lá sempre é de prima, feito uma vez só, sem retrabalho como é o que aconteceu com você

Posso até estar enganado, mas pelo que li me parece que o pintor não colocou catalizador suficiente, por isso a pintura/verniz ficou cheio de marcas, não completou a cura (secagem).

Repintar em cima da tinta antiga é bem comum em repintura, e não costuma dar problema desde que feito da maneira correta.

Enfim, é esperar e ver o novo resultado.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por bassfuria Dom Set 29, 2013 10:51 am

lfan.bass escreveu:Quem já está ficando p*** com demora de luthier sou eu.

Em 16/03/13, deixei meu baixo num luthier do RJ para fazer os seguintes serviços:

- repintura;
- troca de trastes;
- troca de ponte;
- blindagem;
- regulagem;
- nova capinha do circuito.

Somente retirei o baixo em 03/08/13!!

Dia 10/08/13, tive que levar novamente o baixo ao ateliê, pois o pintor passou tinta em cima da tinta antiga e não esperou o tempo suficiente de secagem. Assim, meu baixo ficou com a pintura toda marcada, com marcas de dedos, marca do forro da capa... 600 contos na pintura, hein!

Hoje, 28/09/13, perguntei ao luthier se a retirada de toda a tinta já foi feita pelo pintor. Simplesmente, me disse que ia ligar segunda-feira para ver se o pintor fez o serviço, o que, provavelmente, não.

Depois de toda tinta retirada, o luthier terá de refazer alguns trabalhos para, depois, ir à pintura novamente.

Será que antes do Carnaval 2014 eu recebo meu baixo??

Não vou dizer o nome do luthier, mas, se eu ficar mais P, direi.
Porque não vai falar o nome...? Tem que falar brow... A verdade sempre tem que ser dita, ainda mais pra ajudar a galera a escolher melhor quem faz ou não o serviço nos nossos instrumentos...
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por lfan.bass Dom Set 29, 2013 11:49 am

bassfuria escreveu:
lfan.bass escreveu:Quem já está ficando p*** com demora de luthier sou eu.

Em 16/03/13, deixei meu baixo num luthier do RJ para fazer os seguintes serviços:

- repintura;
- troca de trastes;
- troca de ponte;
- blindagem;
- regulagem;
- nova capinha do circuito.

Somente retirei o baixo em 03/08/13!!

Dia 10/08/13, tive que levar novamente o baixo ao ateliê, pois o pintor passou tinta em cima da tinta antiga e não esperou o tempo suficiente de secagem. Assim, meu baixo ficou com a pintura toda marcada, com marcas de dedos, marca do forro da capa... 600 contos na pintura, hein!

Hoje, 28/09/13, perguntei ao luthier se a retirada de toda a tinta já foi feita pelo pintor. Simplesmente, me disse que ia ligar segunda-feira para ver se o pintor fez o serviço, o que, provavelmente, não.

Depois de toda tinta retirada, o luthier terá de refazer alguns trabalhos para, depois, ir à pintura novamente.

Será que antes do Carnaval 2014 eu recebo meu baixo??

Não vou dizer o nome do luthier, mas, se eu ficar mais P, direi.
Porque não vai falar o nome...? Tem que falar brow... A verdade sempre tem que ser dita, ainda mais pra ajudar a galera a escolher melhor quem faz ou não o serviço nos nossos instrumentos...
Meu baixo ainda está com o luthier, então, vamos esperar como ficará o serviço.


Última edição por lfan.bass em Seg Set 30, 2013 4:39 pm, editado 1 vez(es)
lfan.bass
lfan.bass
Membro

Mensagens : 118
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por dudamir Dom Set 29, 2013 4:19 pm

Também não entendo porque o pessoal não fala o nome de ninguém.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por fheliojr Dom Set 29, 2013 5:13 pm

^ nao sendo de forma ofensiva e tendo meios de prova do q foi alegado, nao h'a problemas em informarem o nome do mau profissional.

lfan, q servico caro, hein?!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por DUDUBASS Dom Set 29, 2013 5:19 pm

É chato detonar um profissional, mas por isso não devemos poupá-los tanto. Lembro aqui também que todo luthier dá suas vaciladas, uns mais outros menos, mas já vi críticas a muita gente considerada de primeira linha.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por carimbass Dom Set 29, 2013 5:56 pm

1.400 pilas? Da pra fazer "meio" baixo com um Luthier de responsa viu...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por lfan.bass Seg Set 30, 2013 4:34 pm

carimbass escreveu:1.400 pilas? Da pra fazer "meio" baixo com um Luthier de responsa viu...
Sim, mas preferi investir na reforma. É um contrabaixo que gosto bastante e não pretendo ter outro 6 cordas.
lfan.bass
lfan.bass
Membro

Mensagens : 118
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido? - Página 2 Empty Re: O que fazer quando o luthier não cumpre o prazo prometido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos