Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

5 participantes

Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por Victor colmenero Ter Abr 10, 2012 4:31 pm

Boa tarde pessoal tudo bem ? não vi nenhum topico a respeito sobre isso , vou tentar passar um pouco do jeito que eu penso na hora de improvisar criar um solo e tal , essa ideia quem usa muito e o grande guitarrista scott henderson que vcs devem conhecer .

Abordagem na improvisação sobre acordes X M7+ algumas opçoes inside e algumas com dissonancias interessantes ai vai as ideias vamos pensar em Cmaior nesse exemplo :

Modo maior no Tom

Triades maiores no tom , 4, e 5 GRAU

Penta tonica Menor no 2 ,3 ,6 GRAU

Modo eolio no 6 grau

Penta tonica maior Tom , 4, 5 grau



Modo lidio No TOM ( SOAR LIDIO)

Triade diminuta na 4+ do tom

Escala maior no 5 grau



Menor harmonica no 6 grau (soar jonio aumentado )

Menor melodia no 6 grau (soar lidio aumentado)

Escala diminuta no TOM


obs Experimentem usar isso para acordes maiores ,para praticar pensem em DÓ MAIOR para ficar mais facil os graus correspondem aos campos harmonicpos exemplo 1 , grau jonio , 2 dorico 3 , frigio e assim por diante sempre lembrar 1 , 4 , 5 maiores 2,3,6,7 menores
espero ter contribuido com algo abrx a todos Very Happy
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por silvanoandrade Dom Abr 15, 2012 6:28 pm

entendi.

abrx up

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por Rafael Cordeiro Dom Abr 15, 2012 7:17 pm

Victor, sem querer ser chato, a improvisação no 6 grau, tu jura que tu pensa em Eolio?!

Eu abandono, e vou de Dórico mesmo, já que a diferença consiste em notas de passagem.

Quanto ao 5 grau,v. considera sempre modo mixolídio, preparando acordes maiores (voltando ao 1 grau, por exemplo). Experimente escalas alterada ou Mixo b9, b13, quando preparar acordes menores(quando for um Dominante secundário, por exemplo. Lembrando de verificar se a melodia da música permite e se os outros músicos estão de acordo, claro)

Tirando minha chatice, sua iniciativa foi muito boa! Parabéns.
Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Membro

Mensagens : 65
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por LuCaSbass Dom Abr 15, 2012 9:07 pm

^Na verdade ele quis dizer usar o modo Eólio do 6 grau da escala maior sobre o acorde M7+... Por exemplo, em CM7+ usar o modo Eólio de A.

Na verdade esse lance de modos é bem chato ao meu ver... é interessante para ensinar, mas toda vez que penso muito em modos acabo ficando "mecânico" demais, pouco musical... Mas isso é pessoal, para algumas pessoas funciona bem pensar nos modos

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por Victor colmenero Dom Abr 15, 2012 9:53 pm

Quando a base permite ou harmonia , eu me arrisco ate uma escala diminuta no 1 grau rs fica bem torto , no trivial eu uso muita harmonica menor no 6 grau ,gosto dessa sonoridade meio oriental ou espanholada. Na verdade como o rafael disse usar dorico no 6 grau soa lidio , u particularmente acho meio sem graça prefiro um jonio aumentado ou ate um lidio aumentado , lidio normal não um modo que gosto mto . Uma escala que n curto mto que so vejo função nela na preparaçao e o lidio 7b ou mixo 4+ e tb n vejo nada de nordestina como costumam dizer rs , mais ai e tudo questão de gosto .
Victor colmenero
Victor colmenero
Membro

Mensagens : 275
Localização : serra negra

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por MateusBass Seg Abr 16, 2012 1:41 pm

Grande dica Victor! Neste contexto também costumo usar o 3º grau Maior, neste caso, Arpejos em Mí maior.

Abraço.
MateusBass
MateusBass
Membro

Mensagens : 16
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por silvanoandrade Dom Abr 22, 2012 7:08 pm

em improviso total (musicas que nunca escutei antes)

não uso dórico em 6º grau ..

aliás, raramente penso em dórico.. penso em eólio por ser a escala menor natural, também penso em jônio e em mixolidio pra não chocar.

mas na gig não penso em nada... penso no primeiro instante e tento ir construindo uma linha melhor no decorrer da musica.

pra da proxima vez que tocar eu ja ter uma ideia do que vou fazer. Laughing

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Abordagem na improvisação  sobre  CM7+ (exemplo) Empty Re: Abordagem na improvisação sobre CM7+ (exemplo)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos