Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trimpot, circuito ativo

+2
adrianobmedeiros
rudneydepaula
6 participantes

Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Trimpot, circuito ativo

Mensagem por rudneydepaula Dom 29 Jan 2012, 10:19 am

Olá meus amigos, seguinte, eu ganhei um bass no final do ano passado Very Happy, é um Hohner JJbass, porém ele precisa de uns ajustes se tratando de um baixo com pouco mais de 15 anos. Atrás na tampa do circuíto, ele tem um furo redondo, e lá existe uma chave que pela marcação, faz o som do baixo pender pro grave ou para o agudo, essa chave com muito sacrifício descobri que se chama TRIMPOT, só que o antigo dono de tanto mecher nisso, ele espanou a rosca do Trimpot, e como já é velho e está soldado direto na placa precisava saber de quem manja ae, que amperagem de Trimpot eu substituo, vou tirar umas fotos pra vcs verem.

essa é a plaquinha aquilo branco do lado esquerdo é o trimpot http://www.hohner-cshop.eu/en/Guitar-Bass/Electric-Guitar-Bass/Headless-Series/Hohner-B2ADB/Active-Preamp-Circuit-B2A-B2ADB-B2AV-oxid.html

e esse é o circuito completo http://www.hohner-cshop.eu/en/Guitar-Bass/Electric-Guitar-Bass/Headless-Series/Hohner-B2A/Active-preamp-circuit-B2A-B2ADB-B2AV.html
rudneydepaula
rudneydepaula
Membro

Mensagens : 25
Localização : Foz do Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por adrianobmedeiros Sex 03 Fev 2012, 3:44 am

Meu velho, um trimpot nada mais é do que uma resistência variável assim como um potenciômetro. Simples descobrir o valor do trim com um simples multímetro usando a escala de ohms. Eu aconselho você a instalar um potenciômetro no control plate do baixo e puxar a fiação para soldar nos respectivos orifícios onde estava o trim.

____________________________
Se jacaré não usa óculos onde está minha bicicleta???
adrianobmedeiros
adrianobmedeiros
Membro

Mensagens : 110
Localização : Parnaiba - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por rudneydepaula Sex 03 Fev 2012, 5:03 pm

adrianobmedeiros escreveu:Meu velho, um trimpot nada mais é do que uma resistência variável assim como um potenciômetro. Simples descobrir o valor do trim com um simples multímetro usando a escala de ohms. Eu aconselho você a instalar um potenciômetro no control plate do baixo e puxar a fiação para soldar nos respectivos orifícios onde estava o trim.

vc diz, furar o corpo do bass(não tem escudo) e por um potenciômetro?? vou ter que tentar descobrir a amperagem do Trim... Obg por enquanto
rudneydepaula
rudneydepaula
Membro

Mensagens : 25
Localização : Foz do Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por allexcosta Sex 03 Fev 2012, 7:20 pm

Pra que mexer? O som está ruim?


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex 03 Fev 2012, 7:45 pm

"Amperagem" do trimpot? scratch
Não seria a resistência do trimpot?
Devem ter esquemas espalhados por toda a net com o valor real. Ou você pode dessoldá-lo e descobrir com um multímetro.
Agora, essa de atenuar os graves e aumentar os agudos eu não sabia. Quem bom, tenho um baixo aqui que só sai graves e médios. Já revisei toda a eléctrica e nada. Ele possui um trimpot no circuito; vou mexer nele agora pra ver se dá algum agudo... valeu amigo!

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por allexcosta Sex 03 Fev 2012, 7:47 pm

Quando tem um trimpot só geralmente é de ganho. Um segundo pode ser um "slap contour" que tira médios ou uma variação na frequência de médios. Nunca vi trimpot que mexe com grave e/ou agudo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54488
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por adrianobmedeiros Sex 03 Fev 2012, 8:37 pm

rudneydepaula escreveu:
adrianobmedeiros escreveu:Meu velho, um trimpot nada mais é do que uma resistência variável assim como um potenciômetro. Simples descobrir o valor do trim com um simples multímetro usando a escala de ohms. Eu aconselho você a instalar um potenciômetro no control plate do baixo e puxar a fiação para soldar nos respectivos orifícios onde estava o trim.

vc diz, furar o corpo do bass(não tem escudo) e por um potenciômetro?? vou ter que tentar descobrir a amperagem do Trim... Obg por enquanto

Sim, um simples furo pra encaixar um outro potenciometro ao lado do volume e tone... assim você teria essa regulagem sem precisar abrir o baixo. Bem mais simples e prático a meu ver.

____________________________
Se jacaré não usa óculos onde está minha bicicleta???
adrianobmedeiros
adrianobmedeiros
Membro

Mensagens : 110
Localização : Parnaiba - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por rudneydepaula Sáb 04 Fev 2012, 12:53 pm

allexcosta escreveu:Quando tem um trimpot só geralmente é de ganho. Um segundo pode ser um "slap contour" que tira médios ou uma variação na frequência de médios. Nunca vi trimpot que mexe com grave e/ou agudo.
é vdd pode ser mesmo, mais/menos ganho, vou postar a foto pra vc ver, que tem Low/High por isso pensei que era grave agudo, vc deve estar certo


Trimpot, circuito ativo 6816994289_ed86f56a37_zTrimpot, circuito ativo 6817011157_e8140789bd
Trimpot, circuito ativo 6817004443_75eb37cc91_z
Trimpot, circuito ativo 6816997679_605dcc844f
Trimpot, circuito ativo 6817014595_cdd721d72c
Trimpot, circuito ativo 6817018797_0d2d92c41f_z
Trimpot, circuito ativo 6817023697_114445c9b6_z

Como vocês podem ver o trimpot(segundo da esquerda para direita), ta AMASSADO, e o contato ta sendo feito pelos ferrinhos direto, DETALHE, encima do trimpot, ta escrito algo como 103 ou E01 não sei se isso quer dizer alguma coisa, ( os caps tão escrito - Hohner Selec / EMG)
rudneydepaula
rudneydepaula
Membro

Mensagens : 25
Localização : Foz do Iguaçu

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por subgrave Sáb 04 Fev 2012, 1:24 pm

Esse trimpot aí não regula grave e agudo, ele regula o ganho do preamp.

Leva em qualquer eletrônica de fundo de quintal que eles trocam o trimpot na hora pra você, é um componente que custa cerca de R$ 1,00 (hum real).

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por Cris Simões Ter 14 Fev 2012, 1:20 pm

Os prés da EMG BTC System tem trimpots para ajustar os graves e agudos:
http://www.emgpickups.com/content/wiringdiagrams/BTC_System%20A_X%200230-0176B.pdf
Através da combinação de chaves se escolhe as frequências: 20 Hz, 1Khz e 10Khz.

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Trimpot, circuito ativo Empty Re: Trimpot, circuito ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos