Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocando cordas novas

+4
Gui
Osmar Oliveira
allexcosta
danilow
8 participantes

Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Colocando cordas novas

Mensagem por Osmar Oliveira Seg Jul 14, 2008 4:47 pm

E ai pessoal!
Bom, to criando este tópico pois hoje me surgiu uma dúvida. Infelizmente minha corda Sol partiu e hoje eu resolvi trocar todo o jogo. Porém, eu tinha 2 lugares para colocar as cordas através da ponte. Quatro furos na própria ponte (mais comum - fig 1 e 2) e quatro furos através do corpo do baixo (menos comum - fig 3 e 4). Por não saber a diferença que resultaria, botei o novo jogo da mesma forma que o antigo: 3 cordas (sol, ré e lá) através da ponte (furo mais comum) e 1 corda (mi) através do corpo do baixo. Eu fiz isso pois comprei o baixo usado e as cordas já vieram assim, e eu confio completamente no antigo dono do baixo (pra quem conhece, é o Oswaldo Amorim, grande baixista daqui de Brasília). Pra quem não entendeu nada do que eu disse, é só olhar as fotos hehehehe. E então galera, alguém sabe a diferença?
Grato desde já,
Abraço!
Fig 1
Colocando cordas novas Dsc00110
Fig 2
Colocando cordas novas Dsc00111
Fig 3
Colocando cordas novas Dsc00112
Fig 4
Colocando cordas novas Dsc00113
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1004
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por danilow Seg Jul 14, 2008 6:05 pm

nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Cid Seg Jul 14, 2008 6:18 pm

danilow escreveu:nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante
É a coisa mais comum... Fender Americanos utilizam, Laklands tambem e etc........

O estranho é uma corda passar e as outras o cara optar ppor passar por fora...

Tem alguma coisa esquisita ai....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por allexcosta Seg Jul 14, 2008 6:47 pm

Cid escreveu:
danilow escreveu:nunca vi isso de passar atraves do corpo... so em ponte flutuante
É a coisa mais comum... Fender Americanos utilizam, Laklands tambem e etc........

O estranho é uma corda passar e as outras o cara optar ppor passar por fora...

Tem alguma coisa esquisita ai....

Isso tb eh relativamente comum. Muita gente acha q a MI e SI nao tem a mesma tensao das outras cordas e soh colocam essas pelo fundo. Alem disso, alguns encordoamentos nao sao longos o suficiente pra se colocar todas as cordas por tras e as vezes soh a MI, q tem a tarracha mais proxima cabe.
Esse sistema eh muito discutido e eu sou daqueles q acham q isso nao faz diferenca nenhuma...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54516
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Osmar Oliveira Seg Jul 14, 2008 8:02 pm

Então, heheheh.
Tipo, eu senti que no jogo novo, o Mizão ficou um pouco mais tensionado. Deve ser por causa da tensão mesmo. Eu achava que talvez mudasse o timbre da corda, ficando mais agudo e brilhante ou mais grave e suave. Mas sei lá...
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1004
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Gui Ter Jul 15, 2008 12:54 am

dizem que passando pelo corpo..dá mais sustain...

____________________________
Non Dvcor Dvco

CLUBE DOS PEDREIROS - 004#

Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por TugaBass Qua Jul 30, 2008 4:08 pm

bassosmar escreveu:Então, heheheh.
Tipo, eu senti que no jogo novo, o Mizão ficou um pouco mais tensionado. Deve ser por causa da tensão mesmo. Eu achava que talvez mudasse o timbre da corda, ficando mais agudo e brilhante ou mais grave e suave. Mas sei lá...

Gui escreveu:dizem que passando pelo corpo..dá mais sustain...

É verdade! Eu experimentei isso com o meu Roscoe Beck e de facto aumenta um pouco a tensão e o sustain, mas não achei muito melhor! Aliás, até gosto mais com as cordas fixadas na ponte! É claro que para quem use efeitos de compresor/sustainer não vai notar diferença nenhuma, pois a electrónica está a fazer tudo.

A vantagem desse sistêma (através do corpo) é fazer com que a vibração das cordas se transmita mais directamente através do corpo do baixo e não apenas superficialmente sendo fixado na ponte! Até pode mudar um pouco o timbre da corda mas não é nada que se identifique facilmente ao ouvido comum...

Quanto ao tamanho das cordas, penso que a maioria das marcas têm o tamanho certo... será o extra-long! Dá de certeza. Nas minhas, eu corto sempre entre 10cm a 20cm e até as mais finas são mais compridas que as outras dado que as fábricas desde há alguns anos atrás, partem do princípio que são as mais finas que vão atacar mais longe na cabeça do baixo... se bem que nos tempos que correm já não é bem assim dado que as cabeças dos baixos surgem com variadissimas formas e acabamentos...

Abraços.
TugaBass
TugaBass
Membro

Mensagens : 88

http://www.myspace.com/paulopaulino

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Claudio Jardim Dom Ago 03, 2008 11:17 pm

Isso é opcional mesmo, eu tenho um Roscoe Beck com essa opção e uso. Só que uso em todas, não sei porque essa opção do cara usar so na mi.
Sobre a tensão das cordas, ela é diferente, geralmente a corda ré apresenta a maior tensão, mas não pode ser um motivo determinante para a escolha do antigo dono.

Faz um teste, da próxima vez passa todas por trás.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Cid Dom Ago 03, 2008 11:55 pm

Claudio Jardim escreveu:Isso é opcional mesmo, eu tenho um Roscoe Beck com essa opção e uso. Só que uso em todas, não sei porque essa opção do cara usar so na mi.
Sobre a tensão das cordas, ela é diferente, geralmente a corda ré apresenta a maior tensão, mas não pode ser um motivo determinante para a escolha do antigo dono.

Faz um teste, da próxima vez passa todas por trás.
FAla Claudio blz? Desculpa desvirtuar o topico, mas vi que tem um Roscoe beck... por acaso tens alguma gravacao onde pudesse nos mostrar a versatilidade desse baixo? Abraco.....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Ivanov_br Sáb Ago 23, 2008 3:16 pm

Não posso fundamentar a minha opinião, mas creio que as cordas passando pelo corpo, a influencia da madeira seja maior na sonoridade.

Mas vale ressaltar que isso faz diferença em baixos passivos. Baixos ativos tem a influência da construção minorizada devido a eletrônica (segundo o Livro do luthier Edmar Luighi sobre Baixo).
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Colocando cordas novas Empty Re: Colocando cordas novas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos