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Custo de software para um homestudio comercial

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Mensagem por andremega Sex Dez 30, 2011 10:32 pm

Hoje, pensando se devia comprar a licença do Reaper ou arrumar uma "genérica", resolvi fazer uma pesquisa de preços de alguns programas para uso em um estudio. Fiquei besta. Não sei se eu sou lascado mesmo, se as coisas são realmente caras ou se simplesmente não tenho noção de quanto um estudio pode movimentar.

Obviamente um investimento desse porte somente se justifica para quem dá uso profissional ao seu sistema, o que (ainda) não é meu caso. Mas vejamos:


DAW
Reaper: licença comercial: US$225,00 (a "caseira" eles fazem por 60, essa que pensei em comprar!)
Cubase 6: coisa rara no Brasil pelo visto, bota aí R$1000,00.
Protools 9 : o que achei tava aí nos R$ 2800,00... nem sei dizer sobre o M Powered!


Plugins:

Waves SSL 4000 (Comp, EQ, Lim): US$ 650,00
Waves Platinium (30 plugins de efeitos) : US$ 800,00
GuitarRig 5 pro (sem o controlador): US$199,00

Ou seja: pra montar só um estudio para gravar, mixar e masterizar, já dá R$4000,00 (cubase+plugins acima, com eq, comp, limiter, reverb, delay e mais uma penca de coisas e o guitar rig, que tenho dúvidas sobre a sua necessidade), fora as "hadkeys" para a licença, que nem sempre vem com o programa. Até que se formos pensar em montar estrutura de gravação, sai mais barato que uma mesa mais ou menos e periféricos externos. Pensei nisso enquanto escrevia o tópico.


Mas aqui veio meu susto:

Virtual Instruments:
Superior Drummer 2.0 - R$600,00 na Guitar center, mas deve ter frete e imposto. Se der pra fazer Download da ToonTrack, dá quase 259 Euros, algo perto de 600 reais.
EzDrummer: sem os kits, 119 euros ou 273 reais.
Cada kit: na faixa de 148 reais. Tudo se puder baixar do site.
Steinberg The Grant 3 - piano: US$249,00
Arturia V-Collection 2 & Analog Laboratory Bundle (sintetizadores): US$500,00
IK Multimedia Miroslav Philharmonik Orchestra Virtual Instrument Workstation (instrumentos de orquestra): US$200,00
SampleTAnk 2.5 (sampler): US$200

Em suma: para o cara botar essa penca de VSTi, que monta música de vários genêros sem nenhum outro músico a não ser o que cria a música, o cara gasta fácil R$2500,00. Com esses pacotão aí dá pra se fazer pré produção, alguns demos, jingles e várias produções de valor comercial de forma rápida e sem o custo de outros músicos.

Pro pessoal que tem estúdio/homestudio com destinação comercial: um investimento desse porte (perto dos R$7000,00) só em programas, apesar de não ser fácil de se fazer considerando todos os demais custos na montagem, vale a pena? O retorno para ESTE investimento em software é rápido, lento ou inexistente?










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Mensagem por ct.colela Sex Dez 30, 2011 11:31 pm

Andre 90% dos estudios rodam com programas crackeados
Eu sei que voce quer ter tudo legalizado ,mas se comprar todas as licenças seu estudio vai ficar caro demais
tenho amigos aqui em são paulo que montam sua maquina deixando ela bala para gravação
voce precisa de um pc ou mac potente com um mega proscessador e uma placa de som do tipo M-audio
o cara instala o proo tolls e uma infinidade de plugins ,teclados ele tem mais de 15 modelos,e o que voce quiser de programa extra ele consegue
emfim ele deixa seu pc pronto para gravação com um infinidade de recursos ,o cara é hacker e monta maquinas de gravação para um monte de gente aqui em sampa

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Mensagem por andremega Sex Dez 30, 2011 11:57 pm

Colela, eu sequer sei se vou montar um estudio comercial, e sei que geral trabalha com craqueado. Já trabalhei em vários, com tudo legalizado, com tudo pirateado, que começou legal e passou pra tudo pirata, começou pirata e depois legalizou, qualquer combinação dessas. Eu quero saber é justamente isso, se quem trabalha (com ou sem crack) acha que vale o gasto, se vale ter em hardware, se o investimento se paga, a questão do gasto com atualizações, essas coisas. Acho que pouca gente já parou para pensar em quanto custa, seja caro ou barato, se montar uma plataforma de gravação. Isso que fiz hoje e estou propondo aqui. confesso que me surpreendi, mas como não tenho mais noção de mercado, não sei avaliar se é muito ou não.

Montar maquina é a parte fácil para qualquer atividade, seja qual for a plataforma. Difícil é saber se teu OS "genérico" tem backdoor, se o keygen só tem código compactado com ferramentas usadas em trojans ou se realmente é um, essa coisas, ainda mais se não for o dono a instalar tudo. Ou mesmo garantir a estabilidade e integridade dos dados com código sem suporte rodando na tua plataforma. Mas isso é outro assunto, com outra discussão de prós e contras.

Óbvio que se ter um recurso lucrativo de graça é melhor que pagar por ele, seja mão de obra, insumos ou qualquer coisa que agregue valor ao produto da empresa, não é essa a questão. Nem a questão se um dia um estudio for multado por uso de software pirata, se isso existe no Brasil ou não. É meramente parar para pensar se o custo disso é alto ou não. Com a política de atualização que usam eu acho caro sim, praticamente não temos soluções de estudo - mesmo tais licenças valem uma boa grana. Mas seria esse um investimento COM retorno ou SEM em uma atividade econômica?

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Mensagem por joabi Sáb Dez 31, 2011 12:16 am

andremega escreveu:
Pro pessoal que tem estúdio/homestudio com destinação comercial: um investimento desse porte (perto dos R$7000,00) só em programas, apesar de não ser fácil de se fazer considerando todos os demais custos na montagem, vale a pena?

Nem sempre é necessário tudo isso. Geralmente as DAWs já vem equipadas com um bom pacote de plug-ins que dão conta de muita coisa, além de que cada investimento deve pensado em termos de demanda e também do que vai agregar ao resultado que o estúdio oferece aos clientes. No fim das contas, investir em software acaba sendo um bom negócio, pois um plug-in compressor pode ser usado, por exemplo, em 20 canais ao mesmo tempo, enquanto que o equipamento de verdade só é usado em um (ou dois) canais.

andremega escreveu:O retorno para ESTE investimento em software é rápido, lento ou inexistente?

Vai depender do faturamento do estúdio e do que um determinado software agregou a esse faturamento. Por exemplo, investir num plug-in de afinação de voz, do tipo do Melodyne, pode fazer com que o estúdio passe a atender clientes que procuram esse tipo de recurso, além das horas consumidas para realizar esse trabalho (se o estúdio cobrar por hora).

Por experiência própria, acho que com um bom planejamento e pesquisa, o investimento em software original sempre compensa.

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Mensagem por andremega Sáb Dez 31, 2011 12:36 am

^esse é o ponto. A gente confunde muito o nosso "bico" de estúdio com uma empresa estúdio, mesmo nos padrões homestudio. E, realmente, nem tinha me atentado na hora de fazer as contas para essa possibilidade de múltiplos usos do mesmo plugin. Acabei lembrando de alguns lugares que tinham 2, 3 racks iguais pra esse tipo de situacao.

Realmente, na época do Autotune, fiz um serviço certa vez que, para ficar RUIM, foram 28 horas afinando (ou melhor, tentando) 2 vozes. Na época, só isso aí deveria pagar o plugin. Mas falávamos de um estúdio de médio porte, onde a hora já custava uma grana. E isso foi uma pequena parte do total de horas gasta com o projeto.

Mas lembro também que certa vez esse mesmo estúdio ficou 2 dias sem funcionar por conta da nova licença que não entrava por nada esse mundo, num upgrade "obrigatório" do OS (e por conseguinte do produto deles). Ai o PT dava pau porque era um dos plugins mais usados nos trabalhos. O suporte, acredito, entra nessa conta e o cara se comunicar contigo por email, de um lugar com fuso horario diferente, é um complicador. Se bem que equipamento queima, né...

Sobre as DAW, acho que a melhor equipada é a Digidesign, pois ao menos a M-audio é bem fraca nesses termos. Tem que gastar mesmo e ponto, até com suporte. Vem seca a desgraçada, mal em com os drivers.

Achei interessante sua abordagem, era esse meu questionamento. E ter noção se um estúdio que tem esse tipo de necessidade provavelmente tem ou não um faturamento que consiga pagar tal investimento. Pelo que você descreveu, é possível sim, desde que de forma planejada, como qualquer investimento.

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Mensagem por joabi Sáb Dez 31, 2011 1:03 am



Pois é, André. Quando a gente pára pra pensar sobre o assunto, podemos ter uma visão inicial equivocada. Veja o seguinte raciocínio: eu invisto um bom dinheiro numa atualização de software que me permite fazer mais rápido um determinado trabalho, e consequentemente cobrar menos do que eu cobrava antes do cliente (pois o trabalho foi mais ágil)... então o melhor é ficar na versão antiga, pior e ganhar mais?

Pode parecer sem sentido, mas no fim das contas, não podemos esquecer que basicamente um estúdio é um prestador de serviços, e o que realmente conta aos olhos do artista/produtor/cliente é o respeito com que você trata o trabalho (que muitas vezes é o sonho do cara), e o resultado que se chega (que muitas vezes é o sonho do estúdio - chegar no melhor áudio possível).
Quem contrata um marceneiro para fazer uma mesa não está interessado na marca do martelo que ele usa, mas vai indicar ou não o trabalho dependendo do preço/qualidade do produto que ele fabrica. Com estúdio é por aí também.

Quando o estúdio chega num nível de ter a agenda lotada, a gente começa a perceber que custa menos tomar atitudes preventivas do que ficar um ou dois dias inteiros parados sem poder trabalhar, seja por causa de um HD que parou, ou qualquer coisa do tipo. Máquinas dão problema mesmo, mas é possível minimizar o estrago. A pior coisa que pode acontecer com uma empresa é perder credibilidade com o cliente por coisa boba, e isso acontece bastante. Já recebi clientes que me procuraram porque tinham perdido o trabalho, por simples falta de backup, é mole?

Muito boa essa discussão. Parabéns.

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Mensagem por J.Adalberto Sáb Dez 31, 2011 10:47 am

então André essa é uma discussão mais de ordem ética do que técnica.

na verdade tudo vira em torna da grana, no no circulo vicioso: Não compro original porque é caro, então uso pirata porque é barato.

isso ao meu ver é historia de quem quer mesmo levar vantagem, e não pagar pelo trabalho dos outros. Porque conhece muita gente que tem grana, e menos assim consome pirataria, porque isso já esta arraigado no jeito de ser do Brasileiro.

Concordo, que o governo meta a mão mesmo no bolso da gente com esses impostos absurdos.

Penso assim se a ferramenta é importante para seu trabalho. Compre, eu to tentando me livrar das poucas coisas que ainda tenho pirata aqui....quem sabe em 2012 consigo!!!


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Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 31, 2011 2:26 pm

Se vc tiver um Mac, pode adquirir o Logic Pro por $199,99 dólares, baixando direto da App Store:
http://itunes.apple.com/us/app/logic-pro/id459578486?mt=12

Ele já vem completo, com vários instrumentos virtuais de muita qualidade, além de plugins excelentes.
Com um bom Mac, uma boa interface, bons monitores e microfones e o Logic original, já da para fazer um "estrago". Ai depois você pode ir comprando outras coisas de acordo com a necessidade!

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Mensagem por andremega Sáb Dez 31, 2011 2:40 pm

J.Adalberto, concordo que tem o lado ético, mas discuto o lado econômico, que, sinceramente, acho que pesa muito mais em atividade comercial.

Eu paguei por antivirus e W7 porque precisava de uma plataforma confiável, com a CERTEZA que ninguém (senão o desenvolvedor) inseriu código malicioso. Em caso de fraude, a instituição fraudada não tem como questionar sobre segurança e ainda posso tentar responsabilizar a empresa desenvolvedora no caso de falta dela. Com pirata eu não tenho isso. Mas não paguei pelo OS por achar que a MS merecia. Sempre fui contra o sistema de licença que ela implantou, mas chegou num ponto que era mais vantagem ter segurança.

Quanto aos impostos, ao se comprar software não há taxação, e com a compra direta do site do desenvolvedor, a Receita nem fica sabendo. Portanto não é esse o caso.

Como já disse, eu, hoje, não tenho porque botar R$11.000,00 em software num PC pra usar em casa gravando coisa ou outra pra mim. Não sou sequer candidato a usuário dessas ferramentas. Só que nunca tinha parado pra calcular quanto custava.

Mas penso em quem tem atividade lucrativa: vale o risco de se ter código desconhecido rodando na tua plataforma de gravação? Trabalhar sem o suporte técnico da empresa, vale? Ter um contrato com a empresa, podendo responsabilizá-la por eventuais falhas que lhe deem prejuízo, vale? Seria melhor ter em hardware, pois "dura pra sempre" e não precisa ter upgrade toda semana? Os VSTi´s, aumentam a produtividade? Afinal, é caro se pagar por essas ferramentas?

A vantagem econômica do crackeado é clara, não tem discussão. E não acho que seja coisa de Brasil, pois as grandes empresas do mundo estão fabricando na China, lugar onde sabidamente trabalhadores recebem uma miséria. Pirataria tem no mundo todo. Lucro é a ordem. As empresas andam na legalidade quando veem vantagem financeira nisso.

E aí pergunto: há vantagem para a atividade comercial usar DAW e plugins originais? É caro ou é investimento que tem retorno certo?

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Mensagem por andremega Sáb Dez 31, 2011 2:48 pm

LuCaSbass escreveu:Se vc tiver um Mac, pode adquirir o Logic Pro por $199,99 dólares, baixando direto da App Store:
http://itunes.apple.com/us/app/logic-pro/id459578486?mt=12

Ele já vem completo, com vários instrumentos virtuais de muita qualidade, além de plugins excelentes.
Com um bom Mac, uma boa interface, bons monitores e microfones e o Logic original, já da para fazer um "estrago". Ai depois você pode ir comprando outras coisas de acordo com a necessidade!

Cara, pra uso "normal", eu to gostando do Reaper. Não tem VSTi´s nativos como bateria, piano, essas paradas, mas os efeitos funcionam bem. Custa US$60,00 e a licença vale para uso comercial até US$20,000 anuais de faturamento (pra homestudio acho que tá de bom tamanho, né? R$3000,00 por mês...) e você pode instalar em todos os SEUS computadores. Achei bem legal o sistema sem trancas, dongles ou outras imundices, o custo é baixo e o programa, até agora, tá se mostrando fácil de usar, além do excelente suporte a VST e VSTi. Não se compara a Cubase ou Protools em confiabilidade, mas achei interessante.

Esse eu confesso que tô pensando em comprar.

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Mensagem por J.Adalberto Sáb Dez 31, 2011 3:43 pm

LuCaSbass escreveu:Se vc tiver um Mac, pode adquirir o Logic Pro por $199,99 dólares, baixando direto da App Store:
http://itunes.apple.com/us/app/logic-pro/id459578486?mt=12

Ele já vem completo, com vários instrumentos virtuais de muita qualidade, além de plugins excelentes.
Com um bom Mac, uma boa interface, bons monitores e microfones e o Logic original, já da para fazer um "estrago". Ai depois você pode ir comprando outras coisas de acordo com a necessidade!

to contigo Lucas,

o investimento em maquina no Mac é maior, mas o sofware é até tranquilo, com o Logic a esse preço é um incentivo legal pra quem quer mesmo sair da pirataria!!!

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Mensagem por joabi Sáb Dez 31, 2011 5:05 pm


^^ Acabei de comprar um MacMini para minha casa e confesso que fiquei surpreso com o rendimento e com o preço.
Apesar de eu ter preferido um modelo mais robusto, o modelo de entrada tem poder de sobra para rodar qualquer homestudio com o pé nas costas. Preço: 1600 na FNAC (com OSX Lion original e em todas as línguas).
Pelos meus cálculos, com cerca de 4.500 dá para montar uma estação de gravação com 8 canais e software legalizado, tudo de primeira, independente de rodar OSX ou Windows (pois no Mac é possível rodar os dois).



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Mensagem por LuCaSbass Sáb Dez 31, 2011 5:09 pm

^compramos um Mac Mini pra minha irmã de natal e é bem bacana mesmo! Compramos o de entrada e coloquei 4 gb de RAM nele... não testei nada de gravação ainda nele, mas ta bem bacana!
Coloquei 8gb de Ram no MacBook e tá voando!!!

inclusive uma dos votos de ano novo é investir mais nessa área de Home-Studio, e isso inclui o Logic original... vamos ver se sobra grana hehe...

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