Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Squier Jaguar Vintage Modified

+24
joabi
monteirofn
Xandu
Mauricio Luiz Bertola
Willian Casagrande
fheliojr
chiberia
pedrohenrique.astronauta
Marcos Caio C. Gomes
flauius
rassan
tfk
Maniaky
renanSB
Dirceu Dutra
Filipe Andrade
J.Adalberto
Hard Rock Bass
rbenine
Tarcísio Caetano
allexcosta
1berto
NESCAU
chagasaway
28 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 11, 2016 11:29 am

Do que eu sei, a fender costuma usar a tinta magnética na base da pintura, mas no squier eu só vi a blindagem com folha. Para verificar isso, vc precisaria retirar o escudo e ver como está o revestimento do buraco.

Se ele está fazendo muito mais ruído que o seu jazzbass, vale a pena vc visitar algum luthier, mas ainda assim é recomendável que você grave o ruído que vc detectou para mostrar, pois ele pode variar com o ambiente e a situação mais frustrante é vc levar algo para consertar e no local não apresentar o problema que você detectou. Pode ser que alguma coisa na fiação esteja precisando de um reparo, por exemplo, que o positivo do jack esteja encostando na blindagem, esse tipo de coisa um luthier resolve com facilidade.

Dê também uma avaliada se você ouviu esses ruídos quando testou antes de comprar e se tiver passado pouco tempo, vc também pode retornar à pessoa ou loja que comprou e avaliar uma troca. boa sorte Wink
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Ter Out 11, 2016 2:01 pm

Bertola,

Liguei para loja e vou tentar trocar o baixo inicialmente, apesar de ter conseguido deixado as cordas desse bem baixa sem tracejar, após ajuste do braço e da ponte.

Espero que o problema esteja apenas na minha unidade, caso não resolva posso fazer a blindagem com folha de cobre e no último caso trocar o captador por um Noiseless.

Só acho estranho meu Fender Precision Special Deluxe 2016 não apresentar ruído, nele o cap J e Noiseless, e meu outro Fender Jazz Bass STD 2013 com caps aparentemente comuns não apresentarem nenhum ruído.

Depois posto como resolvi.

Obrigado.
Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 11, 2016 2:10 pm

O cap do precision é um humbucker, ele já não apresentaria ruído. Já o seu jazzbass é de se esperar que com um captador atuando sozinho faça mais ruído que o cap do precision, exatamente por conta do que o bertola explicou com maestria. Vc por um acaso já usou seu jazzbass com só um captador ligado de cada vez?
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Ter Out 11, 2016 2:53 pm

Chiberia,

Já sim, e realmente os Fenders não apresentam ruído algum, mesmo com volumes diferentes nos caps. Talves meu Jazz Bass 2013 já tenha os caps Noiseless, mas não veio escrito, no Precison Special vem escrito Noiseless.

No Jazz Bass Giannini é mais perceptível ainda se os volumes estiverem em diferentes nos 2 captadores.

O seu Jaguar apresenta algum ruído com o J todo aberto?

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por monteirofn Ter Out 11, 2016 2:56 pm

chiberia, só retificando essa sua informação, de acordo com uma mensagem antiga do Mestre Bertola, Os capts "split" (no caso, dos precision) tem duas bobinas ligadas em paralelo, no que resulta uma maior redução de ruídos e maior "saída" que os single coils "normais". Recentemente algumas fábricas construíram capts de JB com essa engenharia, duas bobinas lado-a-lado proporcionando o mesmo efeito. Não confundir com bobinas ligadas em série, no que resulta num humbucker.
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 11, 2016 3:08 pm

Apresenta, mas nada fora do normal ou esperado. É exatamente como o Bertola descreveu; há um humm constante que diminui quanto eu encosto nas cordas, mas nada que transpareça na música ou que seja significativamente alto. Quando acendo ou apago luzes, sinto diferença na intensidade do barulho, mas na hora do ensaio mesmo, não faz diferença nenhuma.
Eu prefiro o som do cap da ponte por ser mais aveludado e robusto, apesar dele ter menos ataque que o cap do jbass. Mas na hora de tocar com a banda, eu acabo usando ele bastante porque não deixa o som tão embolado. Eu ainda estou devendo umas fotos do baixo, posso ver se gravo também a diferença entre os captadores, mas não consigo prometer isso antes do final de semana Sad

monteirofn escreveu:chiberia, só retificando essa sua informação, de acordo com uma mensagem antiga do Mestre Bertola, Os capts "split" (no caso, dos precision) tem duas bobinas ligadas em paralelo, no que resulta uma maior redução de ruídos e maior "saída" que os single coils "normais". Recentemente algumas fábricas construíram capts de JB com essa engenharia, duas bobinas lado-a-lado proporcionando o mesmo efeito. Não confundir com bobinas ligadas em série, no que resulta num humbucker.

Olha, quem me passou essa informação foram os professores da escola de luthieria, que inclusive disseram que os split são humbuckers, por terem duas bobinas. Do que eu sei, ligar em série ou em paralelo muda a resistência final, e não altera o hum-blocking que define o humbucker Smile Do que eu pesquisei do modelo de jazz bass dele (já que ele passou o modelo com o ano e tudo), tem dois singles, que, se a montagem estiver correta, sendo usados juntos produzem o efeito de cancelar parte dos ruídos, como qualquer humbucker faz sozinho.
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por monteirofn Ter Out 11, 2016 3:20 pm

chiberia escreveu:Olha, quem me passou essa informação foram os professores da escola de luthieria, que inclusive disseram que os split são humbuckers, por terem duas bobinas. Do que eu sei, ligar em série ou em paralelo muda a resistência final, e não altera o hum-blocking que define o humbucker Smile Do que eu pesquisei do modelo de jazz bass dele (já que ele passou o modelo com o ano e tudo), tem dois singles, que, se a montagem estiver correta, sendo usados juntos produzem o efeito de cancelar parte dos ruídos, como qualquer humbucker faz sozinho.

Bacana, mais conhecimento pra agregar. claps
monteirofn
monteirofn
Membro

Mensagens : 233
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por joabi Ter Out 11, 2016 3:30 pm


Precision é split mesmo, como o Bertola falou. Muita gente confunde.

Humbucker sempre tem 2 bobinas (ou mais), com fase invertida, e que captam o som de todas as cordas. Split é quando um captador single é "cortado" ao meio, e uma dessas metades tem a fase invertida. A diferença é que cada metade só capta metade das cordas (num baixo de 4 cordas).

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 11, 2016 3:34 pm

Eu fui dar uma olhada pra verificar, mas o que deve causar essa discussão é que a fender chama de single-coil split. Se a gente traduzir isso do inglês, coil é bobina. Então single coil é o captador com uma bobina só. O split tem duas bobinas, que não ficam coladinhas como a gente normalmente vê o humbucker- daí fica pelo menos engraçado chamar de single-coil, se é uma peça com duas bobinas (ainda que elas não atuem em dupla sobre todas as cordas).
Ao mesmo tempo, existe essa história de coil-splitting e coil tapping, que são chaveamentos que se faz no humbucker (e não podemos confundir com o captador de nome split!)

Acho que chamar de single ou de humbucker vai por definição, mas o que eu aprendi mesmo foi isso, que todo captador que tiver duas ou mais bobinas são humbuckers (mesmo que uma terceira bobina não ajude a "tirar mais ruído"). Provavelmente vai ter gente com definições mais rigorosas, já que um humbucker ligado em série realmente funciona como dois singles invertidos, e eu acabei aprendendo de uma forma mais abrangente hahahaha. Eu vou pesquisar mais a respeito porque realmente dá pra seguir com uma variedade de definições e isso faz bastante diferença na hora de conversar a respeito de funcionamento e das coisas a se fazer
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por joabi Ter Out 11, 2016 3:46 pm


O importante é saber como funciona, e isso você sabe bem. O nome tanto faz, pode ser José, Maria, qualquer coisa. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 11, 2016 3:56 pm

joabi escreveu:
O importante é saber como funciona, e isso você sabe bem. O nome tanto faz, pode ser José, Maria, qualquer coisa. Very Happy

HAHAHAHA tem razão! No final das contas, é uma história meio "biscoito/bolacha", né?
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por allexcosta Ter Out 11, 2016 4:25 pm

Humbucker é qualquer captador que "bucks hum", seja a tecnologia que for.

Formato do pickup pode ser single, duplo, soapbar, etc. Não tem relação direta com a topologia.

Captadores split e stack existem há muitas décadas.

Um captador pode ter duas bobinas separadas com dois fios cada que coexistem no mesmo envólucro. É um captador duplo (duas bobinas) que não é um humbucker. Enfim...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Sex Out 21, 2016 10:03 am

Pessoal,

Somente atualizando, coloquei um Cap J Noiseless Fender Mexicano no meu Squier Jaguar, e está zero ruído, mesmo usando volumes diferentes nos caps, mas meu amplificador está aterrado.

Resolveu meu problema, e a blindagem original do baixo apesar de ser com tinta está funcionando 100%.

Comprei o Cap J no ML por R$ 435,00 incluso o frete.

Quem se sentir incomodado pelo o "HUMMMM", pode trocar que resolve, é uma diferença absurda tocar sem ruídos, dá até gosto de tocar.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Out 21, 2016 10:14 am

^O problema poderia ter sido resolvido por um valor bem menor, mas o importante é que você está satisfeito.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Sex Out 21, 2016 11:17 am

Pedro,

Qual seria a solução, outro tipo de captador, melhor blindagem?

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Out 21, 2016 11:36 am

É como já foi dito anteriormente, uma blindagem resolveria. Esse Fender Noiseless nada mais é do que um captador blindado.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Sex Out 21, 2016 11:45 am

Pedro,

Me corrija se estou falando besteira, mas os Noiseless usam um sistema diferente de bobinas, se não me engano são 2 bobinas em série cancelando os ruídos.
Tenho outro baixo um Giannini 1979 que está blindado com fita de cobre, tentei blindar os caps com folha de cobre, mas não resolveu em nada.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Out 21, 2016 12:05 pm

Xandu escreveu:Pedro,

Me corrija se estou falando besteira, mas os Noiseless usam um sistema diferente de bobinas, se não me engano são 2 bobinas em série cancelando os ruídos.
Tenho outro baixo um Giannini 1979 que está blindado com fita de cobre, tentei blindar os caps com folha de cobre, mas não resolveu em nada.

Abraços


Desconheço. Alguém mais inteligente e capacitado do que eu poderá ratificar ou retificar sua informação. Até onde sei o que torna o Fender Noiseless "sem ruído" é a sua construção e os materiais empregados. Desconheço essa questão da bobina. Uma gaiola de faraday bem feita resolve a questão da blindagem, desde que corretamente fechada. Muitos se atrevem a tentar blindar o instrumento e acreditam que somente tacando fita de cobre nas piscinas do baixo ele já estará blindado. Ledo engano.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Sex Out 21, 2016 1:58 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu: Até onde sei o que torna o Fender Noiseless "sem ruído" é a sua construção e os materiais empregados. Desconheço essa questão da bobina.
Os captadores Fender Noiseless® são humbuckers com arquitetura stack coil (bobinas sobrepostas), vide imagem abaixo. Apenas a bobina superior capta efetivamente a vibração da corda, enquanto a bobina inferior, conhecida como dummy ou phantom coil, serve apenas para o humcancelling. Particularmente, acho este o pior tipo de cancelamento de ruído que existe, silencia, mas também mata o som do instrumento, em comparação com os split coil, dual coil ou quad coil.

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 8516844884_33f4473277_b
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Sex Out 21, 2016 2:32 pm

Cara, eu não sei se uma blindagem simples resolveria a questão. Primeiro pq eu acho que o instrumento dele já era blindado (não sei se dá pra afirmar se a tinta é melhor ou pior que a fita de cobre- e a fender/fender squier costumam blindar, assim como a própria gibson, cada uma a sua forma). Depois porque tem gente que descreve não atingir resultados significativos com a blindagem. Acaba variando com a quantidade de interferência que a pessoa recebe onde ela está.

Em efeito de bloqueio, o noiseless não se diferencia do split, os dois bloqueiam o ruído e, repito, não é porque a ligação está em série que há o bloqueio, e sim porque eles estão com os polos invertidos [se você ativa dois singles que estejam com as polaridades invertidas, eles também vão cancelar o ruído e funcionar como humbucking ;b].
O que vai diferenciar do noiseless pro split é exatamente o resultado do som, mas se o cara gosta do som do noiseless, então tá bão porque essa coisa de bom/ruim varia muito de ouvido pra ouvido.

E se ele tivesse que furar o instrumento pra substituir o cap, a brincadeira poderia sair bem mais cara..
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Sex Out 21, 2016 5:11 pm

^
Bom lembrar que há instrumentos de fabricantes célebres que não vêm com blindagem. Por exemplo, meu Gibson Midtown Standard Bass não tinha qualquer blindagem na cavidade do circuito, por outro lado, os captadores são humbuckers e blindados. Meu Rickenbacker 4003 não tinha blindagem de nada e o pior é que os captadores são single coil e não fazem humcancelling nem quando ambos atuam totalmente abertos. Uma barulheira dos diabos. Rolling Eyes

Como adepto dos single coil (sempre que possível), antes de partir para a solução humbucker, eu teria deixado o baixo nas mãos de um luthier decente, para que providenciasse uma boa blindagem da cavidade do circuito e das bobinas dos captadores, além da substituição dos fios simples por cabinhos coaxiais blindados, como nos exemplos abaixo, cuja redução de ruído chegou, eu diria, a uns 85% nos single coil e foi praticamente total no split coil.

Aero Type-1 J-Bass Single Coil (original):
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Jb4-047_1_1

Jogo de Aero Type-1 J-Bass Single Coil (blindado):
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 DSC07455


Nordstarnd NM4 Split Coil Humbucker Pickup (original):
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 BBG-1375

Nordstrand NM4 Split Coil Humbucker Pickup (blindado):
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 DSC06803
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 DSC06804
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 DSC06806
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por fheliojr Sex Out 21, 2016 11:17 pm

JAZZigo escreveu:...Particularmente, acho este o pior tipo de cancelamento de ruído que existe, silencia, mas também mata o som do instrumento, em comparação com os split coil, dual coil ou quad coil...

off-topic: os únicos stacked coil de q gostei foram uns de fabricação própria da f-bass q ouvi.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 22, 2016 12:01 am

^
Pois é, amigo Helio! Se você já curtiu o F Bass com captadores stack coil, tente imaginar a maravilha que ele soaria com um par de single coil! bounce

Aguardo a chegada de um baixo Carvin LB-70 (USA 95/96) com um par de Carvin LB76 Stacked Humbucking, padrão de captador J-Bass Style, que vinha nos baixos de 4, 5 e 6 cordas, fabricados no período de 1992 a 1999. A partir de 1999 até hoje, o captador padrão J-Bass Style utilizado nos baixos da marca são os Carvin J99 Single Coil. Por que será?  scratch

Quando meu Carvin chegar e depois de experimentá-lo com todo carinho e atenção, não é difícil imaginar o que penso fazer em seguida. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por fheliojr Sáb Out 22, 2016 6:38 pm

JAZZigo escreveu:^
Pois é, amigo Helio! Se você já curtiu o F Bass com captadores stack coil, tente imaginar a maravilha que ele soaria com um par de single coil! bounce ...

disso eu não duvido, mestre!

curiosamente, foi publicado, ontem, um vídeo do Scott Devine sobre isso:




JAZZigo escreveu:...Quando meu Carvin chegar e depois de experimentá-lo com todo carinho e atenção, não é difícil imaginar o que penso fazer em seguida. Wink

off-topic: Jazz, qualquer dia desses, vc poderia acrescentar um Wal à sua coleção de belezas preciosidades baixos...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Sáb Out 22, 2016 9:14 pm

Pessoal, obrigado pelas explicações!

Compartilho com vocês uma experiência que fiz ontem com meu Giannini 79 que tinha muito ruído, já havia mencionado aqui, mesmo após blindagem das cavidades, aterramento, blindagem do captador, etc.

Após ler vários posts do fórum, encontrei um sobre o magnetismo das bobinas, que nos Jazz Bass tem que ser invertidas nos caps da ponte e do braço para não gerar ruído.

Conferi no baixo e os dois caps estavam com ímã no mesmo sentido, inverti e o captador do braço, ficou fundo na capa plástica os pinos, mas sumiu o ruído a quase zero.

Será que veio com magnetismo errado de fábrica ou se remagnetizou ao contrário com o tempo?

Penso em remagnetizar novamente, mas fico com medo de fazer besteira, além de ter que arrumar os ímãs grandes.

Este baixo era de meu irmão, e ele me deu justamente por causa de não suportar mais seus ruídos, pelo que me consta nunca foi trocado nada, é todo original o baixo, eu apenas tinha feito a blindagem que tinha melhorado, mas continuava com o ruído irritante, não podendo deixar todo aberto o volume.

Agora dá um ruído pequeno se tiver diferente os volumes dos caps, normal nos Jazz Bass.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por fheliojr Sáb Out 22, 2016 11:53 pm

Xandu escreveu:...Será que veio com magnetismo errado de fábrica ou se remagnetizou ao contrário com o tempo?

Penso em remagnetizar novamente, mas fico com medo de fazer besteira, além de ter que arrumar os ímãs grandes...


Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Raw



ué, não é só girar um dos caps 180 graus, não?!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Dom Out 23, 2016 9:35 pm

Fiz isso, mas ficou esteticamente feio, mas como uso a tampa de metal sobre captador, vou deixar assim mesmo.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Out 24, 2016 9:17 am

Vivendo e aprendendo. Por isso nunca deixo de frequentar este espaço!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9107
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 25, 2016 10:06 am

JAZZigo escreveu:^
Bom lembrar que há instrumentos de fabricantes célebres que não vêm com blindagem. Por exemplo, meu Gibson Midtown Standard Bass não tinha qualquer blindagem na cavidade do circuito, por outro lado, os captadores são humbuckers e blindados. Meu Rickenbacker 4003 não tinha blindagem de nada e o pior é que os captadores são single coil e não fazem humcancelling nem quando ambos atuam totalmente abertos. Uma barulheira dos diabos. Rolling Eyes
Ah, acho que aí vai também se você chama de blindagem só a fita ou a tinta ou se você considera outras formas (que no caso é o que eu to pensando). Do que eu sei, a gibson não usa fita de cobre, mas usa cabos blindados e esse tipo de placa, que também funcionam como piscinas de negativos, que faz a tal blindagem do equipamento.
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Blog_image2

Aquelas carapaças cromadas também funcionam como blindagem, mesmo que não seja aquele ambiente fechado que se entende por gaiola de faraday. Mas aí é a mesma história do humbucker e o split, eu pessoalmente chamo o split de humbucker, porque ele produz o mesmo efeito e tem a construção com as bobinas duplas e opostas, mesmo que não sejam os dois caps agindo em cada corda; eu também chamo de blindagem o tipo de proteção com ruído que a gibson usa.

A rickenbacker eu realmente não sei, mas se eles não cancelam ruído quando estão abertos, é pq eles não estão com a polaridade invertida (uma decepção na construção de um instrumento de marca consagrada, coisinha simples deles se atentarem na hora da construção tongue )

Xandu escreveu:Pessoal, obrigado pelas explicações!

Após ler vários posts do fórum, encontrei um sobre o magnetismo das bobinas, que nos Jazz Bass tem que ser invertidas nos caps da ponte e do braço para não gerar ruído.

Conferi no baixo e os dois caps estavam com ímã no mesmo sentido, inverti e o captador do braço, ficou fundo na capa plástica os pinos, mas sumiu o ruído a quase zero.

Será que veio com magnetismo errado de fábrica ou se remagnetizou ao contrário com o tempo?

Penso em remagnetizar novamente, mas fico com medo de fazer besteira, além de ter que arrumar os ímãs grandes.

Abraços

Acho que remagnetização não é tão simples, porque cada captador tem seu campo magnético com uma carga específica. Você teria que acertar essa carga (senão pode mudar toda a característica do captador), e precisa usar um aparelho mais potente que imãs grandes. E mais, isso não serve pra qualquer imã, até onde eu sei, só um tipo de imã que dá pra fazer isso (ACHO que é alnico, mas não me lembro direito, preciso verificar)
(sei lá se isso é válido também, to repassando as informações que tive em aula)

Sobre o "veio com magnetismo errado de fábrica": no geral é bem mais simples que isso, ele veio invertido. Como falaram, é só girar 180°.

Agora, mudar a magnetização com o tempo, isso toma MUITO tempo pra rolar. Tipo, pegar um baixo de 50 ou 60 com caps originais. Imagino que seja difícil você pegar um baixo de 80 pra cá e ele ter perdido magnetismo tão significativamente. Pode ser que até tenha, mas aí a pessoa deve ter tido a proeza de deixar o instrumento perto de coisas que ele não deveria, tipo a geladeira e etc hahahaha
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Ter Out 25, 2016 11:34 am

chiberia escreveu:

Acho que remagnetização não é tão simples, porque cada captador tem seu campo magnético com uma carga específica. Você teria que acertar essa carga (senão pode mudar toda a característica do captador), e precisa usar um aparelho mais potente que imãs grandes. E mais, isso não serve pra qualquer imã, até onde eu sei, só um tipo de imã que dá pra fazer isso (ACHO que é alnico, mas não me lembro direito, preciso verificar)
(sei lá se isso é válido também, to repassando as informações que tive em aula)

Sobre o "veio com magnetismo errado de fábrica": no geral é bem mais simples que isso, ele veio invertido. Como falaram, é só girar 180°.

Agora, mudar a magnetização com o tempo, isso toma MUITO tempo pra rolar. Tipo, pegar um baixo de 50 ou 60 com caps originais. Imagino que seja difícil você pegar um baixo de 80 pra cá e ele ter perdido magnetismo tão significativamente. Pode ser que até tenha, mas aí a pessoa deve ter tido a proeza de deixar o instrumento perto de coisas que ele não deveria, tipo a geladeira e etc hahahaha

Chiberia, valeu pelas explicação, tem um post que o Alexx ensina a remagnetizar o captador, mas achei meio arriscado e difícil de achar os ímãs ideais, de qq forma deixei o captador invertido mesmo.

Mas surgiu outra dúvida, ao se inverter o cap 180º será que tenho que inverter os fios ou é só manter a ligação original com o fio preto no negativo mesmo?

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 25, 2016 11:52 am

Xandu escreveu:

Chiberia, valeu pelas explicação, tem um post que o Alexx ensina a remagnetizar o captador, mas achei meio arriscado e difícil de achar os ímãs ideais, de qq forma deixei o captador invertido mesmo.

Mas surgiu outra dúvida, ao se inverter o cap 180º será que tenho que inverter os fios ou é só manter a ligação original com o fio preto no negativo mesmo?

Abraços

Pois é, foi a primeira vez que fiquei sabendo desse esquema caseiro, mas eu realmente não sei como vc controla a magnetização (até porque geralmente quem faz o cap não te fala qual é a carga, pq aí que tá o segredo do negócio haha).

Mas os fios acredito que você não inverte não. Vou dar uma olhada, mas pelo que lembro, vc mantém as ligações e gira o cap. Eu escrevi um toroço aqui mas vou verificar antes de te dar as instruções com firmeza (eu é achando que falei besteira, então quero confirmar com ctz antes de prosseguir. De qualquer forma, acredito que os colaboradores técnicos do grupo possam te ajudar com mais firmeza na questão)


[EDIT] Xandu, vou te falar exatamente o contrário do que eu falei. Eu ainda não tenho toda a relação de causa e consequência aqui, mas vou dizer o que encontrei por enquanto
Girar o captador: altera o som do instrumento, mas não mexe na polaridade.

Inverter os fios: quando você inverte os fios, vc muda a entrada e a saída da corrente, o que significa que você inverteu o enrolamento. Aí vc muda a polaridade.

Se você fosse girar algo do cap, seria o imã em si, mas aí é algo não recomendável pq envolve abrir o captador e isso muito provavelmente pode dar errado e quebrar algo.

Eu quero olhar isso ainda mais a fundo, mas a priori, o que eu deixo de palpite é isso. No mais, eu estarei esperando o que mais de instrução/recomendação vir Very Happy
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Ter Out 25, 2016 1:19 pm

chiberia escreveu:

Xandu, vou te falar exatamente o contrário do que eu falei. Eu ainda não tenho toda a relação de causa e consequência aqui, mas vou dizer o que encontrei por enquanto
Girar o captador: altera o som do instrumento, mas não mexe na polaridade.

Inverter os fios: quando você inverte os fios, vc muda a entrada e a saída da corrente, o que significa que você inverteu o enrolamento. Aí vc muda a polaridade.

Se você fosse girar algo do cap, seria o imã em si, mas aí é algo não recomendável pq envolve abrir o captador e isso muito provavelmente pode dar errado e quebrar algo.

Eu quero olhar isso ainda mais a fundo, mas a priori, o que eu deixo de palpite é isso. No mais, eu estarei esperando o que mais de instrução/recomendação vir Very Happy

Então, eu girei o captador 180º, coloquei a parte que faz a captação virada para o sentido oposto das cordas, deu até trabalho passar os fios por dentro da capa plástica do captador, e por esse motivo os pinos do captador ficaram fundos na capa plástica, conferi a polarização dos imãs com meu Fender Jazz Bass.

Como inverti tudo, fiquei na dúvida se teria que inverter os fios também, mas está muito melhor que antes em termos de ruídos, nem se compara, agora se puder corrigir a ligação seria o ideal para ficar 100%.

Os captadores antigos originais tem um ganho muito bom, e como o baixo está todo original com os 3 Pots da Giannini do tipo B de 1M, o som está mais para agudo, mais nada que o Tone não resolva. Sei que os Fenders utilizam 250K do tipo A, mas acho que vou deixar do jeito que estar, só queria acertar a questão da polaridade mesmo.

Obrigado pelo interesse.

Abraços.

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Ter Out 25, 2016 2:03 pm

chiberia escreveu:Ah, acho que aí vai também se você chama de blindagem só a fita ou a tinta ou se você considera outras formas (que no caso é o que eu to pensando). Do que eu sei, a gibson não usa fita de cobre, mas usa cabos blindados e esse tipo de placa, que também funcionam como piscinas de negativos, que faz a tal blindagem do equipamento.

Aquelas carapaças cromadas também funcionam como blindagem, mesmo que não seja aquele ambiente fechado que se entende por gaiola de faraday. Mas aí é a mesma história do humbucker e o split, eu pessoalmente chamo o split de humbucker, porque ele produz o mesmo efeito e tem a construção com as bobinas duplas e opostas, mesmo que não sejam os dois caps agindo em cada corda; eu também chamo de blindagem o tipo de proteção com ruído que a gibson usa.

A rickenbacker eu realmente não sei, mas se eles não cancelam ruído quando estão abertos, é pq eles não estão com a polaridade invertida (uma decepção na construção de um instrumento de marca consagrada, coisinha simples deles se atentarem na hora da construção tongue )
Pois é, a Les Paul possui a placa de metal que faz a blindagem na parte frontal da guitarra, mas não tem blindagem na tampa da cavidade do circuito (atrás do instrumento). Meu Gibson Midtown Standard Bass não tinha nem de um lado e nem do outro, mas agora tem.

Quanto aos Rickenbacker, a questão dos captadores não fazerem cancelamento entre si é uma simples questão de tradição, para, em tese, não afetar o timbre clássico dos baixos. Meu luthier fez a blindagem das bobinas e da cavidade do circuito do meu 4003 e o ruído reduziu uns 90%, sem alterar absolutamente o timbre. Há uns meses atrás, cometi o "sacrilégio" de trocar os captadores high-gain originais por um par de Bartolini 6R Rickenbacker Pickup Set (6RT Split Coil Bass Pickup & 6RC Dual Coil Treble Pickup) e, para minha grata surpresa, o timbre o bicho permaneceu incólume (confira no link abaixo), silencioso como se contasse com captação ativa. Wink

https://www.contrabaixobr.com/t37259-tech-21-sansamp-bass-driver-di-v2-no-rickenbacker-4003
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por chiberia Ter Out 25, 2016 2:40 pm

JAZZigo escreveu:
Pois é, a Les Paul possui a placa de metal que faz a blindagem na parte frontal da guitarra, mas não tem blindagem na tampa da cavidade do circuito (atrás do instrumento). Meu Gibson Midtown Standard Bass não tinha nem de um lado e nem do outro, mas agora tem.

Quanto aos Rickenbacker, a questão dos captadores não fazerem cancelamento entre si é uma simples questão de tradição, para, em tese, não afetar o timbre clássico dos baixos. Meu luthier fez a blindagem das bobinas e da cavidade do circuito do meu 4003 e o ruído reduziu uns 90%, sem alterar absolutamente o timbre. Há uns meses atrás, cometi o "sacrilégio" de trocar os captadores high-gain originais por um par de Bartolini 6R Rickenbacker Pickup Set (6RT Split Coil Bass Pickup & 6RC Dual Coil Treble Pickup) e, para minha grata surpresa, o timbre o bicho permaneceu incólume (confira no link abaixo), silencioso como se contasse com captação ativa. Wink

https://www.contrabaixobr.com/t37259-tech-21-sansamp-bass-driver-di-v2-no-rickenbacker-4003

E vc sentiu diferença no seu gibson?

Mas tem isso mesmo da tradição, é o mesmo motivo pelo qual a galera ainda compra reissue daquelas tele com ponte original e pelo qual muita gente não compra violão clássico com tensor... Mas, ow, gostei de saber dessa troca sua. Mais tarde vou ouvir direitinho pq eu ainda estou recolhendo informação pra clássica história do "o que define o som do instrumento"
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por fheliojr Qui Out 27, 2016 10:01 pm

^ meio off-topic: veja se estes 2 artigos lhe ajudam:

http://www.premierguitar.com/articles/24709-mod-garage-demystifying-pickup-parametersdcr?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=PGN%20100816&utm_term=PG%20Weekly

http://www.premierguitar.com/articles/24651-jol-dantzigs-esoterica-electrica-the-new-tone-generation?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=PGN%20-%20101816&utm_term=PG%20Weekly
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Seg Out 31, 2016 2:38 pm

Xandu escreveu:
chiberia escreveu:

Xandu, vou te falar exatamente o contrário do que eu falei. Eu ainda não tenho toda a relação de causa e consequência aqui, mas vou dizer o que encontrei por enquanto
Girar o captador: altera o som do instrumento, mas não mexe na polaridade.

Inverter os fios: quando você inverte os fios, vc muda a entrada e a saída da corrente, o que significa que você inverteu o enrolamento. Aí vc muda a polaridade.

Se você fosse girar algo do cap, seria o imã em si, mas aí é algo não recomendável pq envolve abrir o captador e isso muito provavelmente pode dar errado e quebrar algo.

Eu quero olhar isso ainda mais a fundo, mas a priori, o que eu deixo de palpite é isso. No mais, eu estarei esperando o que mais de instrução/recomendação vir Very Happy

Então, eu girei o captador 180º, coloquei a parte que faz a captação virada para o sentido oposto das cordas, deu até trabalho passar os fios por dentro da capa plástica do captador, e por esse motivo os pinos do captador ficaram fundos na capa plástica, conferi a polarização dos imãs com meu Fender Jazz Bass.

Como inverti tudo, fiquei na dúvida se teria que inverter os fios também, mas está muito melhor que antes em termos de ruídos, nem se compara, agora se puder corrigir a ligação seria o ideal para ficar 100%.

Os captadores antigos originais tem um ganho muito bom, e como o baixo está todo original com os 3 Pots da Giannini do tipo B de 1M, o som está mais para agudo, mais nada que o Tone não resolva. Sei que os Fenders utilizam 250K do tipo A, mas acho que vou deixar do jeito que estar, só queria acertar a questão da polaridade mesmo.

Obrigado pelo interesse.

Abraços.

Somente atualizando a quem interessar, que consegui empurrar os pinos do captador para o sentido oposto, inclusive na parte de cima do captador tinham 2 furos para passarem os fios, dessa forma ficou show, pois os pinos de captação não ficaram fundos na capa, o baixo continou sem ruídos e ainda aumentou o ganho, pois os pinos ficaram mais perto das cordas.

Provavelmente não são todos captadores que aceitam ser feita essa inversão, mas fica minha experiência.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Xandu Seg Dez 12, 2016 1:54 pm

Pessoal,

Só a título de curiosidade ontem soldei uns fios com um jack P10 direto no primeiro Pot de volume do Jaguar Squier, mas tirei a bateria antes.

Como as ligações dos pots até o tone são em paralelo, ele funcionou como se fosse um baixo Passivo, com os controles de volume e tone funcionais.

Gostei do resultado, logicamente no teste mudei a entrada do Amplificador e o deixei o baixo sem bateria.

Quem quiser ter uma ideia do seu funcionamento de forma passiva, é só deixar o pot do boost no mínimo, mas com a bateria instalada,  pois não irá funcionar sem a bateria.

Acho que seria bem fácil deixar ele ativo/passivo com poucas alterações, mas por enquanto vou deixar como estar.

Fiz o teste pois queria testar se o cap Noiseless que coloquei na ponte se estava perdendo muito para o cap anterior, achei o resultado praticamente insignificante, quanto ao HUM o Noiseless realmente resolveu meu problema HUM e ruídos zero.

Abraços

Xandu
Membro

Mensagens : 37
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por felipe freire Seg Mar 02, 2020 11:23 pm

Meu baixo é um Fender Squier Jazz Bass Vintage Modified e venho sentindo o peso (físico) dele ultimamente, o que vem me fazendo pensar em trocá-lo (apesarde curtir bastante seu som).

Vendo fotos do Jaguar Bass, me parece ser um baixo com corpo menor...

Alguém sabe se é mais leve que um JB Vintage Modified?
felipe freire
felipe freire
Membro

Mensagens : 1
Localização : Barra de São João/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por WHead Ter Mar 03, 2020 12:43 am

Felipe, o Squier Jaguar Vintage Modified pesa aproximadamente 3,2kg. Já a versão SS pesa aproximadamente 2,8kg. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 03, 2020 8:30 am

WHead escreveu:Felipe, o Squier Jaguar Vintage Modified pesa aproximadamente 3,2kg. Já a versão SS pesa aproximadamente 2,8kg. Abraço.
affraid Uau!!! Baixos excepcionalmente leves!!!

Onde conseguiu essa informação, WHead?! Tem certeza de que não é fake news?! Suspect

O site abaixo informa que a versão short scale pesa mais de 5 kg, vide:

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Captura-de-Tela-2020-03-03-a-s-08-24-00
https://www.gearank.com/gear/squier-vintage-modified-jaguar-bass-ss
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por WHead Ter Mar 03, 2020 8:55 am

Jazzigo, o peso do modelo 34" está aqui mesmo, neste fórum, no tópico do  Maurício_Expressão. Já a informação do SS eu retirei do http://www.squier-talk.com/. Mas, na dúvida, eu sou mais o que você tá dizendo. Abraço.
Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 S10

WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 03, 2020 10:40 am

WHead escreveu:Jazzigo, o peso do modelo 34" está aqui mesmo, neste fórum, no tópico do  Maurício_Expressão. Já a informação do SS eu retirei do http://www.squier-talk.com/. Mas, na dúvida, eu sou mais o que você tá dizendo. Abraço.
Se não há engano, então são baixos realmente bem mais leves que a média. Por outro lado, achei os 5,034 kg do Jaguar no link que postei excepcionalmente pesado para um short scale. :hmm:

Enfim, com a palavra, os donos de Jaguar Bass. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por WHead Qui Jun 10, 2021 3:48 pm

Amigos, tive problema com o tensor do meu instrumento e estou com dificuldade de conseguir um tensor 58cm, ação simples, pro Squier Jaguar Vintage Modified.. Alguém conhece algum fornecedor? Obrigado.

Edit: já consegui, obrigado.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2746
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por brunoaguiarbass Qui Jun 10, 2021 4:38 pm

JAZZigo escreveu:
WHead escreveu:Jazzigo, o peso do modelo 34" está aqui mesmo, neste fórum, no tópico do  Maurício_Expressão. Já a informação do SS eu retirei do http://www.squier-talk.com/. Mas, na dúvida, eu sou mais o que você tá dizendo. Abraço.
Se não há engano, então são baixos realmente bem mais leves que a média. Por outro lado, achei os 5,034 kg do Jaguar no link que postei excepcionalmente pesado para um short scale. :hmm:

Enfim, com a palavra, os donos de Jaguar Bass. Wink

Como vi essa questão só agora vou deixar registrado aqui o peso do meu Squier Jaguar SS: 3,650 Kg.
brunoaguiarbass
brunoaguiarbass
Membro

Mensagens : 126
Localização : Cataguases - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Squier Jaguar Vintage Modified - Página 2 Empty Re: Squier Jaguar Vintage Modified

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos