Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

+32
BASSIST
Laysson
Fernando Zadá
Renato Nogueira
subgrave
Fabrício Simões
ricargeta
abfandre
ricardorony.boliveira
Joao Tozzi
fheliojr
cristiano luiz steigleder
Felipe Costa
luizzeross
Thales_Sr
GusVCD
RFFanBR
HOTA
Henrique Alencar
andersonlsouza
felix_sjc
Fá Mendonça
Mauricio de Moraes Corrêa
LuCaSbass
Rena Cáceres
Rafael do Baixo
allexcosta
denis lucas
Renato
LENTO
DenisLM
Mr_Arthur
36 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por allexcosta Sáb Set 21, 2013 2:02 pm

ricargeta escreveu:kd o botão curtir?
Lá no Facebook.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por ricargeta Dom Out 13, 2013 9:17 am

allexcosta escreveu:
ricargeta escreveu:kd o botão curtir?
Lá no Facebook.
é serio?
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Laysson Dom Out 13, 2013 11:58 am

Eu sempre fui de acompanhar e tirar músicas de ouvido. Lembro de ter lido uma entrevista de um baixista, talvez o John Paul Jones (Led Zeppelin) em que ele falou que gostava de ligar o rádio e tentar acompanhar as músicas de forma aleatória. Fiz isso por um bom tempo. Era um excelente exercício, eu ganhava agilidade em tornar diferentes padrões de harmonia mais instintivos. O ouvido também ficou mais apurado, e gastava pouco tempo pra estar apto a acompanhar. Em boa parte, isso me ajudou muito à alcançar rapidamente os companheiros ao entrar em novas bandas. Muitas vezes já nas primeiras execuções conseguia os acompanhar. Ao pegar seus trabalhos gravados também ficou bem tranquilo.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por BASSIST Qua Jan 22, 2014 9:27 pm

Vocês conhecem algum programa para PC que "isole" a linha do baixo, ou pelo menos deixe ela mais evidente na música, para facilitar o trabalho do ouvido?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por fheliojr Qui Jan 23, 2014 3:30 pm

^ transcribe.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por BASSIST Qui Jan 23, 2014 9:00 pm

Valeu, vou procurar.

Acho que sou bom para tirar de ouvido, mas tem algumas notas, em algumas músicas, que é muito difícil de descobrir sem a ajuda de algum programa.

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por BASSIST Dom Fev 02, 2014 1:20 am

O que vocês fazem quando uma nota soa melhor, por exemplo, na corda E, porém é mais cômodo e prático tocar a mesma nota na corda A? Isso fica a critério do músico?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Boss2K Dom Fev 02, 2014 1:39 am

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/ZQVpFWdi24M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

http://www.contrabaixobr.com/t19623-workshop-sa-reston-improvisacao

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por edumoraes Seg Fev 03, 2014 10:55 am

fheliojr escreveu:^ transcribe.

Puxa, baixei esse programa e ele me ajudou muito pra tirar uma linha de baixo de uma vinheta que eu estava querendo tocar.
Não sei quais são os outros recursos, mas só o de tocar a música mais devagar sem alterar o tom, já foi uma mão na roda.

Lá pelo fim dos anos 80 e começo dos 90 quando eu tocava, eu tirava som de ouvido num piscar de olhos, escutava poucas vezes e já sabia como tocar no baixo. Agora depois de anos parado, meus ouvidos enferrujaram legal, e esse programa me deu nova esperança, hehe.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por MugiwaraBoy Seg Fev 03, 2014 10:57 am

Eu não tenho muita noção de questão de som das notas certas, clareza para poder saber qual é qual e sempre fui meio preguiçoso pra estudos.

Mais de uns tempos pra cá eu venho treinando da seguinte forma.

Pego uma cifra na internet, não sei ler partitura rsrsrs, então eu pego as notas tônicas "principais" e vou delas tentando tirar de ouvido o restante da linha do baixo.

Geralmente cifras não são 100% certas então eu faço desse modo, nem sempre fica 100% ( e acredito que nunca vá ficar), mais da pra se quebrar um galho e ir acostumando o ouvido. Depois que comecei a fazer assim minha percepção melhorou consideravelmente. Ainda não ta boa como a de muitos, mais esta bem melhor do que era antes.

Abraço.
MugiwaraBoy
MugiwaraBoy
Membro

Mensagens : 296
Localização : Japão

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por rafammbass Seg Fev 03, 2014 11:30 am

Esse tópico é bem interessante. Não havia visto antes.  Very Happy 

O Zadá matou a charada a pau. A grande questão é treinar o ouvido 'gastando' tempo com isso.

Eu comecei na música quando tinha 7 anos com um violino 3/4 chinês que me acompanhou por um bom tempo. No violino as coisas são complicadas. Além da técnica, é necessário ter o ouvido muito bem afinado. No começo (e durante uns 2, talvez 3 anos), meus professores colavam fitas adesivas no espelho do instrumento, para que eu me acostumasse com a região em que deveria tocar as notas.

Essa 'roubadinha' foi definitiva para o treino do meu ouvido. aos poucos, o número de fitas no espelho foi diminuindo até que ficou apenas uma para referência na 3ª posição e eu já estava mais confortável com o instrumento. Após uns 4 anos tocando e estudando diariamente, já tinha domado o espelho e meu ouvido estava bem mais aguçado.

Não vou negar que a prática em conjunto me ajudou bastante. Na orquestra que eu tocava, havia diversos naipes de instrumentos cuja afinação era mais 'precisa' e simples de ser atingida (por exemplo, piano, oboé, clarinete etc). Aos poucos, ficava mais fácil entender os outros instrumentos, percebia a estrutura da música, a harmonia e, com tudo isso, hoje acredito que não tenha problemas em tirar músicas de ouvido/descobrir o tom da música/afinar o instrumento.

Agora vou passar por um processo parecido. Meu novo fretless vem sem linhas e sem bolinhas. Vai ser bacana passar por parte disso de novo!
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por fheliojr Seg Fev 03, 2014 5:54 pm

edumoraes escreveu:
fheliojr escreveu:^ transcribe.

Puxa, baixei esse programa e ele me ajudou muito pra tirar uma linha de baixo de uma vinheta que eu estava querendo tocar.
Não sei quais são os outros recursos, mas só o de tocar a música mais devagar sem alterar o tom, já foi uma mão na roda.

Lá pelo fim dos anos 80 e começo dos 90 quando eu tocava, eu tirava som de ouvido num piscar de olhos, escutava poucas vezes e já sabia como tocar no baixo. Agora depois de anos parado, meus ouvidos enferrujaram legal, e esse programa me deu nova esperança, hehe.

meio off-topic: os plugins audioscore e photoscore do sibelius (programa como o finale) pode ser bem úteis, no dia-a-dia de um músico destreinado, mas não se pode viciar neles, pq, senão, não se evolui, musicalmente.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido? - Página 2 Empty Re: [Dúvidas] O que fazer quando for tirar uma música de ouvido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos