Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estúdio Review: Sincopa - Campinas

+8
Cantão
Thales_Sr
fheliojr
LuCaSbass
Gomba
joabi
Polli
Claudio
12 participantes

Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Claudio Qua Out 26, 2011 1:24 pm

Prezados,

Ontem, durante um bate-papo através de e-mail, acabei descobrindo uma raridade, um estúdio fenomenal, como poucos que se vê por aí. Trata-se do Estúdio Sincopa, em Campinas. Eu passei horas navegando no site deles, e fiquei maravilhado com a descoberta.

Um dos proprietários do Estúdio Sincopa, é Bacharel em Música Popular, e profundo conhecedor da arte da gravação, mixagem e masterização, tem uma extensa discografia com 121 produções assinadas, e ainda assim me veio com a simplicidade de dizer que não ficaria a vontade para divulgar o trabalho dele, pra não ficar parecendo uma auto-promoção, e fora do foco dos temas do Fórum.

Mas o que é bom, não é pra ser divulgado??? ora ora meu caro Joabi, não dá pra deixar passar em branco um espaço maravilhoso como esse, é preciso divulgar sim, e proporcionar aos amigos do Fórum conhecer um trabalho de primeiríssimo mundo realizado aqui no Brasil, por pessoas extremamente competentes como você e seus sócios.

O site do Estúdio, por sí só, já é um excelente review de tudo o que rola por lá. Vale muito a pena visitar e se impressionar com o trabalho primoroso executado pelo amigo Zé Bichoff (Joabi), fazer um "passeio virtual" pelas 6 salas, de gravação e mixagem, e demais dependências, visitar a áera de discografia e ouvir on-line o material que é produzido pelo Estúdio. O endereço é:

http://www.estudiosincopa.com.br


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Polli Qua Out 26, 2011 1:51 pm

O Síncopa é ótimo em todos os sentidos,estrutura,equipamento,técnica..

Mixamos uma "demo" este ano lá,o resultado foi maravilhoso.

Conheço bastante gente que grava ou já gravou lá e nunca ouvi sequer um comentário negativo.

Vale conferir!!

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Qua Out 26, 2011 3:48 pm


E não é que o Cláudio fez o review mesmo! Obrigado, meu caro amigo.

Estou à disposição para esclarecer as dúvidas da galera. Acho que vou acabar encontrando mais amigos que já passaram pelo estúdio, mas que não havia reconhecido pelo nickname.

Polli, qual o nome da sua banda? Será que nos encontramos no estúdio?

Como expliquei para o Cláudio durante nosso papo, o site novo acabou de ser lançado e ainda temos bastante coisa para completar. Nosso foco é apresentar a discografia, que é bastante extensa e variada. Na verdade, estamos perto de 300 discos gravados ao longo desses 10 anos de caminhada. Nem a metade deles foi para o site ainda.


Outros amigos aqui do fórum que já passaram por aqui foram o Jeff Ramalho, com a banda Artefato Groove Rock:

http://www.contrabaixobr.com/t16880-artefato-groove-rock?highlight=artefato

E também o Renatogaragerock, que gravou com a banda Del-O-Max, trabalho que inclusive saiu em Vinil. Bem interessante.

Abraço a todos,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Polli Qua Out 26, 2011 4:09 pm

^Joabi,quem fez a mix foi o Matheus Baraçal (Bagá) e o Fábio Augustinis,eu não pude ir infelizmente.

A banda é " Estações Brasileiras".


Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Gomba Qua Out 26, 2011 4:14 pm

Você não gosta de mesa de som? Faz tudo direto na interface / mac?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Qua Out 26, 2011 4:25 pm

Polli escreveu:^Joabi,quem fez a mix foi o Matheus Baraçal (Bagá) e o Fábio Augustinis,eu não pude ir infelizmente.

A banda é " Estações Brasileiras".


Legal, Polli. Estou me lembrando agora. Quem mixou foi meu sócio Ricardo. Apareça quando puder, ok? up

Gomba escreveu:Você não gosta de mesa de som? Faz tudo direto na interface / mac?

Gomba, as interfaces que usamos não têm preamplificação, justamente para que se possa escolher qual pré usar e com o tempo acabamos optando pelo uso de prés externos na sala de gravação. Como trabalhamos com gêneros musicais bem variados, isso funciona melhor do que ter, por exemplo, 32 canais de preamplificação idênticos. Mantivemos uma mesa até termos uma quantidade suficiente de canais com os prés que queríamos.
Para a sala de Mix, usamos um Summing Mixer da Neve.

abs,


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por LuCaSbass Qua Out 26, 2011 4:34 pm

Bem legal, já tinha visto o site(ou era o antigo?) hehe

Espero um dia poder conhecer pessoalmente, realmente o estudio é top!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por fheliojr Qua Out 26, 2011 5:46 pm

po, Joabi, escondendo o jogo... hehehe parabens!!
qnd vai haver uma filial dele em fortaleza? Razz

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Qua Out 26, 2011 8:34 pm

LuCaSbass escreveu:Bem legal, já tinha visto o site(ou era o antigo?) hehe

Espero um dia poder conhecer pessoalmente, realmente o estudio é top!

Colocamos no ar há uns 20 dias. Se foi antes disso, você viu a versão antiga, que era muito mais simples e tinha outro layout também.
Estamos de portas abertas, venha quando quiser, Lucas!

fheliojr escreveu:po, Joabi, escondendo o jogo... hehehe parabens!!
qnd vai haver uma filial dele em fortaleza? Razz

Você está reclamando à toa, Fortaleza é um pulinho daqui de Campinas. hehehe Quase que eu fui buscar a caixa que era do Cid a pé, juro mesmo. Só não fui mesmo porque era muito pesada pra trazer na mão.
lol!

fheliojr, muitos trabalhos hoje são feitos à distância, recebendo o material gravado em outros lugares para mixar aqui. Outras pessoas nos dão a honra de vir gravar conosco, apesar da distância. No ano passado gravamos uma banda australiana, e em dezembro próximo começa uma produção de um povo de Manaus.

Se rolar uma filial por aí, não sei não... acho que nem vai dar vontade de trabalhar mais, pelo que elogiam a cidade! What a Face

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Polli Qua Out 26, 2011 8:52 pm

joabi escreveu:
Polli escreveu:^Joabi,quem fez a mix foi o Matheus Baraçal (Bagá) e o Fábio Augustinis,eu não pude ir infelizmente.

A banda é " Estações Brasileiras".


Legal, Polli. Estou me lembrando agora. Quem mixou foi meu sócio Ricardo. Apareça quando puder, ok? up


Ainda não tinha visto as fotos do pessoal do Algaravia ( Fábio Augustinis,Eloá )no site,aliás o site está lindo demais!!

Parabéns Joabi,e vida longa ao Síncopa!!

Abraço

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Thales_Sr Qua Out 26, 2011 9:31 pm

Por que esse review só chega depois que eu saio de Campinas? Mad
Mas não tem problema, vou ter que dar uma passada na cidade pelo menos uma vez, quero conhecer o estúdio.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Cantão Qua Out 26, 2011 10:32 pm

Parabéns pelo excelente trabalho Joabi , e que coisa linda o estúdio...vida longa ao Sincopa... cheers

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Qui Out 27, 2011 1:00 am

Thales_Sr escreveu:Por que esse review só chega depois que eu saio de Campinas? Mad
Mas não tem problema, vou ter que dar uma passada na cidade pelo menos uma vez, quero conhecer o estúdio.

Pô Thales, achei que você ainda estivesse por aqui. Comentei num email com o Cláudio exatamente isso, que a correria do dia-a-dia não tinha ainda me deixado te chamar para uma visita decente, mas sinceramente achei que conseguiria fazer isso antes do Encontro de SP.
Quando voltar me avisa, ok? Vamos combinar. up

Achei que a galera aqui nem se ligava tanto em coisas de estúdio, com excessão de alguns, mas acho que me enganei... Neutral


Cantão escreveu:Parabéns pelo excelente trabalho Joabi , e que coisa linda o estúdio...vida longa ao Sincopa... cheers

Valeu Cantão!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Claudio Qui Out 27, 2011 8:32 am

joabi escreveu:
E não é que o Cláudio fez o review mesmo

Com certeza, e se você e teus sócios permitirem, seria legal fazer um video-review, mostrando os detalhes das salas e das ilhas de edição.

Gomba escreveu:Você não gosta de mesa de som? Faz tudo direto na interface / mac?

Eu também não utilizo mesa tem pelo menos 2 anos... a questão pra mim não é nem de "gostar", é de não ser necessário mesmo.

O Logic, em conjunto com a interface, te dá um mixer poderoso, e que assume integralmente o controle dos intrumentos plugados na interface, fazendo com que o mixer físico fique sem utilidade. Pra não ficar com o mixer "encostado", e não sacrificar o Mac/Interface, levei o mixer pro estúdio de ensaio... lá ele ainda tem utilidade!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Qui Out 27, 2011 12:06 pm


Cláudio, não vou prometer porque já estou devendo algumas gravações e vídeos para muita gente aqui do fórum, não quero te deixar na fila... rsrs

Tem alguns vídeos no Youtube que mostram um pouco do estúdio, apesar de serem antigos e os equipamentos já terem mudado muito, mas pelo menos dá pra ver melhor o lance das salas:

CD do Ramon Montagner, baterista da Luiza Possi

No time: Ramon Montagner (bateria), Ivan Teixeira (teclado), Gustavo Barros (guitarra), Leandro Matsumoto (baixo).
Detalhe que foi nesse dia que conheci o grande Matsumoto, baixista que toca com o Pedro Mariano, e conheci também os baixos da marca Lancer, e me motivei a ter um baixo desse luthier. Very Happy





Rosa de Saron:

Banda católica, durante o início das gravações do CD Horizonte Distante, que foi indicado ao Grammy Latino em 2010.



abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por wodtke Sex Out 28, 2011 4:54 pm

bah que estudio animal!

curti muito o site, to viajando aqui olhando cada peça e equipamentos
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por renatogaragerock Sex Out 28, 2011 7:44 pm

Não posso mesmo deixar de comentar o ótimo trabalho do Síncopa.
Gravamos lá com o Del-O-Max, sendo que tínhamos dezenas de peculiaridades que gostaríamos de alcançar em um estúdio.
Uma delas era a dificuldade de conseguirmos captar em estúdio o peso da banda ao vivo, ainda mais considerando que utilizávamos 2 baixos. Para casar bem com tanto grave, nosso baterista tinha um bumbo enorme, que, se não me falha a memória, inaugurou um microfone do estúdio capaz de captar todas essas baixas frequências. E no fim, a ideia era passar esse material para vinil, o que tem diversas peculiaridades em relação ao som digital (por exemplo, o vinil tem uma janela de frequências menor, mas uma dinâmica bem maior. No vinil, algumas frequências ficam mais apagadas e outras aumentadas, e assim, a master já deve prever algumas dessas nuances). Assim, imagino que demos trabalho ao pessoal do estúdio, mas o resultado foi mesmo muito bacana.
O lado "humano" também foi imprescindível, já que a equipe toda nos deixou bem a vontade para a criatividade (algumas músicas acabaram de ser compostas já no processo de gravação) e sempre se mostraram abertos a qualquer "experimentalismo" que queríamos testar nas gravações, sempre tendo o bom senso deles como alicerce.
Assim, recomendo muitíssimo.

Música gravada, mixada e masterizada no Síncopa (considerem que o youtube faz com que os graves percam significativamente a qualidade):


Sessão de gravação ao vivo no Síncopa (imagens do estúdio - áudio sem mixagem, masterização e nem nada - apenas o momento capturado)

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Ricardo Sex Out 28, 2011 8:49 pm

^^Rock'n'roll de primeira!

____________________________
"Spend more time looking at the fingerboard and less time looking at the headstock".
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Out 29, 2011 8:06 pm

ÊEEEEEEEEEEEEE, meu amigo, escondendo o ouro do bandido, hein?!
Estou longe de Campinas, mas quem sabe, né?
Amanhã, posso estar por aí.
Parabéns claps Torço para que continue com o excelente trabalho up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Dom Out 30, 2011 2:07 am

wodtke escreveu:bah que estudio animal!

curti muito o site, to viajando aqui olhando cada peça e equipamentos


Valeu wodtke! Fique à vontade no site, a casa é sua!


renatogaragerock escreveu:Não posso mesmo deixar de comentar o ótimo trabalho do Síncopa.
Gravamos lá com o Del-O-Max, sendo que tínhamos dezenas de peculiaridades que gostaríamos de alcançar em um estúdio.

...nosso baterista tinha um bumbo enorme, que, se não me falha a memória, inaugurou um microfone do estúdio capaz de captar todas essas baixas frequências.

E no fim, a ideia era passar esse material para vinil, o que tem diversas peculiaridades em relação ao som digital (por exemplo, o vinil tem uma janela de frequências menor, mas uma dinâmica bem maior. No vinil, algumas frequências ficam mais apagadas e outras aumentadas, e assim, a master já deve prever algumas dessas nuances). Assim, imagino que demos trabalho ao pessoal do estúdio, mas o resultado foi mesmo muito bacana.


Valeu, Renatão! Saudades de você, meu caro, e desse monte de baixos bons aí. O projeto do Del-o-Max foi realmente muito bacana e diferente do nosso dia-a-dia, cheio de desafios, do jeito que gostamos. Na próxima atualização do site ele vai estar lá, com certeza. Teremos muito trabalho pela frente para subir tudo.

Sobre a gravação do bumbo, me lembro de algo a respeito, mas tenho certeza que não foi o mic que inauguramos, pois o Sennheiser E602 que usamos nessa gravação já era velho de guerra, mesmo naquela época. Deve ter sido algum pré novo, ou coisa assim...

A master para vinil é bem diferente mesmo. Você se lembrou bem.

O segundo vídeo que você postou mostra muito bem aquilo que acreditamos, que o som tem vir o mais pronto possível desde a captação. Apesar da voz ser guia, os timbres já chegam muito prontos. Essa história de "deixa que eu resolvo na mix" (ou na master) realmente não funciona.


Tarcísio Caetano escreveu:ÊEEEEEEEEEEEEE, meu amigo, escondendo o ouro do bandido, hein?!
Estou longe de Campinas, mas quem sabe, né?
Amanhã, posso estar por aí.
Parabéns claps Torço para que continue com o excelente trabalho up

Tarcísio, vai ser um prazer te receber aqui. Venha mesmo! Valeu!

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por joabi Sáb Dez 10, 2011 12:49 am


Aproveito para divulgar mais projeto que acabou de sair do forno: Mustache Rock



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Claudio Sáb Dez 10, 2011 12:58 pm

Altíssimo nível... qualidade indiscutível. Aproveitei tambem para assistir o Making of. Muito bom!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Cantão Sáb Dez 10, 2011 6:07 pm

ClaudioBass escreveu:Altíssimo nível... qualidade indiscutível. Aproveitei tambem para assistir o Making of. Muito bom!
(2)... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21771
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Estúdio Review: Sincopa - Campinas Empty Re: Estúdio Review: Sincopa - Campinas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos