Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Susto com Fonte 9V

+2
nukebass
joabi
6 participantes

Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 12:34 pm


Pessoal,

A estória começou quando resolvi testar com o multímetro uma extensão multiplugs para fonte de 9V, só para ter certeza que não havia nenhum curto-circuito, antes de começar a usá-la.
Como estava com a mão na massa, peguei algumas fontes 9V que tenho e comecei a testá-las também, para ver qual seria o resultado. Tomei um susto com uma delas.

Olha a especificação:

- 9V DC e corrente de 200mA

Susto com Fonte 9V Fonte9vmacro

Susto com Fonte 9V Fonte9v


E olha o resultado obtido no medidor:

Susto com Fonte 9V Fonte9vmedidor

15,23V!!!

Todas as fontes que fiz a medição (4 fontes no total) deram resultado acima da tensão especificada, mas nada que preocupe, geralmente foi cerca de 0.3 ou 0.4 Volts acima. Mas essa aí me surpreendeu... felizmente ela está prestes a ser aposentada.

Por curiosidade e como termo de comparação, medi uma bateria Duracell nova: 9,3V.

Quem tiver chance de medir as suas fontes, eu recomendo.

abs,


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por nukebass Sex Ago 12, 2011 12:43 pm

Há uma explicação para isso... e está explícita na parte de baixo da etiqueta... a última coisa que tem escrita.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 12:46 pm


hahaha claro! É isso!

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Lapetina Sex Ago 12, 2011 1:15 pm

ahuahhua boa!
não ligou no 220 a fonte não né???

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por RFFanBR Sex Ago 12, 2011 1:20 pm

Pior que a gente vai nas lojas e só encontra essas porcarias chinesas.

Adoro minha FTG que tem uns 20 anos de idade já.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Thales_Sr Sex Ago 12, 2011 1:28 pm

Opa, isso aí é mais do que normal.
Fonte não estabilizada dá um valor de tensão acima do especificado, quando está sem carga.

A medição correta, nesse tipo de fonte, é colocar uma carga que puxe os 200 mA, e aí sim medir a tensão. Não precisa tomar susto.

Eu uso aqui no Bass Attack uma fonte Zoom 9V não estabilizada, que em vazio dá esses 15V também. Usando no Bass Attack, ela deve estar dando entre 11 e 13 volts. E claro, uma certa quantidade de "hum".

Se quiser usar essa fonte pra alimentar UM pedal de baixo consumo (pré, overdrive, fuzz), pode comprar um 7809 e botar nela. Provavelmente a placa até já tem os furinhos pra soldar o regulador...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 1:47 pm


Thales, essa fonte veio junto com um dos meus pedais. Vou investir numa fonte única para todos, já que estou terminando de montar minha primeira pedalboard.
Acho que vou de 1SPOT.
Aproveitando o assunto, uma fonte de notebook ASUS, de 9,3V e 2,4A poderia ser usada para alimentar pedais? Tenho uma dessas, mas teria que inverter a polaridade.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Lapetina Sex Ago 12, 2011 1:50 pm

^vai de 1 spot!
muito pratica!
no ebay o kit sai por menos de 50 dolares!
recomendo

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Yngway Sex Ago 12, 2011 1:53 pm

Thales_Sr escreveu:Se quiser usar essa fonte pra alimentar UM pedal de baixo consumo (pré, overdrive, fuzz), pode comprar um 7809 e botar nela. Provavelmente a placa até já tem os furinhos pra soldar o regulador...

Sem um dissipador? Eu costumo usar reguladores nas minhas gambiarras e aquilo esquenta demais. Sempre tenho receio que queime.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 2:10 pm

Lapetina escreveu:^vai de 1 spot!
muito pratica!
no ebay o kit sai por menos de 50 dolares!
recomendo

Então, acho que vou comprar por aqui mesmo... na Dodô Audrin está por 79.00, pronta entrega.

http://dodoaudrin.com.br/produtos/fonte-visual-sound-1-spot

Já tenho 2 extensões para 5 pedais que comprei de um fabricante brasileiro, muito boas e baratas. Falei delas nesse tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t2102p50-uma-fonte-de-pedais-q-substitui-10-voces-jah-viram#359926


Mas, se for possível usar a do laptop, nem vou precisar comprar outra. Ela é bem pequena e fornece uma boa quantidade de corrente, além de ser bi-volt automática. Vamos ver o que o Thales me orienta...

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Lapetina Sex Ago 12, 2011 2:12 pm

é nesse caso sim
pois na dodo é so a fonte, sem as extensão e os adaptadores para bateria e inversores


____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Yngway Sex Ago 12, 2011 2:20 pm

Lapetina escreveu:é nesse caso sim
pois na dodo é so a fonte, sem as extensão e os adaptadores para bateria e inversores


Eu comprei esse da Dodo. Fiz a extensão pra 5 em casa e ficou ótimo.

A única tristeza é que, como falaram, não se acha plug em L.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Thales_Sr Sex Ago 12, 2011 2:21 pm

joabi escreveu:
Thales, essa fonte veio junto com um dos meus pedais. Vou investir numa fonte única para todos, já que estou terminando de montar minha primeira pedalboard.
Acho que vou de 1SPOT.
Aproveitando o assunto, uma fonte de notebook ASUS, de 9,3V e 2,4A poderia ser usada para alimentar pedais? Tenho uma dessas, mas teria que inverter a polaridade.

abs,
A 1spot é ótima.

Pode usar a fonte de notebook sim, se ela garantir os 9,3 volts... Checa só a polaridade.

Sem um dissipador? Eu costumo usar reguladores nas minhas gambiarras e aquilo esquenta demais. Sempre tenho receio que queime.
Sem dissipador. Até 300 mA não precisa.
Eu tenho uma fonte de 200 mA montada por mim, reaproveitei a placa de uma fonte fuleira e soldei os componentes tudo lá, já dei curto nela por mais de um minuto e ela continua firme e forte.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 2:36 pm

Lapetina escreveu:é nesse caso sim
pois na dodo é so a fonte, sem as extensão e os adaptadores para bateria e inversores


Pois é, por enquanto não tenho necessidade desses adaptadores... meu set é mais do que reduzido. Tenho pouco pedais e a maioria é só pra roteamento (A/B/C switch, loop blender, DI e afinador), com consumo bem pequeno. Quando a 'família' aumentar, a gente vê o que faz...


Yngway escreveu:

Eu comprei esse da Dodo. Fiz a extensão pra 5 em casa e ficou ótimo.

A única tristeza é que, como falaram, não se acha plug em L.

Yngway, dá uma conferida nesse tópico que citei um pouco acima, sobre a extensão multiplugs. A minha é com pinos em L e é jóia. Paguei 18,00 Dilmas.


Thales_Sr escreveu:
A 1spot é ótima.

Pode usar a fonte de notebook sim, se ela garantir os 9,3 volts... Checa só a polaridade.


Thales, sem carga ela deu 9,65V. Acho que não vou precisar da 1SPOT por enquanto, então.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Yngway Sex Ago 12, 2011 2:58 pm

joabi escreveu:
Yngway, dá uma conferida nesse tópico que citei um pouco acima, sobre a extensão multiplugs. A minha é com pinos em L e é jóia. Paguei 18,00 Dilmas.

Eu tinha visto, mas achei que não vale o preço por uns pluguezinhos. Apesar de não serem em L, gastei 5,50 pra fazer o meu.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Thales_Sr Sex Ago 12, 2011 3:22 pm

É que o plug em L é mais caro mesmo. Se não precisar dele, dá pra economizar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por joabi Sex Ago 12, 2011 4:21 pm

Yngway escreveu:
joabi escreveu:
Yngway, dá uma conferida nesse tópico que citei um pouco acima, sobre a extensão multiplugs. A minha é com pinos em L e é jóia. Paguei 18,00 Dilmas.

Eu tinha visto, mas achei que não vale o preço por uns pluguezinhos. Apesar de não serem em L, gastei 5,50 pra fazer o meu.


Pois é... comparando com a original da 1SPOT, que custa 40,00 até que está bom, mas comprando os plugs fica mais em conta mesmo. Acabei optando pelo L pois fica mais escondido, e, como economizei muito na construção da pedalboard (gastei 44,00, pois fiz de madeira), resolvi pegar esses aí mesmo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Susto com Fonte 9V Empty Re: Susto com Fonte 9V

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos