Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

+6
LuCaSbass
José Carlos
Gomba
Fernando Zadá
Tonante
Tucone
10 participantes

Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 12:27 pm

Amigos, como disse num papo que começou em outro tópico

https://www.contrabaixobr.com/t17281-show-itibere-dia-17-07-11#351502

preciso resolver a seguinte questão... Em um dos grupos que toco, somos dois baixistas revezando nas músicas...

Na maioria dos lugares, só temos um amp disponível... Gostaria de saber como poderíamos compartilhar o mesmo amp, mas com mandadas diferentes para a mesa... Existe alguma forma de fazer isso?

Me desculpem se minha dúvida é muito tosca, mas eu não consegui pensar como fazer isso...


Última edição por Sá Reston em Ter Jul 19, 2011 12:52 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Tucone Ter Jul 19, 2011 12:30 pm

Você poderia botar um directbox pra cada baixo (consequentemente pra cada canal da mesa) e depois mandar pra um A/B e dai pro ampli.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Tonante Ter Jul 19, 2011 12:31 pm

^suspeitei desde o princípio... era exatamente isso que iria dizer!!!!

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 12:32 pm

Olha que beleza!

Se for só isso, tá resolvido!!

Obrigadaço!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 19, 2011 12:40 pm

É uma boa solução mas o som que vai pra mesa pelo direct vai ser o baixo puro não é isso?
Qualquer pré tipo Hartke Bass Attack ou Tone Hammer poderiam substituir o direct ai e uma saida vai pra mesa e outra pro ampli ai você tem seu timbre independente do dele.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 12:46 pm

Normalmente é como eu uso, o som que vai pra mesa é limpo mesmo...

Com relação ao timbre do amp, se eu usasse um pré, meu timbre nao seria totalmente independente do do outro baixista, pois eu teria que confirgurar o pre de acordo com a equalização que ele fizer do amp... Acho que é isso que vc está dizendo, né Zadá?

Como quero me prevenir (e em alguns lugares não vai ter nem DI sobrando), um BDI Behringer sem estar acionado funciona como uma né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 19, 2011 12:53 pm

Acho que pra isso que quer funcionaria sim. O Tone Hammer já usei assim e rola numa boa.
O que penso do pré é justamente ficar independente pois se o outro baixista no seu caso é o chefe da gig ele timbra pra ele relax e ai você, depois que ele timbrou, timbra o seu pelo pré. Totalmente independente não vai ser mas você fica mais tranquilo e com mais opções.
Esqueci de dizer que no Tone e no Hartke você tem opção de enviar o sinal via saída balanceada para a mesa ou limpo ou com o pré você escolhe.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Gomba Ter Jul 19, 2011 1:02 pm

uma mesinha de som pequena serve... Aí você usa 2 outs (endereça 1 baixo pra L outro pra R) e usa 1 auxiliar pro amp...

Recomendo a Yamaha MG82... (nada de behringer...)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por José Carlos Ter Jul 19, 2011 1:04 pm

Ou usar um AB na saída também
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 19, 2011 1:07 pm

Se quiserem gastar mais, compra um Radial Tonebone BassBone... São dois canais, mas cada um com equalização independente:

http://dodoaudrin.com.br/produtos/pedal-radial-tonebone-bassbone

Ai o ideal seria deixar o amp e mesa flat... o Itibere timbra no circuito do baixo dele(ou no amp mesmo se for o caso) e pluga no canal 1 do Bassbone, e vc pluga seu Squier(passivo) no Canal 2 e timbra no Bassbone. O legal ai é que vc também controla o volume dos dois canais, podendo deixar equilibrado... E alem disso o Bassbone tem saída DI também.
E legal que tem um boost para solos também e outras utilidades...

Estou doido pra pegar um desse, pra usar dois baixos(um ativo e um passivo ainda por cima) em uma gig é uma mão na roda!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 1:17 pm

Acho que o mais fácil vai ser mesmo o lance de duas Directs + um A/B box...

Com relação ao amp e as diferenças de volume, a gente dá um desconto e compensa no retorno, algo do tipo. Ou então uso um pré externo no lugar da Direct e controlo o ganho no pedal, acho que pode ser uma boa solução mesmo... Pelo menos teremos duas vias tanto no PA qto nos monitores, então dá pra regular cada um no PA e nas nos retornos dos outros músicos, sem rolar diferença de volume entre um baixista e outro tanto pra eles qto pro público. Fica só a questão do amp mesmo pra resolver.

O baixo do Itiberê é passivo tb, então isso já facilita um pouco...

Falei do BDI pq tenho um aqui, comprei com o intuito de usar só como DI mesmo e nunca usei... Pelo visto vai ter utilidade qdo faltarem DIs (mas é só a gente acrescentar uma no Rider e não devemos ter maiores problemas)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por jgs Ter Jul 19, 2011 2:48 pm

eu tenho um bdi "sobrando" notme

e se fossem os 2 baixos simultaneamente, acho que bastaria um ABY box (que pode rotear 2 entradas pra 1 saida, e vice-versa) em vez de um AB box...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Daniel Ter Jul 19, 2011 3:53 pm

José Carlos escreveu:Ou usar um AB na saída também

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Fake+smile2

____________________________
Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Daniel Ter Jul 19, 2011 3:56 pm

Ah, eu usaria o spliter de sinal antes do AMP, e vcs dois mesmos pisam nele na hora de cada um tocar.

Nao precisa de dois canais na mesa, pq só um vai tocar por vez.

____________________________
Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 3:58 pm

Daniel escreveu:Ah, eu usaria o spliter de sinal antes do AMP, e vcs dois mesmos pisam nele na hora de cada um tocar.

Nao precisa de dois canais na mesa, pq só um vai tocar por vez.

A idéia é essa mesmo cara, usar o AB antes de ir pro amp.

Precisa de dois canais sim, pois cada um vai ser equalizado de uma forma (instrumento e pegada diferentes)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 19, 2011 4:05 pm

Com o pré você resolve isso timbrando no pré inclusive ganho e usa um só canal saindo do ampli.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Daniel Ter Jul 19, 2011 4:07 pm

Sá, deixa o amp flat e timbra no pré, como o Zadá sugeriu. acho que é o mais simples a ser feito quando se compartilha o amp. Numa pisada vc vai ter o seu som, e ele o dele, prontinhos.

____________________________
Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 4:10 pm

Fernando Zadá escreveu:Com o pré você resolve isso timbrando no pré inclusive ganho e usa um só canal saindo do ampli.

Cara, mas canal na mesa geralmente não é problema... E estando com o pré, manda dele direto pra mesa, né?

E nem eu nem o Itiba curtimos mandar o som do amp pro PA...

No caso de faltarem canais na mesa, aí acho que é só passar pelo AB antes de mandar pra Direct Box, da direct puxa pra mesa e pro amp... Ainda assim eu teria a opção de usar o pré, pra timbrar e controlar o ganho, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Guilé Ter Jul 19, 2011 4:16 pm

Double Post Detected

up


Última edição por Guilé em Ter Jul 19, 2011 4:17 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Guilé Ter Jul 19, 2011 4:17 pm

Daniel escreveu:
José Carlos escreveu:Ou usar um AB na saída também

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Fake+smile2

:gutojoinha:

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 4:19 pm

Daniel escreveu:Sá, deixa o amp flat e timbra no pré, como o Zadá sugeriu. acho que é o mais simples a ser feito quando se compartilha o amp. Numa pisada vc vai ter o seu som, e ele o dele, prontinhos.

Cara, pra mim a timbragem no palco nem seria problema... Isso se resolve com um pre mesmo caso seja necessario...

Minha questao maior era poder ligar os dois baixos mandando pra dois canais na mesa e usando o mesmo amp...

Com as dicas aí acho que já matamos a charada.

Baixo 1 ------ Direct Box 1 ------ Canal 1 da Mesa
```````````````` ``|
````````````````A/B Box----Amp
``````````````````|
Baixo 2 ------ Direct Box 2 ------ Canal 2 da mesa


Com opção do pré substituindo a Direct Box 2, ou entre a DI 2 e o A/B, aí só afetaria o som do amp.

Acho que é isso né?


Última edição por Sá Reston em Ter Jul 19, 2011 4:24 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 19, 2011 4:23 pm

Pelo que postou acho que seria sim só que dos dois baixos vai pro direct ai depois de lá um pra mesa e um pro AB e ampli
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Convidado Ter Jul 19, 2011 4:23 pm

Postamos juntos hehe

Na verdade o forumeiros muda a diagramação, seria saindo das 2 directs e indo pro A/B box e nao dos baixos (eles nao tem 2 saídas ehehehe)

Dei uma corrigida tosca lá

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 19, 2011 4:40 pm

Acho que assim fecha fácil. e o AB geralmente é relax e mais em conta.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Gomba Ter Jul 19, 2011 9:59 pm

Gente, A/B box não é a solução mais indicada porque os baixos tem volumes diferentes e podem necessitar de equalizações diferentes no amp. Não dá pra ficar mudando isso a cada música. Sá, consulta o operador de audio de vocês, ele deve ter uma solução prática pra isso.

Se eu fosse operador de vocês eu faria isso:
- no setlist/mapa de palco eu pediria 2 amps de baixo com 1 stack de caixas cada!
- pra locais menores, uma mesinha de som. 2 canais, cada baixo de 1 lado e usando o auxiliar pra regular o volume do baixo.
- pra locais grandes com disponibilidade de muitos monitores mas somente um amp, pode-se usar um setup de via de altas + sub (side) pra usar como monitor pra algum de vocês e o amp fica pro outro (ou esse setup fica pros dois)


A solução de pré que o Lucas falou pode ser uma boa. E menos trabalhoso, mas tem que ver se o Itiberê topa. Na pior das hipóteses vai o AB box mesmo.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 20, 2011 6:17 pm

^
desde o principio sugeri o AB e um pré que ai o Sá se vira e timbra o dele mais pelo pré..
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Aldo MF Seg Jul 25, 2011 8:02 pm

Eu uso o seguinte set para dois baixos e um combo:

1) BASS 1 + BASS 2 >>> Canal INPUT 1 e INPUT 2 do DI duplo ART DPDB;
2) SAIDAS XLR 1/2 do DI ART >>> MIXER (canal 1 = bass1 / canal 2 = bass 2;
3) SAIDAS IN/THRU 1/2 do DI ART >>> BOSS LINE SELECTOR LS-2;
4) BOSS LS-2 para COMBO

No BOSS LINE SELECTOR posso selecionar qual bass estará mandando o sinal para o combo, inclusive controlando o GAIN de cada bass, fica muito prático e confiável.

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Bossls2



Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Bossartdpdb


Aldo MF
Aldo MF
Membro

Mensagens : 298
Localização : Blumenau SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dois baixos, dois baixistas, um só amp... Empty Re: Dois baixos, dois baixistas, um só amp...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos