Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

+3
CG
Mauricio Luiz Bertola
José Carlos
7 participantes

Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jun 23, 2011 1:53 pm

Boa tarde galera!

Resolvi fazer esse tópico depois que li o tópico do amigo pedro oswaldo da criação de caixas handmade por ele próprio, em Amplificadores e monitoração. Resolvi também que a confecção de caixas handmade poderia sanar senão todos, parte dos meus problemas com transporte de "peso", e fazer um set com uma configuração diferente do que se vê no mercado. Para a confecção defini como material: Courino ou carpete para forração, cantoneiras plásticas quadradas, alças laterais pequenas (do tipo das caixas ativas de som pequenas), falantes da marca oversound, próprios para caixas acústicas de contrabaixo.

Pretendo montar com um amigo que trabalha em loja de montagem de som automotivo, então a confecção acerca da litragem ele conhece, além de que o site da oversound fornece uma tabela com o projeto para cada tipo de falante da marca, o que facilita muito o processo todo. Porém, o que realmente é necessário para se montar uma caixa além de falante, conector traseiro (speakon) e driver? Exite algum outro dispositivo que interliga tudo, um divisor de frequência, etc? A colocação de um tecido forrando a parte interna da caixa, qual a função, a recomendação para utilização do mesmo?

agradeço quem puder complementar o tópico com informações pertinentes, porque irá me ajudar particularmente e a todos que desejam fazer algo parecido e que não conheçam muito acerca do assunto! up
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 7:48 pm

Cara, eu monto minhas caixes e não uso de modo algum drivers, cornetas, tweeteres e etc. É uma questão de gosto pessoal.
Não há, em princípio, mesmo numa caixa de 2 vias, necessidade de divisor de frequencia, apenas capacitores para "corte" de frequencias no driver.
Eu uso conector p-10 fêmea padrão para conecção, e isso, para mim, basta.
Quanto a tecido absorventes acústicos internos, há controvérsias sobre seu uso. Eu não usei, mas colegas aqui muito mais qualificados que eu usam e recomendam.
No mais, a caixa deve ser construída com compensado "naval" (de alta qualidade), de 20mm de espessura, com bordas coladas e aparafusadas e reforços internos em madeira; ou seja, tem que ser forte...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jun 23, 2011 8:37 pm

Entendo Bertola, o uso do compensado naval ou outra madeira tão resistente quanto é ideal, como vc disse tem que ser forte, assim como a fixação das partes deve ser feita com parafusos. O uso do tecido absorvente não é regra, e tb não existe uma regra de quantidade para aplicação correto?

Outro ponto, quanto a impendância do conjunto (sendo o falante de 8Ω, e o driver de 8Ω) os dois somados ficariam 4Ω?

E se eu quisesse que a caixa tenha 8Ω usando esta configuração, como consigo?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 8:54 pm

Cara, vc só conseguirá uma caixa de 8ohms com a ligação em paralelo de 2 falantes (ou falnte ou corneta/driver) de 16ohms.
Se ligar em série dois falantes de 8 ohms, dará 16 ohms.
Para obter 8 ohms vc terá que ligar, ou dois falantes de 16 ohms em paralelo, ou dois de 4 ohms em série.

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jun 23, 2011 9:13 pm

Entendido!

Meu projeto inicial era fazer uma caixa com falante e driver (250W + 50W), totalizando 300W, ambos 8Ω. Você disse que não gosta de drivers, tweeters, etc. O falante realmente dá conta de reproduzir os médios e agudos sem a necessidade de tweeter ou driver?
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 9:46 pm

No meu entender sim.
Mas, veja bem... Eu toco rock, quase nunca uso "slap" e outras técnicas sofisticadas, ademais, minha concepção é mais "harmônica" (no contêxto da minha banda), e eu sempre privilegio os sons graves; portanto, esses dispositivos acabam por me atrapalhar mais do que outra coisa.
Dê um,a olhada nos vídeos de minha banda (procure por "Os Biltres" no yu2be, principalmente uma gravação do sábado passado (dia 18), no qual estou tocando com minha caixa 1X15 "handmade" (falante Eminence de 250WRMSe 4 ohms) e meu cabeçote Yorkville Bloc 150B


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qui Jun 23, 2011 9:51 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 9:48 pm

https://www.youtube.com/watch?v=Kn-4iHctDWM
P.S: Tanto a caixa, quanto o baixo, quanto a telecaster do Raphael foram construídos por mim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jun 23, 2011 9:54 pm

Que timbrasso! Entendi o conceito, até porque eu tiro um bom som com minha caixa atual e ela não tem nada além de falantes.

Parabéns pelo seu trabalho, e também pelo som da banda! muito bom!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 10:26 pm

José Carlos escreveu:Que timbrasso! Entendi o conceito, até porque eu tiro um bom som com minha caixa atual e ela não tem nada além de falantes.

Parabéns pelo seu trabalho, e também pelo som da banda! muito bom!
Obrigado cara, muito gentil de sua parte. cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por CG Qui Jun 23, 2011 10:45 pm

Disvirtuando... Parabéns Bertola, um vídeo melhor que o outro!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 11:27 pm

^ Obrigado CG, eu me esforço... e me divirto bastante, eh,eh,eh....
José Carlos,
Talvez uma boa suloção para vc seja um tipo de projeto que eu fiz; uma caixa com 2 falantes seleniuns de 8 ohms, ligados em paralelo (total 4 ohms).
Minha caixa foi construída com 1 selenium 15PW5 e um 8PW3, sendo este com um capacitor "corta-baixas" e isolado (a caixa tinha uma divisão interna).
Talvez, se vc usá-se um 12PW5 e um 8PW3 funcionasse bem e ficaría de bom tamanho.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jun 23, 2011 11:44 pm

Eu até pensei em usar Selenium bertola, mas devido a dica do amigo Pedro Oswaldo, conheci a marca Oversound, acabei fechando um Falante de 12" 250W e 8Ω, vou fazer minha caixa só com 1 falante, e se eu achar o resultado bom faço outra réplica, tendo 2 caixinhas e 500W 4Ω, pra usar com um mini head.

mas fica a dica, e quando eu ajeitar a primeira caixa vou postar aqui o resultado!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 23, 2011 11:47 pm

^Perfeito cara!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Sáb Jun 25, 2011 11:58 am

Só uma dúvida que surgiu aqui, imagino que o rapaz da oficina de montagem saiba fazê-lo mas excesso de zelo não faz mal e acho que o mestre bertola vai poder me sanar esta dúvida:

- A ligação interna da caixa entre o P10 e o falante, é feita apenas por um cabo específico, tem algum tipo de placa de circuito ou coisa parecida? Digo em caso de ligar apenas o falante (12" 8Ω) seria o cabo PP?

Acontece que não manjo nada nada de eletrônica, sabendo isso eu talvez compreenda como funciona a ligação.

ps.: Estou orçando todos os gastos incluindo o valor de falante, cantoneiras, alças, P10, espelho, tecido ortofônico, e por conta do rapaz responsável pela montagem da parte eletrônica e confecção da caixa (carpete, madeiras, tela frontal, mão de obra), um valor total abaixo de R$600,00.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 25, 2011 3:26 pm

^Cara, é feita apenas com um cabo paralelo grosso (de cobre), daqueles de duas côres, nada mais.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Sáb Jun 25, 2011 3:38 pm

Como havia imaginado, não há nada demais além claro do Falante próprio para a linha de frequência de contrabaixo, constituição estrutural. Como qualquer caixa passiva de som! up
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Jun 25, 2011 3:51 pm

^Cara, fazer uma caixa legal, pelo menos para mim, não é difícil. O segredo está no cálculo da "litragem" interna e na colocação dos dutos. Nada mais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qui Jul 07, 2011 7:27 pm

Essa semana encomendei uma caixa 1x12". Resolvi fazer a handmade de um rapaz de Caçapava - SP, usando o falante oversound 12steel300 (300W 8Ω).
A previsão de construção é em até 15 dias. Recebendo ela posto minhas impressões do projeto.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Diogo Kurz Sex Fev 10, 2012 7:30 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^Cara, fazer uma caixa legal, pelo menos para mim, não é difícil. O segredo está no cálculo da "litragem" interna e na colocação dos dutos. Nada mais.

Me dá uma luz,

no caso de uma caixa 60x37,5x30 cm com dois falantes ( http://www.keybass.com.br/gera_pdf.php?codigo=K%2010-134%20ST&variavel=a.profissional ) quais seriam as especificações do duto?

vc falou que a madeira deve ter 20mm. pq nao 15 ou 18? quanto mais grossa melhor? nao fica muito pesado nao?

e como é o reforço feito por dentro?

é que to querendo montar essa caixa 2x10 pra juntar com minha outra 2x10 de aluminio... acho que o projeto vai ficar simples e bom.


____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Diogo Kurz Seg Fev 20, 2012 3:58 pm

alguém??

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Diogo Kurz Sex Nov 23, 2012 7:36 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, vc só conseguirá uma caixa de 8ohms com a ligação em paralelo de 2 falantes (ou falnte ou corneta/driver) de 16ohms.
Se ligar em série dois falantes de 8 ohms, dará 16 ohms.
Para obter 8 ohms vc terá que ligar, ou dois falantes de 16 ohms em paralelo, ou dois de 4 ohms em série.


Calma ae mano, devagar pra eu entender, rsrs...

Se eu quero montar uma caixa 2 vias com falante de 15 + driver de titanio + crossover, como deve ficar a ligação desses 3 para que eu tenha uma caixa com 8 ohms de impedancia final? Se eu ligar o falante e o drive em paralelo, a impedancia final não continuariam em 8ohms? Digo isso porque eles trabalhariam em frequencias diferentes, nao e isso? Sei que se fossem 2 falantes apenas, o resultado seria 4 ohms, pois a corrente seria igualmente dividia, ne?

____________________________
Diogo Lobo
"O improviso é o canto do espírito"
Diogo Kurz
Diogo Kurz
Membro

Mensagens : 454
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100002255032185    http:/

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por allexcosta Sex Nov 23, 2012 7:50 pm

Em uma caixa 2-way o amp só "enxerga" a impedância do crossover.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Ruds Sáb Nov 24, 2012 9:49 pm

Diogo Kurz escreveu:Se eu quero montar uma caixa 2 vias com falante de 15 + driver de titanio + crossover, como deve ficar a ligação desses 3 para que eu tenha uma caixa com 8 ohms de impedancia final? Se eu ligar o falante e o drive em paralelo, a impedancia final não continuariam em 8ohms? Digo isso porque eles trabalhariam em frequencias diferentes, nao e isso? Sei que se fossem 2 falantes apenas, o resultado seria 4 ohms, pois a corrente seria igualmente dividia, ne?

É isso mesmo. Se vc usar um crossover, ele terá uma ligação para a saída do amp, e outras duas ligações: 1) pro woofer e 2) pro driver.

Nesse caso, se o woofer e o driver tiverem impedâncias de 8 ohms, a caixa também terá uma impedância de 8 ohms, justamente pelo motivo que vc citou, de que cada um tem essa impedância apenas em sua faixa de frequências de reprodução (o crossover é que garante isso).

Mas veja que o crossover tem que ser o certo para os transdutores que vc tem. Ele tem que ser compatível com a impedância e com a potência do woofer e do driver. Senão pode queimar o crossover.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Flavio Torres Junior Qua Jan 06, 2016 10:30 pm

E ai galera. Tenho uma caixa que eu mesmo fiz com um falante de 12 e 4 ohms. Só que agora devido ao cabeçote que comprei preciso mudar ela pra 8 ohms pra usar com outra caixa no futuro. Pra fazer isso pensei em comprar um tweter piezo de 4 ohms com capacitor pra corte e ligar em serie, porem vi em alguns sites/foruns que pelo fato de ter corte de frequencias o amplificador reconhece a impedancia do falante que está em "full range". Não sei o que faço
Flavio Torres Junior
Flavio Torres Junior
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Ruds Sex Jan 08, 2016 10:42 am

^ Tem que trocar por um falante de 8ohms. Não tem outro jeito.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade Empty Re: Ligações de falantes / falante + driver em caixas handmade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos