Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

5 participantes

Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jun 17, 2011 9:58 pm

Nos anos 70 houve uma dupla que fez um sucesso estrondoso:

DOM e RAVEL

O mais interessante é que faziam músicas com um forte conteúdo político, crítico e citando abertamente o que consideravam errado como o analfabetismo, a exploração do trabalho com baixa remuneração do homem do campo, a falta de amor entre as pessoas e excessiva valorização monetárias das relações.

Enfim: canções densas e com letras de forte apelo político.
Além disso fizeram algo inédito: misturaram guitarras e teclados com música caipira, valorizando arranjos e dando uma cara que hoje é normal no sertanejo universitário.

Eram extremamente patrióticos e cantavam as belezas do Brasil.

Mas vez de serem censurados e torturados pela ditadura, ocorreu algo incrível: o governo passou a usar as músicas de protesto dessa dupla em campanhas como Mobral em favor da alfabetização, Campanha "Brasil: ame-o ou deixe-o", com a música "Eu te amo, meu Brasil" e a música postada abaixo como música de Feliz ano novo.

Eles não fizeram músicas em favor dos políticos e da ditadura. Pelo contrário, fizeram músicas protestando contra coisas erradas e deixando claro que o Brasil era lindo não tinha culpa pelos erros de seus dirigentes.

Mas esses mesmos dirigentes usaram essas músicas, numa época em que não podia dizer não, para não morrer.

Assim que a ditadura caiu, a dupla foi esquecida e deixada na "geladeira" pela grande mídia, como se tivessem culpa pelo período negro da ditadura.

Em 2000 morreu DOM, esquecido e com uma grande mágoa. E hoje morre Ravel.

No início dos anos 80, já sem fama e com a carreira em derrocada, a dupla foi acompanhada por músicos da minha Banda Expressão.
Eles já não tinham grana, os shows grandiosos já tinham virado pequenos shows em barzinhos e quermesses de igreja e foi nessa época que eles conheceram a Banda Expressão e pediram primeiro para o nosso guitarrista tocar com eles pois percebeu seu potencial musical. Depois foi nosso tecladista e por fim nosso baterista.

Só eu não toquei nas turnês pois nessa época tinha abandonado a música.

Foi triste caras tão idealistas, tão batalhadores e com uma proposta diferente e verdadeira morrerem desconhecidos depois de serem ídolos durante quase uma década.

Algumas músicas abaixo: prestem atenção nas letras, vale a pena!






____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por Cantão Sex Jun 17, 2011 10:10 pm

Putz , curto muito o som deles..."Marcas do que se foi" é um hino da dupla...que pena...Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Sick0004

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por DUDUBASS Sex Jun 17, 2011 10:44 pm

Ambos eram cearenses da cidade de Itaiçaba, eles tiveram um problema com público e movimentos anti-ditadura quando gravaram aquela música "Eu te amo meu Brasil" no auge da ditadura e foi um fato que os prejudicou bastante.
Esta música "você também é responsável" é muito bonita, especialmente esta versão aqui https://www.youtube.com/watch?v=PuY6V2M5LaQ um pouco mais rápida e com um arranjo de baixo mais moderno, com acordes e tal.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Jun 17, 2011 11:37 pm

Dudu, não tenho certeza, mas acho que nessa gravação que você postou ai é o tecladista e guitarrista do Expressão que estão tocando...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por DUDUBASS Sáb Jun 18, 2011 12:01 am

Maurício_Expressão escreveu:Dudu, não tenho certeza, mas acho que nessa gravação que você postou ai é o tecladista e guitarrista do Expressão que estão tocando...


É Maurício, esta gravação é mais recente que aquela primeira, realmente é bem anos 80, ficou muito bacana o arranjo e o andamento um pouco mais rápido.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por fheliojr Sáb Jun 18, 2011 12:43 am

pena este falecimento.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por Fabio Motta Sáb Jun 18, 2011 9:42 am

Nunca havia escutado falar deles, mas de qualquer forma, é lamentável !!!

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL. Empty Re: Hoje morreu Ravel, da dupla DOM e RAVEL.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos